Artigos

Sono, foco, clareza: GABA e Dieta Cetogênica

A Dieta Cetogênica muda seu metabolismo: de um corpo que funciona à glicose para um corpo que funciona à gordura. Legal, mas o que isso significa? É importante conhecer um pouco até para entender aquele que considero o principal benefício da cetose, a elevação do GABA.
Sempre que eu falar de GABA, você pensa em dormir bem, regular ciclo circadiano, ter memória, ter foco e estar minimamente calmo. Isso porque GABA funciona em uma gangorra com o glutamato, que é o neurotransmissor da excitação cerebral – daí, as desordens das “tempestades energéticas” que eu denomino. Glutamato é tsunami mesmo.
Há desequilíbrio nesta delicada harmonia a partir de basicamente tudo que fazemos: celulares, telas, estresse, açúcar etc. Pensar que tirar açúcar = regular o cérebro é um pulo que nem os mais ousados dariam. Contudo, a cetose tem seus truques e é por isso que eu apostei nela como ferramenta nutricional.
O corpo gera energia a partir do ciclo de Krebs. É como a mitocôndria converte gorduras e açúcares em ATP, em energia. A partir da oxidação da gordura e outros processos, o corpo produz a Acetilcoenzima A (acetil-CoA). Para prosseguir as reações, é preciso um equilíbrio entre acetil-CoA e oxaloacetato. O oxaloacetato é produzido a partir dos carboidratos e das proteínas. Este é o corpo que funciona com glicose.
Quando moderamos proteínas e reduzimos carboidratos para menos de 30g a 50g de carbs totais diários, as reservas de glicose (glicogênio) do fígado e do músculo caem muito, causando uma crise na produção de oxaloacetato.
Sem oxaloacetato, há acúmulo da acetil-CoA. Excesso da acetil-CoA em um ambiente com redução de oxaloacetato é o ideal para a produção de corpos cetônicos. Aqui, está sua cetose.
Contudo, outra questão crucial ocorre com a redução do oxaloacetato: como ele não está disponível para as transaminações de aminoácidos, o ácido glutâmico (glutamato) também fica de fora, tornando-se mais acessível para outro caminho, a sua conversão em GABA.
Então, a elevação de GABA é intrínseca à produção de corpos cetônicos, a partir da redução do oxaloacetato e da elevação da acetil-CoA. É a energia estável, a supermemória e o superfoco da Dieta Cetogênica.
Receba notificações por email
Notificações de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments