Artigos

Qual o melhor horário para o jejum?

Reversão de diabetes e pré-diabetes, tratamento de autoimunes, longevidade, síndrome do ovário policístico, apneia etc. Existem duas linhas de tratamento para alcançar o mesmo objetivo: você pode fazer a Dieta Cetogênica ou ir com jejum intermitente.

Jason Fung e Megan Ramos (IDM Program) seriam os dois especialistas mais conhecidos no uso de jejum intermitente para estas questões. Para reversão da diabetes tipo 2 sem jejum, com cetose, o especialista a ser lido é Stephen Phinney (Virta Health). Os resultados têm sido bons dos dois lados. Veja qual é a sua preferência individual e escolha sua fonte.

Mas, hoje o papo é jejum intermitente, porque de cetose já falamos intensamente por aqui.

Qual é o melhor horário para fazer jejum?

No curso de treinamento para aplicação de jejum intermitente, Megan Ramos ensina a aplicar todos os protocolos da instituição, mas deixo vocês com uma fala dela que desvenda a chave para todos os protocolos de jejum. Ela se refere à chamada OMAD (One Meal A Day – uma refeição por dia), que pode ser usada no máximo três vezes por semana, por um período entre seis meses e um ano.

“Em pacientes sem restrição – problemas cardíacos, renais ou que estão se recuperando de doenças – o ideal seria comer apenas no almoço. Mas, na sociedade atual, fica difícil com família e trabalho. Então, permitimos que a comida fique para um jantar mais cedo. Ainda, por causa da correria, os almoços atuais são muito pobres. Já o jantar tem valor emocional e pode ser mais elaborado e tranquilo. Comer apenas no café é bom para quem não tem problemas de açúcar no sangue. Tomar café da manhã é um problema nos casos de diabéticos ou de resistência à insulina, por causa do dawn effect.”

Dawn effect é o natural aumento do açúcar no sangue no período da manhã. Ou seja, corpos movidos a açúcar já têm combustível circulante o suficiente neste horário e não precisam comer mais carboidratos (açúcar).

O que vemos aqui é uma chave básica para o jejum intermitente: 

  • O problema do café da manhã, especialmente com carboidratos. Fato.
  • O almoço é a grande refeição do dia. É o pico do seu metabolismo.
  • O jantar deve ser cedo, pois o corpo precisa de uma janela mínima de 3h entre comida e cama (o intestino avisa o cérebro que é hora do sono profundo, reparador, 4h após a última refeição).

Eu sou filha de Phinney e espero que você siga a Cetogênica comigo. Ou seja, jejuns prolongados se tornam desnecessários aos organismos que se mantém em cetose constante. Mas, mesmo assim, a essência do que recomendo é similar à fala de Ramos: tente almoçar bem. Respeite o corpo e coloque a natureza acima da pilha de trabalho. Ainda, o jantar é cedo. Café da manhã? Minha instrução é sempre igual: sem carbs, por favor.

Receba notificações por email
Notificações de
guest
12 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
tania Gobbi
tania Gobbi
1 ano atrás

Ola Ju, qto tempo vc aconselharia para ficar em uma dieta cetogenica? Peso estavel, me encontrando maravilhosamente bem na cetogenica. Voce acha que a cetogenica pode continuar a longa prazo como stilo de vida ou vc ou sugere de passar para uma low carb como estilo de vida?

tania Gobbi
tania Gobbi
Reply to  Juliana Szabluk
1 ano atrás

Entrei nessa questão pelo fato de ouvir varias vezes o aumento do colesterol,mas qto aos meus exames os resultados atual foram bem melhores que a 5 anos atraz .Sou imensamente feliz por ter tida a imensa sorte de descobrir o estilo de vida cetogenico.Amo demais a cetogenica vai muito bem com meu estilo de vida. Querida Ju fico no stand-by aguardando uma resposta por uma consulta via Whatsapp, caso um dia ( imagino que vc deve ter uma lista de espera de kilometros ) vc tenha disponibilidade estarei atenta e disponivel. Fique bem e um imenso abraço no teu coração.

PS : Imensa gratidão a todas as informações que vc nos passa com tanta benevolencia, sabedoria e humildade…Vc é um poço de conhecimentos ….Gratidão pelo teu maravilhoso trabalho.

Osmarina Alves de Oliveira
Osmarina Alves de Oliveira
1 ano atrás

Boa tarde! É permitido suplementos, tipo ômega 3, coenzima Q10, vitamina D3, num jejum de 24 hrs?
Consigo fazer de Boa o jejum, depois que comecei cetogênica.
Obrigada pelas informações.
Bjs,

Patrícia Siqueroli
Patrícia Siqueroli
1 ano atrás

Estou em jejum há 90h, optei pelo jejum para iniciar a dieta cetogênica com máximo aproveitamento. Hoje já fiz as compras e prepararei uma refeição keto a base de carne e legumes. Preciso eliminar muitos quilos, provavelmente mais do que qualquer outra pessoa que já procurou por esse método. Irei me empenhar, dessa vez a cabeça está tratada, agora vai! Compulsões sendo dominadas com Psicanálise e MTC, seu canalno YouTube e este site estão sendo fundamentais para mim. Gratidão.

joelma fernandes ribas jô
joelma fernandes ribas jô
1 ano atrás

Juliana , e se eu tiver uma alimentação cetogênica toda a semana e mesmo assim não ter nenhum sinal de cetose , está tudo bem ? Aliás eu não sinto fome né , sou bem adaptada a dieta low carb , acho que por isso não sinto fome …logo reduzi mais ainda o carboidrato para uma cetogênica, mas não tenho sinais de cetose não ….mas gosto desse estilo de me alimentar.

Patrícia
Patrícia
10 meses atrás

Oi Juliana, achei incrível como você aborta o assunto, é sucinta, não deixa dúvidas!
Obrigada por compartilhar teu conhecimento, tudo isso deveria passar no lugar das novelas nos canais abertos, nossa sociedade está cada vez mais doente e nossa medicina não é preventiva.
Sou adepta desse estilo de vida faz dois meses, com seguimento para emagrecer, e obviamente ser saudável, embora dou umas jacadas de vez em quando.
Comecei a pesquisar, ler livros, artigos e seguir profissionais.
Estou com duas dúvidas, vamos ver se você consegue me ajudar. 1°- tenho diarréia quase todos os dias, não consumo gorduras de forma exagerada, costumo ingerir as que contém nos próprios alimentos, ex: carnes. Também não consumo com frequência laticínios. Será que preciso suplementar algo? 2°- Faço JI pelo menos 5x na semana, 16/8, 18/6. Trabalho durante a noite, para me manter “acordada” abuso de água, tomo chimarrão sem açúcar. E numa noite dessas fiz um HGT resultado 117mg/dl, me preocupo? Gratidão💙 abç

Viviane Urman
10 meses atrás

ola! boa tarde sou a Viviane e gostaria que me tira se uma duvida faço jejum intermitente a algum tempo ja emagreci bastante mas queria saber se estou fazendo da forma correta pois faço o 16/8 e 18/6 ,20/4 mas faço assim tomo cafe da manha almoço e fecho minha janela e vou abrir só no dia seguinte de novo conforme o tempo que me determino a ficar em jejum sera que desta forma vou continuar a ter meus objetivos alcançado pois agora meu peso e meu corpo fisicamente parece que estacionou. pesava 72 kg hoje com 60 pratico atividade física todos os dias. aguardo ansiosa sua respostas