Reversão de diabetes e pré-diabetes, tratamento de autoimunes, longevidade, síndrome do ovário policístico, apneia etc. Existem duas linhas de tratamento para alcançar o mesmo objetivo: você pode fazer a Dieta Cetogênica ou ir com jejum intermitente.
Jason Fung e Megan Ramos (IDM Program) seriam os dois especialistas mais conhecidos no uso de jejum intermitente para estas questões. Para reversão da diabetes tipo 2 sem jejum, com cetose, o especialista a ser lido é Stephen Phinney (Virta Health). Os resultados têm sido bons dos dois lados. Veja qual é a sua preferência individual e escolha sua fonte.
Mas, hoje o papo é jejum intermitente, porque de cetose já falamos intensamente por aqui.
Qual é o melhor horário para fazer jejum?
No curso de treinamento para aplicação de jejum intermitente, Megan Ramos ensina a aplicar todos os protocolos da instituição, mas deixo vocês com uma fala dela que desvenda a chave para todos os protocolos de jejum. Ela se refere à chamada OMAD (One Meal A Day – uma refeição por dia), que pode ser usada no máximo três vezes por semana, por um período entre seis meses e um ano.
“Em pacientes sem restrição – problemas cardíacos, renais ou que estão se recuperando de doenças – o ideal seria comer apenas no almoço. Mas, na sociedade atual, fica difícil com família e trabalho. Então, permitimos que a comida fique para um jantar mais cedo. Ainda, por causa da correria, os almoços atuais são muito pobres. Já o jantar tem valor emocional e pode ser mais elaborado e tranquilo. Comer apenas no café é bom para quem não tem problemas de açúcar no sangue. Tomar café da manhã é um problema nos casos de diabéticos ou de resistência à insulina, por causa do dawn effect.”
Dawn effect é o natural aumento do açúcar no sangue no período da manhã. Ou seja, corpos movidos a açúcar já têm combustível circulante o suficiente neste horário e não precisam comer mais carboidratos (açúcar).
O que vemos aqui é uma chave básica para o jejum intermitente:
- O problema do café da manhã, especialmente com carboidratos. Fato.
- O almoço é a grande refeição do dia. É o pico do seu metabolismo.
- O jantar deve ser cedo, pois o corpo precisa de uma janela mínima de 3h entre comida e cama (o intestino avisa o cérebro que é hora do sono profundo, reparador, 4h após a última refeição).
Eu sou filha de Phinney e espero que você siga a Cetogênica comigo. Ou seja, jejuns prolongados se tornam desnecessários aos organismos que se mantém em cetose constante. Mas, mesmo assim, a essência do que recomendo é similar à fala de Ramos: tente almoçar bem. Respeite o corpo e coloque a natureza acima da pilha de trabalho. Ainda, o jantar é cedo. Café da manhã? Minha instrução é sempre igual: sem carbs, por favor.
Ola Ju, qto tempo vc aconselharia para ficar em uma dieta cetogenica? Peso estavel, me encontrando maravilhosamente bem na cetogenica. Voce acha que a cetogenica pode continuar a longa prazo como stilo de vida ou vc ou sugere de passar para uma low carb como estilo de vida?
Tania, minha amada. Sempre bom te ver por aqui e sei que estou te devendo uma resposta por email (faço meu melhor). Tânia, o que eu vou responder para uma pessoa que está ótima… Deve ou não prosseguir?
Direi o seguinte: a cada ano que passa, descobrimos que a cetose é segura em maior e maior prazo. Ou seja, 365 dias a mais de estudos provam que 365 dias a mais em cetose são seguros e excelente para a saúde.
Dificilmente, a lógica mudará. Mas, fiquemos de olho.
Entrei nessa questão pelo fato de ouvir varias vezes o aumento do colesterol,mas qto aos meus exames os resultados atual foram bem melhores que a 5 anos atraz .Sou imensamente feliz por ter tida a imensa sorte de descobrir o estilo de vida cetogenico.Amo demais a cetogenica vai muito bem com meu estilo de vida. Querida Ju fico no stand-by aguardando uma resposta por uma consulta via Whatsapp, caso um dia ( imagino que vc deve ter uma lista de espera de kilometros ) vc tenha disponibilidade estarei atenta e disponivel. Fique bem e um imenso abraço no teu coração.
PS : Imensa gratidão a todas as informações que vc nos passa com tanta benevolencia, sabedoria e humildade…Vc é um poço de conhecimentos ….Gratidão pelo teu maravilhoso trabalho.
Boa tarde! É permitido suplementos, tipo ômega 3, coenzima Q10, vitamina D3, num jejum de 24 hrs?
Consigo fazer de Boa o jejum, depois que comecei cetogênica.
Obrigada pelas informações.
Bjs,
Depende do porquê do teu jejum. Em termos gerais, jejum é jejum. Entra apenas água e sal. Porém, há variados graus de possibilidade, uso etc. Não indico suplementações fora das janelas de alimentação.
Estou em jejum há 90h, optei pelo jejum para iniciar a dieta cetogênica com máximo aproveitamento. Hoje já fiz as compras e prepararei uma refeição keto a base de carne e legumes. Preciso eliminar muitos quilos, provavelmente mais do que qualquer outra pessoa que já procurou por esse método. Irei me empenhar, dessa vez a cabeça está tratada, agora vai! Compulsões sendo dominadas com Psicanálise e MTC, seu canalno YouTube e este site estão sendo fundamentais para mim. Gratidão.
Pati, vou reforçar aqui também, como disse no YouTube, que não recomendo jejuns extensos – talvez, em casos de câncer. O máximo que eu permito quando o cliente pede muito e está muito bem adaptado (meses de cetose contínua) são 36h. É raríssimo eu aprovar isso.
Cuidado e tranquilidade. Independentemente do tempo que tu levar para emagrecer, o tempo do teu metabolismo se recuperar não está nas tuas mãos. Então, o que de fato precisamos aprender não é a perder peso, mas sim a ter uma relação saudável com o tempo. Abração!
Juliana , e se eu tiver uma alimentação cetogênica toda a semana e mesmo assim não ter nenhum sinal de cetose , está tudo bem ? Aliás eu não sinto fome né , sou bem adaptada a dieta low carb , acho que por isso não sinto fome …logo reduzi mais ainda o carboidrato para uma cetogênica, mas não tenho sinais de cetose não ….mas gosto desse estilo de me alimentar.
caso individual, Joelma. Eu teria que avaliar. Uma semana é tempo suficiente, mas pode haver questões de cortisol e insulina relacionados.
Oi Juliana, achei incrível como você aborta o assunto, é sucinta, não deixa dúvidas!
Obrigada por compartilhar teu conhecimento, tudo isso deveria passar no lugar das novelas nos canais abertos, nossa sociedade está cada vez mais doente e nossa medicina não é preventiva.
Sou adepta desse estilo de vida faz dois meses, com seguimento para emagrecer, e obviamente ser saudável, embora dou umas jacadas de vez em quando.
Comecei a pesquisar, ler livros, artigos e seguir profissionais.
Estou com duas dúvidas, vamos ver se você consegue me ajudar. 1°- tenho diarréia quase todos os dias, não consumo gorduras de forma exagerada, costumo ingerir as que contém nos próprios alimentos, ex: carnes. Também não consumo com frequência laticínios. Será que preciso suplementar algo? 2°- Faço JI pelo menos 5x na semana, 16/8, 18/6. Trabalho durante a noite, para me manter “acordada” abuso de água, tomo chimarrão sem açúcar. E numa noite dessas fiz um HGT resultado 117mg/dl, me preocupo? Gratidão💙 abç
Como está o consumo de fibras? Glicemia não pode ser avaliada de forma isolada, sempre acompanhamos diversas medições observando horários de refeição, jejum etc.
ola! boa tarde sou a Viviane e gostaria que me tira se uma duvida faço jejum intermitente a algum tempo ja emagreci bastante mas queria saber se estou fazendo da forma correta pois faço o 16/8 e 18/6 ,20/4 mas faço assim tomo cafe da manha almoço e fecho minha janela e vou abrir só no dia seguinte de novo conforme o tempo que me determino a ficar em jejum sera que desta forma vou continuar a ter meus objetivos alcançado pois agora meu peso e meu corpo fisicamente parece que estacionou. pesava 72 kg hoje com 60 pratico atividade física todos os dias. aguardo ansiosa sua respostas