Bolo de cenoura de caneca cetogênico: 5min para o paraíso

Bolo de cenoura de caneca cetogênico: 5min para o paraíso

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
bolo de cenoura cetogênico low carb - cobertura nozes caneca micro-ondas fácil receita

Seja membro do Revolução Keto

Entre para o grupo restrito no Telegram, receba conteúdos exclusivos e participe de lives e debates.

Foram dois meses ouvindo a filha de três anos pedindo bolo de cenoura. Até que sucumbi ao seu desejo, mas me mantive firme na minha praticidade. Precisava de um bolo cetogênico, rápido, que não fosse possível errar. É este bolo que vos apresento hoje: algo de outro mundo.

Esta receita é ótima pelas nozes, especial na Dieta Cetogênica para depressão e outros transtornos do humor, porque é rica em triptofano e serotonina, agindo diretamente na melhoria do intestino e, por consequência, da mente. A cenoura é um caso à parte, sendo difícil capturar todos os benefícios deste superalimento. Lembre-se de comprar as cenouras com suas folhas, a rama, e utilizá-las nas saladas.

Faço questão de subir o vídeo da receita deste bolinho cetogênico de cenoura milagroso, porque a massa tem seus truques. Eu errei a massa e o vídeo original me salvou. Espero que faça o mesmo por você. Assista ao vídeo da receita do bolo de cenoura keto mais abaixo!

Receita de bolo de cenoura de caneca cetogênico

Ingredientes do bolinho de cenoura Keto / Low Carb de micro-ondas

  • 1/2 xícara de cenoura ralada (100g)
  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa de manteiga derretida
  • 1 colher de sopa de nata ou creme de leite (teste com leite de coco, se preferir)
  • 3/4 de xícara (75g) de farinha de amêndoas bem fina
  • 10g de nozes
  • 2 colheres de sopa de eritritol
  • 2 colheres de chá de canela
  • 1 colher de chá de pumpkin spice (gengibre, noz moscada, cravo, pimenta jamaica, o que quiser)
  • 1 colher de chá de fermento

Mudanças que fiz aqui na minha casa: usei uma xícara inteira de cenoura ralada (200g). Usei três colheres de sopa de manteiga derretida e 90g de farinha de amêndoas (uma colher de sopa a mais, porque ficou muito líquida a minha massa). Usei apenas uma colher de sopa de eritritol, porque detesto o sabor. Temperos? Usei a canela, noz e cravo.

Modo de preparo do bolo de cenoura cetogênico

Assista ao vídeo abaixo, especialmente para pegar o ponto da massa.

 

  • Misture todos os ingredientes secos: farinha de amêndoas, temperos, fermento, eritritol e nozes.
  • Adicione os ingredientes molhados: cenoura ralada, manteiga derretida, nata/creme de leite.
  • Mexa. A massa é grudenta e bem fofinha.
  • Divida a massa em dois e coloque cada metade em uma xícara.
  • Coloque as duas xícaras ao mesmo tempo no micro-ondas por 5min ou 5min30seg. Atenção: a potência deve estar entre 700w e 800w (aqui, 7 ou 8, potência média). Isso garante que a cenoura ficará macia.
  • Para verificar se o bolinho de caneca keto está pronto, retire-o do micro-ondas e observe se ele está soltinho na xícara. Você verá as laterais da xícara limpas ao dar leves batidinhas na xícara com a mão. Se o bolo se soltar direitinho, é hora de desenformar. Se não, coloque mais 30seg ou 1min no micro-ondas.

DICAS PARA O BOLINHO DE CENOURA KETO

bolo de cenoura cetogênico low carb - cobertura nozes caneca micro-ondas fácil receita

  1. Não encha a xícara com a massa, porque ela sobe e pode vazar.
  2. Você pode assar no forno convencional: 175 graus por 15min.
  3. É possível fazer esta receita sem ovos. Neste caso, acrescente 1 colher de sopa de nata ou creme de leite à receita. A receita sem ovos, portanto, terá 2 colheres de sopa de nata/creme de leite. A textura muda e fica menos firme. Neste caso, prefira comer o bolinho direto na caneca em vez de desenformá-lo.
  4. Se você for substituir a farinha de amêndoas pela farinha de coco, experimente reduzir a quantidade de farinha pela metade. Em vez de 75g de farinha de amêndoas, você usará 30g ou 40g de farinha de coco (duas colheres de sopa não muito cheias). Sugiro que eleve a manteiga, colocando uma colher de sopa a mais.
  5. Eu só acrescento eritritol às minhas receitas quando as preparo para minhas filhas. Quando é para mim, faço sem adoçantes quaisquer e coloco estévia líquida na cobertura ou algumas gotas sobre o próprio bolinho pronto mesmo. Se você estiver sem eritritol, é uma boa alternativa.
  6. Opções de cobertura rápida: 1 colher de nata pura com adoçante e nozes quebradinhas, creme de coco, cream cheese com adoçante etc.

Macronutrientes da receita original

Macronutrientes da receita com farinha de amêndoas, nas proporções indicadas, com cobertura de cream cheese. A receita rende dois bolinhos. Estes dois bolinhos, juntos, terão:

  • Calorias: 444
  • Proteínas: 12,5g
  • Gorduras: 40g
  • Carboidratos: 19g de carboidratos totais ou 12,7g de carboidratos líquidos.

Leia também: quantos carboidratos devo comer para entrar em cetose?

(Receita via Sugar Free Londoner)

Receba notificações por email
Notificações de
guest
10 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Deize
Deize
2 meses atrás

Oi Ju.
Também sou gaúcha mas só te encontrei esta semana e ja maratonei vários vídeos teus no YouTube.
Resolvi SER cetogenica a pouco tempo atrás. Descobri que carrego o gene do Alzheimer ApoE3/4 e após ler alguns livros sobre o assunto percebi que a dieta cetogenica é minha melhor opção se eu quiser lembrar do meu filho até o último dia da minha vida.
Encontrar esta receita de bolo de cenoura Ingles low carb” foi como encontrar a felicidade para alguém que viveu metada da vida na Inglaterra.
Gratidão imensa a você por compartilhar tanto conteúdo de qualidade gratuitamente com todos nós que estamos começando a trilhar este caminho.
Beijossssss.

Gabriela Regina
Gabriela Regina
2 meses atrás

JU tudo bem?
Gostaria de saber se posso comer pasta de amendoim zero açúcar ?

Thiago Sperandio
Thiago Sperandio
2 meses atrás

Olá Juliana!
Eu fiquei numa dúvida: queria entender melhor sobre o uso da cenoura em dieta cetogênica, já que em média 100g contém 7g de carbos líquidos. Se a keto vai normalmente até 20g por dia, é necessário reduzir drasticamente os carbos nas outras alimentações, contando até mesmo do tomate ou laticínios, por exemplo?

Celia Ramos
Celia Ramos
1 mês atrás

Juliana, cheguei há pouco tempo e já estou amando tudo.. seu jeito rasgado e sem mimimi de ser… sua história de vida.. e principalmente sua missão nesse mundo, de educar e desmistificar a real saúde em tempos de tantos “especialistas de qualquer coisa”.. vc é “ducar*$%#” mulher!! Já quis comentar em vários posts, mas mineira que sou, me contive… mas nesse eu preciso.. pq pirei nas suas filhotas… ainnnnn lindezas da vida!! Parabéns por toda sua jornada.. e por presentear o mundo, não só com seus ensinamentos, mas com essas duas lindezas!!! E certamente vou fazer esse bolinho pq o meu de 10 anos tb não para de pedir bolo. kkkk Obrigada por tanto!!!

Celia Ramos
Celia Ramos
Reply to  Juliana Szabluk
1 mês atrás

Ainnnnnn a “Ju” (me sentindo intima, né?!) me respondeu!!!!! Hormoninhos da felicidade vão lá no topo!! 😀 E não foi só uma resposta… foi mais um ensinamento… a tímida aqui, com o eterno receio de “amolar”.. vai melhorar nesse ponto tb, o processo é macro, e isso aprendi por aqui, com minha Gaúcha Favorita.. rsss!! Ahhhh e tenho que dar o feedback do bolinho.. simplesmente maravilhoso!!! Mais uma vez, obrigada por tudo e por tanto!!