Dia de lixo na Cetogênica: o que faço para retomar?
Meti o pé na jaca: e agora? Vamos conversar sobre o que acontece após o chamado dia de lixo na Dieta Cetogênica? Corpos cetônicos, melhores alimentos para retomar a dieta no dia seguinte, as diferentes abordagens e pontos de vista sobre esta folga na disciplina estrita.
Revolução Keto no YouTube
Inscreva-se no Canal e ative o sininho 🔔 das notificações para não perder as nossas dicas.
Juliana Szabluk
Olá, eu me chamo Juliana Szabluk e sou criadora do site Revolução Keto, o maior projeto sobre Dieta Cetogênica no Brasil. Sou Psicoterapeuta e Consultora Nutricional especializada nas abordagens Cetogênicas para usos terapêuticos pela britânica Matthew's Friends Clinics.
Há anos, acompanho centenas de clientes que sofrem de transtornos afetivos e alimentares. Meu trabalho interliga psicologia, nutrição e outras técnicas, sendo que faço parte da equipe de voluntários do Psiquiatra de Harvard, doutor Chris Palmer, o grande nome da Cetogênica para doenças mentais.
13 Comentários
Putz, quando você falou em compulsão, foi me exemplificando por perfeito! O que mais detesto quando estou fora de dieta é o descontrole.
No meu caso,eu quando saio da linha não é com chocolate e sim com pão com manteiga e café com leite…eu amo isso!
E quando tem churrasco com amigos eu acabo tomando umas latinhas de cerveja
Eu não me culpo,somente me esforço no naximo em recomeçar a semana com muita disciplina é claro,academia,corridas,jejun intermitente e comer corretamente.
Café com leite é meu pequeno momento no paraíso, William. Também não tenho grandes questões com o chocolate (a não ser que eu esteja em um restaurante de fondue!), mas o café com leite era meu momento total de comfort food. MAS, achei o café com nata superior ao longo do tempo. O problema é que eu não conseguia segurar a quantidade de nata, e acabava indo duas colheres de sopa por caneca (demais). O que fiz: cortei o café com nata e fiquei um tempo sem. Voltei agora, colocando apenas uma colher de sobremesa na caneca. Não quero lembrar como é o sabor com uma quantidade maior de nata. Então, tive que zerar o registro e gravar o novo, com apenas uma colher menor.
Cerveja é bem complicado. Eu tomava duas latas DIÁRIAS antes da Cetogênica. Não dormia sem. Apenas a cerveja me fazia relaxar. Para me libertar deste hábito, tive que regrar toda minha vida. Reduzir trabalho, fazer exercícios de respiração comprar óleos essenciais especiais para relaxamento, fazer massagem diária e aumentar o yoga. Bem, durmo feito nenê todos os dias, sem cerveja. MAS, é um grande comprometimento pessoal, admito. Nem sempre consigo manter tudo isso, mas não associo mais a cerveja ao sono (esse desligamento é bem legal).
Em eventos sociais, quando as pessoas estão bebendo ao redor (prefiro não ir a estes locais, mas não tem como evitar), prefiro ficar brincando com as crianças, afastada dos adultos. Na hora de comer, com as cervejas ao redor, foco bastante no sabor da carne. Ela me basta. A vida mais tranquila e leve que a cerveja dá eu já estou construindo. Mais alguns anos e terei os mesmos efeitos sem ela.
Boa noite! Conheci o site agora, estou lendo aos poucos alguns artigos, comecei a dieta há duas semanas, até o momento o único “sofrimento” é o tal do álcool! Sinto muita falta de tomar um vinho no final de semana ou uma cerveja no happy hour, ainda mais quando todos estão bebendo… Você poderia fazer (ou me indicar) um vídeo sobre álcool. Um abraço e obrigado pelos vídeos!
Anderson, gosto muito da tua pergunta, porque meu objetivo de vida é trabalhar com adição química, transtornos da ansiedade e compulsão. Não estou dizendo que é teu caso, mas sim que a mentalidade é sempre a mesma, já que todos os seres humanos sofrem de adição à luz da psicologia oriental.
Não haverá um programa de equilíbrio (um programa de recuperação) que mantenha o mesmo círculo de amizades ou que o paciente frequente os mesmos locais que ia anteriormente. Não quero te assustar, ok? Pelo contrário, quero facilitar a tua jornada. Quero que tu enxergue a beleza de abraçar um amigo à luz do dia com um café. A beleza de ouvi-lo totalmente lúcido. A beleza de construir uma leveza real no teu cotidiano, que é sim o caminho mais árduo e longo, mas o único para o qual o ser humano nasceu.
Não pense que eu consegui conquistar tudo isso. Nem meus mestres conseguiram. Mas, compreender a jornada é um passo imenso para não ficar se lastimando por supostamente não conseguir fazer algo. Não é que você não consiga, sua estrutura dificulta, apenas isso.
Agora, se você ama sua estrutura mais do que os benefícios da mudança, sem problemas. Só não é a hora de fazer uma transformação tão grande. Sem culpas. Ainda considero mais saudável uma pessoa que paga o preço de seus desejos com consciência do que alguém que se afunda em culpa por não ser o super-homem que viu nas capas de revista.
Dito tudo isso, cerveja nem pensar. Nunca. Vinho o mais seco possível, uma vez no fim de semana. Uma taça.
Você é de uma simplicidade extraordinária! Parabéns por compartilhar conosco suas experiências.
Eu estou em um processo de matar meu corpo e fundar minha mente com minha compulsão e ao assistir seus vídeos e saber sua história, sei que é possível equilibrar minha mente e como consequência o meu corpo será reconstruído. Não tenho energia para nada, um cansaço agonizante e me vejo como um monstro.
Hoje devo estar com 117kg meu peso ideal deve ser por volta dos 80kg, mas a conquista do corpo ideal história ficou em plano secundário, pois a meta é ter equilíbrio, é não comer escondido no banheiro, não comer horrores até passar mal, não comer doce e salgado ao mesmo tempo, não sair a noite pelas ruas como uma drogada em.busca de algo para saciar minha compulsão.
Há pouco mais de 1 anos sinto que perdi minha feminilidade, com tanto que eu não saia com a roupa suja, o resta não importa o tipo dela, se esta amassada ou se está combinando.
Hoje é meu primeiro dia na Keto, mais um recomeço, porque há a fiz e parei diversas vezes, bem como os demais estilos, lowcarb, Atkins, Dukan, paleolítica…massa sempre me saboto…infelizmente eu tenho sido a vilã da minha vida.
Mais uma vez agradeço pelo seu canal, e acredito que saiba a importância do seu trabalho.
.DEUS abençoe!
Ola, muito boa noite Ju!
Meu Deus estou encantada com tantas informações fantásticas, sou tentante de uma dieta cetogenica ha mais de 7 meses mas… nunca conseguir seguir adiante, sempre caio e nao consigo voltar, dessa ultima X esta mais complicado, quero voltar nao para um corpo sarado mas para uma menta sã estou ao ponto de enlouquecer. Estou enfrentando muitos problemas de saude com um câncer de colo utero e sei que na cetogenica me sentitei bem melhor, hoje buscando informações encontrei vc no youtube te confesso que vc e um poço de sabedoria, grata a Deus por te achar. Esrou fazendo todas as anotações dos permitidos e proibidos e volto retornando amanhã. Beijos enorme!
Oi Ju,
Ontem (dia dos namorados) decidi quebrar a disciplina de 50 dias e “jacar” com minha esposa, já que ela não segue minha dieta e não acha graça em comer algo diferente sozinha. Resultado: pizza, várias taxas de vinho seco, chocolate e sorvete com banana de sobremesa…
Voltei a dieta hoje, mas estou me sentindo muito mal. Apesar do pulso e pressão ok, parece que meu coração vai sair do peito. Parece que não bate, mas se move dentro do peito. Mal estar, enjoo e falta de energia. Só não tive dor de cabeça…
Essa “ressaca” é normal? Isso é efeito do álcool, do açúcar ou ambos?
Beijo do seu novo fã!!
Hoje, no segundo dia me vieram pensamentos depressivos e uma fraqueza muito grande nas pernas, que não consigo subir as escadas da minha casa. Meu BHB está em 0,3 mmol/L ainda.
Espero acordar melhor amanhã!
Alê, vou te passar as medidas globais da cetose. Teria que estar acompanhando teu caso de perto para dar outras medidas. Teu foco é o seguinte pelos próximos dias, até retomar a força:
3g de potássio
500mg de magnésio
2 colheres de chá de sal em um copo de água (se sofrer de pressão alta, apenas uma colher de chá)
4 litros de água ao dia até tu te recuperar. Depois, 2 litros no mínimo.
ambos, alê. Fiquei três dias de cama após quebrar meu jejum de álcool de dois anos. Te passei as diretrizes acima, no outro comentário. Daqui 7 dias, volte e me diga como ficou.
Olá Juliana,
Segui suas recomendações o máximo que consegui. No sábado foi cama, no domingo mal estar estar e náuseas e na segunda quase desmaiei de manhã, mas melhorei no decorrer do dia. Nesses 3 dias volter a sentir ansiedade e muita tristeza sem motivo, característica da minha depressão.
Meus suplementos chegaram na segunda e comecei a tomar (Hydrolift, Acetil L-Carnitina e Maca Negra). Na terça já estava perfeito e minha energia e foco faram ao pico nessa semana. Todos os sintomas de depressão e ansiedade também sumiram.
Somente meu BHB que não passa de 0,7 contra 1,5 a 2,5, chegando até a 3,4 mmol/M de antes…
Beijos de luz!
Hydrolift, Acetil L-Carnitina e Maca Negra. Mantenha-os. É o combo perfeito para um homem cetogênico. Exatamente isso que eu queria. Não abandone o hydrolift por um bom tempo, por favor. Ou qualquer repositor de eletrólitos. Acredito que foi isso que te pegou, Alê.
Sobre o BHB, excelente 0,7. Excelente. Ainda mais em processo de recuperação. Não quero te ver com níveis altíssimos agora, porque, para consegui-los, tu terá que te privar novamente e não posso garantir que os suplementos te segurarão. O conteúdo sobre a busca de corpos cetônicos é o grande conteúdo do site: https://revolucaoketo.com/corpos-cetonicos-ideais-os-riscos-da-busca-por-quanto-mais-melhor/
Putz, quando você falou em compulsão, foi me exemplificando por perfeito! O que mais detesto quando estou fora de dieta é o descontrole.
No meu caso,eu quando saio da linha não é com chocolate e sim com pão com manteiga e café com leite…eu amo isso!
E quando tem churrasco com amigos eu acabo tomando umas latinhas de cerveja
Eu não me culpo,somente me esforço no naximo em recomeçar a semana com muita disciplina é claro,academia,corridas,jejun intermitente e comer corretamente.
Café com leite é meu pequeno momento no paraíso, William. Também não tenho grandes questões com o chocolate (a não ser que eu esteja em um restaurante de fondue!), mas o café com leite era meu momento total de comfort food. MAS, achei o café com nata superior ao longo do tempo. O problema é que eu não conseguia segurar a quantidade de nata, e acabava indo duas colheres de sopa por caneca (demais). O que fiz: cortei o café com nata e fiquei um tempo sem. Voltei agora, colocando apenas uma colher de sobremesa na caneca. Não quero lembrar como é o sabor com uma quantidade maior de nata. Então, tive que zerar o registro e gravar o novo, com apenas uma colher menor.
Cerveja é bem complicado. Eu tomava duas latas DIÁRIAS antes da Cetogênica. Não dormia sem. Apenas a cerveja me fazia relaxar. Para me libertar deste hábito, tive que regrar toda minha vida. Reduzir trabalho, fazer exercícios de respiração comprar óleos essenciais especiais para relaxamento, fazer massagem diária e aumentar o yoga. Bem, durmo feito nenê todos os dias, sem cerveja. MAS, é um grande comprometimento pessoal, admito. Nem sempre consigo manter tudo isso, mas não associo mais a cerveja ao sono (esse desligamento é bem legal).
Em eventos sociais, quando as pessoas estão bebendo ao redor (prefiro não ir a estes locais, mas não tem como evitar), prefiro ficar brincando com as crianças, afastada dos adultos. Na hora de comer, com as cervejas ao redor, foco bastante no sabor da carne. Ela me basta. A vida mais tranquila e leve que a cerveja dá eu já estou construindo. Mais alguns anos e terei os mesmos efeitos sem ela.
Espero ter ajudado. Obrigada!
Boa noite! Conheci o site agora, estou lendo aos poucos alguns artigos, comecei a dieta há duas semanas, até o momento o único “sofrimento” é o tal do álcool! Sinto muita falta de tomar um vinho no final de semana ou uma cerveja no happy hour, ainda mais quando todos estão bebendo… Você poderia fazer (ou me indicar) um vídeo sobre álcool. Um abraço e obrigado pelos vídeos!
Anderson, gosto muito da tua pergunta, porque meu objetivo de vida é trabalhar com adição química, transtornos da ansiedade e compulsão. Não estou dizendo que é teu caso, mas sim que a mentalidade é sempre a mesma, já que todos os seres humanos sofrem de adição à luz da psicologia oriental.
Não haverá um programa de equilíbrio (um programa de recuperação) que mantenha o mesmo círculo de amizades ou que o paciente frequente os mesmos locais que ia anteriormente. Não quero te assustar, ok? Pelo contrário, quero facilitar a tua jornada. Quero que tu enxergue a beleza de abraçar um amigo à luz do dia com um café. A beleza de ouvi-lo totalmente lúcido. A beleza de construir uma leveza real no teu cotidiano, que é sim o caminho mais árduo e longo, mas o único para o qual o ser humano nasceu.
Não pense que eu consegui conquistar tudo isso. Nem meus mestres conseguiram. Mas, compreender a jornada é um passo imenso para não ficar se lastimando por supostamente não conseguir fazer algo. Não é que você não consiga, sua estrutura dificulta, apenas isso.
Agora, se você ama sua estrutura mais do que os benefícios da mudança, sem problemas. Só não é a hora de fazer uma transformação tão grande. Sem culpas. Ainda considero mais saudável uma pessoa que paga o preço de seus desejos com consciência do que alguém que se afunda em culpa por não ser o super-homem que viu nas capas de revista.
Dito tudo isso, cerveja nem pensar. Nunca. Vinho o mais seco possível, uma vez no fim de semana. Uma taça.
Você é de uma simplicidade extraordinária! Parabéns por compartilhar conosco suas experiências.
Eu estou em um processo de matar meu corpo e fundar minha mente com minha compulsão e ao assistir seus vídeos e saber sua história, sei que é possível equilibrar minha mente e como consequência o meu corpo será reconstruído. Não tenho energia para nada, um cansaço agonizante e me vejo como um monstro.
Hoje devo estar com 117kg meu peso ideal deve ser por volta dos 80kg, mas a conquista do corpo ideal história ficou em plano secundário, pois a meta é ter equilíbrio, é não comer escondido no banheiro, não comer horrores até passar mal, não comer doce e salgado ao mesmo tempo, não sair a noite pelas ruas como uma drogada em.busca de algo para saciar minha compulsão.
Há pouco mais de 1 anos sinto que perdi minha feminilidade, com tanto que eu não saia com a roupa suja, o resta não importa o tipo dela, se esta amassada ou se está combinando.
Hoje é meu primeiro dia na Keto, mais um recomeço, porque há a fiz e parei diversas vezes, bem como os demais estilos, lowcarb, Atkins, Dukan, paleolítica…massa sempre me saboto…infelizmente eu tenho sido a vilã da minha vida.
Mais uma vez agradeço pelo seu canal, e acredito que saiba a importância do seu trabalho.
.DEUS abençoe!
Ola, muito boa noite Ju!
Meu Deus estou encantada com tantas informações fantásticas, sou tentante de uma dieta cetogenica ha mais de 7 meses mas… nunca conseguir seguir adiante, sempre caio e nao consigo voltar, dessa ultima X esta mais complicado, quero voltar nao para um corpo sarado mas para uma menta sã estou ao ponto de enlouquecer. Estou enfrentando muitos problemas de saude com um câncer de colo utero e sei que na cetogenica me sentitei bem melhor, hoje buscando informações encontrei vc no youtube te confesso que vc e um poço de sabedoria, grata a Deus por te achar. Esrou fazendo todas as anotações dos permitidos e proibidos e volto retornando amanhã. Beijos enorme!
Oi Ju,
Ontem (dia dos namorados) decidi quebrar a disciplina de 50 dias e “jacar” com minha esposa, já que ela não segue minha dieta e não acha graça em comer algo diferente sozinha. Resultado: pizza, várias taxas de vinho seco, chocolate e sorvete com banana de sobremesa…
Voltei a dieta hoje, mas estou me sentindo muito mal. Apesar do pulso e pressão ok, parece que meu coração vai sair do peito. Parece que não bate, mas se move dentro do peito. Mal estar, enjoo e falta de energia. Só não tive dor de cabeça…
Essa “ressaca” é normal? Isso é efeito do álcool, do açúcar ou ambos?
Beijo do seu novo fã!!
Hoje, no segundo dia me vieram pensamentos depressivos e uma fraqueza muito grande nas pernas, que não consigo subir as escadas da minha casa. Meu BHB está em 0,3 mmol/L ainda.
Espero acordar melhor amanhã!
Alê, vou te passar as medidas globais da cetose. Teria que estar acompanhando teu caso de perto para dar outras medidas. Teu foco é o seguinte pelos próximos dias, até retomar a força:
3g de potássio
500mg de magnésio
2 colheres de chá de sal em um copo de água (se sofrer de pressão alta, apenas uma colher de chá)
4 litros de água ao dia até tu te recuperar. Depois, 2 litros no mínimo.
Comece imediatamente.
ambos, alê. Fiquei três dias de cama após quebrar meu jejum de álcool de dois anos. Te passei as diretrizes acima, no outro comentário. Daqui 7 dias, volte e me diga como ficou.
Olá Juliana,
Segui suas recomendações o máximo que consegui. No sábado foi cama, no domingo mal estar estar e náuseas e na segunda quase desmaiei de manhã, mas melhorei no decorrer do dia. Nesses 3 dias volter a sentir ansiedade e muita tristeza sem motivo, característica da minha depressão.
Meus suplementos chegaram na segunda e comecei a tomar (Hydrolift, Acetil L-Carnitina e Maca Negra). Na terça já estava perfeito e minha energia e foco faram ao pico nessa semana. Todos os sintomas de depressão e ansiedade também sumiram.
Somente meu BHB que não passa de 0,7 contra 1,5 a 2,5, chegando até a 3,4 mmol/M de antes…
Beijos de luz!
Hydrolift, Acetil L-Carnitina e Maca Negra. Mantenha-os. É o combo perfeito para um homem cetogênico. Exatamente isso que eu queria. Não abandone o hydrolift por um bom tempo, por favor. Ou qualquer repositor de eletrólitos. Acredito que foi isso que te pegou, Alê.
Sobre o BHB, excelente 0,7. Excelente. Ainda mais em processo de recuperação. Não quero te ver com níveis altíssimos agora, porque, para consegui-los, tu terá que te privar novamente e não posso garantir que os suplementos te segurarão. O conteúdo sobre a busca de corpos cetônicos é o grande conteúdo do site: https://revolucaoketo.com/corpos-cetonicos-ideais-os-riscos-da-busca-por-quanto-mais-melhor/