Artigos

Quantos corpos cetônicos preciso produzir? (Como interpretar os números no medidor)

Depende do seu objetivo com a Dieta Cetogênica. Você busca otimização mental? Apenas emagrecer? Emagrecer e reverter doenças geradas pela obesidade? Tratar doenças neurológicas? Performance atlética?

Suas respostas definirão seus chamados “níveis ótimos” (ideais) de corpos cetônicos. Estes resultados são os indicados após medir os níveis de BHB (corpo cetônico) no seu sangue:

Stephen Phinney e Jeff Volek indicam:

  • Cetose nutricional leve (emagrecimento): entre 0,5 mmol/L e 1.0 mmol/L
  • Cetose ótima (benefícios cognitivos e performance física): entre 1,5 mmol/L e 3,0 mmol/L

corpos cetonicos elevados como aumentar cetose bhb cetogenica phinney

Dr. Thomas Seyfried, que usa a Dieta Cetogênica para tratamentos de doenças como câncer, dá a seguinte orientação:

  • Cetose terapêutica: entre 3,0 mmol/L e 6,0 mmol/L. Diz ele na obra The Complete Guide to Fasting: “A chave para o tratamento é a manutenção prolongada do estado de cetose, sendo que os níveis de corpos cetônicos podem variar de 3 a 6,0 mmol/L, com níveis de glicose variando entre 3 e 4 mM.”

Dominic D’Agostino:

  • Níveis ótimos de cetose: entre 1,5 mmol/L e 3,0 mmol/L

 

66 Comentários

  1. Ola Juliana, obrigado pelos esclarecimentos.
    Acabo de comprar o Keto MCT 8 e não sabia como usar, e foi procurando respostas que encontrei você. Descobri a dois anos que tenho resistência à insulina e tenho feito uso de Victoza. Também uso homônimo para Tireoide o Nature throid 65 mg. Gostaria muito de saber se a dueta keto é o melhor para mim é de que maneira devo fazer.
    Se puder me responder vou ficar muita grata.

    1. Posso dizer duas coisas com tranquilidade: a melhor dieta para regulação (seja ela qual for) é a cetogênica. Isso porque o BHB tem essa capacidade ainda não perfeitamente explicada pela ciência de regular o funcionamento do corpo. O que conseguimos encontrar são questões ligadas à Keto e que já foram estudadas como reguladores, como é o caso do GABA por exemplo, ou da insulina, das inflamações etc. Mas, o exato porquê do BHB fazer isso (ou se é o BHB de fato ou a retirada de alimentos danosos) ainda não é 100% conhecido.

      A segunda coisa é: se você tem uma condição de saúde, uma patologia diagnosticada, seu lugar é no consultório médico, certo? O que quero dizer é que a Keto mudará – com certeza – suas medicações. É preciso ter muito cuidado com isso. Muito. Seu especialista precisa ter algum conhecimento na Cetogênica ou uma mínima vontade de colaborar com a causa.

      A Dra. Janaína Koenen, endocrinologista Keto em Belo Horizonte, é a tua fonte mais perfeita. Rodrigo Bomeny, em São Paulo, também é uma referência em Low Carb. Em Porto Alegre, o Dr. Souto, claro. Se não puder consultar com eles por questões financeiras ou geográficas, indico que busque médicos Low Carb na tua região (não precisa ser um especialista em Keto).

      1. Juliana, vc acha que um polovitaminico pode ajudar para perda de peso? Meus corpos cetonicos têm andado muito baixo. Talvez por stress. Tenho bebido bastante café também, uma média de 500ml por dia.

        1. Ai ai ai, Gustavo. “Talvez por stress. Tenho bebido bastante café também, uma média de 500ml por dia.”

          Quero lembrar que há um número de pessoas que tem insulina elevada pelo consumo de café, mesmo preto. E devo reforçar que estresse é o segundo inimigo da cetose, perdendo apenas para o carboidrato.

          Acho que está chegando a hora de nos encontrarmos, Gustavo, e acertarmos isso direitinho. Reflita e conversamos na sequência.

          Por enquanto utilize café descafeinado (método Swiss Water) e durma um mínimo de 7h por noite. Esteja dormindo a partir das 22h, por favor.

  2. Juliana Muito obrigado pela resposta, vou segui com minha endócrino e uma nutricionista para melhor controle da dieta. Estou confiante de que vou sim ficar sem medicamento com o tempo. Obrigado pela dica dos profissionais, caso haja necessidade tenho onde recorrer. Rsrsr
    Forte abraço!

  3. Olá, Juliana
    Acabo de conhecer o site. Pelo jeito vou passar dias para absorver todo o conteúdo.
    Num primeiro momento, gostaria de uma pequena informação…
    Comprei o aparelhinho na intenção de saber se o gosto metálico na boca significava que eu já estaria em cetose. A medição indicou que sim. Entretanto, como faço o jejum intermitente juntamente com a cetogênica, uma medição de 5.1 me assustou um pouco (depois de umas 14h de jejum). Aí renovei a medição (no dia posterior, de manhã) e voltei ao nível de 3.6, como parece ser o meu normal. Depois do exercício intenso, o nível de cetose caiu para 1.6 e 2h depois já normalizou em 3.6 de novo. Minha pergunta… se esse é um nível alto, o que fazer para regular um pouco mais abaixo?

    1. Cíntia, sim, um número alto como este pode acabar gerando uma ansiedade e um descontrole energético negativos. Precisamos ver como regular isso. Felizmente, é simples. Algumas coisas importarão na sua medição de corpos cetônicos:
      1 – exercícios reduzem o número de cetonas logo após a prática, mas, algumas horas depois, eles aumentam e aumentam ainda mais do que estavam originalmente. Portanto, meça sempre antes do exercício.

      2 – pela manhã, o número de corpos cetônicos é mais baixo devido ao cortisol natural do corpo.
      3 – quanto mais extenso o jejum, maior o número de cetonas. Se você medir antes de quebrar o jejum, estará medindo em seu ápice.
      4 – quanto menos carboidratos, mais corpos cetônicos. Quanto mais gorduras, principalmente de coco, mais corpos cetônicos.

      O que você pode fazer para reduzir isso: coma mais carboidratos (mais legumes, frutas – das permitidas), linhaça, chia, sementes de girassol e abóbora, tahine. Reduza o jejum. Não esqueça que a dieta cetogênica mimetiza o jejum no corpo. Ninguém nunca conseguiu me responder sobre a vantagem metabólica de ir da cetose para o jejum, de já estar em cetose constante e agregar ainda mais o jejum. MAS, saiba que a cetose ative os principais mecanismos que as pessoas buscam com o jejum. Não há uma obrigatoriedade em fazer jejuns extensos – a não ser que tu esteja tratando alguma patologia – daí, me avisa. Por último, corte gorduras de coco (óleo de coco, gordura de coco, manteiga de coco, mct, brain octane). Se precisar, use apenas a gordura de coco para cozinhar.

      Me avisa como ficou depois? Fiquei interessada nesse caso. Não quero te ver com 5 mmol/l, a não ser que tu tenha alguma questão neurológica, mas, mesmo assim, 4mmol/l seria o máximo. De resto, é excesso de energia e, cedo ou tarde, nos trará questões mentais e emocionais para lidarmos.

      Se começar a sentir insônia, ansiedade, agressividade aumentando, me avisa, por favor.

      1. Ju… acabei de ouvir seu podcast com os meninos do Sr. Tanquinho. Fiz esta mesma pergunta para eles num comentário, e, como na resposta eles indicaram o podcast de vocês, acabei de escutar. Aí, pesquisando novamente aqui, que vi que você tinha respondido ao meu questionamento. Infelizmente, são tantas as tentativas de se manter atualizado no assunto, que a gente se perde (sem contar que não há uma informação de que vocês respondeu à pergunta… talvez isso ajudasse). Enfim, meus níveis agora estão mais baixos. Acho que diminuir a gordura (que eu tinha aumentado) e aumentar um pouco os carboidratos resolveu. Agora estou testando minha sensibilidade aos carboidratos… estou analisando o que me tira ou não da cetose. Aí surgiu uma outra dúvida: basta eu fazer uma refeição com mais carboidratos do que deveria, que eu sairia de cetose imediatamente? Porque isso não acontece comigo… comi uma refeição ‘normal’, cheia de arroz, feijão, abóbora, etc, e continuei em cetose por 24h. Help!

        1. Não sei se entendi bem tua dúvida, Cíntia. Se eu não te responder adequadamente, foi por isso. Me escreva novamente neste caso. Bem, a velocidade com que tu sairá de cetose está intrinsecamente ligada à tua adaptação e ao que tu comeu. Possivelmente, teu corpo já estava bem adaptado. Neste caso, é um mito que tu sairá de cetose com meio pão de queijo. Ainda mais que tu comeu alimentos com um índice glicêmico tolerável, isso é bom.

          Mas, como te disse no teu outro comentário, cuidado com a cetose cíclica. Pelo que tu tem me dito, já comeu torta, arroz, feijão – e não me parece que foi por compulsão, mas sim por opção (me corrija se estiver errada, que mudo meu discurso). Há estudos indicando danos graves no corpo quando o paciente ingere açúcar após a adaptação. Não vou entrar no mérito aqui e te alarmar, porque são preliminares, mas fica de olho.

          Se tu optar pela cetose cíclica, faça uma refeição com carboidratos de baixo índice glicêmico uma vez na semana ou a cada 15 dias. Neste dia, não conte carboidratos, conte a qualidade dos alimentos. É assim que eu trabalho com a cetogênica ao menos: sem contar nada.

          1. Olá, creio que meu depoimento possa ajudar algumas pessoas. Procurei este problema indicado pela Cintia semana passada, porém não encontrei nada, pelo contrário, muitas pessoas citavam que era um sonho estar com 5.9 de corpos cetônicos, o que na minha experiência não estava sendo nada bom, achei muito estranho ter perdido as boas sensações que experimentei no inicio da cetose, estava com a cabeça confusa e parecia estar trabalhando na “reserva”, muita confusão mental, atingi os 5.9 após um jejum de 24h que fiz por propósitos religiosos, mesmo após retomar a alimentação (cetogenica) meu nivel reduziu apenas para 5.7 no dia seguinte, continuei com mal estar, no dia seguinte almocei e ingeri uma boa quantidade de cenoura, o que fez meu nível cair para 4.7, ainda nao estava me sentindo bem, no jantar resolvi comer um pouco de arroz e na manha seguinte, antes do almoço medi e estava com 1.9, os beneficios da redução da dieta voltaram ao normal e agora me sinto bem entre 0.5 e 4.

            1. Um ser lúcido! Seja muito bem-vindo! Já avisei nos vídeos que a busca frenética por corpos cetônicos além até mesmo do que os estudos sugerem é algo que me escapa completamente e que pode ter consequências.

              Pontos fundamentais:
              1 – meu público-alvo dificilmente tem condições físicas ou psicológicas de praticar exercícios intensos, que elevam cortisol e adrenalina, e exigem alta capacidade física.
              2 – não trabalho com jejum acima de 24h. Em casos extremos, em que a OMAD precisa entrar (diabetes, especificamente), as refeições são grandes e com muitos vegetais.
              3 – meu público-alvo tem questões neurológicas e déficit ou desequilíbrio energético no cérebro. Se não há déficit, é de se perguntar o que ocorre com uma descarga absurda de energia no cérebro. Mesmo assim, quando o número se aproxima de 3, eu já fico em alerta.

              O que encontro é exatamente o que tu tão bem me relata, César. Descompensação, insônia, euforia, agressividade, foco em uma produtividade impossível para o sistema. Como brinco aqui, Juliana acima de 2,5 vira uma perfeita máquina. Não é apenas a compulsão que passa nesse caso, mas basicamente todas as oscilações pertencentes ao mundo subjetivo humano. Muitos amam este estado. Eu considero assustador. Existe algo nisso que mais alguns anos de trabalho me permitirão comentar.

              Do meu ponto de vista, meu número ideal seria 1,2 ou 1,5. Mas, em termos gerais, gosto de pagar o preço do cansaço, da tristeza, até mesmo da braveza e irritação naturais ao ser humano com números menores, como 0,7 ou 1,0.

              Uma nota importante: não foram poucos os clientes que experimentaram cetose elevada e pediram para reduzir ou até mesmo voltar à low carb justamente por este motivo. Por isso, a chave é sempre o chamado sweet spot, a individualidade, a rotina, em que a alimentação é boa, o coração é tenro, o sono existe, a mente é humana e os números são apenas manifestações de tudo isso.

              Gratidão pelo depoimento!

  4. Bom dia Juliana! Acabei de fazer meu primeiro teste com o Freestyle Neo. Faço Keto há um mes mais ou menos e perdi 6 quilos em 15 dias (depois parei de perder peso mas continuei perdendo medidas). Realmente, eu estou me sentindo muito bem, como tá no seu site, entrei pelo corpo e fiquei pela mente. Brilhante isso. Tomo remedio para depressão há anos mas nunca me senti tao bem como agora. Claro, com a medica, verei se é possivel reduzir aos poucos.
    Bom, sou um keto-vegetariana e acompanho o site Dietdoctor que tem ótimas explicações sobre isso.
    Então, medi minha cetona no aparelho, pela manhã. Faço jejum intermitente. Pela manhã só tomo café ou chá e agua com limão. Antes do teste havia tomado apenas café puro. Minha cetona deu 2.7.
    Você me ajudaria a interpretar esse numero?
    Ah, minhas taxas do lipidograma também explodiram mas vi seus videos e estou investigando também.

    1. Olá, Ilde! Teus resultados significam que tu está tendo os benefícios cognitivos e, em termos gerais, os terapêuticos (acima de 3,0). Este alto número é importante, no teu caso, pela depressão. Para depressão, considero que acima de 1,5 já estamos falando de melhorias. Até gostaria que voltasse e me contasse caso, algum dia, tu tenha queda para abaixo de 1,0. Gostaria que voltasse e me dissesse como se sente se isso se mantiver ao longo de vários dias, é claro.

      Uma questão: testar pela manhã não é o melhor, ok? O melhor é sempre antes de quebrar o jejum. Não sei se este seria teu caso, se tu te alimenta pela manhã. Se tu fosse prosseguir o jejum, meça sempre antes de se alimentar. Pela manhã, temos um pico de cortisol e açúcar no sangue. Consequentemente, os corpos cetônicos sofrem alguma possível queda. Espero que tu tenha um horário fixo de almoço, algo crucial para a depressão e outros transtornos. Se o almoço for a sua primeira refeição, teste naquele momento. Sempre no mesmo horário. Anote os números diários para construir alguma lógica do teu organismo.

      Resumindo, teus números ideais (precisaria avaliar outras questões como ansiedade e sono, por exemplo), seriam entre 1,5 e 3. Tu está indo muito bem.

      (p.s: sim, o limão corta o jejum, mas vou relevar esta informação)

  5. Olá Juliana, gostaria de ver um post sobre a curva de corpos cetônicos durante o dia. Achei interessante a informação que o cortisol ao acordar baixa o nível de corpos cetônicos. Tanto é que li em algum lugar que um resultado de 1,0 ao acordar é ótimo. Já fiz 4 medições, consegui o aparelho na loja física da Drogasil (60 o medidor e 39 as tiras, fica a dica) e me parece que não existe nível constante de corpos cetônicos. Por exemplo, ontem antes do almoço (carne, espinafre e repolho) meu resultado foi 2,6 e duas horas depois 1,7. Hoje, antes do almoço, nas mesmas condições, 1,7.

    1. Te envio um exemplo que está no medium:

      Queda de manhã, queda após exercício matinal, subida após mct, ápice à tarde, queda à noite após comer o jantar. Esta pessoa não almoça.

      É exatamente isso que ocorre. Sempre que você come uma refeição, cai. Como postei no instagram, estou estudando se o consumo de proteínas puras também faz cair. Sempre que você se exercita, cai. Sempre que toma mct em jejum, sobe. Pela manhã, cai. Um breve estudo aponta 10h da manhã como a pior queda do dia, mesmo com jejum.

      Para medir, observe as variáveis: encontre um horário fixo diário. Ele tem que estar no mínimo 4h após teu exercício físico e mínimo de 4h após a refeição. Não pode ser de manhã (mínimo de 11h). Se tu precisa de ketones elevados por questões neurológicas, observe o que gera quedas, que mencionei acima. Entenda o porquê da dieta do mct e o porquê da keto clássica ser 70% gordura.

      Se alguém concluir que deve parar de comer para manter corpos cetônicos elevados, posso passar o preço das suplementações e do tempo para reconstruir um cérebro devastado pela deficiência nutricional.

      1. Juliana, para perda de peso, vi que vc disse que não é bom os cremes de leite, yougurte e manteiga. Vc acha que o café preto em exagero (costumo tomar pelo menos 500ml por dia) pode diminuir o número de corpos cetonicos? Depois que eu estiver com alguns quilos a menos, vou tentar usar a keto para fins terapêuticos, como vc ilustra em seus vídeos.

        1. Quando vi teu comentário no email, quase chorei. A questão da cafeína é deprimente para mim, viciada em cafeína. Não, ela não afetará tua cetose diretamente. Mas, ela agirá contra os aminoácidos que possivelmente precisamos equilibrar no cérebro. Falar em cafeína e serotonina juntos, por exemplo, é bastante complicado. Pessoas como eu, viciadas, repetem que a cafeína não surte mais efeito sobre a energia (tomo café e fico “normal”). É uma ótima autojustificativa, Juliana. Mas, Juliana tem problemas com catecoleminas (TDAH do cão) e é justamente por isso que ela usa a cafeína: para dar um boom nas nossas amigas.

          Com isso, eu colho todos os efeitos negativos de usar este subterfúgio: leia-se que não sou a pessoa mais positiva do mundo e não sou exatamente zen. Mas, durmo na hora certa e sigo repetindo que a cafeína não me afeta.

          Quando, na realidade, eu deveria tomar um descafeinado feito com base no swiss water e cortar o chimarrão da minha vida. Usar os aminácidos corretos (as fórmulas que indico para os meus clientes) e finalmente consertar meu cérebro: para que ele use cafeína sem dependência, sem ser uma droga que reequilibra o sistema. Farei isso. Está na lista das mil prioridades.

          Dito isso, não, cafeína não te tirará de cetose diretamente, mas afetará diversos processos neuroquímicos que gerarão o estresse que te tirará de cetose.

          Sobre o iogurte, estou fazendo os testes aqui. Me dá mais um mês. Tenho tido excelentes resultados com meu super iogurte cetogênico. É o contrário da depressão do café, é uma das coisas mais belas da minha vida, a hipótese do iogurte natural na dieta cetogênica.

          1. Sou publicitário. Daí vc imagina como sou dependente do café. Rs… quanto ao yougurte ou outros derivados lácteos, pra mim também não faz muita falta. Posso muito bem viver sem eles. Ainda pq sou praticante de Jiu Jitsu, e percebo q os derivados do leite aumentam os processos inflamatório (dedos e juntas de Jiu jiteiro estão sempre meio machucados). Acabei de medir meus corpos, deu 1.7. Tomo Brian Octane, e 3mg de gobe bhb que manipulei aqui…

            1. sou jornalista web. Daí, você imagina o poder de autossabotagem de um ser humano pra escolher esta profissão. 🙂 Por isso, estou mudando tudo.

            1. o resultado é que, para ser totalmente seguro na cetogênica, eu teria que levar o iogurte feito em ambiente controlado a um laboratório. Ou seja, não entra. PORÉM, um pote de iogurte natural em uma receita maior é bem possível. Ainda, na TPM, eu coloco uma colher de iogurte natural para uma colher de nata. Esta mistura divina 1:1 acompanha minhas gelatinas em épocas de terror hormonal. Só não posso dizer que iogurte entra na keto, porque isso é internet: visualize a massa correndo para o supermercado e estocando potes para comer todos os dias. Então, é uma exceção controlada, que pode sim entrar em pequenas porções todos os dias dependendo da dieta individual, claro. <3

  6. Ju… vi seu comentário a respeito de um questionamento abaixo, e gostaria de partilhar algo MUITO esquisito que aconteceu comigo. Não tem exatamente a ver com a medição de corpos cetônicos, mas acho que tem a ver com essa explicação que você deu ao Rogério e a esse estudo que você está desenvolvendo.
    Pois bem, eu estava em cetose há alguns dias, com meu nível em 1 (pela manhã). No outro dia, pela manhã (costumo medir de manhã e à noite), a cetose se manteve em 0.4 e 0.2 (tomei um cálice de vinho). No dia posterior, comi dois pedaços de torta doce (decidi fazer um pé na jaca) e, à noite, depois de comer carne e abacate (foi um jantar bem farto), medi somente a glicose, e deu 41.
    Tentei buscar explicação para isso, mas realmente não encontrei explicação para uma hipoglicemia, ainda mais que havia MUITO açúcar no meu organismo.
    Você consegue me explicar o que aconteceu?
    Eu às vezes fico me perguntando se fazer esse tipo de ‘ciclo’ com a cetose me faz mais bem ou mais mal.

    1. Cetose cíclica não é torta x carne, Cíntia. Meu palpite para tua glicose baixa é insulina elevada, ou seja, me preocupo mais ainda. Apesar de não trabalhar com cetose cíclica (ainda, quem sabe no futuro), tenho uma linha de atuação com os clientes que é a da redução de danos. Por isso, gosto tanto da nata, chocolate amargo, queijos etc: isso sim é pé na jaca na cetogênica.

      Brinco com eles e aplaudo quando abusam da nata em momentos de compulsão. Seria um pão, um bolo: mas, é nata com cacau. A lista de doces cetogênicos é simplesmente deliciosa. Tenha os ingredientes em casa (não tenha as coisas prontas, senão comerá sem precisar) e busque receitas cetogênicas doces e rápidas que te trarão o alívio que teu cérebro está precisando.

      No mundo ideal, cessamos os gatilhos que ativam a necessidade de doces em larga escala (tanto na rotina quanto na suplementação). Lembrando que não sou radical e vou contra meus professores: não acho que o ideal do compulsivo seja abdicar do sabor doce para sempre. Acredito que encontrar os doces certos são o melhor caminho. Serotonina neles.

  7. Oi Juliana. Obrigada pela sua existência no universo cetogènico!
    Se puder me esclarecer, pra emagrecimento preciso estar entre 0,5 e 1, certo?
    Acordei com 0,4 hoje. O que posso fazer pra atingir esses números recomendados? Preciso diminuir ainda mais os carbs? Ou aumentar um pouco?
    Obrigada!

    1. Acho que tu respira, te tranquiliza e segue fazendo a cetogênica. Como disse nos comentários acima, os principais fatores a alterarem são número de carbs, estresse, sono e exercícios físicos. O horário de medição deve ser sempre o mesmo – em jejum, a partir do meio-dia é sempre interessante. Se não fizer jejum, tente medir sempre 4h após a última refeição e 4h após o exercício físico.

      1. Oi Juliana! Preciso medir os corpos totalmente em jejum ou posso tomar meu chimarrão e café normalmente (umas 6 cuias e 200 ml de café de manhã em jejum)? De tarde também preciso ficar 4 horas sem consumir absolutamente nada depois da refeição para medir?
        Obrigada,
        Roberta

        1. Algumas pessoas têm resposta à cafeína. O ideal seria tu medir tua glicose para avaliar se é teu caso. Porém, tu pode medir com e sem tua dose de cafeína e ver se há alteração. Com relação ao tempo de espera, sim, 4h a 5h tanto da última refeição quanto dos exercícios físicos. Lembre-se de medir sempre no mesmo horário, após meio-dia, 13h, em jejum.

  8. Oi Ju, acabei de fazer o teste e tô com cetose mínima (0.5). Eu não sei se é o sono ( durmo as 22/23 acordo as 5/5:30 durante a semana) ou se não tô comendo gordura o suficiente, ou se é o café ( tomo no máximo 250 no dia). Qual dica vc daria para aumentar o número de corpos cetônicos sem o MCT ou o bulletproof ? Adoro seu trabalho 💚🙏

    1. Corte de carboidratos 🙂

      Mas, não esqueça: sempre meça em jejum e após 11h30 da manhã. Sempre no mesmo horário. Se tu puder dormir um pouco mais, seria bom também. O pior inimigo da cetose é o estresse. Preciso de corpos tranquilos e felizes.

    1. Pela urina, medimos o corpo cetônico chamado acetoacetato, não o BHB, que medimos no sangue. Se tu estivesse com 8 de BHB, pediria gentilmente que fosse ao hospital imediatamente. Porém, não temos parâmetros para saber o quanto de acetoacetato é bom ou necessário. Ainda não encontramos relação direta entre os três corpos cetônicos (incluindo a acetona).

      Não faria nada para diminuir este número, portanto. Mas, se tu tem interesse em prosseguir a jornada, eu compraria o aparelho que mede BHB no sangue.

  9. Olá Juliana…. medi o meu nível de BHB hoje é o aparelho apontou 7.2 … estou preocupado com esse número….

    Pelo que vi na suas explicações o máximo seria 6.0 O que devo fazer?

  10. Olá Juliana tudo bem. Estou na dieta cetogenica a 60 dias e nos primeiros 45 dias perdi 5 Kl , porém não estou perdendo mais. Estou até utilizando uma calculadora “KetoDiet” é um medidor de cetonas da ABBOTT , porém não consigo passar de 0.3 apesar de estar seguindo a risca a dieta , por exemplo 5% carb, 10% prot e 75% gorduras, as vezes um pouco mais e as vezes um pouco menos .
    Poderia me dar a sua opinião ? 🙂
    Muito obrigado
    Renato

    1. Renato, acho que a parte mais interessante dos tratamentos é a decodificação dos corpos cetônicos no corpo do cliente. São infinitos os fatores que influenciam e, dentre eles, horário de medição, jejum, exercícios, carbs escondidos etc, entram. Não é possível dar uma opinião sem acompanhar a pessoa de perto.

      Meça sempre no mesmo horário, em jejum, após meio-dia e nunca logo após os exercícios. Suplemente com Brain Octane pela manhã para ver se os números elevam, ok?

  11. Olá, gostaria de saber sua experiência com diabéticos tipo 2 insulina dependentes! Qual o valor de corpos cetônicos? Vc tem algo a dizer sobre a reversão da diabetes? Eu acredito, mas meu médico não.

    1. Sim… No caso da diabetes tipo 2 ou síndrome metabólica em geral, o número de corpos cetônicos é o que conseguirmos com todo o esforço possível. Ou seja, será reduzido, quer queira quer não. Estabelecer metas de números, nestes casos, é cavar a frustração da pessoa, algo indigno de se fazer. Reversão de diabetes? É o que Stephen Phinney e a Virta Health fazem com a Dieta Cetogênica. Não à toa, são minhas principais fontes de estudo, depois do professor Noakes. 🙂

  12. Juliana adoro seu site. Estou a 2 semanas fazendo cetogenica. É tenho uma variação grande de corpos cetonicos. Às vezes 0.5 outras 1 outras 1.8 . Um dia tive 2.5. Comendo os alimentos permitidos. Agora como faço para estabilizar ela. Tomo Brain Octane de manhã e a tarde. Pode me ajudar? Os corpos estabilizam? Tenho medido pelo aparelho. Por vezes uso a fita de urina que me ajuda ter uma base. Na fita urina tem visto o tempo todo cetose. Estarei perdendo a cetose pela urina?
    Tive uma trombose na cabeça e a partir daí decidi mudar de vida. Por isso peço sua ajuda.
    Se puder responder agradeço. Beijos

    1. Rosana, tua pergunta é bela, mas é a mais complexa. Não à toa, é o grande motivo para as consultorias que forneço. Preciso de algumas horas de conversa contigo para saber tudo: rotina, sono, horários de medição, o que come em cada horário, jejuns, ordem dos alimentos no prato, exames etc.

      O que posso dizer sem saber nada sobre ti é foque em manter a rotina inteira o mais igual possível, pois tudo impacta a cetose. Ainda, sempre meça no mesmo exato horário, respeitando as leis das horas que distanciam a medição da alimentação e dos exercícios físicos.

  13. estou iniciando na cetogenica, comecei há 7 dias, e medi cetose no sangue hoje (após 7 dias) e deu 0,9 mmol/L , pela tabela estou em cetose leve certo ? eu deveria medir novamente daqui a quanto tempo para saber se estou progredindo ou não , qual intervalo pra notar progressão ? obrigada

  14. Olá Juliana, estou fascinada pelo conteúdo do seu canal, parabéns você faz um lindo trabalho. Meu nome é Deborah estou na cetogênica desde janeiro e tudo que aprendi foi com vc. Entrei pelo emagrecimento ,inicialmente pesava 118 kg, mais a duras penas aprendi a me observar , e reconheci a graças a vc uma compulsão alimentar e o o fato de me autopunir quando como algumas coisas. A cetogênica tem me trazido luz no fim do túnel, tenho controlado melhor minha compulsão por comida e meu estado mental melhorou consideravelmente desde o dia em que comecei, tenho conseguido emagrecer já se foram 17 kg. Eu só tenho uma dúvida , em relação aos corpos cetônicos, tenho feito medições diárias , e pela manhã após tomar o café com brain octane e nata a cetose estava em 0.8. há 13:30 da tarde o maior valor do dia foi 1.1, nunca consegui mais que isso. Comi 4 ovos e cerca de 150g de carne. 4 horas depois do almoço as 17:10 da tarde a cetose estava em 0.2. o que estou fazendo de errado?

    1. Withor, a cetose não responde apenas à alimentação, ok? Eu precisaria saber com quem tu estava, como foi o diálogo, o dia de trabalho, atividade física que ocorreu nestas 4h etc. Outra questão importante seria o tipo de carne que comeu e quanto de gordura adicionou. Há específicos aminoácidos nas carnes que têm efeito anti cetogênico. A quantidade de carne consumida foi baixa, porém. Eu olharia mais para tuas individualidades do que para o perfil do prato neste caso.

      Nunca conclua nada antes de testar 3 vezes em dias alternados. Repita exatamente o mesmo prato no mesmo horário de alimentação e medição em outros dias para dizer que aquela determinada refeição tem algum efeito sobre ti.

  15. Boa tarde. Agradeço se puder responder. Sou adepto da alimentação LCHF quase cetogênica. Estava em níveis de carbs entre 50g a 100g e mais recentemente estou procurando manter abaixo dos 40g. Eu pratico JI de 18h/6h, e faço atividades físicas intensas com duração entre 1h a 1.30h em Jejum. Normalmente com umas 10 hora de JI e depois mantenho até completar as 16 a 18 horas totais em JI. Meu nível de corpos cetônicos tem dado 0,6/mmol e glicose 70mmol, medidos antes do almoço qdo ainda em JI, por volta das 14h. Essa relação entre corpos cetônicos e glicose é normal? Meu nível de cetose não deveria estar maior? Talvez esteja consumindo baixo carbs, mas bastante proteínas. Isso poderia impactar? obrigado

  16. Oi Juliana, faz 2 meses que estou na dieta Cetogênica. tenho compulsão alimentar. No entanto, meus níveis mmol/L variam muito. Tem dias que estão 0,5, 0,9, 1,5, já tendo atingido 3,0. Hoje pela noite medi, para fazer um teste, 4h após a janta, e sou 0,2. Isso é normal?

    1. Se tu está medindo no mesmo exato horário, comendo exatamente a mesma coisa, dormindo exatamente o mesmo, se exercitando da mesma exata forma no mesmo exato horário e evitando ao máximo conflitos e mudanças na rotina, doenças paralelas, inflamações, não tomou medicações ou suplementos quaisquer, a mudança de 3 para 0,2 é intrigante. Porém, as variáveis são muitas, como pode ver, e alterações dentro do espectro de 1 mmol/l são normais. De 2 para 1, por exemplo.

  17. Comecei a dieta cetogenica 5 dias atrás. Tb estou fazendo jejum de 16 horas para acelerar. Em 4 dias reduzi 2,5kg e hoje medi pela primeira vez as certonas e deu 1,6. Isso é bom?

    1. Não posso dizer se é bom, Rodrigo, porque não sei tua atividade física, sono, fezes, e o quão restritivo isso foi. Não sei o que tu comeu, a densidade da dieta. Porém, posso dizer que eu trabalho com as métricas médicas para evitar estado de inanição: máximo de perda de 1kg por semana. Os corpos cetônicos parecem corretos sim, mas, novamente, não é possível ter corpos cetônicos elevados ao custo do estado de inanição, ok?

      1. Então, estou comendo bem de acordo com os percentuais 75/20/5, tenho controlado bem isso de acordo com a quantidade de calorias normal para minha altura e peso ( aprox. 2.500/dia). Quanto a atividades, caminho cerca de 6km todos os dias (durante a quarentena, antes fazia academia de seg à sex), intestino nunca funcionou bem na vida…..gases, prisão de ventre são companheiros constantes e a mudança da dieta não alterou isso ainda. Minha primeira medição foi 1,6, mas acho que foi fora de hora (19:00hs) depois de 2 dias medí as 12:30 em jejum e deu 2,1……..hoje medi as 12:30 tb em jejum e deu 1,1….é normal variar assim? No geral tenho me sentido bem. Como sei se estou em estado de inanição?

        1. Eu olharia bem para o intestino, Rodrigo. Sim, há variação durante o dia (números mais baixos pela manhã e elevação ao longo do dia é o padrão, mas tudo é individual, porque depende da vida da pessoa) e há variação entre os dias. Para ver se de fato está havendo variação de corpos cetônicos, tu teria que comer exatamente o mesmo, no mesmo clima, horário, mesmo exercício no mesmo lugar, dormir exatamente a mesma coisa, trabalhar a mesma coisa, com o mesmo grau de estresse, etc.

    1. Não existe um número de corpos cetônicos a ser buscado para emagrecimento, Ângela. Faça a cetogênica limpa, densa e sem lanches intermediários.

  18. Juliana, boa noite. Já fiz cetogênica antes pelo método do Dr. Atkins, consegui emagrecer, ter mais qualidade de vida e foi ótimo. Depois, com o passar dos anos e de alguns acontecimentos traumáticos, acabei descuidando da minha rotina alimentar e engordei de novo. Agora, após alguns meses praticando jejum intermitente, voltei para a cetogênica e dessa vez espero que vire um estilo de vida que quero levar para sempre. Apos uma semana de indução, fiz minhas medições (antes eu não as fazia, mas aprendi com você sobre o aparelho e etc). No primeiro dia (só por curiosidade) medi e deu 0,1, no terceiro deu 0,5, e no quinto dia deu 0,9… Hoje medi e deu 0,4 antes de comer, em jejum… Pensei que poderia ser por ser de manhã, ví seu video explicando a respeito do cortisol de manhã. Então resolvi medir a tarde. Eu almoço as 13h. Medi as 16h30 e deu 1,2. Aí, tomei um mix de chá com chá verde, hibisco, gengibre e canela, sem adoçante nem açúcar. Resolvi medir e deu 0,6. Isso deve variar tanto?

    1. Caká, possivelmente, as únicas coisas que não tocarão na cetose imediatamente após serem ingeridas são gorduras puras. Mesmo assim, muitos têm queda até mesmo nisso. Há um pequeno estudo demonstrando alguma resposta à insulina com consumo de MCT, o que já era previsto. Portanto, a lei segue a mesma: jamais usar números de corpos cetônicos pós-prandiais como parâmetro, ok? Glicose, tudo bem: 45min a 1h após comer é ótimo. Corpos cetônicos não. Fica tranquila. Seguirei com meu chá de hibisco aqui – e eu o adoço 🙂

  19. Ju,
    Tira uma duvida, fiz 19h de jejum e minha cetose (pelo sangue) deu 0,2.

    Cetose: 0,2 mmol/L (14/08 às 6h14)
    Última Refeição: 13/08 às 11h30 (arroz, feijão e carne)
    Jejum: 19 horas
    Período: novo ciclo (final da menstruação)
    Exercício: 13/08 às 16h (50min de escada) + 19h (1h de musculação)

    1. Me parece tudo dentro do esperado. Tira arroz e feijão e mede em um horário melhor – quanto mais cedo, menos corpos cetônicos.

  20. Olá Juliana, adoro vc e seu site, amo estudar todas as informações postadas por aqui por vc!
    Tipo, faço jejum 16/8 paro de comer as 20:00h e volto a comer as 12:00h…
    Pela manhã vou para a academia e faço 1 hora de exercícios em jejum das 8:00h as 9:00h.
    Minha dúvida é? Em que horário devo fazer a medição pelo aparelhinho?

    1. Quebrar o jejum no pós-treino é uma regra na minha prática: com os três macronutrientes. Medir logo após o exercício não é o ideal, porque há queda de corpo cetônico, usado no exercício como energia. Ainda, haveria a alimentação do pós-treino. Portanto, me parece que o ideal seria medir ao final do dia, tardinha, antes do jantar, com uma janela de 4h ou 5h de jejum. Também, medir antes do exercício é uma ideia interessante. Fazer estas duas medições por alguns dias, na fase folicular e lútea. Comparar resultados e optar pelo melhor horário.

  21. Ju
    estou a duas semanas seguindo certinho, meu objetivo perder ate 25 kg
    Medi no aparelho esta 1,7.
    É muito? O que devo fazer?
    não tenho mais fome o tempo todo e tenho me alimentado nos horários certos. Posso estar errando?

    1. Um número elevado, mas ainda dentro do possível, sem grandes suplementações extras para segurar possíveis riscos, Fabi. O que me deixa tranquila é tu dizer que está se alimentando. E não custa perguntar para um ser humano fora de cetose, não praticante de jejum, sobre o que esta pessoa acha, se tu de fato está se alimentando. Muita lucidez na auto-observação, amada. Te nutre.

      Não esquece que os números de corpos cetônicos à noite possivelmente são os mais elevados. Então, se tu tem 1,7 pela manhã, deve ir bem além ao longo do dia. Daí, seria preciso avaliar melhor teus suplementos, imensa hidratação, hipoglicemia etc

      1. Ju! sensacional suas explicações, parabéns pelo trabalho. Estava completamente perdida para entender lendo seus artigos comecou a clarear.. porém ainda tenho dúvidas, qual é a medição mais benéfica.
        No 5o dia de dieta cetogênica medi pela manhã (após treino, MCT e tomado café puro, jejum aprox de 14h)= deu 1,0.
        8o dia em jejum só de 10h, sem ter tomado nada = 0,7 – o que significa? que caminho seguir?

        1. Michele, a decodificação do corpo, a compreensão dos corpos cetônicos, é um dos caminhos mais complexos que conduzo com alguns dos meus clientes e implica monitoramento de sono, monitoramento intenso de glicose, ciclo menstrual, cotidiano, trabalho, rotina alimentar, tempo após exercício, jejum e outros fatores, como uso de mct, quantidade de carbs, tipos de gorduras e proteínas etc. Levamos alguns meses para compreender os padrões, ok? Especialmente em mulheres, que funcionam em ciclos de 15 dias, certo?

          Pelo que tu me relata, está tudo certo. Variação de 0,3 não é uma variação 🙂

          Observação: sempre mencionamos no grupo de apoiadores no Telegram: jamais meça corpos cetônicos após o treino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *