Doce de coco com Whey: 02 sobremesas cetogênicas rápidas e lindas

Doce de coco com Whey: 02 sobremesas cetogênicas rápidas e lindas

Doce de coco com Whey: 02 sobremesas cetogênicas rápidas e lindas 1

Manhê, o que tem de sobremesa? Quem tem filhos pequenos e cruza um almoço agitado e a pilha de louça da família, possivelmente não pensa na sobremesa. Meu foco geralmente é apenas conseguir atravessar a refeição.

Nas sextas-feiras, cozinho as refeições do fim de semana. Para mim, duas crianças em casa significa tempo nulo de cozinha. Por isso, mantenho a parte alimentar pronta. Também, tenho cursos ligados à saúde todos os sábados e considero sexta-feira o dia ideal para preparar os pratos da família.

Sugiro que a noite de sexta vire um happy hour funcional, em que você se dedica à cozinha para ter tempo ao que importa dali para a frente: família, estudos, sono, parque, repouso.

Dito isso, é comum que a mamãe aqui esqueça da sobremesa.

O que fazer de sobremesa em poucos minutos, que é o tempo entre a demanda e a gritaria?

Fim de semana desses, joguei coisas na panela e deu muito certo. Compartilho duas versões desta receita contigo: sem ovos e com ovos.

Pode parecer sempre a mesma coisa de coco, mas há truques no modo de preparo da receita que fazem sim muita diferença no sabor final de uma sobremesa cetogênica. Hoje, você vai aprender um destes truques.

Obs.: é importante minha honestidade aqui. Eu realmente jogo as coisas na panela e vou provando. Nunca meço nada, porque não tenho tempo pra isso. Portanto, eu vou tentar lembrar das medidas, mas sempre se sinta livre para alterá-las.

Doce de coco com whey – sobremesa Cetogênica 1

sobremesa receita cetogênica coco whey doce

Ingredientes do doce keto com whey

  • 200g de coco ralado fino congelado (considero o sabor superior e a delicadeza do coco mais agradável à boca)
  • 100ml de leite de coco integral não adoçado (uso Sococo, mas pode ser Copra, Ducoco ou qualquer boa marca)
  • Estévia ou eritritol a gosto (eu costumo abusar um pouco na quantidade de estévia. Coloquei algo como seis ou sete saquinhos)
  • Uma colher de chá de essência de baunilha
  • Duas colheres bem cheias de nata
  • Um toque de canela e de cravo
  • 3 scoops de Whey Protein Isolado de Coco (baixíssimos carboidratos).

Whey na sobremesa cetogênica?

Sim, o Whey faz toda a diferença. Diria que o Whey é o leite em pó da Cetogênica. Ele dá a textura, o doce, o sabor e, claro, com qualidade nutricional muito superiora à do leite em pó.

Não sou uma ávida consumidora de Whey, então, não conheço as melhores marcas de cor. Fiz um bom estudo do Whey para desenvolver meu próprio protocolo de redução de colesterol (whey é excelente pela lactoferrina), mas fui mais pela questão funcional do que pelo sabor.

Contudo, posso afirmar que o melhor tipo de Whey na Dieta Cetogênica é o isolado, pela qualidade e pelo baixo número de carboidratos. Sempre leia o rótulo do produto antes de comprar e, claro, avalie o que sua carteira pode pagar, já que é uma forma mais cara de Whey.

Modo de preparo desta sobremesa cetogênica

Coloque tudo na panela, aqueça um pouco em fogo baixo e desligue o fogo. Deixe tudo pegar o gosto do coco por uns 10min. A temperatura estará morninha. Pronto.

No inverno, sirva quentinho (não coma gelados no inverno, por favor. Ajude seu organismo). No verão escaldante, a sobremesa pode ser levada à geladeira.

Doce de coco com whey – sobremesa Cetogênica 2

sobremesa receita cetogênica coco whey doce com ovos

Quase os mesmos ingredientes. Observe na foto como a segunda versão fica mais amarelinha. Aqui, vamos apenas acrescentar ovos para dar um toque de creme inglês.

Dica da proteína para compulsão: eu acrescento ovos em tudo, porque a proteína animal é o que me traz saciedade. Já percebi que doces como chocolate amargo, nata com cacau, qualquer coisa que seja apenas gordura tende a me levar a comer mais e mais. Sobremesas e doces cetogênicos, para mim, sempre devem ter proteína.

Veja se você não sente o mesmo por aí.

Esta versão com ovos ficou excelente. Foi a favorita do marido. Eu preferi a primeira, mas fiquei com a segunda pela saciedade com porções menores.

Existe um truque muito importante para que a sua sobremesa não vire apenas uma omelete doce cetogênica. Preste atenção aos detalhes no modo de preparo.

Ingredientes do doce keto com whey e ovos:

  • 5 ovos caipiras
  • 200g de coco ralado fino congelado
  • 100ml de leite de coco integral não adoçado
  • Duas colher bem cheias de nata
  • Estévia ou eritritol a gosto
  • Uma colher de chá de essência de baunilha
  • Um toque de canela e de cravo
  • 3 scoops de Whey Protein Isolado de Coco

Atenção ao preparo!

Modo de preparo desta sobremesa cetogênica

  1. Coloque tudo na panela, aqueça um pouco em fogo baixo e desligue o fogo. Deixe tudo pegar o gosto do coco por uns 10min. A temperatura estará morninha.
  2. Bata de leve os 5 ovos com um garfo em um pote separado. Acrescente os ovos batidos à panela.
  3. Mantenha o fogo o mais baixo possível.
  4. Levante a panela da chama para diminuir ainda mais o calor. Você também pode alternando: tira do fogo, coloca no fogo, tira do fogo, coloca no fogo. Isso é para garantir que a sobremesa não ficará quente demais. Ela precisa estar sempre morninha apenas.
  5. Mexa muito. Sem parar. Sem parar mesmo. Quando estiver cremoso o suficiente para você, apague o fogo e sirva quentinho.

Le Cordon Bleu (chiqueza do último)

Perceba: o modo de fazer desta versão da sobremesa é a mesma do clássico ovo mexido francês. Este truque de nunca aquecer os ovos demais garantirá que não ficarão pedaços de ovos, mas sim um creme.

É assim que você saberá se acertou ou não: se ficaram pedaços de ovos, aqueceu demais. Se ficar apenas um creme, em que o coco é a única coisa sólida na sobremesa, acertou.

Vou deixar um link abaixo do modo de preparo da omelete francesa só para você ver a diferença no preparo entre um ovo mexido padrão e o francês – não é um vídeo da sobremesa em si, só dos ovos. Já coloco a partir do ponto certo do vídeo: 2:22.

Minhas galinhas estão todas metidas agora. Da mão suja de coco de frango ao Le Cordon Bleu. Coisas de Juliana Szabluk. 

Até a próxima receita! Te inscreve no site para receber, claro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *