Artigos

Tenho refluxo e azia: posso fazer a Dieta Cetogênica ou Low Carb?

Tenho refluxo e azia: posso fazer a Dieta Cetogênica? É um experimento. A Keto e a Low Carb podem ser sua salvação ou podem agravar o problema temporariamente. Neste caso, basta voltar ao que vinha fazendo anteriormente.

Por mais contraintuitivo que pareça, já há alguns estudos pequenos associando o refluxo com o consumo de carboidratos. Até então, a gordura era a culpada. Atualmente, estudos mostraram cessação da doença e até melhoria no PH do esôfago com dietas de baixo carboidrato. Veja no final do conteúdo.

Mas, mais do que estudos, temos relatos. É grande a quantidade de pessoas falando que curou o refluxo na cetogênica, mas também há quem diga que certos alimentos, mesmo em cetose, seguiram um problema – como gorduras excessivas ou cafeína.

Então, alguns ajustes podem ser feitos para experimentar diversas abordagens na sua dieta cetogênica.

Cetogênica e Low Carb x refluxo: o que fazer?

  1. Reduzir carboidratos processados, alimentos prebióticos e alimentação de alta fibra, que alimentam bactérias ruins associadas ao refluxo.
  2. Comer porções menores, mais vezes ao dia, mastigando até o alimento virar uma papa.
  3. Jamais exagerar em porções de qualquer um dos macronutrientes: pegue suas duas refeições diárias e fracione em seis.
  4. Baixo ácido estomacal (hipocloridria, também importante para inchaço e gases, constipação e infecção urinária): tome suco de 1 limão + 1 a 2 duas colheres de sopa de vinagre de maçã antes das refeições. Teste para avaliar se baixo ácido estomacal era o problema. Se não for, você sentirá desconforto e descontinuará o uso de frutas cítricas e vinagre.
  5. Reduzir café, tomate, pimentas e gorduras de cadeia longa (a gordura dos alimentos, incluindo óleo de coco). Preferir sempre MCT e Brain Octane (puro C8) como a forma majoritária das gorduras cetogênicas. Ácido caprílico (C8) e orégano também são excelentes para patógenos ligados ao refluxo.
  6. Faça exames para H. pylori (Helicobacter pylori) e não esqueça de matar os bichinhos do mal. Converse com seu médico sobre fluconazol, nistatina e outras medicações que usávamos com mais frequência no passado.
  7. Suplemento Super Enzimas, da marca Now Foods = 1 cápsula antes do café da manhã, do almoço e do jantar. Este suplemento tem o ácido clorídrico e as enzimas contidas no suco gástrico. Ainda, este suplemento tem bile de boi (ox bile) para ajudar na digestão e absorção de nutrientes. Observe, porque excesso de bile também pode ser um problema. Neste caso, apenas as enzimas separadamente podem ajudar mais.
  8. Remova medicações problemáticas: corticosteroides e anti-inflamatórios não-esteroides.

Experimente algumas destas orientações até encontrar os ajustes que mais se adequam ao seu caso. Lembre-se que o uso de antiácidos não vem sem riscos: estes medicamentos elevam os riscos de problemas renais, fraturas ósseas, demência, deficiência de magnésio, vitamina B12 e ferro. E, se o seu problema inicial era hipocloridria, estes remédios agravarão a causa, enquanto apenas minimizam sintomas.

Veja alguns estudos sobre refluxo e dietas de baixo carboidrato / cetogênica

Improvement of gastroesophageal reflux disease after initiation of a low-carbohydrate diet: five brief case reports

The effect of dietary carbohydrate on gastroesophageal reflux disease

A very low-carbohydrate diet improves gastroesophageal reflux and its symptoms

Dietary Carbohydrate Intake, Insulin Resistance, and Gastroesophageal Reflux Disease (GERD): A Pilot Study in European- and African-American Obese Women

Receba notificações por email
Notificações de
guest
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
GUSTAVO NOGUEIRA
GUSTAVO NOGUEIRA
1 mês atrás

Sou usuário da Dieta há 3 meses, e a dieta eliminou meu problema de refluxo, queimação e azia.

jeane pibernat trelles
jeane pibernat trelles
1 mês atrás

Tenho esofagite grau D, a dieta cetogênica alivia muito, permitindo até que eu tome chimarrão, coisa que antes eu só conseguia se tomasse medicação, só incomoda um pouco ainda se eu abuso dos lácteos.