Artigos

Vídeo: o que é a Dieta Cetocarnívora?

A Dieta Cetocarnívora alia Cetogênica e carnívora, claro. Como toda dieta híbrida, não existe uma definição formal, mas a diretriz geral é não haver alimentos vegetais. O que entra então?

  • Todas as proteínas animais (carnes, ovos, frutos do mar etc)
  • Laticínios
  • Gorduras (você pode optar por apenas gorduras animais ou unir gorduras animais e gorduras cetogênicas, especialmente a gordura de coco – seja óleo de coco ou MCT – e o azeite de oliva)
  • Sal

Para quem indico as dietas carnívora e cetocarnívora?

A carnívora e a cetocarnívora eu utilizo com frequência em casos de alergia (e não falo apenas de alergias de pele, falo de transtornos comportamentais claramente influenciados por alimentos específicos, que usualmente são acompanhados por sintomas no corpo), doenças inflamatórias e autoimunes. Ainda, nos casos de compulsão alimentar severa, poucas coisas são mais libertadoras do que não precisar contar nada, nem mesmo corpos cetônicos.

Justamente por não haver uma preocupação com corpos cetônicos nestas dietas, não as utilizo nos meus clientes com epilepsia e bipolaridade. Também não sugeriria estas dietas para esquizofrenia, apesar de não trabalhar com esta patologia especificamente. As três condições, até onde sabemos no momento, envolvem disfunções mitocondriais e, portanto, se beneficiam mais da dieta Cetogênica terapêutica – seja ela a Atkins modificada, na proporção 3:1, ou a clássica, na proporção 4:1.

A proporção 4:1 deve ser feita com um nutricionista, especialmente, se estivermos falando de crianças porque a quantidade de alimentos ingerida é muito pequena e é necessária extrema precisão e contagem de tudo.

Leia todas pílulas sobre a Keto na seção Tudo sobre Cetogênica

1
Deixe um comentário

Faça login para comentar
avatar
1000
1 Sequência de comentários
0 Respostas nesta sequência
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário mais bem avaliado
1 Quantos comentaram
Sayonara Medeiros Autores recentes
novos antigos mais votados
Sayonara Medeiros
Visitante
Sayonara Medeiros

Obrigada Dra. Ju.
Eu havia perguntado no YouTube e vc atendeu a meu pedido. Rsrs.
Um anjo em minha vida, te defino assim.
Eu estava a consumir, um tipo de vegetal por dia, os mais ricos em proteínas.
Agora entendi.
Obrigada imenso pelo vídeo.
Tenho esteatose hepática e gordura visceral
Vai me ajudar muito.
Te amo e que Deus te abençoe com muita saúde.