Quentão chai de hibiscos: a receita keto do inverno

Quentão chai de hibiscos: a receita keto do inverno

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
quentão chai chá de hibisco carboidrato cetogênica receita low carb

Seja membro do Revolução Keto

Entre para o grupo restrito no Telegram, receba conteúdos exclusivos e participe de lives e debates.

Uma bebida para acabar com a compulsão por doces e recaídas de inverno no álcool. Uma bebida deliciosa, de grande ação antioxidante, que ajude a melhorar colesterol, pressão sanguínea, emagrecimento, constipação e infecções urinárias. Falamos de uma planta ancestral, é claro: o hibisco.

Existem infinitas maneiras de consumir o hibisco e cada cultura terá um chá tradicional: lo-shen, água de jamaica, zobo, karkade. Escolha seu país e busque sua forma de consumir seu hibisco. Ele poderá ser tomado gelado ou quente, agregado ao seu kombucha, ao seu kefir de água, aos seus bolinhos cetogênicos e receitas quaisquer, incluindo salgadas.

Caí para trás quando comecei a pesquisá-lo, porque a receita de hoje me parou não por todos estes benefícios, mas pelo simples fato de que é a coisa mais deliciosa que já tomei.

A primeira questão que deve ser dita é que eu sou a mais árdua “odiadora” de chás. Tentei, por 40 anos, gostar de chás, mas ainda não encontrei um que mereça meu apreço: apenas o hibisco. Por isso, não chamarei esta infusão de chá, mas sim de quentão e chai.

Após prová-lo, comecei a andar pela casa com uma xícara na mão, que foi se tornando o docinho da tarde, a sobremesa. Até que, um dia, bem, todos sabem do meu histórico com alcoolismo. Estava com uma garrafa de vinho para comprar na mão e me ocorreu que fazer um quentão de hibisco seria mais gostoso.

Neste momento, eu resolvi subir esta receita, que veio de uma cliente, professora universitária de psicologia, que também se tornou uma fervorosa apaixonada do quentão chai de hibisco. Peguei a receita dela e errei muitas vezes até achar minha quantidade de temperos ideal.

A receita da minha cliente leva muito menos temperos, mas contém muito mais hibiscos, deixando claro que o truque é brincar com as proporções conforme seu gosto pessoal. Enfim, aqui segue a minha.

Quentão Chai de Hibisco

quentão chai chá de hibisco carboidrato cetogênica receita low carb

Ingredientes da receita cetogênica

  • 2 litros de água
  • 6 colheres de sopa de hibisco seco (o sabor de usar a flor seca é muito diferente dos chás de saquinho. Você compra hibisco seco em lojas de produtos naturais ou no supermercado)
  • Adoçante cetogênico a gosto

Temperos do chai de hibisco

  • 2 paus de canela
  • 1 colher de sopa de gengibre fatiado
  • 1/2 colher de chá de pimenta preta
  • 1 colher de chá de cravo
  • 1 colher de chá de cardamomo (corte as cascas com uma tesourinha e fique apenas com as sementes internas)
  • 1/4 de colher de chá de pedacinhos de noz moscada

Fique à vontade para deixar de fora temperos mais caros ou aqueles que você não tem em casa. Mas, mantenha em mente que temperos são os alimentos com potencial nutritivo mais preservado. Se você busca uma alimentação ancestral, sua cozinha passará pela sabedoria sobre os temperos, além de ficar muito mais gostosa e variada.

Modo de preparo do quentão cetogênico de hibisco

Coloque todos os temperos na panela com dois litros de água. Ferva esta água por 5min a 10min. Desligue o fogo. Jogue os hibiscos. Aguarde alguns minutos.

Você pode agregar cascas de frutas, como laranja, limão, maçã, o que você tiver aí. Mantenha em mente que, dependendo da casca de fruta que você adicionar, algum carboidrato haverá: sejamos honestos, seguirão irrelevantes.

ADOÇANTES: o hibisco pode ser um tanto quanto amargo e, por isso, é comumente tomado com adoçantes. Se for utilizar adoçante líquido como estévia ou sucralose, coloque-o diretamente na xícara, antes de tomar o chai. Se optar por monk fruit ou eritritol, peço desculpas por não saber a proporção exata na panela (tenho horror ao sabor do eritritol e ao preço do monk fruit).

TEMPEROS: é bem possível reaproveitar os temperos desta receita, dependendo de quanto tempo eles ficaram na panela parados. Aqui, uma receita desta dura dois dias, até porque a água reduzirá, fechando um total de 1,5 litros de quentão mais ou menos. Quando o líquido termina, eu apenas acrescento mais gengibre e água e fervo novamente. Depois, desligo o fogo e coloco mais duas ou três colheres de hibisco.

Depois disso, jogo tudo no lixo, limpo a panela e começo tudo do zero.

Carboidratos no chá

Falando em macros, naveguei pelas pesquisas do USDA com muito afinco, porque a internet nos alerta que 100g de hibisco conteriam 7g de carboidratos totais. Com 100g de hibisco, você prepara muitas destas receitas (baixíssimo carboidrato).

Mas, o USDA contradiz a internet e, pesquisa após pesquisa, avisa que chás de hibisco contêm 0g de carboidratos, o que era mais óbvio, por ser uma infusão, um tema que abordo mais seriamente no vídeo sobre chimarrão na dieta cetogênica, que deixo logo abaixo.

Enfim. Zero calorias, zero carboidratos, muito sabor. Muitos benefícios. Tome seu chai de hibiscos e se mantenha aquecido neste inverno!

 

 

 

 

Receba notificações por email
Notificações de
guest
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
CAROLINA SOUSA FREITAS
CAROLINA SOUSA FREITAS
1 mês atrás

Acabei de fazer! Uma delícia! Sabe quando dá uma vontade de comer não sei o que (que normalmente pra mim é uma coisa de paladar mais neutro pra doce)? Tomando este chai, a vontade passa!