Quentão cetogênico [festa junina keto]

Quentão cetogênico [festa junina keto]

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
quentão cetogênico low carb receita

Seja membro do Revolução Keto

Entre para o grupo restrito no Telegram, receba conteúdos exclusivos e participe de lives e debates.

Seguimos no especial festa junina cetogênica. Sim, é possível abrir algumas exceções, como no caso do amendoim da rapadura keto e, agora, o álcool.

Felizmente, festas juninas acontecem uma vez ao ano e, em 2020, todos terão que preparar as suas guloseimas em casa, o que facilita nas tentações. Já que teremos que ir para a cozinha, optemos pelas versões cetogênicas.

É preciso dizer que um site criado por uma gaúcha fica chocado com a receita do chamado quentão nas outras regiões do Brasil. Aqui, no Rio Grande do Sul, quentão é o vinho quente ou quentão de vinho, não havendo outras formas de preparo.

Quentão tem vinho, tchê!

Por isso, fui atrás de ambas as receitas: com e sem vinho. Esta é a receita sem vinho.

Ingredientes do quentão cetogênico

  • 3 xícaras de cachaça
  • 2 xícaras de água
  • 1 xícara de eritritol ou estévia
  • 1 colher de sopa de gengibre cortado pequeno
  • casca de 1 laranja
  • casca de 1 limão
  • 2 paus de canela
  • 5 cravos-da-índia
  • 4 colheres de sopa de hibisco seco (opcional)

Modo de preparo do quentão keto

Em uma panela, coloque o adoçante, o gengibre ralado, as cascas de laranja e de limão, a canela e o cravo. Leve ao fogo baixo até o adoçante derreter completamente e formar um caramelo dourado – mexa SEMPRE para não queimar.

Assim que tudo derreter, retire do fogo e coloque a água aos poucos, com muito cuidado para que a água na panela quente não respingue em você.

Leve tudo ao fogo novamente e acrescente a cachaça (e os hibiscos, se quiser usá-los). Após a fervura, deixe cozinhando por mais 20 ou 30min.

Sirva bem quente.

Se você optar por adoçantes em suas versões líquidas, a primeira parte da receita será removida. Assim, coloque em uma panela o gengibre ralado, as cascas de laranja e de limão, a canela, o cravo e a água. Deixe ferver. Acrescente a cachaça (e os hibiscos opcionais) e deixe ferver por mais 20 ou 30min.

Macros desta receita:

O quentão cetogênico possui virtualmente zero carboidratos. Contudo, fique atento ao poder do álcool na desaceleração do metabolismo e da cetose (o corpo queimará o álcool antes de queimar gordura e açúcar). Ainda, para as calorias. As calorias totais desta receita somam 5.500.

Mantenha em mente que a tolerância ao álcool é reduzida na cetose. Beba com muita prudência e fique atento ao comportamento e emoções nos dias seguintes.

Receba notificações por email
Notificações de
guest
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
JERSIKA SANTOS RODRIGUES
JERSIKA SANTOS RODRIGUES
5 meses atrás

Amei a receita de quentão. Vou fazer amanhã!