Como usar MCTs (TCMs) na Dieta Cetogênica

Uso de MCTs (TCMs) na Dieta Cetogênica. Um dos temas mais pedidos ao site Revolução Keto é esmiuçado na aula de hoje. Veremos tudo que você precisa saber sobre a utilização dos Triglicerídeos de Cadeia Média como forma de suplementação na Cetogênica.

Melhores marcas de MCT, preços, quando usar, objetivos, resultados, quanto tomar etc. No final de março, faremos nossa live sobre MCTs, então, deixe sua dúvida aqui nos comentários do site ou no YouTube. Os apoiadores do Revolução Keto terão 100% das suas dúvidas respondidas na live e farão suas perguntas no site de doação, o Apoie.se.

Clique aqui e seja um apoiador. Mantenha o projeto vivo e ganhe os benefícios (acesso direto à Juliana Szabluk, respostas de dúvidas, escolha de temas e a grande biblioteca/videoteca cetogênica que está sendo criada neste exato momento).

Vamos às notas do vídeo!

MCTs (TCMs) NA DIETA CETOGÊNICA

MCT = Triglicerídeos de cadeia média, um tipo de gordura fundamental na elevação de corpos cetônicos.

Melhores marcas de MCT:

MCT: Lótus de coco, da Puravida (80% C8 e 20% C10), e MCT lift, da Essential Nutrition (60% C8 e 40% C10). Algo como 60 reais o vidro de 250ml. MCTs em geral contêm uma média de 50% C8).

Brain Octane: da marca Bulletproof. 190 reais o pote de 473ml (100% C8).

Preços não variam tanto e é importante salientar que, mesmo que o Lótus pareça algo muito próximo do Brain Octane, os resultados são incomparáveis. Portanto, se você for com o Lótus e não estiver tendo grandes elevações de corpos cetônicos, troque o suplemento cetogênico e observe os novos resultados. 

Tipos de ácidos graxos contidos nos MCTs

Quanto maior a cadeia de carbonos (C), quanto maior o número que acompanha o C, mais lenta a metabolização, mais demora para que o óleo seja convertido em energia. PORÉM, cada ácido graxo tem seu poder próprio. Tome-os em jejum para elevação de corpos cetônicos (mínimo de 4 sem comer nada).

Benefícios do MCT

C8 caprílico – octanoico: ajuda na redução de bactérias como estafilococos, estreptococos e e.coli. Reduz inflamação do aparelho intestinal. Óleo de coco de qualidade tem por volta de 6% de C8. Uma média de 50% do MCT é C8. O Brain Octane é 100% C8.

C10 – cáprico / decanoico: antifúngico (cândida). Ajuda no sistema imunológico, ajuda a reduzir infecções e vírus. Será daí os estudos mostrando que cetogênicos não têm gripe?

C12 láurico (50% do óleo de coco): não é exatamente um triglicerídeo de cadeia média, exige maior metabolização. Ajuda na fome, microbiota, antimicrobiano. Perfeito para acne, sendo superior aos tratamentos padrão, e psoríase. Eleva hidratação e elasticidade da pele.

Estudo observou potencialização do C8 utilizado em conjunto com C12. Brain Octane + óleo de coco juntos.

Como usar o MCT na Cetogênica

  • Não cozinhar com MCT ou Brain Octane. Cozinhe apenas óleo de coco extra virgem.
  • Tempo de atuação no organismo dos MCTs: média de 3h.

Quanto MCT você deve tomar na Keto (Kossoff, 2016)

Em 1989, Ruby Schwartz sugeriu 30% de MCT, mas esta quantidade pode não ser suficiente para pessoas com doenças caracterizadas por déficit de energia no cérebro.

O neurologista Eric Kossoff sugere que se comece entre 40% e 50%. Reduza caso isso não afete as melhorias.

Christiana Liu, em Toronto (2013), publicou um estudo em que usava de 40% a 70% MCT e carbs mais elevados do que a cetogênica, mas houve bastante problemas gastrointestinais, na fase de adaptação especialmente. A introdução de uma dose bem elevada rapidamente pode gerar isso mesmo.

Exemplos de quantidades:

  1. Mulher de 40 anos, sedentária, 1,65m, 80kg: 1400 calorias diárias: 450 calorias de MCTs: de 3 a 4 colheres de sopa MCT ao dia.
  2. Homem de 40 anos, sedentário, 1,65m, 80kg: 1600 calorias diárias: 450 calorias de MCTs: de 3 a 4 colheres de sopa MCT ao dia.
  3. Mulher de 30 anos, muito ativa, 1,65m, 70kg: 2000 calorias diárias: 600 calorias de MCTs: de 5 a 6 colheres de sopa MCT ao dia.
  4. Homem de 35 anos, 1,75m, muito ativo, 80kg: 2300 calorias diárias: 700 calorias de MCTs: de 6 a 7 colheres de sopa MCT ao dia.

Importante: não se trata de adicionar as calorias dos MCTs à dieta diária, mas sim de tirar gorduras não tão úteis e usar MCTs no lugar delas. Da soma total de calorias diárias, de 30% a 60% destas calorias virão de MCTs.

De sedentário para muito ativo, vemos um aumento de 700 calorias diárias, 40g de proteínas,  50g de gorduras. A pessoa que malha diariamente, com exercícios intensos, deve consumir 700 calorias a mais. 30% disso equivale a 200 calorias em MCTs, duas colheres de sopa a mais (de 8 a 10).

De homens para mulheres o aumento não é tão significativo. No mesmo ambiente, a mudança de gênero impactaria em um aumento de 150 calorias, 10g de gorduras. Mesma quantidade de proteínas e carboidratos. Mesma quantidade de MCTs.

Te aguardo na live de perguntas e respostas sobre MCTs, no final de março. Siga o canal do Revolução Keto para participar!

35
Deixe um comentário

Faça login para comentar
avatar
1000
16 Sequência de comentários
19 Respostas nesta sequência
17 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário mais bem avaliado
16 Quantos comentaram
Aluizio p ereira de Farias _ colaborador do KetoReginaldo CorreiaAlexandre FracetoLeandroHelena Autores recentes
  Receba notificações por email  
novos antigos mais votados
Notificações de
Pedro Luis Schütz
Membro
Pedro Luis Schütz

Sensacional Juliana!
Sou usuário dos MCTs da Essential e PuraVida, e do óleo de coco orgânico da Copra.

Lembrando que a Essential utiliza 60% de C8 e 40% de C10. SEM SABOR algum, para a minha impressão.
O PuraVida utiliza 80% de C8 e apenas 20% de C10, ou seja, muito mais próximo do Brain Octane.
Acredito ser o custoxbenefício melhor, MAS, um leve sabor, não tão neutro como o Lift.
Detalhe não comentado no vídeo sobre esta divisão, apenas mencionado que “gosta mais da divisão do PuraVida”.

CONCORDO plenamente com a indicação dos MCTs. Marcas confiáveis. Derivados 100% do óleo de coco.

Talvez faltou mencionar a possibilidade dos MCTs em pó. Alguns relatam mais conforto gástrico com esses. O problema são as marcas e a confiabilidade. Entendo perfeitamente NÃO mencionar sobre. A maioria tem algum carboidrato, ou alguma fibra acrescentada, mas estão aí também.
Aqui em casa minha filha usa no café pela manhã o Adaptogen Science MCT Zero Carb .

Sim, vídeo maravilhoso!

Abraço.

Patrícia
Visitante
Patrícia

Muito interessante adorei as explicações

Marilia
Visitante
Marilia

Oi, Juliana! E para crianças com autismo, qual seria a dose de suplementação (7 anos de idade)? Parabéns pelo site!! O melhor sobre o tema em língua portuguesa!!

Marcia Carús
Visitante
Marcia Carús

Que show, Ju! Obrigada 💜

Ana Maria Sant Anna
Visitante
Ana Maria Sant Anna

Oi Juliana comprei o brain octane da Bulletproof mas ainda tenho a dúvida sobre pessoas que reagem muito ao uso de gorduras saturadas. CT 348

Magda
Visitante
Magda

Oi Juliana,
Gostaria de saber se você conhece o MCT da Equaliv, o UPgrade Energy.
Adorei o vídeo!

Terezita Facchinetti
Membro
Terezita Facchinetti

Tenho 66 anos , faço jejum intermmitente…90kg com 1,69….como algumas coisas lowcab mas nao muito certinha….tomo 1 colher de chá em jejum de oleo de coco e logo apos uma metade de 1 linao com colageno e um tico de agua morna…fazia ginastica mas o virus nao dxa mais…o que preciso?

Silvia Kamisaki de Souza
Visitante
Silvia Kamisaki de Souza

Juliana muito obrigada pela aula , desculpa de incomodar por motivos não patógenos / sérios mas, qual MCT você indica para pessoas que estão fazendo dieta cetogênica para emagrecimento/estilo de vida ( não tenho nenhuma patologia )

Marcos
Visitante
Marcos

Oi Juliana, sensacional os seus posts !
Sou iniciante e estou em cetose há uns 45 dias e estou fazendo um jejum intermitente de 18hs paralelo. A intenção é reduzir percentual de gordura tentando manter o máximo de massa magra. Sou ciclista e corredor, porém estou terminando uma corrida de Km parecendo que fiz um Iron Man :/ Medindo meus corpos cetonicos no meu Freeatyle Optimun Neo, estou com níveis altos, tipo 4,7, 4,5 e fiquei preocupado. Em relação a fadiga pós exercícios , acabei de comprar o Brain Octane afim de gerar um Up e melhorar a qualidade de gorduras. Gostaria de um help seu pra saber se estou no caminho certo ou não.
Bjs e obrigado

Pedro Luis Schütz
Visitante
Deborah Domingues
Visitante
Deborah Domingues

Sou “iniciante “, na cetogenica, pois vinha fazendo errado, comecei com jejuns longos demais…agora tenho a orientacao de um profissional em cetogenica, mais pelo que li e vi nos seus videos, vinha comendo muito errado, muito queijo , muita pasta de amendoim, e nessa meus corpos cetonicos nunca passaram de 0,6, enfim estava fazendo tudo errado. Gostaria de saber se , como iniciante, tenho sentido uma dificuldade de entrar em cetose, posso fazer uso do MCT ou do brain octane agora ou devo esperar? Estou um pouco desesperada, pq cheguei no apice do meu peso, 118 kg, fazendo cetogenica sozinha consegui emagrecer 12kg, desde que estou em acompanhamento com o profissinal perdi mais 2kg, porem meus corpos cetonicos nao sobem, e as vezes fico muito nervosa, sinto fome, ai num momento de compulsao como a pasta de amendoim e minha cetose despenca… Fiz a conta na calculadora e ajustei os valores de gorduras , vou tentar mais, nao quero desistir,… Ler tudo »

Helena
Visitante
Helena

Juliana, eu posso ter uma alimentação cetogênica sem ter que ficar medindo os corpos cetônicos ? Ou é fundamental ter a calculadora e medir ? Eu emagreci 5 kg em 2 meses com a mudança da minha alimentação, naturalmente… Tenho assistido seus vídeos regularmente enquanto trabalho pra entender melhor como funciona tudo isso…. Gosto muito de suas explicações, mas confesso que estou processando tudo muito lentamente….

Helena
Visitante
Helena

Eu gostaria de dizer TB que faço jejum de 18 horas, e só tomo um café com uma colherinha de óleo de côco extra virgem pelas manhãs … Não sei se estou fazendo certo, por querer emagrecer. As vezes sinto fome e faço um omelete com 3 ovos e creme de leite no café da manhã….TB não sei se está certo…. Você poderia opinar, por favor !

Leandro
Visitante
Leandro

Qto de brain octane pra cada colher de sopa de oleo de coco? Uma colher de chá de c8 pra cada colher de sopa de c12? Estou recomeçando a dieta cetogênica pela milésima vez, na terceira semana. Desta vez buscando em primeiro lugar melhorar minha concentração no trabalho q é um lixo e e reduzir o risco de recaídas no alcoolismo e na compulsão alimentar… Emagrecer é terceiro plano.

Alexandre Fraceto
Membro
Alexandre Fraceto

Olá Juliana,
Adoro seus vídeos!
Você sempre fala que a cetose leva a redução das inflamações. Ela tem alguma ação sobre os processos alérgicos?
Sempre sofri de alergia, não podia me aproximar de um gato e já começava a espirrar e lacrimejar os olhos. Coincidentemente, após iniciar dietas cetogenicas para emagrecer, minha alergia a pelos, ácaros, poeira e mofo praticamente desapareceu…

Reginaldo Correia
Membro
Reginaldo Correia

Como comprar o Brain Octane?

Aluizio p ereira de Farias _ colaborador do Keto
Visitante
Aluizio p ereira de Farias _ colaborador do Keto

71 anos,ativo, 85 kg, atividade física moderada,comecei fazer a Cetogênica, me sinto ótimo; quanto de MCT devo usar é-o horário..