Sobremesas e doces na Dieta Cetogênica. Sim, existem e são maravilhosas. Ok, preciso admitir que temos poucos ingredientes ao nosso favor: chocolate amargo, cacau, coco, canela, abacate, baunilha etc. Mas, a forma de preparo faz toda diferença.
Você pode comer sobremesas cetogênicas todos os dias? Ah, gente… Cada pessoa é uma pessoa. Acredito que a resposta para isso é a seguinte: você tem liberdade interna suficiente para cortar tudo e seguir tranquila por dentro?
Possivelmente, não. Então, seu foco não é saber se pode ou não pode comer determinada coisa, mas sim se você está pronto para abdicar dela. Na Cetogênica, cortamos tantos alimentos, que considero mais sensato ir ajustando determinados alimentos ao longo do tempo. Tenho tido imenso sucesso com esta estratégia: sendo alimentos cetogênicos, tudo é possível em um primeiro momento.
Foque mais em se ouvir do que ouvir o que os outros dizem sobre o seu ideal.
Dito isso, vamos à mais uma sobremesa Cetogênica. Esta serve para lanche de tarde, pós-almoço, escapadinhas noturnas, o que for. É rápida, deliciosa e pode ser congelada. É tão fácil que, quem fez a receita aqui em casa foi minha pequena de quatro anos.
(clientes do meu coração, tenham isso no freezer para momentos tensos em que o DLPA ou a L-Glutamina não são suficientes)
Receita da queijadinha cetogênica de forno
Ingredientes da queijadinha cetogênica:
- 3 ovos (se puder, retire a pele da gema para reduzir o gosto de ovo ou use ovos caipiras)
- 2 colheres de sopa de manteiga amolecida
- 4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
- ¾ de xíc. de coco seco ralado
- ½ xícara de leite de coco (minhas marcas favoritas: Ducoco e Sococo)
- Adoçante a gosto
Modo de preparo
- Hidrate o coco no leite de coco. Bata os ovos com o adoçante e a manteiga no liquidificador ou mixer.
- Com uma colher, junte a mistura de coco ralado + leite de coco e o queijo ralado. Misture bem com a colher.
- Coloque a massa da queijadinha em forminhas e asse no forno a 180 graus até ficar bem douradinha por cima (35-40 minutos).
Optei por fazer em forminhas menores, porque gosto de porções pequenas. Isso também me garante que assam por completo. Mas, você pode tentar em forminhas maiores e ver se fica mais cremosa por dentro. A minha ficou integralmente sequinha.
Como há bastante gordura, não precisa untar as forminhas. Elas pulam da forminha magicamente. É só servir e se deliciar.
Ah, coloquei uma pitada de canela em algumas. Gostei!
Vi que há uma versão de frigideira no Senhor Tanquinho. Em momentos tensos, vale tentar esta também.
Pessoalmente, gosto destas receitas que são rápidas de preparar e vão ao forno depois. Este tempo de forno me remete à cozinha da vovó, me permite limpar tudo enquanto aguardo e vou saboreando o tempo com prazer.
Faço doces no domingo, com minha filha. É uma tradição que estou desenvolvendo com ela. Tradições são chave na alimentação. Aprender a esperar também é definidor neste processo de transformação. Invista nisso também.
Experimentem e voltem para me contar o que acharam, por favor. Modifiquem a receita e me avisem sobre os resultados!
Essa sua bebê é lindaaa… Que bom que as guloseimas da mamãe são tão saudáveis… Garantia de saúde para os futuros netinhos. Parabéns, você transborda energia e um otimismo realista em todas as suas postagens!
Tem de tudo no meu mundo. Atendo clientes cujas mães proibiam doces e acabaram se tornando adultos neuróticos. Atendo clientes como eu, que as mães davam só porcaria e se tornaram obesos. Me parece que o caminho do meio funciona pra tudo. Aqui, é assim: casa é sagrada. Não entra porcaria. Fora de casa, ninguém morrerá com um picolé no parque ou uma festinha de aniversário no semestre.
Tento ensinar mais o equilíbrio e a sabedoria sobre as circunstâncias do que o controle. Vamos ver se dará certo. Creio que sim!
Primeiramente meus parabéns pelo site, achei fantástico estou lendo tudo.
Tenho transtorno bipolar e fiz tratamento com remédio durante 2 anos (topiramato) conheço a Low carb e cetogenica há uns 4 anos, porém nunca consegui seguir a risca pois não conseguia me livrar do açúcar!
Me reconheço em cada descrição sua sobre a cura de vários sintomas através da cetogenica, estou agora numa nova tentativa de entrar em cetose, lanço tudo o que consumo no fat secret e tenho uma dúvida sobre o adoçante tanto o xilitol como o eritritol, que são os que utilizo, poderia me ajudar?
Quando lanço esses adoçantes no fat secret ele nos mostra grande quantidade de carbos e calorias, seria correto utiliza-los ou você faz uso da sulcralose que é bem menos carbos e calorias ?
Desde ja agradeço sua atenção e disponibilidade, abraços!!
Lu, estamos juntas na luta da bipolaridade então. Nada melhor do que se livrar do trigo e açúcar (e ter uma rotina segura e estável) para tornar o quadro possível. Lu, preciso ser honesta contigo: não uso apps em hipótese alguma. Da minha experiência, eles agravam as “neuroses” dos meus clientes, que já têm uma tendência excessiva a viver com base em métricas. Preciso que eles aprendam a lógica e se sintam confortáveis no que estão fazendo.
Ou seja, não sei se é loucura do Fat Secret ou se há algo nas tuas receitas.
Mas, eu não indico xilitol como adoçante em cetogênica. Na low carb, ok. Na Keto, acho legal o uso do xilitol nos chicletes como mentos, porque alivia muito a compulsão. Mas, é como uma redução de danos, entende?
Não entendi o porquê do eritritol acusar níveis elevados de carboidratos. Ele tem virtualmente 0 carbs. Tu fez as medições direitinho? Inseriu a receita sem eritritol e com ele para ver a diferença?
Pessoalmente, já falei que peco bastante nos adoçantes. Fico com estévia para sobremesas e sucralose no café. Não tenho dinheiro para eritritol e nem tenho acesso a ele. Não estou sugerindo que se tome sucralose, pelo contrário. Tomo poucas gotas por dia. Se eu morasse ao lado de uma loja de suplementação e tivesse dinheiro, iria com estévia e eritritol certamente.
Veja se o fat secret está bem ajustado. Tenho muito medo desses apps que não conheço a pessoa que insere os dados e não sei de onde eles vêm. Sou suspeita apenas. Não estou dizendo que são ruins, eu só não confio cegamente neles.
Obrigada pelo feedback, na vdd o aplicativo me ajuda pra eu saber a quantidade de carbos q estou ingerindo.
Sobre o lançar dos adoçantes eu já lancei sozinho e em diversas opções pra comparar msm o que era melhor, mas você respondeu minha dúvida, vou usar o eritritol em receitas e já uso a sulcralose em algumas opções.
Obrigada e sucesso !!!
Eu fiz com farinha de côco, um dia que não tinha côco em casa e ficou delicia!
Fiz a receita e ficou maravilhosa. Estou há 10 dias em cetose e eliminei 2.800 kg . Super feliz
sugiro colocar uma sugestão na quantidade de adoçante, coloquei 4 colheres de adoçante culinário (mesma medida do açucar) e achei pouco, umas 5-6 ficaria top demais.
fora isso, a receita é maravilhosa!!
Quantas forminhas essa receita dá?
Olá, adoro seu site. Me ajuda muito!
Poderia tirar uma dúvida?
Dá pra fazer com o coco seco ralado (in natura) sem adicionar leite de coco?
Olá, adoro seu site!
Queria saber se posso usar o coco ralado (in natura).
Abraços
sim, com bom senso 🙂