Pão de micro-ondas cetogênico com farinha de amêndoas

Pão de micro-ondas cetogênico com farinha de amêndoas

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
pão micro-ondas cetogênico low carb bolo de caneca pão rápido tortinha keto receita

Apoie o Revolução Keto

O maior portal de Dieta Cetogênica no Brasil só existe graças às doações dos leitores. Colabore você também.

Pão de micro-ondas é uma jogada de mestre. Cozinhar em lotes e ter tudo pronto na geladeira pode ser a meta mais sábia da dieta cetogênica. Mas, nem os mais virginianos, como eu, conseguem prever tudo o tempo todo. É justamente aqui que entra esta receita. O pão de micro-ondas keto pode virar tortinha, torta recheada, bolo, o que quiser. Pode ficar crocante ou fofinho, ser servido como lanche ou refeição principal.

Sempre que faltar comida pronta na geladeira, pense da seguinte forma:

Tenha recheios e acompanhamentos prontos no freezer: frango com azeitonas, carne moída com tomate ou latas de atum no armário. Um toque de orégano na massa e uma boa salada com oliva para acompanhar e era isso. A receita keto abaixo é feita com farinha de amêndoas – ou seja, leva menos gordura.

Clique aqui para acessar o pão de micro-ondas keto com farinha de coco

Pão de caneca cetogênico com farinha de amêndoas

Ingredientes do pãozinho keto

  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva (ou manteiga)
  • 1 colher de sopa de farinha de amêndoas
  • 1 colher de chá de fermento químico
  • Pitada de sal (meia colher de chá rasa)
  • Parmesão e orégano opcionais

Modo de preparo do pão de micro-ondas keto

Na xícara, mexa o ovo, o azeite, o sal e a farinha. Após mexer, acrescente o fermento e mexa novamente. Você terá aproximadamente 1/3 da xícara com massa. Mais do que isso e você corre o risco de transbordar, como na foto abaixo.

Coloque imediatamente no micro-ondas por, em média, 1min e 30seg. Você verá que o pão está pronto, quando as laterais desgrudarem da xícara e não houver parte líquida, crua, no centro.

Vire a xícara em um pratinho e dê leves batidinhas no fundo para que se solte completamente. Fatie e monte seus sanduíches!

pão micro-ondas cetogênico low carb bolo de caneca pão rápido tortinha keto receita
Quem nunca? 🙂
  • Dica: após fatiar, coloque as fatias no forno elétrico para atingir crocância.
  • Dica 2: coloque metade da massa na xícara, largue um recheio (atum, presunto e queijo, azeitonas e frango etc) e largue a outra metade da massa por cima.
  • Dica 3: você está se perguntando se pode fazer tortinhas recheadas? Sim, já experimentamos fazer mais massa e colocar em potes maiores no micro-ondas.
  • Neste caso, deixo três alertas: evite potes plásticos e busque vidro ou cerâmica; mantenha a regra do 1/3 de massa para não transbordar; não faça mais do que 3 receitas de massa por vez, porque o risco de ter massa crua no meio aumenta conforme o tamanho da receita.

Crie recheios bem densos e sirva com uma boa salada ou legumes. Jantar ou almoço cetogênico pronto em poucos minutos.

pão micro-ondas cetogênico low carb bolo de caneca pão rápido tortinha keto receita

 

 

5 Comentários

  1. Oi, Juliana, tudo bem? Gostaria de saber qual é a validade da farinha de amêndoas e quantas vezes por semana podemos comer o pão e/ou bolinho (cenoura ou limão). Obrigada.

    1. Adri, a validade estará no rótulo e, se for a granel, teu fornecedor te dará o prazo. Sobre quantas vezes pode comer, varia do teu objetivo com a dieta. Pães e bolos cetogênicos são usualmente vistos como luxo na dieta, alimentos especiais para ocasiões especiais.

      1. Gostei do Adri, então vou retribuir te chamando de Ju… estou te acompanhando desde novembro e eliminei 9 quilos, já conquistei 4 outros adeptos da revolução keto. Minha dúvida foi exatamente por isso… comprei a granel e a validade não veio indicada, como o Rio de Janeiro é muito quente, pensei se não deveria guardar na geladeira. Quanto a quantidade de vezes que podemos consumir o pão e o bolo, entendi que devem ser consumidos com moderação, como tudo na vida, então estou fazendo uma vez por semana e deixei o bolinho para o final de semana (duas vezes no mês). Estou muito feliz, com mais disposição, sem problemas ligados à digestão, consciente e mais magra, é claro! Você está de parabéns pelo conteúdo produzido e pelo apoio que nos dá através do site. Obrigada! Saúde! Sucesso! 👏🏻💪🏻😘

    1. Anna, quanta santa prudência a tua. A questão da pressão seria excelente a cetogênica, desde que tu tivesse monitoramento do médico pelo rápido ajuste de medicações (redução de medicação).

      MAS, a arritmia nos pega. Arritmia cardíaca e cetogênica ou até low carb não são exatamente amigos. Qualquer desequilíbrio eletrolítico torna tua questão ainda mais complexa. Nestes casos, é fundamental acompanhamento do cardiologista e conhecimento dele sobre a dieta.

      É mais prudente ir no carboidrato não refinado, baixo índice glicêmico para manter a estabilidade do que correr riscos de elevar estressores e gerar deficiências de potássio e outros eletrólitos que tocarão na arritmia.

      Ainda, em jovens, foi vista uma correlação entre BAIXO BICARBONATO (alcalinizante) e ALTO BETA-HIDROXIBUTIRATO.

      O que tenho visto? Quanto mais elevada a cetose, mais baixos os fatores alcalinizantes: bicarbonato, potássio, magnésio. Isso é um problemão, porque os rins usam bicarbonato justamente para segurar a acidificação do organismo. Se a cetogênica reduz bicarbonato, isso é uma questão séria para os rins e para o ritmo cardiaco – já que o bicarbonato é fundamental no ritmo cardíaco.

      E sabemos que não é só bicarbonato que perdemos em cetose. Potássio e magnésio seguem junto e também impactam coração diretamente. Então, talvez, não seja só meter pílulas prontas de eletrólitos para dentro. Ainda estou para ver algum quadro de saúde humana que uma pílula isolada cure. Pode ser que a relação do bicarbonato influencie todo o processo.

      Low carb e keto elevam risco de fibrilação atrial (afib): https://www.acc.org/about-acc/press-releases/2019/03/06/10/29/low-carb-diet-tied-to-common-heart-rhythm-disorder

      Necessidade de vigilância de ritmo cardíaco na cetose (mantenha o olho nos eletrólitos!): https://www.touchcardio.com/arrhythmia/journal-articles/cardiac-rhythm-vigilance-in-ketogenic-diet/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *