Manteiga de coco cetogênica caseira

Manteiga de coco cetogênica caseira

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
receita manteiga de coco cetogenica caseira docinho sobremesa keto

Apoie o Revolução Keto

O maior portal de Dieta Cetogênica no Brasil só existe graças às doações dos leitores. Colabore você também.

Manteiga de coco, um pequeno luxo cetogênico cujo preço assusta. Contudo, até mesmo o ser mais preguiçoso para cozinhar, como eu, aceitará os minutos necessários para preparar a manteiga de coco em casa. Afinal, a receita leva apenas um ou dois ingrediente e pode custar menos da metade do preço da comprada.

Um pote de manteiga de coco comprado custa algo como 45 reais para 400g de manteiga. O mesmo pote feito em casa com 1/2kg de coco ralado lhe custará algo como 14 reais e renderá a mesma quantidade de manteiga de coco: 400g de manteiga.

45 reais comprada. 14 reais feita em casa.

Aqui, para testar, fiz com apenas 200g de coco ralado (era o que eu tinha), que me renderam 150g de manteiga de coco. Sugiro que você prepare em quantidades maiores: a receita completa ou até mesmo duas receitas para poupar tempo.

Por que usar manteiga de coco se você pode usar óleo de coco?

receita manteiga de coco cetogenica caseira docinho sobremesa keto

Nas receitas de bombons cetogênicos (fat bombs) ou até nos doces e sobremesas cetogênicos, a manteiga de coco dará uma textura mais cremosa.

As fat bombs com manteiga de coco são algo de outro mundo e se tornam verdadeiros docinhos com baixíssimos carbs líquidos e alta gordura + fibra de excelente qualidade (quer TPM mais saudável do que essa?). Nos sorvetes, a textura também é melhorada. Enfim, a manteiga de coco deixa tudo mais macio, cremoso… E nutritivo, admitamos.

Experimente trocar o óleo de coco pela manteiga de coco em receitas como muffins, panquecas doces, waffles, smoothies, sorvetes e mousses. Acima de tudo, experimente preparar bombons com esta massa de manteiga de coco caseira.

Preciso dizer que minhas filhas comeram a receita pura? É uma delícia mesmo.

Experimente usar a manteiga de coco nas seguintes receitas keto:

Bem, vamos à receita de manteiga de coco feita em casa? Assista ao vídeo com o modo de preparo logo após as instruções!

Manteiga de coco cetogênica caseira

receita manteiga de coco cetogenica caseira docinho sobremesa keto

Ingredientes da manteiga de coco keto

  • 500g de coco seco ralado sem açúcar (leia o rótulo e verifique!)
  • 1 colher de sopa de óleo de coco (opcional)

Modo de preparo da manteiga de coco

  1. Tudo variará da potência e do tamanho do seu processador. Processadores maiores e mais potentes aguentarão que você jogue tudo e processe de uma única vez. Mas, em termos gerais, tenho algumas dicas:
  2. Jogue pouco mais da metade do coco ralado, algo como 300g, e bata bem por uns 8min.
  3. Durante o processo, pare alguns vezes para remover o coco que grudar nas paredes do aparelho com uma espátula e siga batendo. Caso falte coco e as lâminas não estiverem pegando os floquinhos direito, coloque mais coco ralado. Se seu processador for mais fraco, sinta-se livre para adicionar uma ou duas colheres de óleo de coco à mistura para ajudar a máquina.
  4. Assim que você tiver quase uma pasta, adicione o resto do coco e siga batendo por mais alguns minutos. Pare e mexa nas laterais com a espátula quantas vezes for necessário. A média de tempo total é 15min batendo até atingir o creme desejado. Sim, é um bom tempo batendo: não desista.

 

Uma vez prontinha, você pode adicionar essências variadas (baunilha, café, canela, adoçante, sal, o que preferir). Mas, é interessante deixar a manteiga de coco pura para abusar da versatilidade depois.

Agora, guarde em potes.

É possível guardar fora da geladeira se não estiver muito calor por aí. A manteiga de coco dura até 2 semanas sem refrigeração. O problema de guardar no armário é o gosto rançoso que o calor pode gerar no coco. Se guardar na geladeira, a textura será mais firme, como uma manteiga mesmo.

Macronutrientes da manteiga de coco caseira

A receita inteira (500g de coco + 1 colher de sopa de óleo de coco, que rendem uma média de 380g de manteiga de coco pronta) terá:

  • Calorias: 2520
  • Gorduras: 250g
  • Carboidratos líquidos: 36g
  • Proteínas: 24g

A porção de duas colheres de sopa (30g) terá:

  • Calorias: 210
  • Gorduras: 21g
  • Carboidratos líquidos: 3g
  • Proteínas: 2g

Assista abaixo ao vídeo da receita completa, onde me baseei para fazer aqui também! 

13 Comentários

  1. Ótima receita… acompanho a revolução keto a pouco tempo, dentre todos os benefícios que se pode obter, existe algum direcionado a portadores de dermatite atópica?
    Grato…

    1. Que boa pergunta e inusitada, Paulo. Bem, devo admitir que não pesquisei nada direcionado a isso, mas devo dizer que minha filha mais nova tem este exato problema e é alérgica a grande parte das frutas e grãos (e insetos, grama e o que mais tu pensar). No caso dela, a cetogênica é uma benção, mas possivelmente pela retirada dos alimentos que fazem mal (o leite cru que ela toma já a impediria de cetose certamente). Não tenho mais conhecimento sobre isso – se tu tiver, por favor, compartilhe!

  2. Desde que vi essa receita me deu muita na vontade de a fazer. Pois fiz e não acreditei na tamanha delícia, comi puro e é viciante. Lembra o recheio do bombom rafaello. Ameiii
    Muitíssimo obrigada por essa maravilha!!!
    :****

    1. Juju! O RAFAELLO CETOGÊNICO, MEU DEUS. Exato! Menina, Rafaello era uma das minhas perdições totais. Eu não cheguei a fazer bombons apenas com a manteiga, porque a utilizei para preparar os bombons de limão que divulgarei na próxima semana. Guarda um pouquinho para prová-los com o limão!

      1. estava fazendo com coco fresco, não deu o ponto de manteiga , então joguei tudo liquificador com água e fiz o leite de Coco.

        1. demora para caramba. Vi casos de 30min a 1h, dependendo do coco. Um segredo é colocar mais óleo de coco para dar o ponto. Foi o que tive que fazer. 🙂

  3. Ai que dó.
    Aqui em Campo Maior Portugal, ñ encontro coco seco, raramente tem em Espanha-Badajoz, mas as fronteiras estão fechadas.
    É nessas horas que penso o quanto de riqueza nutricional tem nosso Brasil.
    Eu fico a chupar o dedo kkkk.

    1. temos assaltos, sequestros e mortes nas estradas. MAS, temos o melhor acesso a alimentos do mundo. Quanto mais atendo todos os continentes, mais me convenço disso.

  4. Ju! Que bela ideia . Aqui faço leite de coco caseiro e o que sobra da peneira (o coco triturado no liquidificador) eu usei pra fazer essa receita porém não pegou o ponto. Será que pelo fato de eu ter batido ele com água quente pra tirar o leite ele não serve pra essa receita ? Obrigada

    1. Heve, tu usou o resto do coco que usou para fazer leite, isso? Em todas as receitas que usei esta fibra restante (não lembro o nome técnico desta sobra), deu errado. A textura é completamente diferente. Esta fibra é sensacional, mas não para substituições, ok? Jogue-a por cima de alimentos como suplemento de fibra mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *