Pizza Keto Fat Head: faça imediatamente [versão farinha de coco]

Pizza Keto Fat Head: faça imediatamente [versão farinha de coco]

pizza low carb keto farinha de coco

Nem sempre temos farinha de amêndoas em casa. Mesmo que ela tenha menos carboidratos do que a farinha de coco, a de amêndoas é bem mais cara e mais gordurosa (e pode ser mais difícil de encontrá-la). Mas, jamais desistiremos da boa pizza do fim de semana na Dieta Cetogênica por causa disso. Para resolver nossos “problemas”, fui atrás da mais perfeita receita de pizza Keto com farinha de coco.

Ouso dizer que a encontrei. 

É a pizza Keto Fat Head com farinha de coco.

Se você é um assíduo buscador de receitas Cetogênicas ou Low Carb em site norte-americanos, deve ter visto algumas receitas de pizza de baixo carboidrato com o título “Fat Head”.

O que é a pizza Fat Head?

É uma massa de pizza que leva queijo e nata (ou cream cheese) na receita. 

Notas legais para a sua saúde sobre pizzas na Keto: sim, a quantidade de queijo aumenta bastante na pizza Keto Fat Head. Muitas pessoas, em grande parte mulheres, têm problemas com laticínios. Fique de olho nas suas restrições pessoais.

Mas, por mais contraituitivo que pareça, esta massa com farinha de coco + queijo tem menos gorduras do que a massa feita com farinha de amêndoas (que é mais cara, mais gordurosa e tem mais carboidratos). No caso da pizza Fat Head, eu coloco menos queijo na cobertura também. Fica bem equilibrado. Faço uma BOA cobertura, seja com muito peixe, brócolis, azeitonas, corações de galinha e garanto meu ômega 3 ou meu consumo de miúdos.

pizza cetogenica low carb farinha de coco

Por que o nome Fat Head? De onde vem isso, Juliana?

O criador da receita original é o filho do comediante Tom Naughton que, em 2009, lançou um dos mais importantes filmes para nós, o “Fat Head”.

O filme é importante não porque ele é o filme da sua vida, mas porque ele foi um dos primeiros filmes com a coragem de rebater a Teoria dos Lipídios, de Ancel Keys, que manipulou estudos para convencer o Governo norte-americano de que gorduras saturadas nos matariam.

Há quase uma década, o filme de Naughton ousou mostrar como os estudos sérios seguiam comprovando a necessidade de gorduras para o funcionamento ideal do corpo humano – saturadas dentro.

“Fat Head” é uma forma divertida de entender como a Low Carb foi ganhando popularidade ao longo do tempo. E é uma excelente forma de dar risada aprendendo a base da Low Carb, se você está começando.

Bem, como esta receita faz parte do especial Fat Head, nada mais justo do que você assisti-lo aqui no site.

>> Clique e assista ao filme Fat Head com legendas <<

FAT HEAD FILME COM LEGENDA E PIZZA

A ideia do especial surgiu porque foi justamente o que fizemos aqui em casa: fazer a pizza Keto Fat Head para ver o filme Fat Head. Coisa de virginiano!

Não é apenas substituir a farinha. Há algumas modificações.

Qual farinha é a melhor para pizza: coco ou amêndoas?

Minha opinião pessoal: o gosto da massa com a farinha de amêndoas é superior, mas a textura com a de coco é melhor. Amêndoas têm mais gorduras. Coco tem mais carboidratos. Coco é mais barato. Enfim, testa ambas e me fala qual a sua preferida?

Chega de papo. Vamos à receita!

Quero me inscrever no Revolução Keto

Deixe seu email, que enviarei os melhores conteúdos para você!

Pizza Keto Fat Head: faça imediatamente [versão farinha de coco] 1

Pizza Keto Fat Head com farinha de coco

pizza keto cetogenica

Ingredientes:

  • 1 1/2 de queijo muçarela picadinho
  • 2 colheres de sopa de nata (ou cream cheese)
  • 2 ovos grandes ligeiramente batidos com um garfo ou fouet
  • 3/4 de xíc. de farinha de coco (uma xícara quase cheia)

Modo de preparo:

Mais simples, impossível. 

1. Pré-aqueça o forno a 220°C.

2. Unte a forma com gordura de coco ou qualquer gordura (acredito que a gordura de coco é a melhor das gorduras para untar, no sentido de não grudar nada).

3. Misture o queijo e a nata em uma tigela e leve ao micro-ondas por 1min. Mexa e leve novamente por mais 30seg.

4. Acrescente os ovos batidos e a farinha.

5. Amasse com as mãos até que fique bem homogênea. Será questão de segundos, porque esta massa é algo de outro mundo. A textura é firme, mas não é dura.

6. Espalhe a massa sobre a forma untada e vá ajeitando com as mãos até que cubra a forma inteira. Neste caso, eu recomendo que não deixe ela excessivamente fininha – apenas porque a textura da massa meio “pãozinho” é magnífica.

7. Leve ao forno por algo como 12 ou 15min – até ficar dourada. Quanto mais dourada, mais crocante nas bordas. Cuidado para não queimar, é tudo muito rápido nessa receita.

8. Coloque a cobertura da sua preferência.

Já falei que as pizzas cetogênicas aqui de casa sempre levam peixe. É minha forma de garantir a ingestão do ômega 3 que turbina meu cérebro. Atum ou sardinhas.

Vamos aos macros?

Macronutrientes da receita completa (APENAS DA MASSA, CLARO). A receita serve de 3 a 4 porções:

  • Gorduras: 72g
  • Proteínas: 61g
  • Carboidratos líquidos: 24,1g
  • Calorias: 1119

Macros: cuidado e seriedade com a informação.

Vou dizer que, sem sombra de dúvidas, o maior desafio do site é encontrar os macros precisos de determinados alimentos. Minha fonte principal é a database do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Eu não confio muito em apps e listas, porque os valores são sempre tão diferentes entre um lugar e outro. E não é pouca coisa a diferença.

Contudo, a database do USDA abrange, na maioria, produtos com marcas. E os valores podem mudar de marca para marca. Assim, uma comparação entre incontáveis fontes é necessária para compor cada lista de macros.

O macro mais difícil de encontrar até hoje foi o da farinha de coco. Após desistir dos apps e listas em português e inglês, abri dezenas de rótulos de variadas marcas e todas variavam bastante.

Neste caso, fui com os valores de calorias, gorduras, carboidratos e proteínas da farinha de coco listados no USDA, que mais condiziam com o valor médio encontrado nos rótulos.

Vou colocar os macros apenas desta farinha aqui embaixo para que você tenha uma noção. Vai que a sua farinha é diferente. Porém, devo avisar que os valores mencionados nos rótulos brasileiros eram simplesmente esquizofrênicos.

Faço este adendo não para você ficar neurótico com os números, mas, caso você tenha uma condição de saúde, pode ser importante para você a precisão na informação.

Estou trabalhando na grande lista dos cento e poucos melhores alimentos Keto (quase concluída!!!). É um trabalho de meses, que será publicado na sequência. Os valores abaixo estarão contemplados na tabela final aqui do site. Ativa o sininho vermelho no final da página para garantir que você receberá a notificação de que a tabela final foi publicada!

Macronutrientes da farinha de coco (fonte: USDA)

10g de farinha (1 colher de sopa)

  • Calorias 42
  • Gorduras 1,4g
  • Proteínas 1,7g
  • Carboidratos líquidos 2,3g

100g de farinha (1 xícara)

  • Calorias 429
  • Gorduras 14,3g
  • Proteínas 17g
  • Carboidratos líquidos 23g

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *