Caldo de Ossos, a panaceia Keto

Caldo de Ossos, a panaceia Keto

caldo de ossos keto low carb

Não há site de Dieta Cetogênica digno de ser lido que não fale sobre a importância do caldo de ossos. Eu me corroía por dentro por nunca sobrar tempo de trazê-lo para cá e fico feliz pela oportunidade.

Esta receita é da nutricionista Polyana Freitas, que passou seu modo de preparo desta pequena panaceia keto no Seminário Gaúcho de Low Carb.

O caldo de ossos ajuda na saúde dos ossos e juntas, pele, cabelos e unhas, sistema imunológico, metabolismo etc. Mas, ele é especialmente importante na Keto e na Carnívora, porque é uma forma excelente de minimizar o efeito terrível da excreção de minerais pelos rins que ocorre em ambas as dietas (em Low Carbs bastante restritivas quaisquer).

O caldo de ossos te dará os quatro eletrólitos mais importantes, que comumente ficam deficientes na keto por este motivo: sódio, cálcio, magnésio e potássio.

Praticamente todo plano alimentar cetogênico para iniciantes contém caldo de ossos diário no primeiro mês, mas eu estenderia este prazo por mais algum tempo. Em vez de ficar chupando sal ou suplementando bicarbonato de sódio (como eu tanto fiz), o caldo de ossos te dará grande parte dos minerais necessários com baixíssimo custo e da forma certa, através de alimentos de verdade.

Lembre-se que Stephen Phinney recomenda 5g de sódio por dia para ajudar a segurar estes eletrólitos no corpo. Você não pode sentir cãibras, fraqueza muscular, fadiga, confusão mental e outros sintomas que acusam falta de minerais na keto e na carnívora: tome caldo e durma bastante.

Se você não tem tempo de fazer caldo de ossos, bem, minha dica de chupar sal segue valendo. Algum grande especialista keto indicou tomar água morna com sal para colaborar. Sim, mas nenhuma dessas alternativas passa perto das maravilhas que o caldo de ossos fará por você.

Ingredientes Caldo de Ossos

  • 1 kg de ossos (de preferência com tutano)
  • Temperos: sal, cebola, alho, ervas
  • 3 colheres sopa de vinagre de maçã,
  • 2/3 da panela com água

Modo de Preparo:

  1. Cozinhe por 90min para bovinos ou 60min para frango.
  2. Coe e sirva.

Opção: acrescente carne e vegetais e já terá uma sopa repleta de colágeno para deixar a pele bem firme.

Acesse o site da Polyana Freitas para as melhores receitas Low Carb!
Siga Polyana no instagram.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *