Artigos

Quantos corpos cetônicos preciso produzir? (Como interpretar os números no medidor)

Depende do seu objetivo com a Dieta Cetogênica. Você busca otimização mental? Apenas emagrecer? Emagrecer e reverter doenças geradas pela obesidade? Tratar doenças neurológicas? Performance atlética?

Suas respostas definirão seus chamados “níveis ótimos” (ideais) de corpos cetônicos. Estes  resultados são os indicados após medir os níveis de BHB (corpo cetônico) no seu sangue:

Stephen Phinney e Jeff Volek indicam:

  • Cetose nutricional leve (emagrecimento): entre 0,5 mmol/L e 1.0 mmol/L
  • Cetose ótima (benefícios cognitivos e performance física): entre 1,0 mmol/L e 3,0 mmol/L

Dr. Thomas Seyfried, que usa a Dieta Cetogênica para tratamentos de doenças como câncer, dá a seguinte orientação:

  • Cetose terapêutica: entre 3,0 mmol/L e 6,0 mmol/L. Diz ele na obra The Complete Guide to Fasting: “A chave para o tratamento é a manutenção prolongada do estado de cetose, sendo que os níveis de corpos cetônicos podem variar de 3 a 6,0 mmol/L, com níveis de glicose variando entre 3 e 4 mM.”

Dominic D’Agostino:

  • Níveis ótimos de cetose: entre 1,5 mmol/L e 3,0 mmol/L

NOTA: Minha experiência pessoal, que fechou 100% com tudo que eu e vocês, seguidores da Dieta Cetogênica e do Revolução Keto, temos conversado: quando falamos de melhoria em questões mentais (depressão, compulsão, bipolaridade etc), falamos de um número acima de 1,5 mmol/l, sendo o ideal entre 2 e 3 mmol/l. 

Nestes casos específicos, os relatos e vivências apontam que números abaixo de 1,5 não trariam melhoria na sensação de equilíbrio, bem-estar e outras questões fundamentais para sua qualidade de vida.

Ou seja, os números que encontrei na “vida real” foram exatamente os mesmos apontados pelos pesquisadores acima. 

28
Deixe um comentário

Faça login para comentar
avatar
1000
9 Sequência de comentários
19 Respostas nesta sequência
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário mais bem avaliado
8 Quantos comentaram
WylaRoberta da Graça JacquesCintia SilvaGustavo CortazzoRogerio Autores recentes
novos antigos mais votados
Iara Maria Paschoini
Visitante
Iara Maria Paschoini

Ola Juliana, obrigado pelos esclarecimentos.
Acabo de comprar o Keto MCT 8 e não sabia como usar, e foi procurando respostas que encontrei você. Descobri a dois anos que tenho resistência à insulina e tenho feito uso de Victoza. Também uso homônimo para Tireoide o Nature throid 65 mg. Gostaria muito de saber se a dueta keto é o melhor para mim é de que maneira devo fazer.
Se puder me responder vou ficar muita grata.

Iara Maria Paschoini
Visitante
Iara Maria Paschoini

Juliana Muito obrigado pela resposta, vou segui com minha endócrino e uma nutricionista para melhor controle da dieta. Estou confiante de que vou sim ficar sem medicamento com o tempo. Obrigado pela dica dos profissionais, caso haja necessidade tenho onde recorrer. Rsrsr
Forte abraço!

Cintia Silva
Visitante
Cintia Silva

Olá, Juliana
Acabo de conhecer o site. Pelo jeito vou passar dias para absorver todo o conteúdo.
Num primeiro momento, gostaria de uma pequena informação…
Comprei o aparelhinho na intenção de saber se o gosto metálico na boca significava que eu já estaria em cetose. A medição indicou que sim. Entretanto, como faço o jejum intermitente juntamente com a cetogênica, uma medição de 5.1 me assustou um pouco (depois de umas 14h de jejum). Aí renovei a medição (no dia posterior, de manhã) e voltei ao nível de 3.6, como parece ser o meu normal. Depois do exercício intenso, o nível de cetose caiu para 1.6 e 2h depois já normalizou em 3.6 de novo. Minha pergunta… se esse é um nível alto, o que fazer para regular um pouco mais abaixo?

Ilde Casotti
Visitante
Ilde Casotti

Bom dia Juliana! Acabei de fazer meu primeiro teste com o Freestyle Neo. Faço Keto há um mes mais ou menos e perdi 6 quilos em 15 dias (depois parei de perder peso mas continuei perdendo medidas). Realmente, eu estou me sentindo muito bem, como tá no seu site, entrei pelo corpo e fiquei pela mente. Brilhante isso. Tomo remedio para depressão há anos mas nunca me senti tao bem como agora. Claro, com a medica, verei se é possivel reduzir aos poucos.
Bom, sou um keto-vegetariana e acompanho o site Dietdoctor que tem ótimas explicações sobre isso.
Então, medi minha cetona no aparelho, pela manhã. Faço jejum intermitente. Pela manhã só tomo café ou chá e agua com limão. Antes do teste havia tomado apenas café puro. Minha cetona deu 2.7.
Você me ajudaria a interpretar esse numero?
Ah, minhas taxas do lipidograma também explodiram mas vi seus videos e estou investigando também.

Rogério
Visitante
Rogério

Olá Juliana, gostaria de ver um post sobre a curva de corpos cetônicos durante o dia. Achei interessante a informação que o cortisol ao acordar baixa o nível de corpos cetônicos. Tanto é que li em algum lugar que um resultado de 1,0 ao acordar é ótimo. Já fiz 4 medições, consegui o aparelho na loja física da Drogasil (60 o medidor e 39 as tiras, fica a dica) e me parece que não existe nível constante de corpos cetônicos. Por exemplo, ontem antes do almoço (carne, espinafre e repolho) meu resultado foi 2,6 e duas horas depois 1,7. Hoje, antes do almoço, nas mesmas condições, 1,7.

Gustavo Cortazzo
Visitante
Gustavo Cortazzo

Sensacional seu blog e seu canal! Muito obrigado! Muitas dúvidas sanadas!

Cintia Silva
Visitante
Cintia Silva

Ju… vi seu comentário a respeito de um questionamento abaixo, e gostaria de partilhar algo MUITO esquisito que aconteceu comigo. Não tem exatamente a ver com a medição de corpos cetônicos, mas acho que tem a ver com essa explicação que você deu ao Rogério e a esse estudo que você está desenvolvendo. Pois bem, eu estava em cetose há alguns dias, com meu nível em 1 (pela manhã). No outro dia, pela manhã (costumo medir de manhã e à noite), a cetose se manteve em 0.4 e 0.2 (tomei um cálice de vinho). No dia posterior, comi dois pedaços de torta doce (decidi fazer um pé na jaca) e, à noite, depois de comer carne e abacate (foi um jantar bem farto), medi somente a glicose, e deu 41. Tentei buscar explicação para isso, mas realmente não encontrei explicação para uma hipoglicemia, ainda mais que havia MUITO açúcar no meu organismo. Você consegue me explicar o que aconteceu? Eu… Ler tudo »

Roberta da Graça Jacques
Visitante
Roberta da Graça Jacques

Oi Juliana. Obrigada pela sua existência no universo cetogènico!
Se puder me esclarecer, pra emagrecimento preciso estar entre 0,5 e 1, certo?
Acordei com 0,4 hoje. O que posso fazer pra atingir esses números recomendados? Preciso diminuir ainda mais os carbs? Ou aumentar um pouco?
Obrigada!

Wyla
Visitante
Wyla

Oi Ju, acabei de fazer o teste e tô com cetose mínima (0.5). Eu não sei se é o sono ( durmo as 22/23 acordo as 5/5:30 durante a semana) ou se não tô comendo gordura o suficiente, ou se é o café ( tomo no máximo 250 no dia). Qual dica vc daria para aumentar o número de corpos cetônicos sem o MCT ou o bulletproof ? Adoro seu trabalho 💚🙏