Guirlanda Cetogênica: a melhor sobremesa do natal Keto

Guirlanda Cetogênica: a melhor sobremesa do natal Keto

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Apoie o Revolução Keto

Faça sua doação para expandir
a Dieta Cetogênica no Brasil.

Já pensou servir uma guirlanda de sobremesa após a Ceia de Natal? Admito que meu pragmatismo me impede de comer coisas com os olhos no cotidiano, mas me dividi em duas quando vi esta sobremesa Cetogênica: é uma guirlanda e traz consigo uma simbologia muito preciosa.

Desde os tempos mais remotos, a guirlanda representa o eterno, pois não tem início ou fim. Aos pagãos, cristãos ou romanos, os materiais e as ocasiões em que eram usadas variava, mas o significado permanecia: uma celebração a tudo que há de eterno em nós – seja a natureza ao nosso redor ou a universalidade daquilo que compartilhamos para além das aparências. Ou seja, a união.

Sabemos que Juliana é movida pelo estudo disso tudo e ter uma guirlanda à mesa é algo que me comove fortemente. Portanto, aviso que farei esta receita aos seres da minha vida e a trago aqui para o site, propondo que a façamos e a sirvamos contando esta história e seu significado aos nossos entes mais queridos.

Um momento de pura gratidão e reconhecimento dos laços familiares que, por piores que sejam, são os inescapáveis eixos daquilo que viemos aprender. Então, abracemos as lições com coragem e alegria.

Sem mais delongas, vamos à receita desta sobremesa Cetogênica especialíssima, que tem duas partes: o merengue e o creme.

Você assiste ao vídeo da sobremesa ao final das instruções <3

Receita de Guirlanda Cetogênica: a sobremesa do natal Keto

melhor sobremesa natal cetogênica low carb doce receita vídeo

Ingredientes do merengue cetogênico

  • 90g de claras (claras de três ovos)
  • 75g de eritritol, sucralose ou estévia em pó (4 colheres de sopa rasas)
  • ½ colher de chá de vinagre branco

Modo de preparo do merengue Keto

  1. Bata bem as claras. Adicione o adoçante até chegar ao ponto de neve. Adicione o vinagre e mexa novamente com uma espátula ou colher.
  2. Coloque a mistura em formato de guirlanda em uma forma forrada com papel manteiga (veja como fazer no vídeo da receita).
  3. Leve ao forno em fogo baixo (entre 100 e 110 graus) por 30min, até começar a ficar dourada (fique de olho para não queimar as bordinhas!)

Ingredientes do creme da guirlanda

  • 300g de nata ou creme de leite de lata Nestlé
  • 50g de eritritol, sucralose ou estévia em pó (2 a 3 colheres de sopa rasas)
  • 1 colher de chá de essência de baunilha (será que fica bom com essência de panetone?!)

Modo de preparo do creme

  1. Bata bem a nata ou creme de leite. Acrescente o adoçante e bata novamente até ficar consistente. Adicione a essência de baunilha.
  2. Com uma colher, despeje o creme por cima da guirlanda de merengue (veja no vídeo).
  3. Finalize com as delícias que desejar: morangos, mirtilos, amoras, folhas de menta e alecrim (a simbologia do alecrim é uma história à parte, mas vale enfatizar que não deixe os verdinhos de fora da receita). Ainda, faça uma versão mais quente, com nozes, castanhas e macadâmias em lascas finas com canela e noz moscada.

O céu é o limite. Crie sua guirlanda de acordo com o sentimento do seu coração, seja ele um belo frescor aos tempos que se iniciam ou um calor necessário em tempos de tanto distanciamento. Crie-a, acima de tudo, com este imenso significado de que, ali, no prato, há a maravilhosa história da humanidade inteira.

Tenho certeza de que os criadores desta receita cetogênica não fazem ideia do tamanho dela. A grandeza do que fazemos está sempre dentro de nós. Seja grande, minha amiga. Seja grande e tenha um Natal Belíssimo. 

Obs.: esta sobremesa serve 12 porções. Se feita com as frutinhas, cada porção terá 2,7g de carboidratos líquidos!

 

Deixe um comentário

Faça login para comentar
avatar
1000
  Receba notificações por email  
Notificações de