Festa junina Cetogênica [rapadura, quentão e… pipocas?]

Festa junina Cetogênica [rapadura, quentão e… pipocas?]

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Seja membro do Revolução Keto

Entre para o grupo restrito no Telegram, receba conteúdos exclusivos e participe de lives e debates.

Uma das celebrações que mais representam o Brasil, a Festa Junina está parada em tempos de pandemia. Vou sugerir que mantenhamos a tradição em nossas casas e aproveitemos que as guloseimas terão que ser preparadas por nós – façamos as versões cetogênicas. Neste breve conteúdo, reúno três receitas cetogênicas que não podem faltar na nossa festa junina: rapadura, quentão e quentão de vinho (vinho quente).

No final do conteúdo, discutiremos a questão das maravilhosas pipocas: posso ou não posso comer pipocas nesta ocasião?

As três receitas são muito simples e espero que, mesmo nesta simplicidade, consigam promover um dia especial nas famílias tão devastadas pela pressão e pelo estresse deste momento.

Mais do que em cardápios elaborados, invista em brincadeiras e decoração. Tudo é válido para lembrar as crianças (e o cônjuge) que ainda temos alguma leveza, mesmo que em momentos especiais.

Aceito sugestões de outras receitas juninas cetogênicas que você tiver aí. Envie links nos comentários ou nos conte como faz seus petiscos antes de pular a fogueira!

Receitas cetogênicas para sua Festa Junina

Rapadura Cetogênica

receita rapadura cetogenica sobremesa low carb doce

Manteiga, baunilha, adoçante e amendoins fecham este clássico brasileiro conhecido como Peanut Brittle nos EUA. Vegano? Experimente trocar a manteiga por pasta de amendoim e levar à geladeira.

Quentão Cetogênico

quentão cetogênico low carb receita

Um quentão que gaúchos, como eu, desconhecem completamente. Adoro receitas regionais por isso, nos transportam para as casas e tradições que ignoramos, nos expandem enquanto povo. Cachaça, cascas de frutas cítricas e temperos diversos asseguram que uma das receitas mais típicas desta época se mantenha mesmo na restrição de açúcar.

Quentão de vinho Cetogênico (vinho quente)

quentão cetogênico low carb receita vinho

Um clássico gaúcho. Te convido a pegar teu cobertor de lã, tuas pantufas e acender a fogueira para iluminar o céu cinzento desta época do ano aqui no sul do país. Esta receita está presente em todas as festas juninas do Rio Grande do Sul e leva vinho. Contudo, uma cliente de uma das cidades mais tradicionais do estado, Pelotas, desenvolveu uma forma de criar um quentão cetogênico sem vinho, usando hibiscos.

Pipocas na Dieta Cetogênica

Possivelmente, você fará pipocas para as crianças e resistir a elas será um desafio. Então, já adianto: é possível encaixá-las com muito bom senso. Experimente fazer alguns dias de uma cetogênica muito limpa, com proteínas e folhas refogadas na gordura apenas. No dia da festa, fique atenta aos dados abaixo.

Uma porção de pipocas tem, em média, de 4 a 5 xícaras de pipocas estouradas. Isso equivale a duas colheres de sopa do milho não estourado. Esta porção contém 30g de carboidratos totais.

Macronutrientes da pipoca por xícara:

Cada xícara de pipoca já estourada terá (USDA):

  • 5g de carboidratos totais
  • 4g de carboidratos líquidos

A Dieta Cetogênica permite um teto de 50g de carboidratos totais ou 25g de carboidratos líquidos ao dia. Coma sua pipoca.

 

Receba notificações por email
Notificações de
guest
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Carmen
Carmen
1 mês atrás

Com 69 posso fazer a dieta keto ou cetogênica .. Tenho inflamação no intestino , estômago e hipotiroidismo.. gratidão amada.. espero resposta daí entro em contato contigo.. Carmen Regina

Camila Castro
Camila Castro
4 dias atrás

eu tenho uma dúvida, com relação as bergamotas kkkkk
Para nós gaúchos isso é mais que tradição, ao entrar na dieta, terei que abandonar essa frutinha de vez?