Como substituir o cream cheese nas receitas cetogênicas?

Como substituir o cream cheese nas receitas cetogênicas?

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
cream cheese substituto receitas cetogenicas low carb vegana vegetariana

Seja membro do Revolução Keto

Entre para o grupo restrito no Telegram, receba conteúdos exclusivos e participe de lives e debates.

Nada contra cream cheese, além do preço e da chance de que laticínios não estão exatamente em falta na sua dieta. Ainda, a quantidade de calorias do cream cheese é gigantesca e ele pode ser um problema caso você seja vegano e não consuma produtos de origem animal.

Para todos estes casos, apresento algumas substituições cetogênicas ao cream cheese. Experimente todas, porque cada uma ficará melhor dependendo da aplicação (coberturas, bolos, cheesecake, mousses etc).

Seja membro do Revolução Keto
Entre para o grupo restrito no Telegram, receba conteúdos exclusivos e participe de lives e debates.

Cream Cheese Vegano Cetogênico

  • 1 xícara de tofu bem firme
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco derretido
  • 2 a 3 colheres de sopa de suco de limão
  • ½ colher de chá de sal

Bata tudo no processador ou liquidificador e leve à geladeira.

Cream Cheese de Ricota e Iogurte Keto

  • Ricota
  • Iogurte Natural bem drenado

Você precisará drenar bem sua ricota e seu iogurte natural. Separe dois panos de prato limpos. Coloque sua ricota sobre um dos panos e seu iogurte natural sobre o outro. Fixe os panos sobre potes para que a água escorra por um mínimo de 1h. Após drenarem, bata na proporção 1 para 1 até chegar à quantidade de cream cheese indicada na receita original. Exemplo: 100g de ricota para 100ml de iogurte: ambos já drenados.

Iogurte natural na Cetogênica?

Aqui, a dica é usar o mínimo possível e drenar o máximo de tempo possível para que o açúcar escorra juntamente com o soro. Deixo o meu iogurte drenando algo como 6h ou 8h. Este é o que eu chamo de falso grego.

Substituindo Iogurte Natural por Kefir

Se você não quiser arriscar o iogurte drenado devido ao alto índice insulinêmico do alimento, você pode usar o kefir no lugar do iogurte natural drenado em qualquer uma das opções deste conteúdo. A quantidade, neste caso, variará de acordo com o tempo de fermentação (muito tempo de fermentação poderá deixar a receita ácida demais. Observe e coloque aos poucos).

Importante: não use kefir nas receitas que irão ao fogo, claro. Isso matará os micro-organismos e tirará o propósito do kefir. 

Bônus: duas opções rápidas para substituir o Cream Cheese

  • Só este iogurte natural muito bem drenado (acima de 8h drenando) já dá um ótimo substituto para cream cheese.
  • Você também pode bater apenas a ricota no processador para substituir. Se quiser uma cremosidade maior, adicione uma colher de gordura, como requeijão ou manteiga de coco. Se for usar apenas ricota, indico que adicione algumas gotas de limão para imitar a acidez do cream cheese.

Cream Cheese de Nata Cetogênico

Você usará uma parte de nata para uma parte de iogurte natural bem drenado ou kefir. Exemplo: 1 xícara de nata para 1 xícara de iogurte natural bem drenado. Bata tudo no liquidificador.

Cream Cheese Keto de Cottage

  • Queijo Cottage
  • Nata ou Creme de Leite

Na proporção 1 para 1, bata o queijo cottage com a nata ou com o creme de leite.

Cream Cheese de Chia e Kefir

Parece mentira, mas não é. O kefir é líquido demais para ser um substituto sozinho para o cream cheese. A chia entra como a melhor parceira na tarefa de dar firmeza.

  • Kefir
  • Chia

Em um pote, coloque a quantidade de kefir igual à indicada de cream cheese pela receita original. Exemplo: na sua receita, o indicado era 200g de cream cheese e você colocará 200g de kefir no pote. Adicione 1/4 de xícara de chia. Aguarde de 30min a 1h sem tocar no pote. Não mexa no pote! Após este período, use esta mistura como substituição ao cream cheese ou coma diretamente, como um delicioso pudim.

Você tem alguma carta na manga para substituir o cream cheese aí? Compartilha com o site, que eu somo ao conteúdo!

Receba notificações por email
Notificações de
guest
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
FERNANDA MARIA SANTOS
FERNANDA MARIA SANTOS
3 meses atrás

Uma boa alternativa, seria a pasta de castanha de caju (demolhada) e processada com o mínimo de água. Essa base é perfeita, podendo ser adaptada como requeijão, queijo vegano, molho branco e leite vegetal (depende da quantidade de água e modo de preparo). Beijos