Artigos

Qual o melhor horário para o jejum?

Reversão de diabetes e pré-diabetes, tratamento de autoimunes, longevidade, síndrome do ovário policístico, apneia etc. Existem duas linhas de tratamento para alcançar o mesmo objetivo: você pode fazer a Dieta Cetogênica ou ir com jejum intermitente.

Jason Fung e Megan Ramos (IDM Program) seriam os dois especialistas mais conhecidos no uso de jejum intermitente para estas questões. Para reversão da diabetes tipo 2 sem jejum, com cetose, o especialista a ser lido é Stephen Phinney (Virta Health). Os resultados têm sido bons dos dois lados. Veja qual é a sua preferência individual e escolha sua fonte.

Mas, hoje o papo é jejum intermitente, porque de cetose já falamos intensamente por aqui.

Qual é o melhor horário para fazer jejum?

No curso de treinamento para aplicação de jejum intermitente, Megan Ramos ensina a aplicar todos os protocolos da instituição, mas deixo vocês com uma fala dela que desvenda a chave para todos os protocolos de jejum. Ela se refere à chamada OMAD (One Meal A Day – uma refeição por dia), que pode ser usada no máximo três vezes por semana, por um período entre seis meses e um ano.

“Em pacientes sem restrição – problemas cardíacos, renais ou que estão se recuperando de doenças – o ideal seria comer apenas no almoço. Mas, na sociedade atual, fica difícil com família e trabalho. Então, permitimos que a comida fique para um jantar mais cedo. Ainda, por causa da correria, os almoços atuais são muito pobres. Já o jantar tem valor emocional e pode ser mais elaborado e tranquilo. Comer apenas no café é bom para quem não tem problemas de açúcar no sangue. Tomar café da manhã é um problema nos casos de diabéticos ou de resistência à insulina, por causa do dawn effect.”

Dawn effect é o natural aumento do açúcar no sangue no período da manhã. Ou seja, corpos movidos a açúcar já têm combustível circulante o suficiente neste horário e não precisam comer mais carboidratos (açúcar).

O que vemos aqui é uma chave básica para o jejum intermitente: 

  • O problema do café da manhã é ter carboidratos nele. Fato.
  • O almoço é a grande refeição do dia. É o pico do seu metabolismo.
  • O jantar deve ser cedo, pois o corpo precisa de uma janela mínima de 3h entre comida e cama (o intestino avisa o cérebro que é hora do sono profundo, reparador, 4h após a última refeição).

Eu sou filha de Phinney e espero que você siga a Cetogênica comigo. Ou seja, jejuns prolongados se tornam desnecessários aos organismos que se mantém em cetose constante. Mas, mesmo assim, a essência do que recomendo é similar à fala de Ramos: tente almoçar bem. Respeite o corpo e coloque a natureza acima da pilha de trabalho. Ainda, o jantar é cedo. Café da manhã? Minha instrução é sempre igual: sem carbs, por favor.

4
Deixe um comentário

Faça login para comentar
avatar
1000
2 Sequência de comentários
2 Respostas nesta sequência
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário mais bem avaliado
3 Quantos comentaram
Osmarina Alves de OliveiraJuliana Szabluktania Gobbi Autores recentes
novos antigos mais votados
tania Gobbi
Visitante
tania Gobbi

Ola Ju, qto tempo vc aconselharia para ficar em uma dieta cetogenica? Peso estavel, me encontrando maravilhosamente bem na cetogenica. Voce acha que a cetogenica pode continuar a longa prazo como stilo de vida ou vc ou sugere de passar para uma low carb como estilo de vida?

Osmarina Alves de Oliveira
Visitante
Osmarina Alves de Oliveira

Boa tarde! É permitido suplementos, tipo ômega 3, coenzima Q10, vitamina D3, num jejum de 24 hrs?
Consigo fazer de Boa o jejum, depois que comecei cetogênica.
Obrigada pelas informações.
Bjs,