Deficiências de minerais. A boa e velha novela da Cetogênica. Você lerá por aí que a Dieta Cetogênica só passa pelos problemas de minerais no primeiro mês. Direi que adoraria que isso fosse verdade. A deficiência de minerais varia por incontáveis fatores, como a capacidade do seu organismo de reter nutrientes, a inteligência dos seus pratos, seu consumo de líquidos, seu estilo de vida (corrido ou tranquilo) e, claro, SEU SONO.
Estes são apenas alguns dos fatores que mais influenciarão a questão dos minerais. O tempo que seu corpo levará para se adaptar à cetose é absolutamente variável. Você respeitou os meses de desaceleração na rotina? Tem respeitado o ciclo circadiano e ido cedo para a cama? Sua dieta é bulletproof coffee substituindo refeições? Como está a variedade de folhas no seu prato?
Quanto mais você desrespeitar o corpo, mais grave ficará a questão mineral e mais difícil e lento será contornar o quadro. O que você sentirá:
- Hiperaceleração (mental e na fala)
- Insônia
- Fraqueza muscular
- Cãibras
- Confusão mental
- Náusea
- Irritação
- Dores de cabeça
Isso pode persistir por muitos meses.
Utilizo dezenas de práticas para reajustar este problema. Já compartilhei com vocês o escalda pés com Sal de Epson que, ok, não é uma prática possível para quem vive uma vida insanamente corrida.
Portanto, hoje vou trazer a receita que deveria ter aberto a seção de receitas cetogênicas no site, o Ketorade.
Não temos repositores de eletrólitos sem açúcar no mercado. Se houver, me avisem, mas nunca encontrei. Vamos fazer nosso gatorade keto em casa. É muito simples, fácil e até saboroso.
Esta receita veio do Dr. Berry, que gosto bastante. Ele é autor da obra Lies My Doctor Told Me (as mentiras que meus médicos me contaram).
Leia este conteúdo até o final, porque, após a receita, deixarei umas observações bem importantes.
Receita Ketorade: o Gatorade cetogênico [repositor de eletrólitos]
Ingredientes
- 1 litro de água mineral (pode ser com gás para dar um efeito de refrigerante)
- Suco de meio limão ou lima (reserve a outra metade)
- 2 colheres de sopa de vinagre orgânico de maçã (sim, precisa ser orgânico)
- 1/4 colher de chá de sal light (possui menos sódio e mais potássio)
- 1/2 colher de chá de sal marinho ou rosa
- 5 a 10 gotas de estévia pura
- Temperos opcionais (1 toque de gengibre em pó, folhas de menta ou hortelã)
Modo de preparo
Adicione todos os ingredientes em um vidro (não use plástico nesta receita, devido ao poder corrosivo dos ingredientes). Pegue a metade da lima ou do limão que havia reservado e corte em fatias finas. Coloque as fatias dentro do vidro com os temperos opcionais. Adicione gelo se preferir.
Beba imediatamente.
Nota: o vinagre de maçã pode corroer os dentes com o passar dos meses. Se você beber vinagre ou ketorade diariamente, é preferível que o faça com um canudo de vidro.
Quando tomar o Ketorade?
O ketorade é excelente para ser tomado 30min antes do exercício físico. Na obra The Art and Science of Low Carb Performance, Dr. Stephen Phinney e Dr. Jeff Volek recomendam a ingestão de meia colher de chá de sal 30min antes dos exercícios como uma forma de suplemento para performance. O Ketorade nos dará isso.
Faça o download deste livro fundamental sobre Cetogênica e Low Carb para alta performance.
Lembre-se: inscreva-se no site para receber as novas receitas, pesquisas e conteúdos gerais sobre Cetogênica e qualidade de vida. Clique no sininho no canto inferior direito do site. Cadastre-se e receba os links clicáveis diretamente no seu celular.
Assista abaixo, em inglês, ao vídeo do Dr. Berry que originou este conteúdo.
6 Comentários
Sobre a carencia mineral, dos sintomas listados, vejo em mim principalmente a fraqueza muscular e a irritação; talvez seja por isso. Tenho cerca de 3 meses em dieta high fat. Substituir refeições por bulletproof coffee tambem me chamou a atenção, tenho reduzido. (meu café aliás, é diferente, troquei a manteiga por castanha _uma opção aos laticinios- e adicionei gengibre -contrabalanceia com o oleo de coco e a castanha no paladar e aumenta a termogênese; eu acho- , chamo isso de CapuccÍndio; porque é tipo um capuccino de índio rsrs, compartilho a receita se quiser)
Mas vamos lá, para repor eletrólitos, eu faço aqui um soro pra jejum, com:
1 colher de cha de potassio PA; 1 de magnésio PA, 1 de bicarbonato de sódio e 1 de sal de Guerànde (sal marinho francês extraido à mão, tem menos sódio que o sal do himalaia indicado na receita original do snake diet). Funciona bem pra mim esta solução em dois litros de água, mas a pergunta é: Posso adaptar o ketorade usando potassio puro e sal marinho grosso (sal de Guerande)?
Outra forma de reposição de minerais que já foi falada aqui é o caldo de ossos. Nunca tomei este caldo mas, aprendi a gostar do mocotó. Dizem ser uma boa fote de colágeno, e como tem ossos nele, deve ter minerais tambem, não? Por acaso seria esta receita nordestina uma boa alternativa cetogenica, devendo ser rebatizado pra Moketó??
P.S.: Meu Nataraja interno esteve dançando funk nos meus ultimos comentarios! Aguas agitadas, fervendo, ideias gasosas, muitas palavras, menos foco, desculpa qualquer coisa viu kkk; voltamos pra valsa, agua líquida novamente
Meu amigo, tu está mais para Rudra do que para Shiva. Brincadeiras à parte, teus comentários fazem meu cérebro ferver. Sim, corte o bulletproof. Eu jamais daria bulletproof pra ti. Excelente o gengibre e a castanha. Mocotó é sempre a segunda opção que indico quando o caldo de ossos não é possível. Um copo diário se estiver com problemas de nutrientes. Sobre o sal, não vejo por que colocar potássio puro. O Guerande já é muito rico nos minerais. No máximo, apenas troque o sal marinho da receita original pelo Guerande. Tu ficará com sal light + guerande. Mesmo assim, fique de olho nos sinais do coração. Caso dispare, corte o sal light.
Coma mais comida de verdade e menos gorduras puras. Durma. Caminhe de pé descalço no parque, no sol, sorrindo. Como diz minha professora de filosofia védica, menos intelecto e mais coração. Somente estas duas coisas já te trarão mais benefícios do que os suplementos no teu caso. Nosso. Ainda estou esboçando teu perfil, mas me parece que é por aí a situação.
Medite sobre Shiva. A destruição sim, mas, acima de tudo, aquele que apenas observa as manifestações do mundo.
Não queria ferver seu cérebro hahaha! Realmente eu gosto de enquadrar as coisas em metodologias e métricas, mais dança e coração será bom sim. Gratidão pelos livros e o retorno!
Fiz a receita em casa, e ao tomar, percebi um enorme gosto de vinagre. Checando a receita, vi que segui exatamente como descrito. Por curiosidade, fui checar a receita do vídeo, em inglês. Todas as quantidades bateram, menos a quantidade de água. No próprio vídeo a menina fala que usou “quart jar”, uma medida superior ao pint, que equivale a 32oz ou 950ml! Olhando pelo tamanho da jarra que usam, também percebe-se que ela não tem só 300ml nunca.
Ou seja, como fiz a receita com 300 ml, na verdade eu fiz ela em uma concentração 3 vezes maior do que deveria. Então acho que esse detalhe precisa ser ajustado, ali onde fica 300 ml colocar 950ml… Ou mesmo 1L.
Grande abraço, no mais, a receita é ótima
Thomas, verdade! Vou alterar ali. Gratidão. Peço desculpas, eu não faço mais este ketorade, prefiro usar o repositor de eletrólitos cramp block ou a receita do ketorade 2, que é mais potente. Mas, quando tomava este, eu fazia meia caneca. Era terrível o gosto, mas tenho 40 anos de idade. Como diz o Thomas de Lauer no vídeo sobre o suco de vinagre de maçã, “bebe e não reclama”.
Muito bebi suco de vinagre de maçã (algo como uma colher de sopa pra 100ml de água) até que um dia comecei a gostar. Mesma coisa para nutritional yeast ou colágeno.
Então, nem notei o sabor, porque era mais o benefício que eu buscava. Me passei. Obrigada novamente!
Por um lado foi bom porque fiz uma jarra da receita concentrada, e agora antes de tomar eu coloco 1/3 do copo dela e 2/3 de água, então a jarra de ketorade concentrado está durando mais na geladeira, e são ingredientes que não estragam, os sais, suco de limão(talvez se deixar muitos dias) e vinagre, então ótimo.