Caldo de Ossos: a única receita obrigatória na Dieta Cetogênica

Caldo de Ossos: a única receita obrigatória na Dieta Cetogênica

caldo de ossos keto low carb

Não há site de Dieta Cetogênica digno de ser lido que não fale sobre a importância do caldo de ossos. Eu me corroía por dentro por nunca sobrar tempo de trazê-lo para cá e fico feliz pela oportunidade.

O caldo de ossos ajuda na saúde dos ossos (claro), juntas, músculos, pele, cabelos e unhas, sistema imunológico, metabolismo etc.

Mas, ele é especialmente importante na Keto e na Carnívora, porque é uma forma excelente de minimizar o efeito terrível da excreção de minerais pelos rins que ocorre em ambas as dietas (em Low Carbs bastante restritivas quaisquer).

O caldo de ossos te dará os quatro eletrólitos mais importantes, que comumente ficam deficientes na cetogênica por este motivo: sódio, cálcio, magnésio e potássio.

Ainda, é um elixir para reconstituir tecidos por causa do colágeno, uma necessidade que infelizmente é mais comum do que imaginamos.

Todo plano alimentar cetogênico contém caldo de ossos diário no primeiro mês, mas eu estenderia este prazo por mais algum tempo (para o resto da vida, se possível).

Indicações:

  • Se você sentir cãibras, fraqueza muscular, fadiga, confusão mental e outros sintomas que acusam falta de minerais na keto e na carnívora, tome caldo e durma bastante.
  • Se você tiver problemas no trato intestinal, inflamações, dores em articulações, tome caldo e durma bastante.
  • Se você estiver perto da linda idade dos 40 anos e for mulher, troque seu suplemento de colágeno por caldo e durma bastante.
  • Se você for uma criança e tiver graves problemas de alergias, tome caldo de ossos e durma para recuperar microbiota (como minhas filhotas).
  • Enfim, tome caldo e durma.

caldo de ossos receita cetogenica

Tome caldo de ossos de uma a duas vezes ao dia. A minha dica é preparar o caldo de ossos apenas com os temperos e congelá-lo em pequenas porções.

Prepará-lo purinho vai permitir que você agregue o caldo às mais diversas receitas: coloque uma porção de caldo de ossos em um molho, outra na sopa de legumes, no creme de brócolis com ricota, onde puder.

Você também pode fazê-lo na versão sopa, como verá no vídeo mais abaixo.

Ingredientes Caldo de Ossos

  • 1 kg de ossos (com tutano). Sim, pode ter a carne junto. Se possível, coloque patas, articulações e vísceras junto.
  • Temperos: sal, cebola, alho, cúrcuma, pimenta preta, manjerona, orégano etc.
  • 3 colheres sopa de vinagre de maçã
  • 2/3 da panela com água

Modo de Preparo:

  1. Cozinhe por 3h para bovinos ou 2h para frango na panela de pressão. Pare na metade do tempo para completar com água.
  2. Coe e sirva.

Se o seu osso tinha carne junto, ótimo também. Esta carne se soltou durante o processo de cozimento. Pegue a carne e coma separadamente ou a desfie, processe e coloque de volta no caldo.

Colo abaixo o vídeo do Paleo App, mostrando como fazer. Considero um ótimo vídeo em português mostrando a receita do Caldo de Ossos. Eu não conseguiria fazer algo melhor.

 

 

5 Comentários

  1. Ju, eu adoro caldo de ossos, porém navegando no youtube encontrei a opinião de um doutor chamado Erick Berg, informando que caldo de ossos pode tirar a pessoa da cetose.

    Segue o vídeo que encontrei dele1:
    https://www.youtube.com/watch?v=mLzORHS-OzE

    Você poderia fazer um comentário sobre isso.
    Eu uso muito caldo de ossos a noite, é uma das minhas principais refeições. Já percebi que meu intestino funciona melhor quando consumo caldos a noite.

    Aguardo reposta,

    Bjs.

    1. Comento sim, até porque adoro o trabalho do Berg, tenho os livros dele e os considero os melhores sobre Cetogênica. Adoro a amplitude do trabalho dele, sendo ele um quiroprata e não médico estrito – creio que isso é um ponto positivo e não negativo como os norte-americanos gostam de criticar. Enfim, elogios à parte, o que eu diria:

      Se tu observar minha lista de alimentos permitidos na Cetogênica, verá que coloco como proibidos muitos alimentos possíveis. Mais do que possíveis, são alimentos que estão sim nas listas entregues pelos principais médicos de Cetogênica no mundo (Noakes, Westman etc). Tenho as listas oficiais destes profissionais comigo devido ao curso, mas, mesmo assim, não coloquei determinados alimentos no site, apenas nas listas que entrego aos meus clientes. Por quê? Porque eu não tenho como explicar cada mínimo detalhe no site, bem como não é possível eu saber das especificidades de cada leitor.

      Se eu fosse criar um texto de “proibidos” universal, a única coisa que ficaria seria azeite de oliva. Esta é a verdade. A única coisa universalmente aceita na Cetogênica é azeite de oliva. O resto todo pode ser proibido dependendo da quantidade e do paciente.

      Ou seja, é virtualmente impossível criar uma lista geral. Berg optou por colocar caldo de ossos não como proibido, mas como “cautela” no vídeo dele, o que não é de todo errado. Contudo, veja o porquê (assisti ao vídeo dele novamente aqui). É pelo excesso de proteínas, certo? Gostaria que tu te debruçasse sobre meu vídeo a respeito do excesso de proteínas na cetogênica.

      Em teoria, excesso de proteínas te tiraria de cetose sim. Contudo, não há registros disso ocorrendo. Não há um estudo ou relato sobre isso. É apenas uma cautela disseminada por todos os profissionais. Agora, é preciso um novo “contudo” BEM IMPORTANTE aqui: eu sempre trabalho com BOM SENSO. Após fazer aquele vídeo sobre não haver medo com relação às proteínas, recebi comentários de pessoas dizendo que comiam quilos de carne por dia. Exatamente por isso, não fiz nada sobre alimentos permitidos e proibidos ainda. Porque não existe bom senso na internet. A internet quer um passe livre ou uma proibição eterna. Isso é uma mentalidade doente. A pessoa está doente por enxergar a vida desta forma.

      Se tu me disser que está tomando seis litros de caldo de ossos diariamente, eu não te pediria para parar com o caldo de ossos, eu te pediria para parar com a insanidade, compreende? Sei que não é teu caso, mas foi um exemplo drástico para provar um ponto.

      Berg fala ali sobre a quantidade. Bem, pensemos que temos um leitor do meu site comendo 1kg de carne por dia, 10 ovos e 1 litro de caldo de ossos. Uma quantidade ignorante de proteínas animais. Não sei como o corpo desta pessoa responderá a este horror. Por isso, a única coisa universal que recomendo é o aparelho medidor de cetose. Só ele poderá nos dizer como é a resposta.

      Melhor ainda, as duas únicas coisas universais são o aparelho e o azeite de oliva. De resto, depende da pessoa.

  2. Desculpe-me pela pergunta… Mas onde compra os ossos con tutano? Existe algum lugar que venda apenas os ossos? Gostaria muito de fazer essa receita. Muito obrigada! Sua página é maravilhosa!

    1. Olá, Rosane! Você encontra em qualquer açougue… Moro numa cidade bem pequena e tem por tudo aqui. Em cidades maiores deve ter também. Converse com o açougueiro e peça ossos ou peças de carne que tenham ossos com tutano. Ah, já encontrei em supermercados inclusive. As patas de boi e galinha são um pouco mais difíceis de conseguir, admito. Mas, alguns açougues as vendem mesmo que seja sob encomenda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *