Caldo de Ossos: a única receita obrigatória na Dieta Cetogênica

Caldo de Ossos: a única receita obrigatória na Dieta Cetogênica

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
caldo de ossos keto low carb

Assine a newsletter e receba novidades por e-mail.

O caldo de ossos é um grande aliado na Dieta Cetogênica e Carnívora, porque é uma forma excelente de minimizar o efeito da chamada gripe cetogênica ou gripe low carb, que ocorre em ambas as dietas nas fases de adaptação.

Não é preciso tomar muito diariamente. Uma pequena dose de 50ml por dia já é excelente. Prepare em grandes quantidades e coloque em pequenos potinhos ou até em formas de gelo no freezer.

Se você estiver fazendo a Dieta Cetogênica para emagrecimento, há algumas modificações na receita que peço que observe. Acesse o conteúdo sobre Caldo de Ossos e entenda as mudanças.

Por que tomar caldo de ossos? Indicações gerais

  • Se você sentir cãibras, fraqueza muscular, fadiga, confusão mental e outros sintomas que acusam falta de minerais na keto e na carnívora, tome caldo e durma bastante.
  • Se você tiver problemas no trato intestinal, inflamações, dores em articulações, tome caldo e durma bastante.
  • Se você estiver perto da linda idade dos 40 anos e for mulher, troque seu suplemento de colágeno por caldo e durma bastante.
  • Se você for uma criança e tiver graves problemas de alergias, tome caldo de ossos e durma para recuperar microbiota.

Tome caldo de ossos de uma a duas vezes ao dia até o restabelecimento da condição. A minha dica é preparar o caldo apenas com os temperos e congelá-lo em pequenas porções.

Prepará-lo purinho vai permitir que você agregue o caldo às mais diversas receitas: coloque uma porção em um molho, outra na sopa de legumes, no creme de brócolis com ricota e couve, onde puder.

Você também pode fazê-lo na versão sopa, como verá no vídeo mais abaixo.

Receita de Caldo de Ossos

Ingredientes

  • 1 kg de ossos (com tutano). Sim, pode ter a carne junto. Se possível, coloque patas, articulações e vísceras junto.
  • Temperos: sal, cebola, alho, cúrcuma, pimenta preta, manjerona, orégano etc.
  • 3 colheres sopa de vinagre de maçã
  • 2/3 da panela com água (panela sempre cheia, respeitando o limite de segurança)

Modo de Preparo:

  1. Cozinhe por 3h para bovinos ou 2h para frango na panela de pressão. Pare na metade do tempo para completar com água se a sua panela de pressão for pequena (3 ou 4 litros) ou siga direto até o fim se a panela for grande (6 ou 7 litros).
  2. Coe e sirva.

Se o seu osso tinha carne junto, ótimo também. Esta carne se soltou durante o processo de cozimento. Pegue a carne e coma separadamente em outras receitas. Gosto de processar esta carne e adicioná-la aos cremes de vegetais.

Colo abaixo o vídeo do Paleo App, mostrando como fazer. Considero um ótimo vídeo em português mostrando a receita do Caldo de Ossos. Eu não conseguiria fazer algo melhor.

 

 

 

25
Deixe um comentário

Faça login para comentar
avatar
1000
9 Sequência de comentários
16 Respostas nesta sequência
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário mais bem avaliado
11 Quantos comentaram
Fernanda de CarvalhoAdnaMarianaFlávia Rodrigues NunesViviane Pedrassani Autores recentes
novos antigos mais votados
Daniela Pena
Visitante
Daniela Pena

Ju, eu adoro caldo de ossos, porém navegando no youtube encontrei a opinião de um doutor chamado Erick Berg, informando que caldo de ossos pode tirar a pessoa da cetose.

Segue o vídeo que encontrei dele1:
https://www.youtube.com/watch?v=mLzORHS-OzE

Você poderia fazer um comentário sobre isso.
Eu uso muito caldo de ossos a noite, é uma das minhas principais refeições. Já percebi que meu intestino funciona melhor quando consumo caldos a noite.

Aguardo reposta,

Bjs.

Rosane
Visitante
Rosane

Desculpe-me pela pergunta… Mas onde compra os ossos con tutano? Existe algum lugar que venda apenas os ossos? Gostaria muito de fazer essa receita. Muito obrigada! Sua página é maravilhosa!

Rodrigo
Visitante
Rodrigo

vc acha que tudo bem fazer o calso usando só mocoto em vez dos ossos?

Heloisa Helena
Visitante
Heloisa Helena

Vc acha que osso buço,pé de galinha pode

Elaine Tavares
Membro
Elaine Tavares

Simplesmente sensacional! Gratidão pelo artigo. Tenho feito uso diário e adorando. Você poderia colocar aqui a tabela nutricional do caldo de ossos. Pesquisei e não achei em nenhum lugar. Desde já agradeço.

Viviane Pedrassani
Visitante
Viviane Pedrassani

Eu comecei a tomar hoje… Junto com o colágeno de pé de galinha.. total 100 ml

Flávia Rodrigues Nunes
Visitante
Flávia Rodrigues Nunes

Help Juuuuuu…
Fiz o caldo ontem, guardei na geladeira para hoje particionar e congelar. Por cima uma camada de um dedo de gordura, e por baixo o colágeno, lindo!!! Em um vídeo que assisti, também ensinado o caldo a pessoa disse para não jogar a gordura fora, usar para preparar outros pratos, usar essa gordura. Isso é real, ou não?
Essa gordura não faz mal, não é essa gordura que faz elevar nossos níveis de colesterol ruim. Uma gordura densa, chega a arrepiar só de ver.
Você aproveita essa gordura?
Ou descarta??
Obrigada Queridona!!!

Flávia Rodrigues Nunes
Visitante
Flávia Rodrigues Nunes

Oi Ju!
Sabe me falar se esse caldo tira da cetose ou dificulta o retorno a ela???
Obrigada!

Fernanda de Carvalho
Membro
Fernanda de Carvalho

Oi Juliana. Emagreci 62 quilos na loe carb que agora é praticamente cetogenica e sinto que estou com deficiencia de alguns nutrientes. Já fui no médico e estou aguardando os resultados de exames. Meus cabelos estao caindo muito e ouvi falar que pode ser falta de ferro e proteina. Você acha que incluir o caldo de ossos pode ajudar de alguma forma? Teria mais alguma dica para mim? Estou meio desesperada. Medo de acrescentar alguma coisa e engordar, medo de parar com o jejum e engordar, mas sei que preciso de mais nutrientes. O suco verde com couve e pepino um pouco de canela chia e linhaça, será que faz bem nesse quesito?