Artigos

Vitamina D e Covid: primeiro estudo randomizado mostra resultados significativos

vitamina d covid 19 estudo sistema imunologico
Primeiro estudo randomizado sobre o uso de Vitamina D para tratamento da Covid foi publicado no dia 29 de agosto (1) e reuniu 76 participantes no hospital da Universidade de Reina Sofía. Todos os participantes estavam com pneumonia.
50 pessoas receberam altas doses de Vitamina D na forma calcifediol, 5 vezes mais potente do que o colecalciferol, usualmente vendido em farmácias. 26 não receberam a vitamina. Transformando os valores do calcifediol para colecalciferol, seria algo como 106 mil UI de colecalciferol no primeiro dia, 53 mil nos dias 3 e 7, 53 mil na semana seguinte. Todos receberam hidroxicloroquina e azitromicina. Quando necessário, alguns receberam outro antibiótico de amplo espectro.
Resultado: 50% do grupo controle, aqueles que não receberam a vitamina D, foram para a UTI. 2% do grupo que recebeu a vitamina D precisou ir à UTI. Uma pessoa das 50. A vitamina D reduziu o risco de UTI em 25 vezes.
Minha visão após quase sete meses de tortura psicológica: minha família trabalha com testes de covid e exames hospitalares. Todos fizemos os testes. Minha mãe diabética, bipolar e obesa mórbida pegou. Meu irmão saudável pegou. Minha sobrinha saudável pegou. Todos manifestaram a doença como uma gripe. Nós não pegamos, mesmo convivendo sem máscaras.
Conversando sobre sistema imunológico com meu irmão, um dos donos da empresa, o consenso foi: come bem, dorme bem, não te estressa e pega sol. Isso é sistema imunológico (adictos, ativos ou não, têm sistema imunológico no chão e não será a manteiga que nos salvará neste momento).
Caso o quadro piore, temos estudos para nos apoiar com novas intervenções. As vagas em hospitais estão mais possíveis, os tratamentos estão evoluindo, as vacinas não salvarão o mundo e, como sempre, a questão que fica é a tênue linha entre o pânico de assumir os riscos e a virtuosa prudência. Só não morra pela cura. Avalia o teu contexto com lucidez.
Receba notificações por email
Notificações de
guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Nairo
Nairo
11 dias atrás

Sempre acreditei na eficiência das vitaminas para o nosso organismo. Espero que os médicos se deem conta e coloquem em prática se a política não interferir.