Artigos

Qual o melhor horário para medir seus corpos cetônicos?

Primeira coisa a ser dita é que “medir corpos cetônicos” não é o termo correto. Isso porque você pode medir três tipos de corpos cetônicos:

  • o BHB (beta-hidroxibutirato), medido através do sangue, no aparelho medidor de ketones e de glicose, Freestyle Optium Neo.
  • o acetoacetato, muito medido na fase inicial da Cetogênica, através da urina. Contudo, estudos já demonstram que a eficácia da Dieta Cetogênica para propósitos neurológicos é mais bem avaliada através da medição do BHB (1). Ainda, a medição através da urina deixa de ser eficaz em algumas semanas, quando o organismo para de expelir acetoacetato na urina.
  • a acetona, medida através do hálito. Ainda está aberta a possibilidade de usarmos esta medição, sendo que o organismo adaptado reduz os níveis de BHB no sangue com o passar dos meses. Contudo, os especialistas seguem apontando os níveis ótimos de BHB no sangue como padrão de ouro de avaliação sobre a eficácia da cetose no organismo.

[Medir o BHB no sangue nos dá parâmetros de comparação, pois as pesquisas nos mostram os números ideais para cada caso. Ou seja, temos capacidade de avaliar a eficácia do tratamento.]

Então, falemos sobre o BHB:

Um pequeno estudo comprovou o que a experiência prática demonstra (2).

12 indivíduos saudáveis se mantiveram na Dieta Cetogênica, em cetose sustentada, ao longo de seis semanas. As dietas não tinham restrição calórica e seguiam a mesma mesma divisão de macros (1,8:1 – ou seja, 1,8g de gordura para cada grama de carboidrato+proteína combinados).

Eles foram aconselhados a manter a proporção 80% gorduras, 15% proteínas e 5% carboidratos, mas mantiveram uma média próxima, com 75% gordura, 20% proteínas e 6% carboidratos. Eles deveriam medir os níveis dos respectivos corpos cetônicos no sangue a cada hora, durante um dia.

Os resultados mostraram:

Os níveis de BHB (sangue) tiveram os resultados mais baixos às 10h (de 0.33 a 0.17 mmol/l). O horário cujos resultados foram mais elevados foi às 15h (de 0.7 a 0.62 mmol/l).

Mesmo pequeno, trago este estudo, porque ele demonstra o que vemos em prática. Não existe um horário “melhor” ou “pior”, sendo que o corpo cetônico BHB oscila ao longo do dia, devido à alimentação, estresse, exercícios físicos e atividades em geral.

Mas, sim, existem horários em que você capturará apenas seu nível mais baixo ou apenas o mais alto. Ou seja, a sua medição em determinado horário pode estar lhe enganando a respeito do seu resultado como um todo.

Dicas para ajudar na medição do corpo cetônico BHB:

  1. Você não precisa medir diariamente, mas é interessante medir algumas vezes na semana e quando um novo fator surgir na sua vida (entrar para a academia, ter crises de enxaqueca, inflamações, dormir mal, entrar no período menstrual ou pré-menstrual ou até mesmo introduzir um novo alimento).
  2. O pior horário para medir é pela manhã, quando você estiver sob efeito dos chamados Dawn Effect (Fenômeno do alvorecer) ou do Efeito Somogyi. Em termos bem gerais, o Fenômeno do Alvorecer é quando sua glicose se eleva pela manhã para que você tenha energia rápida neste período. Já o Somogyi, ocorre quando a glicose cai demais durante a noite e o corpo tenta equilibrar a situação, elevando a glicose pela manhã.
  3. Portanto, é interessante sempre medir glicose e BHB juntos, para você criar um gráfico relacionando os dois marcadores.
  4. Meça SEMPRE no mesmo horário do dia. Se puder, siga as diretrizes do estudo: meça o mais próximo das 15h possível, levando em consideração o próximo item.
  5. Meça sempre em jejum. Aqui, você poderá tomar MCT ou Brain Octane para avaliar alterações benéficas. Pode café? O impacto do café na cetose é individual, mas, geralmente, não tem efeitos negativos. Veja como o café te impacta através do teste de glicose, que explico neste link.
  6. Caso você coma algo pela manhã, aguarde de 4h a 5h para medir. Neste período, não coma nada (apenas MCT, Brain Octane ou sais de BHB, se quiser).
  7. Caso você faça exercícios físicos, aguarde de 4h a 5h para medir. Logo após o exercício, seus corpos cetônicos cairão abruptamente: afinal, o BHB é o seu mais novo combustível e você o utilizou malhando. MAS, após 4h ou 5h, haverá uma elevação abrupta do BHB (post-exercise ketosis) e é aqui que você quer medi-lo.
  8. Se a sua cetose estiver muito reduzida pela manhã, ou você não estiver em cetose, considere jantar mais cedo.
  9. Durma sempre bem na noite anterior ao teste: 1h a menos de sono ou sono ruim afetarão os números diretamente.
  10. Mantenha em mente que a falta de rotina dos fins de semana, férias e viagens pode gerar mudanças nos níveis.
  11. Lembre-se que a ovulação poderá reduzir significativamente os corpos cetônicos. Dois ou três dias após a menstruação, os números devem voltar ao normal.

Faça seus testes. Para elevar o BHB, introduza MCT, Brain Octane, exercícios, mais horas de sono, jante mais cedo, reduza carboidratos (lembrando que não há benefícios nos níveis de BHB em reduzir para menos do que 15g de carbs líquidos), faça jejuns mais extensos, reduza um pouco sua proteína se estiver excessiva e avalie os resultados.

1 The Ketogenic Diet: Seizure Control Correlates Better With Serum β-Hydroxybutyrate Than With Urine Ketones

2 Monitoring for compliance with a ketogenic diet: what is the best time of day to test for urinary ketosis?

Receba notificações por email
Notificações de
guest
24 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Sueli Nogueira Soares
Sueli Nogueira Soares
8 meses atrás

Oi Juliana, como vai?
Encontrei você recentemente e ainda estou estudando seu site.
Vou iniciar a cetogenica, tem algum artigo onde fala das tirinhas para medir a cetose? Elas são válidas?

Geovana
Geovana
7 meses atrás

Gente sou nova na keto, estou adorando teu site Juliana, vendo teus vídeos no YouTube tem. O q me levou a keto vou diagnóstico de fribomialgia e depressão do meu filho adolescente, então estou devorando notícias sobre, e resolvi fazer a keto até pq venho de várias dietas e estou obesa, perdi o chão com esse diagnóstico. Fazem uma semana q estou na keto, estou sem compulsão por doces e com muita energia. Obrigada por fazer um site tão didático, simples de entender.

O q queria dizer tbm é q comprei o Kit q veio o aparelho com 100 tiras por quase Duzentos reais na Farmácia Panvel de Santa Maria -RS

Beijos no povo Keto 💋

Geovana
Geovana
Reply to  Geovana
7 meses atrás

Juliana eu.novamente hehehe marido comprou as fitas de glicose 😭😭😭 estava tão feliz com aparelho q não li direito as fitas, mas no site da Panvel tem 10 tirás por 50 e poucos.
Beijos!

Carla Rodrigues de Souza
Carla Rodrigues de Souza
6 meses atrás

Ju, comecei a cetogênica legal mesmo dia 2. Estou me pesando todos os dias como experiência. Notei que estava baixando na balança. Comecei com 80,7 cheguei a 78,1. Estava incrível. Daí a balança começo a subir. Não menstruo mais tenho 44 mas sem ciclo há 3 anos.
Hj fiquei bem frustrada, a balança foi a 79,6. Fui à farmácia, em jejum, andei meia hora, comprei o teste, tomei meu café, e medi a cetose. Deu 0,5.
Só depois eu vi que medi na hora errada.
Tinha andado e comido.
Ah, nos primeiros dias eu quase não sentia fome. Agora ando faminta.
Acho que eu estou meio perdida.

Carla Rodrigues de Souza
Carla Rodrigues de Souza
6 meses atrás

Pergunta: quanto devo esperar de corpos cetônicos pra saber que estou mesmo em Cetose?

JAMES LEHM
JAMES LEHM
6 meses atrás

Juliana, gostaria de saber qual foi sua avaliação daquele aparelho de medição de cetose por sopro, que tu ganhou daquela empresa brasileira de Minas Gerais.
Atualmento utilizo as fitinhas de sangue, as mesmas que tu usas.
Vale a pena investir naquele aparelho por sopro?

Rita Oliveira
Rita Oliveira
6 meses atrás

Olá Juliana, estou à 1 mês a fazer dieta Cetogénica. Ainda não tive grande variação de peso, para além de me sentir menos inchada. (Faço dieta à muito tempo, pelo que só a adaptei à Keto) Hoje medi pela primeira vez os corpos cetónicos, 3 horas após o pequeno almoço, deu (0,4), muito pouco, mas não vou desanimar, aliás quando começo a sentir desanimo, vou ao seu site e leio a sua frase “Não esqueça que seu organismo pode levar de três dias a três meses para entrar em cetose. Respira, dorme bem, reduz os carboidratos e confia no processo”, e animo outra vez. 🙂 Resta-me dizer que sou uma pessoa saudavel, no entanto com muita facilidade em engordar, pelo que o que me levou à Dieta Cetogénica, foi, para além de me identificar com tipo de alimentação permitida nesta dieta, tentar reduzir sem pressa algum peso de forma saudável, mas estabilizando-o de forma a acabar com o efeito io-io.… Ler tudo »

Angelica
Angelica
Reply to  Rita Oliveira
5 meses atrás

Tbm apresento minhas característica com a dieta igual vc
Tbm estou continuando qunto de cetose seria o ideal para emagrecer

Cléo
Cléo
5 meses atrás

Tenho 2 semanas de dieta cetogênica e te encontrar foi uma das melhores coisas! Graças a Deus moro nos Estados Unidos e por aqui os alimentos da keto são mais acessíveis. Obrigada Jú (olha a intimidade 😅) por compartilhar gratuitamente tanta informação!

Sandra Pires
Sandra Pires
4 meses atrás

Oi Juliana, tudo bem? Parabéns por todo o seu trabalho com a dieta cetogênica. Seus artigos são muito esclarecedores. Gratidão por você divulgar de maneira tão simples e detalhada tudo o que você estuda. Sou apoiadora do seu trabalho e desejo tudo de bom para ti.

Alexandre Fraceto
Alexandre Fraceto
2 meses atrás

Olá Juliana, como vai?
Fiz dietas cetogênicas várias vezes com objetivo de perder peso, porém sem acompanhamento algum. Estou amando seu site e buscando o máximo de informação possível.
Tenho medido meu bhb há 7 dias e o valor varia de 0,8 a 1,8. Posso considerar que estou em cetose? Esses valores favorecem a perda de peso?
O que seria não estar em cetose? Bhb = zero?
Grande abraço e parabéns pelo trabalho!

Alexandre Fraceto
Alexandre Fraceto
Reply to  Juliana Szabluk
2 meses atrás

Bom dia Juliana,
Já li esse post.
Qualquer número (diferente de zero) na medição do BHB no sangue signica que estou em cetose?
Grato pela resposta!

Alexandre Fraceto
Alexandre Fraceto
Reply to  Juliana Szabluk
2 meses atrás

Juliana, só mais uma dúvida:
Qualquer valor (diferente de zero) na medição do BHB no sangue significa que estou em cetose?
Grato pela resposta!

Alexandre Fraceto
Alexandre Fraceto
Reply to  Alexandre Fraceto
2 meses atrás

Muito grato Juliana, dúvida respondida!
Hoje preparei um Bulletproof Coffee (com café e manteiga comum e Brain Octane + óleo de coco) e medi 2,8 mmol/L depois de 4 horas. Minha glicose tem se mantido entre 92 e 99 mg/DL desde que comecei a medir.
Gratidão pela sua disponibilidade e atenção e parabéns pela seriedade e profundidade de conhecimento nesse assunto tão pelêmico e importânte!
Abraço.