Receitas com linhaça para a Dieta Cetogênica: o grande remédio para constipação

Receitas com linhaça para a Dieta Cetogênica: o grande remédio para constipação

constipação cetogênica receita linhaça amêndoas receitas naturais

Tenho horror a títulos milagrosos, mas este é justo. Os testes foram intensos por aqui e tenho um número substancial de casos bem-sucedidos (algo como 100%) para poder dizer que a linhaça é o milagre da constipação na Dieta Cetogênica (e da Low Carb, claro).

Vamos passar por algumas questões básicas da linhaça antes de vermos formas de consumi-la como um poderoso laxativo sem graves efeitos colaterais (ou seja, você fará seu “cocô de instagram”, como falo para meus clientes, mas sem passar o dia no vaso sanitário).

Cocô de instagram é o cocô lindo, que merece uma foto. Ele é macio, mas tem uma forma de cocô definida. Ele não suja seu popô ao sair e você não precisa fazer força ou esperar uma vida sentado.

Aqui, vale salientar a posição correta para ir aos pés, com as pernas levemente erguidas. Há quem use um banquinho para fazê-lo. É uma excelente ideia.

constipação cetogênica receita linhaça posição cocô cólon

Constipação na Cetogênica e na Low Carb: por quê?

Percebo claramente duas linhas de pensamento sobre a constipação entre os médicos Low Carb no mundo:

  1. aquela que diz que constipação é fruto de sensibilidade alimentar (neste caso, você precisa cortar algum alimento);
  2. aquela que diz que é falta de algo (neste caso, você precisa inserir algum alimento).

De toda forma, o porquê da constipação na Low Carb não está bem estabelecido aos meus olhos.

Como sempre, ao cruzar um tratamento, atuo no máximo de frentes possível: estabilização da mente, criação de uma rotina fixa possível, retirada de possíveis problemas e inserção de aliados. 

Tivemos melhoria em 100% dos casos atuando desta forma integrada. Foi a linhaça? Também. 

É fato que a linhaça é um dos mais antigos laxativos naturais na história da humanidade. Há mais de seis mil anos, ela é cultivada e consumida como uma das mais poderosas super foods.

Os benefícios variam entre saúde da pele, do coração, dos hormônios, redução do colesterol, contra o câncer e até mesmo contra o desejo de comer açúcar (entenda, querido cliente, quando eu implorar pela linhaça diariamente).

E, claro, a digestão.

Farinha ou semente inteira: como consumir a linhaça?

Consumir a linhaça inteira te fará perder muitos dos benefícios. O corpo não é capaz de digerir a semente – e grande parte do que estiver dentro do grão será perdido (ômega 3, magnésio, vitaminas, cálcio, ferro etc).

O óleo de linhaça, que fica dentro da semente, é por si só um remédio para constipação. Lembre-se como sua vovó usava óleo de rícino para enfrentar o problema e teste o óleo de linhaça para ver como você responde.

Mas, meus testes pessoais mostram que, para a constipação especificamente, a linhaça inteira pode ser até mais eficiente do que a moída em alguns casos. Não custa nada tentar ambas as formas. Caso opte pela inteira, lembre-se de consumir a moída também, pelos nutrientes dentro da semente.

Preciso moer a linhaça na hora de comer?

“Na hora” é sempre o ideal da nutrição. Justo. Mas, o Conselho Canadense da Linhaça (Flax Council of Canada – sim, isso existe) nos ensina: “a linhaça grosseiramente moída pode ser armazenada em temperatura ambiente por até 10 meses sem perder o ALA (ácido alfa-linoleico)” [ALA é um precursor do EPA e do DHA, que é convertido para esses ácidos graxos no corpo – em quantidades mínimas, não comparáveis a um peixe, é claro].

Então, faça como puder. É preferível comprá-la inteira e moer em casa, no liquidificador ou moedor. Caso não possa, observe a data de fabricação do produto e opte por uma farinha de linhaça fabricada há pouco tempo.

Por que a linhaça funciona?

Além do já mencionado óleo, a linhaça tem uma quantidade significativa de fibra insolúvel, que ajuda nos movimentos intestinais e na desintoxicação do intestino.

Também, há o fator da mucilagem na linhaça. A mucilagem é um tipo de fibra solúvel chave na saúde intestinal (na redução de colesterol e redução dos níveis de açúcar no sangue também).

Por que enfatizo a mucilagem? Por que fui viciada em laxantes químicos por muitos anos. Se você utiliza estes laxantes, pare imediatamente. Grande parte deles (os osmóticos) funciona de forma oposta à mucilagem: estes laxantes sugam a água das paredes do intestino e a levam para o meio do órgão, fazendo o bolo fecal ficar mais pastoso e mais fácil de ser eliminado.

Ou seja, com o passar do tempo, suas paredes intestinais ficam totalmente secas. É por isso que, quanto mais laxantes você tomar, mais precisará. Acredite, o fim desta novela é bastante trágico: sei por experiência própria.

Linhaça para constipação: duas receitas Cetogênicas

Passarei duas formas de consumir a linhaça. A primeira é como eu costumo recomendar aos meus clientes. A segunda é como indica meu terapeuta e professor, o nutricionista Carlos Lampert Filho.

Carlos nos ensinou a receita do chá de gergelim preto para constipação. Clique aqui para ler a receita e teste todas. Volte e me avise qual funcionou melhor para você.

As duas receitas que coloco abaixo são excelentes. A minha tenta englobar diversos fatores em um só: sabor doce, acolhedor e reconfortante; a linhaça; poder dos chás e temperos (a panaceia).

A receita do Carlos investe na facilidade e no poder do deixar a semente de molho antes de bebê-la, isso maximizará os efeitos da linhaça. Escolha a sua receita e boa viagem ao cocô de instagram.

Segue até o final do conteúdo para assistir ao vídeo em que entrevisto Carlos, com sua sabedoria sobre a Medicina Chinesa, Tibetana e Ayurvédica.

Leite de amêndoas com linhaça para constipação na Cetogênica (a panaceia Keto)

constipação cetogênica receita linhaça amêndoas

Ingredientes

  • 1 xíc de leite de amêndoas (faça em casa ou compre pronto da marca A Tal da Castanha)
    [Não tome das marcas Ades, Isola Bio ou Almond Breeze ou leite de amêndoas que contenham maltodextrina ou arroz no produto]
  • 1 colher de sopa de linhaça inteira ou moída (dourada ou marrom)
  • 1 pitada de canela, pimenta preta e cardamomo em pó (de preferência, moa a pimenta e esmague as sementinhas de cardamomo na hora)
  • meia colher de chá de psyllium e/ou chia (opcionais, mas ajudam)

Modo de preparo

Adicione todos os ingredientes ao leite de amêndoas em temperatura ambiente. Mexa na panelinha até ficar quentinho. Aguarde alguns minutos até engrossar e ficar morno. Tome antes de ir para a cama, especialmente em dias de ansiedade e compulsão por doces.

Linhaça fácil para constipação na Cetogênica

Não tem tempo para cozinhar? Não tem vontade? Esta receita para constipação na Cetogênica é para você. Em alguns segundos, você terá um dos mais poderosos aliados para voltar a ir aos pés.

Ao chegar em casa do trabalho, pegue um copo e coloque metade de água. Despeje uma colher de chá de linhaça. Deixe coberto ao longo da noite. Tome tudo pela manhã, antes de quebrar o jejum.

Sugestões: você pode inventar mil receitas a partir daqui. Mil. Bata esta mistura com couve, espinafre, limão e abacate, por exemplo. Teste o leite de amêndoas com linhaça e morango. Que tal leite de coco em vez de amêndoas? Whey isolado? Experimente variações!

Assista ao vídeo com Carlos Lampert Filho logo abaixo! 

Carlos é nutricionista há 29 anos e atua com Medicina Tibetana, Indiana e Chinesa de forma integrada, algo que desafia a ideia de complexidade – uma complexidade que só encontra paralelo em nosso próprio sistema corpo/mente.

Carlos é meu grande amigo, professor e terapeuta e atende em São Paulo, Florianópolis e Canoas. Acompanhe o conteúdo do nutricionista e sua agenda de cursos e atendimentos nas cidades de sua preferência no site do Espaço Bambuí.

9
Deixe um comentário

Faça login para comentar
avatar
1000
4 Sequência de comentários
5 Respostas nesta sequência
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário mais bem avaliado
5 Quantos comentaram
NéiaIlde CasottiRenata LimaJuliana SzablukZuleide Autores recentes
novos antigos mais votados
Renata
Visitante

Juliana, obrigada, e vou tentar. Vc disse que chegou a tomar 60 lacto purgas, isso mesmo? Eu não tenho movimentos peristálticos. Há anos que uso o chuveirinho todos os dias pra me encher de água e colocar tudo pra fora junto com os gases e a barriga deles. Antes eu fumava pra ir ao bh, mas começou a não funcionar tanto, embora expulsasse os gases, até que parei de fumar, e tudo parou de vez. Não tomo remédios, mas, remedio como citei. Não tenho dores e nem vontade de ir ao bh, e engraçado, como umas coisas, minha barriga fica remexendo e reclamando, mas espero a vontade e não vem, vou ao bh, sento por horas, nada, não funciona. Tudo isso pra perguntar se devo tomar a linhaça (à princípio optarei pela maneira fácil) e parar de usar o chuveirinho. Porque eu imagino que vou explodir além de não caber nas roupas, mas vc disse que ficou 32 dias sem… Ler tudo »

Zuleide
Visitante
Zuleide

Oi adorei as receitas com linhaça , venho usando a linhaça em sucos e até nos caldos quentinhos a noite qdo chegou do trabalho , e tem funcionado muito bem . Obrigada pelas receitas vou testar 😘

Ilde Casotti
Visitante
Ilde Casotti

Já fiz meu primeiro ontem, com leite de coco, linhaça, chia e coloquei umas gotinhas de baunilha organica. Hoje tomarei de novo, até fazer o tal “cocô de Instagram”.

Néia
Visitante
Néia

Fiz ontem só com água e tomei hoje pela manhã. No almoço comi o gergelim preto e a linhaça inteira misturado na salada. Incrivelmente no fim desta tarde tive o meu momento de rainha no banheiro, já fazia uma semana que eu não conseguia ir ao banheiro e toda vez que ia tinha que ser à base de laxante. Muito obrigada pela receita, eu já usei a linhaça outras vezes mas nunca tinha obtido esse resultado. Iniciei a dieta cetogenica a uma semana e me sinto ótima, já perdi 3 kg. Muita gratidão por todos os ensinamentos aqui😍😍😍😍bjs