Artigos

Sono, foco, clareza: GABA e Dieta Cetogênica

A Dieta Cetogênica muda seu metabolismo: de um corpo que funciona à glicose para um corpo que funciona à gordura. Legal, mas o que isso significa? É importante conhecer um pouco até para entender aquele que considero o principal benefício da cetose, a elevação do GABA.
Sempre que eu falar de GABA, você pensa em dormir bem, regular ciclo circadiano, ter memória, ter foco e estar minimamente calmo. Isso porque GABA funciona em uma gangorra com o glutamato, que é o neurotransmissor da excitação cerebral – daí, as desordens das “tempestades energéticas” que eu denomino. Glutamato é tsunami mesmo.
Há desequilíbrio nesta delicada harmonia a partir de basicamente tudo que fazemos: celulares, telas, estresse, açúcar etc. Pensar que tirar açúcar = regular o cérebro é um pulo que nem os mais ousados dariam. Contudo, a cetose tem seus truques e é por isso que eu apostei nela como ferramenta nutricional.
O corpo gera energia a partir do ciclo de Krebs. É como a mitocôndria converte gorduras e açúcares em ATP, em energia. A partir da oxidação da gordura e outros processos, o corpo produz a Acetilcoenzima A (acetil-CoA). Para prosseguir as reações, é preciso um equilíbrio entre acetil-CoA e oxaloacetato. O oxaloacetato é produzido a partir dos carboidratos e das proteínas. Este é o corpo que funciona com glicose.
Quando moderamos proteínas e reduzimos carboidratos para menos de 30g a 50g de carbs totais diários, as reservas de glicose (glicogênio) do fígado e do músculo caem muito, causando uma crise na produção de oxaloacetato.
Sem oxaloacetato, há acúmulo da acetil-CoA. Excesso da acetil-CoA em um ambiente com redução de oxaloacetato é o ideal para a produção de corpos cetônicos. Aqui, está sua cetose.
Contudo, outra questão crucial ocorre com a redução do oxaloacetato: como ele não está disponível para as transaminações de aminoácidos, o ácido glutâmico (glutamato) também fica de fora, tornando-se mais acessível para outro caminho, a sua conversão em GABA.
Então, a elevação de GABA é intrínseca à produção de corpos cetônicos, a partir da redução do oxaloacetato e da elevação da acetil-CoA. É a energia estável, a supermemória e o superfoco da Dieta Cetogênica.
Receba notificações por email
Notificações de
guest
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Alberto
Alberto
2 meses atrás

Olá, Juju, grande virginiana!…

Gostaria de informar que a mateiga Ghee tem sido uma GRANDE aliada na minha alimentação, supostamente, cetogência, como tb os chás de alecrim, gengibre, curcuma, boldo, graviola, louro e gergelim preto. Estou ficando muito forte na corrida e com uma baita sensação de leveza no corpo e na ALMA!…

Claudiney Morais
Claudiney Morais
2 meses atrás

Bom dia. Leio relatos tanto de pessoas para quem a cetose melhora o sono como outras que tem dificuldade de dormir quando em cetose. Parece que há mesmo dois grupos com reações diferentes. Você já viu casos dessas duas reações? Se sim, tem ideia do porquê?

David
David
15 dias atrás

Como é bom encontrar uma explicação técnica, porém, acessível e inteligível, acerca das razões que levam à clareza mental quando em cetose. Muito obrigado pela gentileza.

A propósito, se o transtorno bipolar do humor e tratado com medicamentos utilizados ao tratamento da epilepsia e, se a dieta cetogênica é também utilizada no tratamento da epilepsia, então, a dieta cetogénica pode surtir efeitos positivos no transtorno bipolar.

Considerando as premissas declinadas, faz sentido à conclusão?

Last edited 15 dias atrás by David