Como usar MCTs (TCMs) na Dieta Cetogênica

Uso de MCTs (TCMs) na Dieta Cetogênica. Um dos temas mais pedidos ao site Revolução Keto é esmiuçado na aula de hoje. Veremos tudo que você precisa saber sobre a utilização dos Triglicerídeos de Cadeia Média como forma de suplementação na Cetogênica.

Melhores marcas de MCT, preços, quando usar, objetivos, resultados, quanto tomar etc. No final de março, faremos nossa live sobre MCTs, então, deixe sua dúvida aqui nos comentários do site ou no YouTube. Os apoiadores do Revolução Keto terão 100% das suas dúvidas respondidas na live e farão suas perguntas no site de doação, o Apoie.se.

Clique aqui e seja um apoiador. Mantenha o projeto vivo e ganhe os benefícios (acesso direto à Juliana Szabluk, respostas de dúvidas, escolha de temas e a grande biblioteca/videoteca cetogênica que está sendo criada neste exato momento).

Vamos às notas do vídeo!

MCTs (TCMs) NA DIETA CETOGÊNICA

MCT = Triglicerídeos de cadeia média, um tipo de gordura fundamental na elevação de corpos cetônicos.

Melhores marcas de MCT:

MCT: Lótus de coco, da Puravida (80% C8 e 20% C10), e MCT lift, da Essential Nutrition (60% C8 e 40% C10). Algo como 60 reais o vidro de 250ml. MCTs em geral contêm uma média de 50% C8).

Brain Octane: da marca Bulletproof. 190 reais o pote de 473ml (100% C8).

Preços não variam tanto e é importante salientar que, mesmo que o Lótus pareça algo muito próximo do Brain Octane, os resultados são incomparáveis. Portanto, se você for com o Lótus e não estiver tendo grandes elevações de corpos cetônicos, troque o suplemento cetogênico e observe os novos resultados. 

Tipos de ácidos graxos contidos nos MCTs

Quanto maior a cadeia de carbonos (C), quanto maior o número que acompanha o C, mais lenta a metabolização, mais demora para que o óleo seja convertido em energia. PORÉM, cada ácido graxo tem seu poder próprio. Tome-os em jejum para elevação de corpos cetônicos (mínimo de 4 sem comer nada).

Benefícios do MCT

C8 caprílico – octanoico: ajuda na redução de bactérias como estafilococos, estreptococos e e.coli. Reduz inflamação do aparelho intestinal. Óleo de coco de qualidade tem por volta de 6% de C8. Uma média de 50% do MCT é C8. O Brain Octane é 100% C8.

C10 – cáprico / decanoico: antifúngico (cândida). Ajuda no sistema imunológico, ajuda a reduzir infecções e vírus. Será daí os estudos mostrando que cetogênicos não têm gripe?

C12 láurico (50% do óleo de coco): não é exatamente um triglicerídeo de cadeia média, exige maior metabolização. Ajuda na fome, microbiota, antimicrobiano. Perfeito para acne, sendo superior aos tratamentos padrão, e psoríase. Eleva hidratação e elasticidade da pele.

Estudo observou potencialização do C8 utilizado em conjunto com C12. Brain Octane + óleo de coco juntos.

Como usar o MCT na Cetogênica

  • Não cozinhar com MCT ou Brain Octane. Cozinhe apenas óleo de coco extra virgem.
  • Tempo de atuação no organismo dos MCTs: média de 3h.

Quanto MCT você deve tomar na Keto (Kossoff, 2016)

Em 1989, Ruby Schwartz sugeriu 30% de MCT, mas esta quantidade pode não ser suficiente para pessoas com doenças caracterizadas por déficit de energia no cérebro.

O neurologista Eric Kossoff sugere que se comece entre 40% e 50%. Reduza caso isso não afete as melhorias.

Christiana Liu, em Toronto (2013), publicou um estudo em que usava de 40% a 70% MCT e carbs mais elevados do que a cetogênica, mas houve bastante problemas gastrointestinais, na fase de adaptação especialmente. A introdução de uma dose bem elevada rapidamente pode gerar isso mesmo.

Exemplos de quantidades:

  1. Mulher de 40 anos, sedentária, 1,65m, 80kg: 1400 calorias diárias: 450 calorias de MCTs: de 3 a 4 colheres de sopa MCT ao dia.
  2. Homem de 40 anos, sedentário, 1,65m, 80kg: 1600 calorias diárias: 450 calorias de MCTs: de 3 a 4 colheres de sopa MCT ao dia.
  3. Mulher de 30 anos, muito ativa, 1,65m, 70kg: 2000 calorias diárias: 600 calorias de MCTs: de 5 a 6 colheres de sopa MCT ao dia.
  4. Homem de 35 anos, 1,75m, muito ativo, 80kg: 2300 calorias diárias: 700 calorias de MCTs: de 6 a 7 colheres de sopa MCT ao dia.

Importante: não se trata de adicionar as calorias dos MCTs à dieta diária, mas sim de tirar gorduras não tão úteis e usar MCTs no lugar delas. Da soma total de calorias diárias, de 30% a 60% destas calorias virão de MCTs.

De sedentário para muito ativo, vemos um aumento de 700 calorias diárias, 40g de proteínas,  50g de gorduras. A pessoa que malha diariamente, com exercícios intensos, deve consumir 700 calorias a mais. 30% disso equivale a 200 calorias em MCTs, duas colheres de sopa a mais (de 8 a 10).

De homens para mulheres o aumento não é tão significativo. No mesmo ambiente, a mudança de gênero impactaria em um aumento de 150 calorias, 10g de gorduras. Mesma quantidade de proteínas e carboidratos. Mesma quantidade de MCTs.

Te aguardo na live de perguntas e respostas sobre MCTs, no final de março. Siga o canal do Revolução Keto para participar!

46 Comentários

  1. Sensacional Juliana!
    Sou usuário dos MCTs da Essential e PuraVida, e do óleo de coco orgânico da Copra.

    Lembrando que a Essential utiliza 60% de C8 e 40% de C10. SEM SABOR algum, para a minha impressão.
    O PuraVida utiliza 80% de C8 e apenas 20% de C10, ou seja, muito mais próximo do Brain Octane.
    Acredito ser o custoxbenefício melhor, MAS, um leve sabor, não tão neutro como o Lift.
    Detalhe não comentado no vídeo sobre esta divisão, apenas mencionado que “gosta mais da divisão do PuraVida”.

    CONCORDO plenamente com a indicação dos MCTs. Marcas confiáveis. Derivados 100% do óleo de coco.

    Talvez faltou mencionar a possibilidade dos MCTs em pó. Alguns relatam mais conforto gástrico com esses. O problema são as marcas e a confiabilidade. Entendo perfeitamente NÃO mencionar sobre. A maioria tem algum carboidrato, ou alguma fibra acrescentada, mas estão aí também.
    Aqui em casa minha filha usa no café pela manhã o Adaptogen Science MCT Zero Carb .

    Sim, vídeo maravilhoso!

    Abraço.

    1. Exatamente. Teus dados fecham com os meus, sobre as proporções das duas marcas de MCT. Sim, não falei sobre o em pó, que pode sim ajudar na questão gástrica, mas que tenho visto um resultado mais lento ou até menos eficiente do que o MCT líquido, o que faz sentido – metabolização mais rápida ser em óleos. Ainda, a questão gástrica é temporária e isso me leva à utilização do Brain Octane mesmo, que não tem em pó (ainda). Mas, assim que lançarem um pó 100% C8 eu compro e faço a comparação certamente!

  2. Oi, Juliana! E para crianças com autismo, qual seria a dose de suplementação (7 anos de idade)? Parabéns pelo site!! O melhor sobre o tema em língua portuguesa!!

    1. Marilia, a obra do Kossoff é majoritariamente voltada a crianças. Por isso a Atkins Modificada é tão interessante nesse sentido. A proporção do MCT não muda, o que muda são as necessidades calóricas do teu filho, que deve ser investigada com mais seriedade. Ainda, começar com a dose mínima.

      Minha amada cliente com transtorno do espectro autista já atingiu cetose elevada com a dose mínima de MCTs (menos de 30%). Cada caso é um caso. Se for o caso de elevar muito a dose do teu filho, mantenha em mente que tua prioridade nesta idade é tanto cetose quanto nutrição densa, comida de verdade. A cetogênica para crianças do Kossoff, com proporção bem elevada de gorduras, sempre tem suplementação, algo a ser visto com o médico, ok?

  3. Oi Juliana comprei o brain octane da Bulletproof mas ainda tenho a dúvida sobre pessoas que reagem muito ao uso de gorduras saturadas. CT 348

        1. O que posso dizer: é um LDL normal para dietas Low Carb. Não chega a ser caracterizada como hiper-responsiva (LDL acima de 300, indo a 700). Duas coisas tu terá que pesar: o LDL está sendo elevado tanto pelo consumo de gorduras, sim, mas pela mobilização de gorduras. A segunda parte é fundamental, porque tu teria que parar a cetose e parar de emagrecer. Por isso, a recomendação geral é que não se meça colesterol durante a fase de emagrecimento. Ou que se mantenha isso em mente. Ainda, é preciso lembrar que a mobilização de gordura é mais intensa na fase inicial, os primeiros seis meses de dieta. Se eu pudesse voltar no tempo, não teria medido meu colesterol no primeiro ano de cetose.

          Ainda, é por isso que eu deixo claro que é um decisão da pessoa: se ela quer ter um LDL baixo, mesmo que sem comprovação científica de benefícios com relação à mortalidade, a cetogênica em si, com baixa ou elevada gordura, não é indicada. Por fim, é por isso que triglicerídeos e HDL são os fatores mais levados em conta nas dietas Low Carb. Em 100% dos casos que atendi, o HDL se eleva consideravelmente e os triglicerídeos despencam. E sim, o LDL se eleva em boa parte dos casos, com números próximos aos apontados por Stephen Phinney: grande elevação em 30%, estabilização em 30% e redução em 30%.

          1. Juliana obrigada pelo retorno. Faço lowcarb há 8 anos e cetogenica há um ano. Meus triglicerídeos são baixos e não menpreocupo muito. Mas estou fazendo um curso sobre doenças cardíacas e apesar do Cardio ser desta linha lowcarb ele afirma que um LDL acima de 190 tem risco. Meu cardio não quiz fazer o score de cálcio. Mas sigo em Cetogênica, não dá pra voltar atrás.

            1. Bem, creio que tua resposta está aí 🙂 Tenho clientes que são pacientes de grandes médicos Low Carb no Brasil. Usualmente, o número do LDL aceito como sem riscos (em pacientes sem doenças relacionadas, claro) é 250. O do teu médico é 190. Excelente. Agora, é escolher teu caminho pessoal. O que importa é confiar no profissional que está te atendendo.

              1. Juliana a minha escolha já está feita: cetogenica sempre! Só
                Queria tirar a dúvida sobre pessoas mais responsivas. Obrigada

            1. Em termos bem bem gerais, o que tu busca seria reduzir gorduras saturadas, não exatamente gorduras animais. Sim, animais possuem mais gordura saturada, mas coco é pura gordura saturada, por exemplo. Já o MCT é pura gordura saturada, mas estudos mostram que pode inclusive reduzir colesterol, pois os caminhos são mais complexos do que apenas fugir de gorduras saturadas ou animais. MAS, em termos bem gerais, é isso mesmo: reduzir gorduras saturadas, sabendo que MCT não tem este impacto.

  4. Tenho 66 anos , faço jejum intermmitente…90kg com 1,69….como algumas coisas lowcab mas nao muito certinha….tomo 1 colher de chá em jejum de oleo de coco e logo apos uma metade de 1 linao com colageno e um tico de agua morna…fazia ginastica mas o virus nao dxa mais…o que preciso?

  5. Juliana muito obrigada pela aula , desculpa de incomodar por motivos não patógenos / sérios mas, qual MCT você indica para pessoas que estão fazendo dieta cetogênica para emagrecimento/estilo de vida ( não tenho nenhuma patologia )

    1. Não indicaria nenhum, Sílvia. Se há energia, disposição, bom humor, indicaria uma dieta cetogênica bem feita sem observação de corpos cetônicos. Indicaria exercícios físicos e redução extrema de carboidratos, ficando com as melhores fibras (folhas liberadas) nas duas refeições diárias. Gorduras vindas dos próprios alimentos.

  6. Oi Juliana, sensacional os seus posts !
    Sou iniciante e estou em cetose há uns 45 dias e estou fazendo um jejum intermitente de 18hs paralelo. A intenção é reduzir percentual de gordura tentando manter o máximo de massa magra. Sou ciclista e corredor, porém estou terminando uma corrida de Km parecendo que fiz um Iron Man :/ Medindo meus corpos cetonicos no meu Freeatyle Optimun Neo, estou com níveis altos, tipo 4,7, 4,5 e fiquei preocupado. Em relação a fadiga pós exercícios , acabei de comprar o Brain Octane afim de gerar um Up e melhorar a qualidade de gorduras. Gostaria de um help seu pra saber se estou no caminho certo ou não.
    Bjs e obrigado

    1. é o porquê de eu não trabalhar com cetose e performance física. Volek é o grande mestre do tema e é claro: os atletas passarão exatamente pelo que tu descreve por um longo período de adaptação. Não se trata de elevar brain octane neste caso, mas sim adaptação muscular. Não faria jejum em hipótese alguma neste momento. Nenhum dos médicos alia jejum e cetose no período de adaptação justamente por isso. É estresse demais no sistema.

        1. Sim, Equaliv. É o que todos me perguntam nos vídeos. Meu argumento é que o Brain Octane da Bulletproof pode ser comprado por 160 no mercado livre com frete grátis. É uma diferença ínfima (10 reais) para ter o melhor C8 do mundo, da Bulletproof.

            1. Nossa!!
              Não achei nenhum site que venda o C8 da Brulleprof por menos de 280 reais. Os que vendem abaixo que isso, o frete é um absurdo.
              A qualidade deste com o da equaliv difere muito, Ju?

  7. Sou “iniciante “, na cetogenica, pois vinha fazendo errado, comecei com jejuns longos demais…agora tenho a orientacao de um profissional em cetogenica, mais pelo que li e vi nos seus videos, vinha comendo muito errado, muito queijo , muita pasta de amendoim, e nessa meus corpos cetonicos nunca passaram de 0,6, enfim estava fazendo tudo errado. Gostaria de saber se , como iniciante, tenho sentido uma dificuldade de entrar em cetose, posso fazer uso do MCT ou do brain octane agora ou devo esperar?
    Estou um pouco desesperada, pq cheguei no apice do meu peso, 118 kg, fazendo cetogenica sozinha consegui emagrecer 12kg, desde que estou em acompanhamento com o profissinal perdi mais 2kg, porem meus corpos cetonicos nao sobem, e as vezes fico muito nervosa, sinto fome, ai num momento de compulsao como a pasta de amendoim e minha cetose despenca…
    Fiz a conta na calculadora e ajustei os valores de gorduras , vou tentar mais, nao quero desistir, mais tem dias ki esta dificil…

  8. Juliana, eu posso ter uma alimentação cetogênica sem ter que ficar medindo os corpos cetônicos ? Ou é fundamental ter a calculadora e medir ? Eu emagreci 5 kg em 2 meses com a mudança da minha alimentação, naturalmente… Tenho assistido seus vídeos regularmente enquanto trabalho pra entender melhor como funciona tudo isso…. Gosto muito de suas explicações, mas confesso que estou processando tudo muito lentamente….

    1. Helena, sou sempre honesta sobre não trabalhar com pessoas que buscam apenas emagrecimento com a cetogênica. Meu site possivelmente te deixará ansiosa com diretrizes desnecessárias, ok? Coma quando tiver fome, corte carboidratos e modere proteínas. Nada mais nada menos.

      A calculadora é excelente pela parte em que dou dicas de emagrecimento em cetogênica. Criei aquele conteúdo justamente por não atender estas pessoas individualmente.

  9. Eu gostaria de dizer TB que faço jejum de 18 horas, e só tomo um café com uma colherinha de óleo de côco extra virgem pelas manhãs … Não sei se estou fazendo certo, por querer emagrecer. As vezes sinto fome e faço um omelete com 3 ovos e creme de leite no café da manhã….TB não sei se está certo…. Você poderia opinar, por favor !

  10. Qto de brain octane pra cada colher de sopa de oleo de coco? Uma colher de chá de c8 pra cada colher de sopa de c12? Estou recomeçando a dieta cetogênica pela milésima vez, na terceira semana. Desta vez buscando em primeiro lugar melhorar minha concentração no trabalho q é um lixo e e reduzir o risco de recaídas no alcoolismo e na compulsão alimentar… Emagrecer é terceiro plano.

    1. Leandro, se me recordo, no vídeo eu digo 1 colher de sopa de brain octane para uma colher de chá de óleo de coco. Mas, creio que fui honesta sobre não ter tido acesso ao estudo apresentado no Metabolic Health Summit, ou seja, é apenas uma medida que eu uso comigo e com meus clientes. Observação: comece aos poucos o uso do Brain Octane, especialmente se não estiver adaptado à gordura como combustível, pois pode gerar problemas intestinais se ingerido em excesso!

  11. Olá Juliana,
    Adoro seus vídeos!
    Você sempre fala que a cetose leva a redução das inflamações. Ela tem alguma ação sobre os processos alérgicos?
    Sempre sofri de alergia, não podia me aproximar de um gato e já começava a espirrar e lacrimejar os olhos. Coincidentemente, após iniciar dietas cetogenicas para emagrecer, minha alergia a pelos, ácaros, poeira e mofo praticamente desapareceu…

    1. Oi, Alexandre! Bem, relatos não faltam. Justamente ligados à asma, gatos, estações do ano, mofo etc. Contudo, tudo variará do porquê da alergia: a cetogênica não é necessariamente baixa em alimentos ricos em histamina. Ela pode conter queijos, enlatados, solanáceas, cacau e industrializados com corantes etc. Neste caso, dependeria da cetogênica que tu fizer. Na questão bacteriana, a cetose pode ajudar sim, mas também variará do teu estilo de vida, porque restrição de sono, estresse e rompimento do ciclo circadiano têm um papel importante no sistema imunológico – talvez, maior do que a cetose. Enfim, em termos gerais, a cetogênica não é a dieta da alergia. Contudo, o número de relatos é impressionante. Agora, se é porque a pessoa tinha alguma questão com carboidratos e os consumia de forma abundante ou se é a restrição de outros alimentos ou até a cetose em si, isso não sabemos ainda 🙂

      O que me importa é que tu faz parte do grupo abençoado. Meu marido faz a cetogênica dele cheia de laticínios (um horror). Os problemas respiratórios de inverno dele não melhoram em nada (inverno gaúcho, lembremos). Minhas alergias de pele também não melhoraram, mas elas sempre surgem em períodos de estresse, não dependem da alimentação. Só para citar exemplos do outro lado também!

  12. 71 anos,ativo, 85 kg, atividade física moderada,comecei fazer a Cetogênica, me sinto ótimo; quanto de MCT devo usar é-o horário..

  13. Bom dia Juliana,
    comecei na cetogênica a um mês e estou vendo todo o material do seu site, perfeitos por sinal. Gostaria de um esclarecimento a respeito do C10. Quando você coloca que é para ficar no Brain Octane com o óleo de côco, preferencialmente, você não está negligenciando o C10? Quais as implicações disto? E para quem tem psoríase como eu?
    Forte abraço e muito obrigado por sua dedicação e trabalho excelente.

    1. Anderson, a pessoa que utiliza óleo de coco não está negligenciando absolutamente nenhum dos “Cs”. O óleo de coco é o mais completo. Porém, nas desordens com as quais trabalho, o C8 é o mais importante. Lembrando que, até onde eu sei, eu sou a única pessoa no Brasil a defender que Dieta Cetogênica não pode regular óleo de coco. Minha fala é algo como: corte bacon, torresmo, laticínios. Coma apenas peito de frango se quiser, mas óleo de coco, abacate e oliva JAMAIS devem ser retirados. Justamente por estes fatores. Já falei muito sobre a importância do decanóico em lives exclusivas, especialmente para epilepsia. Portanto, nunca se tratou de usar apenas C8, mas sim C8 com óleo de coco.

  14. Olá Juliana passei principalmente para parabenizá-la pelo seu trabalho maravilhoso você é uma profissional excepcional, eu a sigo a muito tempo no youtube, eu posso estar equivocada mas antes até da sua primeira gravidez e admiro seu trabalho desde aquela época.
    Eu comecei a cetogênica realmente pelo corpo, eu fiz bariátrica (já vai fazer 6 anos) e em resumo essa cirurgia acabou com meu estado mental, eu já tinha diagnóstico de depressão e compulsão alimentar, e a cirurgia agravou muito.
    Eu pesquisei sobre a cetogênica por conta das neuras com o peso, e cheguei nesse artigo comecei mesmo a fazer o uso do MCT, eu uso o da Essential e só ele já mudou a minha mente, eu consegui até diminuir o uso dos antidepressivos. E vou tentar agora o Brain Octane.
    Quero muito fazer consulta com você, só os seus posts já mudaram muita coisa na minha vida, mas sozinha é difícil, e mais ainda achar uma profissional como você.

  15. Olá, estou reiniciando a Low Carb, após 1 ano, sempre utilizei a manteiga no meu bulletproof, mas recentemente descobri que minhas filhas são alérgicas à proteina do leite e não curto o sabor do óleo de coco e vim atrás de saber sobre MCT. Está de parabéns!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *