Artigos

Quantos corpos cetônicos preciso produzir? (Como interpretar os números no medidor)

Depende do seu objetivo com a Dieta Cetogênica. Você busca otimização mental? Apenas emagrecer? Emagrecer e reverter doenças geradas pela obesidade? Tratar doenças neurológicas? Performance atlética?

Suas respostas definirão seus chamados “níveis ótimos” (ideais) de corpos cetônicos. Estes resultados são os indicados após medir os níveis de BHB (corpo cetônico) no seu sangue:

Stephen Phinney e Jeff Volek indicam:

  • Cetose nutricional leve (emagrecimento): entre 0,5 mmol/L e 1.0 mmol/L
  • Cetose ótima (benefícios cognitivos e performance física): entre 1,5 mmol/L e 3,0 mmol/L

corpos cetonicos elevados como aumentar cetose bhb cetogenica phinney

Dr. Thomas Seyfried, que usa a Dieta Cetogênica para tratamentos de doenças como câncer, dá a seguinte orientação:

  • Cetose terapêutica: entre 3,0 mmol/L e 6,0 mmol/L. Diz ele na obra The Complete Guide to Fasting: “A chave para o tratamento é a manutenção prolongada do estado de cetose, sendo que os níveis de corpos cetônicos podem variar de 3 a 6,0 mmol/L, com níveis de glicose variando entre 3 e 4 mM.”

Dominic D’Agostino:

  • Níveis ótimos de cetose: entre 1,5 mmol/L e 3,0 mmol/L

 

Receba notificações por email
Notificações de
guest
58 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Iara Maria Paschoini
Iara Maria Paschoini
1 ano atrás

Ola Juliana, obrigado pelos esclarecimentos.
Acabo de comprar o Keto MCT 8 e não sabia como usar, e foi procurando respostas que encontrei você. Descobri a dois anos que tenho resistência à insulina e tenho feito uso de Victoza. Também uso homônimo para Tireoide o Nature throid 65 mg. Gostaria muito de saber se a dueta keto é o melhor para mim é de que maneira devo fazer.
Se puder me responder vou ficar muita grata.

Gustavo Cortazzo
Gustavo Cortazzo
Reply to  Juliana Szabluk
11 meses atrás

Juliana, vc acha que um polovitaminico pode ajudar para perda de peso? Meus corpos cetonicos têm andado muito baixo. Talvez por stress. Tenho bebido bastante café também, uma média de 500ml por dia.

Gustavo Cortazzo
Gustavo Cortazzo
Reply to  Juliana Szabluk
11 meses atrás

Oi Juliana. Obrigado pela resposta. Como funciona seu atendimento?

Iara Maria Paschoini
Iara Maria Paschoini
1 ano atrás

Juliana Muito obrigado pela resposta, vou segui com minha endócrino e uma nutricionista para melhor controle da dieta. Estou confiante de que vou sim ficar sem medicamento com o tempo. Obrigado pela dica dos profissionais, caso haja necessidade tenho onde recorrer. Rsrsr
Forte abraço!

Cintia Silva
Cintia Silva
1 ano atrás

Olá, Juliana
Acabo de conhecer o site. Pelo jeito vou passar dias para absorver todo o conteúdo.
Num primeiro momento, gostaria de uma pequena informação…
Comprei o aparelhinho na intenção de saber se o gosto metálico na boca significava que eu já estaria em cetose. A medição indicou que sim. Entretanto, como faço o jejum intermitente juntamente com a cetogênica, uma medição de 5.1 me assustou um pouco (depois de umas 14h de jejum). Aí renovei a medição (no dia posterior, de manhã) e voltei ao nível de 3.6, como parece ser o meu normal. Depois do exercício intenso, o nível de cetose caiu para 1.6 e 2h depois já normalizou em 3.6 de novo. Minha pergunta… se esse é um nível alto, o que fazer para regular um pouco mais abaixo?

Cintia Silva
Cintia Silva
Reply to  Juliana Szabluk
11 meses atrás

Ju… acabei de ouvir seu podcast com os meninos do Sr. Tanquinho. Fiz esta mesma pergunta para eles num comentário, e, como na resposta eles indicaram o podcast de vocês, acabei de escutar. Aí, pesquisando novamente aqui, que vi que você tinha respondido ao meu questionamento. Infelizmente, são tantas as tentativas de se manter atualizado no assunto, que a gente se perde (sem contar que não há uma informação de que vocês respondeu à pergunta… talvez isso ajudasse). Enfim, meus níveis agora estão mais baixos. Acho que diminuir a gordura (que eu tinha aumentado) e aumentar um pouco os carboidratos resolveu. Agora estou testando minha sensibilidade aos carboidratos… estou analisando o que me tira ou não da cetose. Aí surgiu uma outra dúvida: basta eu fazer uma refeição com mais carboidratos do que deveria, que eu sairia de cetose imediatamente? Porque isso não acontece comigo… comi uma refeição ‘normal’, cheia de arroz, feijão, abóbora, etc, e continuei em cetose por… Ler tudo »

César Nascimento
César Nascimento
Reply to  Juliana Szabluk
3 meses atrás

Olá, creio que meu depoimento possa ajudar algumas pessoas. Procurei este problema indicado pela Cintia semana passada, porém não encontrei nada, pelo contrário, muitas pessoas citavam que era um sonho estar com 5.9 de corpos cetônicos, o que na minha experiência não estava sendo nada bom, achei muito estranho ter perdido as boas sensações que experimentei no inicio da cetose, estava com a cabeça confusa e parecia estar trabalhando na “reserva”, muita confusão mental, atingi os 5.9 após um jejum de 24h que fiz por propósitos religiosos, mesmo após retomar a alimentação (cetogenica) meu nivel reduziu apenas para 5.7 no dia seguinte, continuei com mal estar, no dia seguinte almocei e ingeri uma boa quantidade de cenoura, o que fez meu nível cair para 4.7, ainda nao estava me sentindo bem, no jantar resolvi comer um pouco de arroz e na manha seguinte, antes do almoço medi e estava com 1.9, os beneficios da redução da dieta voltaram ao normal… Ler tudo »

Ilde Casotti
Ilde Casotti
1 ano atrás

Bom dia Juliana! Acabei de fazer meu primeiro teste com o Freestyle Neo. Faço Keto há um mes mais ou menos e perdi 6 quilos em 15 dias (depois parei de perder peso mas continuei perdendo medidas). Realmente, eu estou me sentindo muito bem, como tá no seu site, entrei pelo corpo e fiquei pela mente. Brilhante isso. Tomo remedio para depressão há anos mas nunca me senti tao bem como agora. Claro, com a medica, verei se é possivel reduzir aos poucos.
Bom, sou um keto-vegetariana e acompanho o site Dietdoctor que tem ótimas explicações sobre isso.
Então, medi minha cetona no aparelho, pela manhã. Faço jejum intermitente. Pela manhã só tomo café ou chá e agua com limão. Antes do teste havia tomado apenas café puro. Minha cetona deu 2.7.
Você me ajudaria a interpretar esse numero?
Ah, minhas taxas do lipidograma também explodiram mas vi seus videos e estou investigando também.

Rogério
Rogério
11 meses atrás

Olá Juliana, gostaria de ver um post sobre a curva de corpos cetônicos durante o dia. Achei interessante a informação que o cortisol ao acordar baixa o nível de corpos cetônicos. Tanto é que li em algum lugar que um resultado de 1,0 ao acordar é ótimo. Já fiz 4 medições, consegui o aparelho na loja física da Drogasil (60 o medidor e 39 as tiras, fica a dica) e me parece que não existe nível constante de corpos cetônicos. Por exemplo, ontem antes do almoço (carne, espinafre e repolho) meu resultado foi 2,6 e duas horas depois 1,7. Hoje, antes do almoço, nas mesmas condições, 1,7.

Rogerio
Rogerio
Reply to  Juliana Szabluk
11 meses atrás

Perfeito! O segredo é o equilíbrio!

Gustavo Cortazzo
Gustavo Cortazzo
Reply to  Juliana Szabluk
11 meses atrás

Juliana, para perda de peso, vi que vc disse que não é bom os cremes de leite, yougurte e manteiga. Vc acha que o café preto em exagero (costumo tomar pelo menos 500ml por dia) pode diminuir o número de corpos cetonicos? Depois que eu estiver com alguns quilos a menos, vou tentar usar a keto para fins terapêuticos, como vc ilustra em seus vídeos.

Gustavo Cortazzo
Gustavo Cortazzo
Reply to  Juliana Szabluk
11 meses atrás

Sou publicitário. Daí vc imagina como sou dependente do café. Rs… quanto ao yougurte ou outros derivados lácteos, pra mim também não faz muita falta. Posso muito bem viver sem eles. Ainda pq sou praticante de Jiu Jitsu, e percebo q os derivados do leite aumentam os processos inflamatório (dedos e juntas de Jiu jiteiro estão sempre meio machucados). Acabei de medir meus corpos, deu 1.7. Tomo Brian Octane, e 3mg de gobe bhb que manipulei aqui…

Mariana Evers
Mariana Evers
Reply to  Juliana Szabluk
3 meses atrás

Ju, conseguiu concluir seus testes com o iogurte?? Chegou a qual resultado??

Gustavo Cortazzo
Gustavo Cortazzo
11 meses atrás

Sensacional seu blog e seu canal! Muito obrigado! Muitas dúvidas sanadas!

Cintia Silva
Cintia Silva
11 meses atrás

Ju… vi seu comentário a respeito de um questionamento abaixo, e gostaria de partilhar algo MUITO esquisito que aconteceu comigo. Não tem exatamente a ver com a medição de corpos cetônicos, mas acho que tem a ver com essa explicação que você deu ao Rogério e a esse estudo que você está desenvolvendo. Pois bem, eu estava em cetose há alguns dias, com meu nível em 1 (pela manhã). No outro dia, pela manhã (costumo medir de manhã e à noite), a cetose se manteve em 0.4 e 0.2 (tomei um cálice de vinho). No dia posterior, comi dois pedaços de torta doce (decidi fazer um pé na jaca) e, à noite, depois de comer carne e abacate (foi um jantar bem farto), medi somente a glicose, e deu 41. Tentei buscar explicação para isso, mas realmente não encontrei explicação para uma hipoglicemia, ainda mais que havia MUITO açúcar no meu organismo. Você consegue me explicar o que aconteceu? Eu… Ler tudo »

Cintia Silva
Cintia Silva
Reply to  Juliana Szabluk
11 meses atrás

Valeu, Ju… Era tudo que eu precisava ouvir.

Roberta da Graça Jacques
Roberta da Graça Jacques
10 meses atrás

Oi Juliana. Obrigada pela sua existência no universo cetogènico!
Se puder me esclarecer, pra emagrecimento preciso estar entre 0,5 e 1, certo?
Acordei com 0,4 hoje. O que posso fazer pra atingir esses números recomendados? Preciso diminuir ainda mais os carbs? Ou aumentar um pouco?
Obrigada!

Roberta
Roberta
Reply to  Juliana Szabluk
7 meses atrás

Oi Juliana! Preciso medir os corpos totalmente em jejum ou posso tomar meu chimarrão e café normalmente (umas 6 cuias e 200 ml de café de manhã em jejum)? De tarde também preciso ficar 4 horas sem consumir absolutamente nada depois da refeição para medir?
Obrigada,
Roberta

Wyla
Wyla
10 meses atrás

Oi Ju, acabei de fazer o teste e tô com cetose mínima (0.5). Eu não sei se é o sono ( durmo as 22/23 acordo as 5/5:30 durante a semana) ou se não tô comendo gordura o suficiente, ou se é o café ( tomo no máximo 250 no dia). Qual dica vc daria para aumentar o número de corpos cetônicos sem o MCT ou o bulletproof ? Adoro seu trabalho 💚🙏

Lila Raphaela
Lila Raphaela
8 meses atrás

Olá Juliana fiz o exame e deu 8.0 mas foi a fita pela urina. O que posso fazer para baixar esse valor?

mauricio
mauricio
8 meses atrás

Olá Juliana…. medi o meu nível de BHB hoje é o aparelho apontou 7.2 … estou preocupado com esse número….

Pelo que vi na suas explicações o máximo seria 6.0 O que devo fazer?

Renato
Renato
6 meses atrás

Olá Juliana tudo bem. Estou na dieta cetogenica a 60 dias e nos primeiros 45 dias perdi 5 Kl , porém não estou perdendo mais. Estou até utilizando uma calculadora “KetoDiet” é um medidor de cetonas da ABBOTT , porém não consigo passar de 0.3 apesar de estar seguindo a risca a dieta , por exemplo 5% carb, 10% prot e 75% gorduras, as vezes um pouco mais e as vezes um pouco menos .
Poderia me dar a sua opinião ? 🙂
Muito obrigado
Renato

Patrícia
Patrícia
6 meses atrás

Olá, gostaria de saber sua experiência com diabéticos tipo 2 insulina dependentes! Qual o valor de corpos cetônicos? Vc tem algo a dizer sobre a reversão da diabetes? Eu acredito, mas meu médico não.

Rosana Silva
Rosana Silva
2 meses atrás

Juliana adoro seu site. Estou a 2 semanas fazendo cetogenica. É tenho uma variação grande de corpos cetonicos. Às vezes 0.5 outras 1 outras 1.8 . Um dia tive 2.5. Comendo os alimentos permitidos. Agora como faço para estabilizar ela. Tomo Brain Octane de manhã e a tarde. Pode me ajudar? Os corpos estabilizam? Tenho medido pelo aparelho. Por vezes uso a fita de urina que me ajuda ter uma base. Na fita urina tem visto o tempo todo cetose. Estarei perdendo a cetose pela urina?
Tive uma trombose na cabeça e a partir daí decidi mudar de vida. Por isso peço sua ajuda.
Se puder responder agradeço. Beijos

agnes
agnes
2 meses atrás

estou iniciando na cetogenica, comecei há 7 dias, e medi cetose no sangue hoje (após 7 dias) e deu 0,9 mmol/L , pela tabela estou em cetose leve certo ? eu deveria medir novamente daqui a quanto tempo para saber se estou progredindo ou não , qual intervalo pra notar progressão ? obrigada

Withor Kassio Goulart
Withor Kassio Goulart
1 mês atrás

Olá Juliana, estou fascinada pelo conteúdo do seu canal, parabéns você faz um lindo trabalho. Meu nome é Deborah estou na cetogênica desde janeiro e tudo que aprendi foi com vc. Entrei pelo emagrecimento ,inicialmente pesava 118 kg, mais a duras penas aprendi a me observar , e reconheci a graças a vc uma compulsão alimentar e o o fato de me autopunir quando como algumas coisas. A cetogênica tem me trazido luz no fim do túnel, tenho controlado melhor minha compulsão por comida e meu estado mental melhorou consideravelmente desde o dia em que comecei, tenho conseguido emagrecer já se foram 17 kg. Eu só tenho uma dúvida , em relação aos corpos cetônicos, tenho feito medições diárias , e pela manhã após tomar o café com brain octane e nata a cetose estava em 0.8. há 13:30 da tarde o maior valor do dia foi 1.1, nunca consegui mais que isso. Comi 4 ovos e cerca de 150g… Ler tudo »

Yasmin Gabrielli
1 mês atrás

Ju, boa tarde!

Fiz aquele teste de urina, deu 4.0. É um número bom? Fiquei meio preocupada.

Esse de urina é “confiável”?

Muito obrigada!

marcio
marcio
1 mês atrás

Boa tarde. Agradeço se puder responder. Sou adepto da alimentação LCHF quase cetogênica. Estava em níveis de carbs entre 50g a 100g e mais recentemente estou procurando manter abaixo dos 40g. Eu pratico JI de 18h/6h, e faço atividades físicas intensas com duração entre 1h a 1.30h em Jejum. Normalmente com umas 10 hora de JI e depois mantenho até completar as 16 a 18 horas totais em JI. Meu nível de corpos cetônicos tem dado 0,6/mmol e glicose 70mmol, medidos antes do almoço qdo ainda em JI, por volta das 14h. Essa relação entre corpos cetônicos e glicose é normal? Meu nível de cetose não deveria estar maior? Talvez esteja consumindo baixo carbs, mas bastante proteínas. Isso poderia impactar? obrigado

Adriana Fasolo Pilati
Adriana Fasolo Pilati
1 mês atrás

Oi Juliana, faz 2 meses que estou na dieta Cetogênica. tenho compulsão alimentar. No entanto, meus níveis mmol/L variam muito. Tem dias que estão 0,5, 0,9, 1,5, já tendo atingido 3,0. Hoje pela noite medi, para fazer um teste, 4h após a janta, e sou 0,2. Isso é normal?

Rodrigo
Rodrigo
1 mês atrás

Comecei a dieta cetogenica 5 dias atrás. Tb estou fazendo jejum de 16 horas para acelerar. Em 4 dias reduzi 2,5kg e hoje medi pela primeira vez as certonas e deu 1,6. Isso é bom?

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Juliana Szabluk
28 dias atrás

Então, estou comendo bem de acordo com os percentuais 75/20/5, tenho controlado bem isso de acordo com a quantidade de calorias normal para minha altura e peso ( aprox. 2.500/dia). Quanto a atividades, caminho cerca de 6km todos os dias (durante a quarentena, antes fazia academia de seg à sex), intestino nunca funcionou bem na vida…..gases, prisão de ventre são companheiros constantes e a mudança da dieta não alterou isso ainda. Minha primeira medição foi 1,6, mas acho que foi fora de hora (19:00hs) depois de 2 dias medí as 12:30 em jejum e deu 2,1……..hoje medi as 12:30 tb em jejum e deu 1,1….é normal variar assim? No geral tenho me sentido bem. Como sei se estou em estado de inanição?

Ângela
Ângela
20 dias atrás

Quero emagrecer meninice de cetose tem que estar em 1 a 3?

Caká
Caká
11 dias atrás

Juliana, boa noite. Já fiz cetogênica antes pelo método do Dr. Atkins, consegui emagrecer, ter mais qualidade de vida e foi ótimo. Depois, com o passar dos anos e de alguns acontecimentos traumáticos, acabei descuidando da minha rotina alimentar e engordei de novo. Agora, após alguns meses praticando jejum intermitente, voltei para a cetogênica e dessa vez espero que vire um estilo de vida que quero levar para sempre. Apos uma semana de indução, fiz minhas medições (antes eu não as fazia, mas aprendi com você sobre o aparelho e etc). No primeiro dia (só por curiosidade) medi e deu 0,1, no terceiro deu 0,5, e no quinto dia deu 0,9… Hoje medi e deu 0,4 antes de comer, em jejum… Pensei que poderia ser por ser de manhã, ví seu video explicando a respeito do cortisol de manhã. Então resolvi medir a tarde. Eu almoço as 13h. Medi as 16h30 e deu 1,2. Aí, tomei um mix de chá… Ler tudo »

Last edited 11 dias atrás by Caká