Artigos

Queda de cabelo na Dieta Cetogênica? Como evitar e consertar

queda de cabelo cetogênica low carb jejum

Você é uma das pessoas que começou a perder cabelo após emagrecimento rápido, em dietas de baixo carboidrato (incluindo a Cetogênica) ou durante a prática de jejum intermitente?

Neste caso, você precisa se tranquilizar acima de tudo, justamente porque o grande motivo para esta queda é o ESTRESSE.

Quando falamos de queda de cabelo em dietas, emagrecimento, pós-bariátrica ou jejum, observamos duas causas: estresse no sistema e deficiência nutricional. Obviamente, o termo estresse, aqui, passa longe da colocação popular e assume um caráter mais sério e científico.

Este estresse atuará diretamente sobre os folículos capilares. Por isso, atualizei este conteúdo sobre queda de cabelo com um breve vídeo, falando sobre como acordar os folículos com óleos baratos e massagem em casa. Assista ao vídeo abaixo e prossiga sua leitura para ver mais causas, métodos e suplementos indicados.

Pare a queda de cabelo com métodos simples

Por que os cabelos caem? Estresse.

A principal causa da queda de cabelo na Low Carb, Cetogênica e jejum é o chamado Eflúvio telógeno, uma perda ou enfraquecimento de cabelos temporária.

Neste caso, o alto estresse gerado no sistema leva a grandes números de folículos capilares a entrarem em estado de descanso. Em pouco tempo, o cabelo passa a cair apenas ao penteá-lo ou lavá-lo.

Este estresse pode ter sido gerado por restrição alimentar, desidratação ou falta de minerais. Ainda, por fatores que pessoas infelizmente associam à dieta, uma vida mal-conduzida durante estas dietas: aceleração do cotidiano, restrição de sono, uso excessivo de telas, rompimento do ciclo circadiano, conflitos relacionais etc.

Outra doença mais grave, que vale ressaltar rapidamente, seria a Alopecia areata, quando o sistema imunológico ataca os folículos capilares, gerando a queda de cabelo. Este ataque pode ser causado por diversos fatores, incluindo estresse.

Também, há vários estudos ligando o Hormônio liberador de corticotrofina, hormônio chave no estresse, à inibição do crescimento de cabelo, bem como à queda de cabelo. E já divulguei nas mídias sociais o primeiro estudo, em ratos, ligando a própria cetose à ativação do eixo e marcadores de estresse crônico. Algo que, possivelmente, está associado à fase de adaptação do organismo à cetose.

A perda de cabelo, nestes casos, acontece de 2 a 4 meses após o estresse e é, enfatizo, temporária. O cabelo volta a crescer de 2 a 3 meses após a perda, se o agente causador do trauma for cessado, é claro.

Independentemente da causa, a quantidade comum da perda é de 50% do cabelo e, geralmente, se resolve em um ano.

Neste período, é fundamental não passar por restrições excessivas. Portanto, remova todos os estressores do sistema: déficit calórico, corte excessivo ou abrupto de macronutrientes, exercício intenso, jejum, restrição de sono.

Insira tudo que regula o sistema: coma diversas vezes ao dia, mesmo que seja low carb ou cetogênico, yoga, meditação, aterramento, regulação de ciclo circadiano a todo o vapor. A meta é atenuar o estresse, entrando mais no sistema DESCANSO-DIGESTÃO (rest and digest, parassimpático) e saindo o máximo possível do sistema LUTA-E-FUGA (fight or flight, simpático).

Queda de cabelo na Cetogênica: deficiência nutricional

A deficiência nutricional também acusa estresse no organismo, é claro. Há algo errado e o corpo sabe disso. É colocar o corpo no “modo sobrevivência”, sobre o qual tanto conversamos aqui no Revolução Keto.

Se você restringe calorias e nutrientes, o corpo quer apenas se manter vivo – seus cabelos são a última coisa que importam a ele. Fecham-se, também, sistema imunológico e reprodutivo (fique atenta à amenorreia, parar de menstruar, nestas mesmas situações).

Quais nutrientes você deve observar?

Em termos gerais, biotina (vitamina B7), niacina (B3), ferro, zinco, folato e as vitaminas A e D.

Leia-se: aumente suas proteínas, por favor. Não esqueça as folhas verdes escuras. 

Um Complexo B metilado será bem-vindo e restringir proteínas não é a melhor ideia neste momento. Apenas tenha certeza de que está comendo as proteínas necessárias diárias. O Completo B que tenho indicado é o Two Per Day, da marca Life Extension. À venda no Mercado Livre.

Ainda, garanta que sua dieta segue minhas orientações: metade do prato “arco-íris cetogênico”. Diversidade imensa de folhas, berries, nuts, oliva, azeitonas, abacate, limão. Você precisa ter certeza de que deficiência de minerais e outros nutrientes não é o seu caso para poder atuar de outras formas.

Queda de cabelo na Keto: outras causas e soluções

queda de cabelo cetogênica low carb jejum

Vejamos alguns exames e mudanças no cotidiano que você pode fazer.

  1. Veja seus hormônios com seu endocrinologista, ok? Tenho visto muitas clientes em low carb ou keto há mais tempo, cujos níveis de estrogênio, testosterona e progesterona estão no chão e isso sim leva à queda de cabelo.
  2. Faça seus exames e veja se sua tireóide está em dia. Verifique os marcadores inflamatórios e nutrientes. T3, T4, T4 Livre, T3 Livre, anticorpos contra a tireóide (anti-TPO, anti-TG), Homocisteína, Proteína C Reativa, insulina, Vitaminas B, zinco, ferritina, Vitamina D.
  3. Massageie seu couro cabeludo. Estimule seus folículos.
  4. Aumente as calorias diárias (mínimo de 1.500 vindas de comida de verdade, não bulletproof coffee).
  5. Esqueça a cetose por alguns meses e eleve os carboidratos (água de coco, iogurte grego ou natural integral, cenouras, abóboras são excelentes pedidas).
  6. Durma. Cancele compromissos. Reduza o cotidiano ao máximo possível.
  7. Tome seu multivitamínico (exemplos: Centrum Mulher ou Stetic Hair, da Abbott)
  8. Hidrate-se. Duplique a água em temperatura ambiente, especialmente no verão.
  9. Suplemente com colágeno hidrolisado.

Fontes: saiba mais sobre queda de cabelo na Dieta Cetogênica

 

 

Receba notificações por email
Notificações de
guest
29 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ivani
ivani
1 ano atrás

Só um adendo. Tomar cuidado com o uso de biotina, (ingerida )pois interfere na dinâmica da tireóide. Segundo endócrinos me informaram.

Maria clara
Maria clara
1 ano atrás

Como saber se estou em cetose sem ter o medidor ?

Maria clara
Maria clara
Reply to  Juliana Szabluk
1 ano atrás

Obgda juju ! Venho de um histórico de bulimia, compulsão e início de anoréxia, seus vídeos e seus conteúdos estão me fazendo mudar , tenho apenas 16 anos , tenho uma família disfuncional e me identifiquei com você agora estou aqui ! Obgda , vc mudou minha mente . Estou feliz , estou em cetose ! Com o 4 dia da keto ♡

Maria clara
Maria clara
Reply to  Juliana Szabluk
1 ano atrás

Gratidão enorme por você com suas palavras , tudo que preciso escutar ou ler sempre que me sinto para baixo ! Um dia quanto eu tiver condições para ser sua cliente , eu estarei lá ! Mas até aqui nenhum dinheiro pagaria essa gratidão!
😘😘😘😘😇😘

Marina
Marina
1 ano atrás

Muito grata pelas informações. Aconteceu comigo essa queda de cabelo.

Erika de martino
Erika de martino
Reply to  Marina
1 ano atrás

Testa acontecendo comigo , mesmo tomando colageno com ácido iauronico 😓

Sabrina Liz Moreira Tollin
Sabrina Liz Moreira Tollin
1 ano atrás

Oi Jú, só pra variar acompanho diariamente o site, seus videos e artigos… virei sua fã de carteirinha mesmo pois você traz imensas informações relevantes de todos os aspectos da dieta cetogênica e não só pelo emagrecimento. Estou fazendo a dieta há uns 20 dias e os cabelos por enquanto estão normais, mas estou em cetose (medi pelo aparelho indicado de sangue), a boca está muuuuuuuuuuuuuito seca e com gosto ruim na boca principalmente ao acordar. Mas algo está me deixando encafifada… estou dormindo muito pouco, sofrendo com INSONIA brava (sempre tive mas aumentou) e pra minha surpresa não menstruei, o que deveria ter ocorrido essa semana… Devo ficar preocupada por conta da menstruação?? Ou provavelmente isso mês que vem normaliza?? Tenho certeza que não é gravidez… Gostaria de saber sua opinião e o que devo fazer primeiramente para seguir em frente. Me preocupocom o sono e já alterei algumas coisas na minha rotina para ver se tenho uma melhora no sono. Obrigada e beijos!!

Sabrina Liz Moreira Tollin
Sabrina Liz Moreira Tollin
Reply to  Juliana Szabluk
1 ano atrás

Obrigada Ju, eu mudei meu cotidiano e estou tentando melhorar mais depois de ler o conteúdo sobre insônia… pq esse mal acaba não só com a cetose, mas com o meu dia… passo o dia parecendo que estou de ressaca… uma sensação muito ruim mesmo que não desejo pro meu inimigo rsrsr… vou ver se essas mudanças me trarão algum benefício, mesmo que pequeno de início… obrigada mais uma vez!!

Julio Vicente
Julio Vicente
1 ano atrás

Aconteceu comigo também há +/- 1 ano atrás, quando fiz uma keto “as ganha” e emagreci 11kg em pouco mais de um mês. Ainda para variar estava deixando o cabelo crescer, então pensa em pavor ao ver aqueles tufos no banho??
Enfim, já faz um ano, e mesmo depois de saindo da keto e ficando no Low, ainda cai bastante cabelo (sempre cresce, mas é chato pra caramba). Fiz exames e sempre deu tudo “em dia”. Hoje uso um corticóide tópico para frear o eflúvio, está ajudando.
Como sou diabético, prefiro ter alguns fios caindo a mais, mas uma glicose mais em dia (estando em Low).

Simoni Baiocco
Simoni Baiocco
1 ano atrás

Bom dia Juliana, tudo jóia? Você tem algumas marcas boas de colágeno pra indicar?

Gabriela
Gabriela
1 ano atrás

Oi Jú, estou muito feliz por encontrar o seu conteúdo na internet… Em 2018 fiz um ano de cetogênica, resultados impressionantes, queda da inflamação, dores articulares em zero, somente minha tireoidite foi para as alturas… Os anticorpos foram acima de 3.000… Nessa época tive muita queda de cabelo, fui pesquisar e descobri uma intolerância a lactose. Cortei queijos, Kefir e tudo mais, os anticorpos caíram… Esse ano de 2019 fiz vários estudos para ver como reagia, época vegetariana (durou pouco, 40 dias e meu PCR subiu para 4 sem comer industrializados) e agora estou na carnívora com jejum… Esperando um tempo para fazer exames e analisar os resultados, rsrsrs. Fiquei curiosa para saber se o tão famoso benefício do jejum prolongado seria mesmo benefício da alta cetose prolongada, ou se são coisas distintas… Vc por acaso tem essa informação?? Gratidão!!!

Juliana Campos
Juliana Campos
1 ano atrás

Olá Jú, Adoro seu site e sempre acompanho seus vídeos, seu conteúdo me ajudou muito a começar a cetogênica, entrei em cetose não tive a “gripe” e me adaptei muito bem ao estilo de vida cetogênico graças as suas dicas!
Após um mês e meio em cetose comecei a ter alergia de pele na altura do pescoço, seios e barriga. Fui no medico duas vezes tomei anti-alérgicos e passei varias pomadas que me foram receitadas, mas não passava por nada, fiquei quase 2 meses nesse agonia, já estava enlouquecendo com o comichão. Até que me veio a ideia que pudesse ser da dieta, pois era a única coisa nova na minha vida, então sai de cetose (que a propósito minha cetose era sempre alta acima de 3 mmol ) e após 3 dias fora de cetose já comecei a ver diferença, o comichão sumiu quase 100% e já esta cicatrizando.
Gostaria muito de voltar a cetogenica novamente, pois me encontrei nela, me sinto bem, com energia e feliz. O que posso fazer para voltar a cetogenica sem ter esse imprevisto.
Obrigada! bjoos :*

Juliana Campos
Juliana Campos
Reply to  Juliana Szabluk
1 ano atrás

Nossa Jú é exactamente isso, já tinha pesquisado varias vezes sobre o que poderia ser e não encontrei nada. Pesquisei fotos no Google e me vi ali nelas, as minhas erupções tem o mesmo padrão do keto rash.
Li em um site que ao sair de cetose isso passa e foi o que aconteceu comigo.
Gostaria de voltar a cetogênica, é possível sem ter esse efeito novamente?
Muito Obrigada!!! ;***

Juliana Campos
Juliana Campos
1 ano atrás

Nossa Jú é exatamente isso, já tinha pesquisado várias vezes o que poderia ser e não encontrei nada. Olhei as fotos no Google e me vi ali, as minhas erupções tem o mesmo padrão do keto rash.
Li em um site que ao sair de cetose melhorava e realmente foi o que me ajudou.
Gostaria muito de voltar a cetogênica, teria como sem ter esse problema?
Muito obrigada!!! :*

Juliana Campos
Juliana Campos
Reply to  Juliana Szabluk
1 ano atrás

Muito obrigada Ju, aqui em Portugal está frio no momento, então vai ser fácil não transpirar.
Vou seguir suas recomendações e ser feliz na cetogênica 😀

Jéssica Miranda
Jéssica Miranda
1 ano atrás

Tenho artrite reumatóide, me encontro em um estado de muita tristeza e de alto nível da doença, pois tomei muito cortizol, metotrexato, ibuprofeno, rouquinol… Essa dieta, seria uma possível guia para os meus problemas? Haja visto que encontrei suas postagens por coincidência ao pesquisar sobre bolhas nas mãos e essa dieta como uma das melhores opções a serem seguidas para silenciar uma possível disidrose e candidíase.

Luana
Luana
7 meses atrás

Boa noite Ju,amo seus vídeos, e sou fã da sua história de vida, estou muito preocupada pois estou fazendo a dieta cetogênica há uns 4 meses e estou com muita queda de cabelo, isso está me preocupando muito, o que devo fazer, obrigada pela oportunidade.

Sandra Duarte
5 meses atrás

Bom dia comecei a dieta cetônica e verifiquei que depois de um jejum de 15h sentime fraca ainda não tenho o aparelho mas medi a glicose e estava a 70 ,onde é que eu errei? ,será que tenho que aumentar os hidratos ?
Obrigada.