Caldo de Ossos: a única receita obrigatória na Dieta Cetogênica

Caldo de Ossos: a única receita obrigatória na Dieta Cetogênica

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
caldo de ossos keto low carb

Assine a newsletter e receba novidades por e-mail.

Não há site de Dieta Cetogênica digno de ser lido que não fale sobre a importância do caldo de ossos. Eu me corroía por dentro por nunca sobrar tempo de trazê-lo para cá e fico feliz pela oportunidade.

O caldo de ossos é a melhor suplementação de colágeno que existe. Ele ajuda na saúde dos ossos (claro), juntas, músculos, pele, cabelos e unhas, sistema imunológico, metabolismo etc.

Não é preciso tomar muito diariamente. Uma pequena dose de 50ml diária já é excelente. Prepare em grandes quantidades e coloque em pequenos potinhos ou até em formas de gelo no freezer.

O caldo de ossos é especialmente importante na Keto e na Carnívora, porque é uma forma excelente de minimizar o efeito terrível da excreção de minerais pelos rins que ocorre em ambas as dietas (em Low Carbs bastante restritivas quaisquer).

O caldo de ossos te dará os quatro eletrólitos mais importantes, que comumente ficam deficientes na cetogênica por este motivo: sódio, cálcio, magnésio e potássio.

Ainda, é um elixir para reconstituir tecidos por causa do colágeno, uma necessidade que infelizmente é mais comum do que imaginamos.

Todo plano alimentar cetogênico contém caldo de ossos diário no primeiro mês, mas eu estenderia este prazo por mais algum tempo (para o resto da vida, se possível).

Indicações:

  • Se você sentir cãibras, fraqueza muscular, fadiga, confusão mental e outros sintomas que acusam falta de minerais na keto e na carnívora, tome caldo e durma bastante.
  • Se você tiver problemas no trato intestinal, inflamações, dores em articulações, tome caldo e durma bastante.
  • Se você estiver perto da linda idade dos 40 anos e for mulher, troque seu suplemento de colágeno por caldo e durma bastante.
  • Se você for uma criança e tiver graves problemas de alergias, tome caldo de ossos e durma para recuperar microbiota (como minhas filhotas).
  • Se você estiver em fase de emagrecimento na cetogênica, faça o caldo de ossos, coloque na geladeira e remova a capa de gordura que se forma por cima. Guarde esta gordura e a utilize para cozinhar nos próximos dias (não descarte esta gordura, por favor!)
  • Se você estiver em fase de manutenção, pode usar gordura e caldo juntos, claro.

caldo de ossos receita cetogenica

Tome caldo de ossos de uma a duas vezes ao dia. A minha dica é preparar o caldo de ossos apenas com os temperos e congelá-lo em pequenas porções.

Prepará-lo purinho vai permitir que você agregue o caldo às mais diversas receitas: coloque uma porção de caldo de ossos em um molho, outra na sopa de legumes, no creme de brócolis com ricota, onde puder.

Você também pode fazê-lo na versão sopa, como verá no vídeo mais abaixo.

Ingredientes Caldo de Ossos

  • 1 kg de ossos (com tutano). Sim, pode ter a carne junto. Se possível, coloque patas, articulações e vísceras junto.
  • Temperos: sal, cebola, alho, cúrcuma, pimenta preta, manjerona, orégano etc.
  • 3 colheres sopa de vinagre de maçã
  • 2/3 da panela com água

Modo de Preparo:

  1. Cozinhe por 3h para bovinos ou 2h para frango na panela de pressão. Pare na metade do tempo para completar com água.
  2. Coe e sirva.

Se o seu osso tinha carne junto, ótimo também. Esta carne se soltou durante o processo de cozimento. Pegue a carne e coma separadamente ou a desfie, processe e coloque de volta no caldo.

Colo abaixo o vídeo do Paleo App, mostrando como fazer. Considero um ótimo vídeo em português mostrando a receita do Caldo de Ossos. Eu não conseguiria fazer algo melhor.

 

 

7
Deixe um comentário

Faça login para comentar
avatar
1000
3 Sequência de comentários
4 Respostas nesta sequência
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário mais bem avaliado
4 Quantos comentaram
RodrigoRosaneJuliana SzablukDaniela Pena Autores recentes
novos antigos mais votados
Daniela Pena
Visitante
Daniela Pena

Ju, eu adoro caldo de ossos, porém navegando no youtube encontrei a opinião de um doutor chamado Erick Berg, informando que caldo de ossos pode tirar a pessoa da cetose.

Segue o vídeo que encontrei dele1:
https://www.youtube.com/watch?v=mLzORHS-OzE

Você poderia fazer um comentário sobre isso.
Eu uso muito caldo de ossos a noite, é uma das minhas principais refeições. Já percebi que meu intestino funciona melhor quando consumo caldos a noite.

Aguardo reposta,

Bjs.

Rosane
Visitante
Rosane

Desculpe-me pela pergunta… Mas onde compra os ossos con tutano? Existe algum lugar que venda apenas os ossos? Gostaria muito de fazer essa receita. Muito obrigada! Sua página é maravilhosa!

Rodrigo
Visitante
Rodrigo

vc acha que tudo bem fazer o calso usando só mocoto em vez dos ossos?