Artigos

Por que mulheres emagrecem menos em low carb do que homens?

Por que mulheres emagrecem menos em low carb do que homens? 1

Por que mulheres emagrecem menos em low carb do que homens? O DIETFITS Study (Stanford, 2018) foi um dos mais completos estudos sobre emagrecimento e nos traz a resposta à fatídica questão. Na pesquisa, 609 homens e mulheres foram randomizados em dietas low carb e low fat por um ano.

As dietas eram altamente densas e removiam açúcar adicionado e grãos refinados e minimizavam ao máximo o consumo de produtos industrializados. Perfeito.

Resultados: na foto abaixo, você vê como homens em low carb perderam muito mais peso e gordura durante o período. Ainda, como mulheres em low carb foram o pior grupo, perdendo menos gordura corporal.

emagrecimento low carb gordura carboidrato estudo mulheres

 

O resultado do DIETFITS parece um problema para nós, mulheres. Porém, agora, a equipe está fazendo uma nova análise dos resultados. No Low Carb Denver 2020, a pesquisadora responsável, Lucia Aronica, apresentou a nova hipótese de Stanford:

Mulheres em Low Carb perderam menos peso porque saíram mais vezes da dieta.

Dos 4 grupos, as chamadas “jacadas” (saídas da dieta com episódios de alto carboidrato) aconteceram mais nas MULHERES LOW CARB. Na foto abaixo, veja a diferença no emagrecimento quando a taxa de adesão entre os grupos é aproximada: quando todos se mantêm na dieta, todos perdem basicamente o mesmo.

 

emagrecimento low carb gordura carboidrato estudo mulheres

Ou seja, a diferença no emagrecimento está na jacada, algo que repito incansavelmente. Esta é a chave dos meus tratamentos: “não falarei de perda de peso até acabar com os episódios de alto carboidrato”.

Uma questão norteia os pesquisadores de Stanford agora: por que mulheres em low carb jacam mais?

A linha de conclusão dos cientistas é de que mulheres têm medo da gordura, algo cultural que se perpetua. E, como muito digo aqui, “dieta de baixo carboidrato e de baixa gordura” é o caminho para a inanição >> para a desregulação energética >> para episódios de compulsão alimentar: para a jacada que trava seu emagrecimento.

Mulheres se colocam em restrição extrema e, assim, cavam o caminho para os episódios de compulsão.

Mulheres possuem ciclos delicados, em que determinadas fases do mês, como ovulação, fase lútea, TPM, significam desregulação de glicose, estado de alerta, elevação do metabolismo. Quadros como insônia, restrição calórica, excesso de atividade física ou cognitiva agravam o problema e devem ser observados em uma árdua busca pelo equilíbrio energético através de modulação de vida e dieta.

Abastecer este cérebro com os melhores combustíveis é fundamental e esta é a proposta da Dieta Cetogênica: melhorar o combustível, não privar o organismo de combustível, exacerbando as crises.

Ainda, uma frase marca minha atuação: a cetose não lhe salvará da vida que exige a crise. Ou seja, não basta tomar litros de MCT para perpetuar um cotidiano acima dos limites pessoais, que são sim variáveis nas mulheres. Vida e dieta andam juntos na jornada pelo equilíbrio do cérebro que se manifesta no prato.

Antes de partir, enfatizo um dado desta pesquisa: mulheres em low carb com ALTA TAXA DE ADESÃO perderam NOVE QUILOS EM UM ANO. Observe como sua meta trai o princípio do equilíbrio. Se bem conheço os supostos milagres da cetogênica para emagrecimento da internet, suas metas pessoais são o triplo ou quádruplo disso. E a restrição necessária para alcançar esta meta é justamente o caminho para os episódios de compulsão. Fique atenta. 

Assista à Lucia Aronica no Low Carb Denver:

 

 

Receba notificações por email
Notificações de
guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Rita PAtricia Goncalves
Rita PAtricia Goncalves
21 dias atrás

Nossa Ju, tô até procurando um post seu onde eu escrevi, ingenuamente “conheça a cetogênica e ela te libertará”, meldels…
Na verdade foi logo que cheguei aqui no revolução Keto e fiquei deslumbrada com tudo que tava lendo. E hoje, um pouco mais inteirada, percebi claro, que foi um equívoco a minha fala, mas é porque eu tomei a cetogênica pelo revolução Keto. E obviamente o revolução keto, seu tratamento é muito mais abrangente que simplesmente cetogênica.
Você é muito mais profunda e integral. Cada vez que leio os novos conteúdos, sua interação com os casos no grupo daí eu entendo ainda mais como torna-se complexo compreender todas as nuances dos nossos distúrbios.