Cansaço, insônia ou ansiedade? Manipule sua Dieta Cetogênica

O impacto dos macronutrientes nos neurotransmissores.

Como mudar a Dieta Cetogênica para manipular estados mentais?

As proteínas são a matéria-prima dos neurotransmissores. Variam de acordo com as combinações. Proteína e carboidrato eleva triptofano que eleva serotonina. Proteína e gordura eleva tirosina que eleva catecolaminas (dopamina, adrenalina etc).

PROBLEMAS

  • Cliente 1: lentidão matinal, peso pós-almoço, insônia (pouco carb de noite)
  • Cliente 2: agressividade matinal, euforia, não conseguia parar e comer. TPM insana.

SOLUÇÕES

  • Cliente 1: cetocarnívora (proteínas e gorduras) ao dia e todos os carbs à noite (+ 5htp ou triptofano ou mood support)
  • Cliente 2: carboidratos equilibrados durante o dia com elevação de fibras por possível excesso de estrogênio agindo em conjunto.

O QUE SABEMOS SOBRE OS MACRONUTRIENTES E O HUMOR?

A hipótese geral é que o consumo de proteína JUNTO com o carboidrato pode impedir que o triptofano entre no cérebro – especialmente no caso das proteínas completas, porque há competição dos aminoácidos e o triptofano perde a batalha.

A hipótese geral, portanto, prega que, para que uma refeição estimule a serotonina, seja composta apenas de carboidratos (aqui, reside a grande ironia: possivelmente, quanto maior o índice glicêmico “melhor”). Isso faz sentido e não precisamos de estudos para isso. Com queda de serotonina, ninguém tem desejo de carne, mas sim de chocolate ao leite.

Contudo, sabemos que o preço é alto: o cérebro grava isso muito bem e, toda vez que a serotonina cai, o desejo de doces altamente glicêmicos retorna. Ou seja, possivelmente a hipótese da serotonina = alto carboidrato está correta. Se ela é a desejável são outros 500, porque gera esta prisão infinita.

O que faço e proponho aos clientes é uma dose bem baixa de proteína noturna. Gosto muito da cetogênica vegetariana à noite para ser honesta, tenho visto melhoria no sono e na qualidade do humor gigantesca. E, na hora de enfrentar a selva de pedra, a energia mais agressiva da carnívora.

Estudo: carb + proteína elevou média de 50% triptofano. Gordura + proteína elevou média de 30% tirosina.

Receba notificações por email
Notificações de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments