Suplementação na Dieta Cetogênica: um exame que você deve fazer

Altos triglicerídeos na Dieta Cetogênica? Baixo HDL em uma das Dietas mais milagrosas para elevação do bom colesterol? Altos corpos cetônicos e falta de energia ou fraqueza muscular?

Bem, é hora de fazer o seu exame de carnitina.

A carnitina é necessária para metabolização das gorduras. É encontrada nas carnes, mas pode ficar deficiente devido à alta gordura da Cetogênica. Em termos bem simplistas, a carnitina pega a gordura e joga para dentro da célula. Se tua dieta tiver um alto teor de gordura, haverá deficiência de carnitina para executar este extenso trabalho. Se os ácidos graxos, a gordura, não entram na célula, tu terá falta de energia mesmo com corpos cetônicos elevados. Mais ainda, terá corpos cetônicos elevados justamente porque não consegue utilizá-los.

A observação da carnitina é especialmente importante para quem usa medicamentos com ácido valpróico para bipolaridade, epilepsia e esquizofrenia (depakote, depakene etc), conhecidos por reduzir a carnitina no organismo.

Lembre-se: sempre faça exames e verifique se está de fato deficiente antes de suplementar algo.

Qual tipo de carnitina devo tomar na Cetogênica?

A L-Carnitina é muito popular com pessoal da academia porque ajuda com peso, já que converte gordura em energia.

Mas, a Acetilcarnitina vai além: ela também converte gordura em energia, mas ainda cruza a barreira do cérebro, ajudando na energia e na estabilização cerebral.

Como tomar a carnitina?

Acetilcarnitina: tomar 1g (1000mg) ao dia, na refeição pós-treino. Comprar qualquer marca, desde que seja ACETILcarnitina, não L-Carnitina.

Carnitina e Diabetes Tipo 2

Por último, é um suplemento bem interessante para diabetes e resistência à insulina. Os resultados dos poucos estudos são contraditórios, mas a acetilcarnitina tem sido promissora para regulação de glicose e complicações consequentes da diabetes. Deixarei uma revisão excelente publicada na nature para quem quiser compartilhar.

Role of carnitine and its derivatives in the development and management of type 2 diabetes 

Receba notificações por email
Notificações de
guest
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Marco Antônio
Marco Antônio
7 meses atrás

pode ter o nome também de Acetil L-Carnitina (de Acetil de HCl de L-Carnitina)

Gabriel Fernandes
Gabriel Fernandes
3 meses atrás

Ju, me ajuda por favor! No caso se eu não tiver refeição pós treino, posso consumir na próxima refeição após o treino? (cerca de 4 horas depois). OU melhor consumir após o treino sem refeição?

Robson Leão
Robson Leão
1 mês atrás

Olá, Juliana.
Afim de melhorar a metabolização das gorduras ingeridas em energia, poderia utilizar a Acetil L-carnitina 500mg + Ácido Alfa Lipóico 200mg, ou seria especificamente a Acetil L-carnitina sozinha?
1.000mg ao dia, preferencialmente no pós-treino, correto?
Poderia me indicar alguma loja confiável?
Enorme abraço!