Sorvete de abacate keto com flocos [o melhor clássico da Cetogênica]

Sorvete de abacate keto com flocos [o melhor clássico da Cetogênica]

Sorvete de abacate keto com flocos [o melhor clássico da Cetogênica] 1

Esta é a receita suprema da Dieta Cetogênica. Se você nunca comeu sorvete de abacate, esta é a hora. E, para melhorar, a fonte da receita é digna de aplausos: a Charlie Foundation.

Fiz questão de trazer a receita de lá, pelo maravilhoso trabalho que eles têm com a Cetogênica Terapêutica para crianças. Acessem o site da fundação.

O sorvete de abacate é ótimo para a cetose, pela relação de gorduras e carboidratos líquidos que esta fruta tem. O abacate é cetogênico por natureza.

Claro, eu espero que você não esteja comendo cinco ou seis abacates por dia: sempre conto com seu bom senso. Mas, eu como de meio a um abacate diariamente tanto pela saúde quanto pelo sabor.

Bom, vamos à receita do sorvete de abacate keto, com leves modificações.

Ingredientes:

  • 2 abacates pequenos
  • 250g de nata ou leite de coco (não adoçado, claro)
  • Pitada de sal
  • 2 colheres cheias de óleo de coco (não queiram saber o que é o gostinho de coco com o abacate misturados. Na receita original, o indicado era MCT e não óleo de coco. Se tiverem, por favor, sintam-se livres para fazer a original)
  • 1 limão
  • Chocolate 85% ralado (opcional, mas dá um toque maravilhoso de sorvete de flocos)
  • Folhas de hortelã ou manjericão (opcionais)
  • Adoçante: a receita original não diz quanto você deve colocar. Sugiro fazer o que faço: vá colocando e provando. Lembre-se que receitas geladas perdem o sabor doce após irem para o freezer. Não é raro eu gostar de um sorvete recém batido e, após tirá-lo do freezer achar ruim porque faltou adoçante. Então, sempre coloco um pouco a mais nestes casos.

    Nota sobre o adoçante: adoçante é algo muito pessoal. Depende do bolso e do gosto da pessoa. Onde moro, não há eritritol, por exemplo. Xilitol é impagável para mim. Estévia é intragável. Acabo ficando com sucralose mesmo. Não, não é o ideal, mas é o que posso fazer e este adoçante não toca na nossa cetose. Em termos gerais, podemos usar xilitol, eritritol, sucralose ou estévia.

  • Sorvete de abacate keto com flocos [o melhor clássico da Cetogênica] 2

Modo de preparo:

  1. Descasque e coloque o abacate no processador até que tudo fique bem processado.Sorvete de abacate keto com flocos [o melhor clássico da Cetogênica] 3
  2. Rale o chocolate com um ralador e misture ao creme.Sorvete de abacate keto com flocos [o melhor clássico da Cetogênica] 4
  3. Coloque em um pote e leve ao freezer. Mexa ocasionalmente para que congele como um todo.Sorvete de abacate keto com flocos [o melhor clássico da Cetogênica] 5
  4. Sirva assim que estiver na textura de sorvete.

O SEGREDO DO SORVETE FEITO EM CASA: deixo minha dica da experiência com sorvetes keto, que não é imensa: o segredo do sorvete cetogênico é bater no mixer novamente na hora de servir.

Antes de comer, tire o sorvete do freezer e deixe em temperatura ambiente por uns 20min. Bata no mixer ou no processador e sirva imediatamente. A textura do sorvete batido na hora é o que dá o show na casa. As crianças (mamães e papais também) enlouquecem.

Macros do sorvete (receita toda):

  • Gorduras: 70g
  • Proteínas: 7g
  • Carboidratos líquidos (sempre uso líquidos, caso eu esqueça de escrever “líquidos”, saibam que é líquido mesmo assim): 12g

 

2 Comentários

    1. Que bom que peguei teu comentário quase que ao vivo! Sim, vou editar ali. A verdade é que adoçante é algo tão, mas tão pessoal, que não é raro eu deixar de colocar. Pessoalmente, em tudo que é gelado, eu coloco mais do que os nutricionistas indicariam, sabe? O gelado tira o sabor doce das coisas. Vou colocando e provando até estar um pouco doce demais. Daí, sei que, ao ir para o freezer, ficará perfeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *