Artigos

Eu no Podcast do Senhor Tanquinho e outros temas para sua vida

juliana szabluk podcast senhor tanquinho low carb cetogenica

Você provavelmente já é leitor do site Senhor Tanquinho, certo? Adeptos da Low Carb no Brasil conhecem bem este que é um dos mais confiáveis sites sobre Dietas de Baixo Carboidrato. A notícia de hoje é que eu fui a convidada do Podcast do Senhor Tanquinho, um podcast que já recebeu diversas referências neste estilo de vida. Tive a chance de poder compartilhar alguns conhecimentos adquiridos nesta jornada de estudos cetogênicos com o Guilherme e o Roney, criadores do Senhor Tanquinho.

Coloco o Podcast abaixo para que vocês possam ouvir também, é claro. Para mim, a parte mais importante da conversa é a pergunta final. Aviso, porque são poucos que chegam até o fim. Então, caso pense em desligar o player, faça um favor a si mesmo e pule antes para o minuto 48.

Clique aqui para ler a transcrição completa e ouvir este podcast diretamente no site do Senhor Tanquinho

Trajetórias de transformação: o que você e eu temos em comum?

Ouvindo o podcast, me ocorreu algo muito importante: uma ponte entre você e eu. Quando me vi no papel de entrevistada, notei uma mudança em mim e quero falar contigo sobre estes papeis que interpretamos nas nossas vidas. Estes papeis que comumente mais nos aprisionam do que nos ajudam. Gravei um novo vídeo falando sobre isso, que você assistirá mais abaixo.

O que quero dizer por papeis?

Falo do perfil fit no instagram. Falo da mãe perfeita. Falo da guerreira infalível. Falo da imagem que você criou para você mesma e que, em tempos de redes sociais, acaba sendo uma prisão a ser interpretada para os outros.

É comum eu receber desabafos frustrados e culpados por incontáveis metas não atingidas ou quebradas. Esta culpa e frustração têm origem em um grande equívoco. Este é o único erro que você está cometendo na sua trajetória de transformação e ele te seguirá pelo resto da vida.

Ninguém jamais estará livre deste equívoco. O máximo que podemos fazer é tê-lo conscientizado ao longo de toda a trajetória.

É este erro que fará você ser mais um na pior estatística de todas: são raras as pessoas que perdem peso e permanecem magras ao longo dos anos. Mais ainda, são raras as pessoas que mantêm suas transformações, independentemente do que estivermos falando.

Por isso, quero compartilhar contigo o que a psicologia oriental e meus estudos sobre a mente humana me ensinaram.

O vídeo de hoje pode não ensinar a chave para a Cetogênica ideal, mas, se você o escutar com atenção todas as vezes que supostamente falhar, aprenderá a ter mais segurança em si mesma. No fundo, era só isso que você buscava nos outros. Era só disso que você precisava.

Bem, temos bons momentos juntos pela frente. Suba para ouvir o Podcast, desça para assistir às minhas considerações.

 

… E sempre lembre de deixar seu comentário amigo a todos que estiverem cruzando esta jornada. Não creio que precisamos de mais motivação nesta vida: precisamos de compreensão e sabedoria. O mundo já nos empurra demais até. Nos empurra tanto, que somos varridos pelos dias.

Por isso, sempre deixe uma palavra de carinho e amor por onde passar. Que nossas breves existências criem belos rastros para quem ficar depois de nós.

Gratidão, amigos.

Não deixe de conhecer o Senhor Tanquinho, caso já não seja um leitor assíduo do site. Clique aqui para acessar o Senhor Tanquinho!

5 Comentários

  1. Bah, Juliana (sim, sou gaúcha), adorei tua participação no pod cast dos meninos. Aliás, entrei lá para te ouvir, mas o teu vídeo de hoje me ajudou a refletir mais profundamente.
    Assumir personagens, assinar contratos… Não me parece um bom negócio.
    Descobrir quem sou eu e me permitir ser quem eu sou é o caminho para o auto conhecimento, liberdade e consequentemente o emagrecimento desejado.
    Obrigada por tuas palavras libertadoras!

  2. Oi! Amei teu site! Ouvi o podcast, ouvi que você falou que teve problema com o colesterol e vim desesperada para encontrar mais informações. Já vi teus quatro vídeos sobre isso, mas gostaria de saber mais. Você comentou no podcast que agora está comendo só peixes. Como está sua dieta agora? Peixe e azeite de oliva? Ainda consome alguma gordura animal, porco e frango? Obrigada por falar sobre isso! Abração

    1. Oi, Lorrayne! Estou reintroduzindo carnes vermelhas esta semana: sopas, caldo de ossos etc. Meu próximo exame de colesterol será em junho – ainda não posso dizer o que ocorrerá. Veremos como ficará. Meu palpite é que elevará um pouco, mas nada que tire meu sono.

  3. Olá Juliana, adorei conhecer o seu site, quantas informações tenho aprendido aqui, não faço dieta keto, mas tenho curiosidade de experimentar, gostaria de saber sua opinião a respeito de dieta Keto/Paleo para pratica esportiva (Tenho 1 ano de Crossfit) no crossfit se fala muito em dieta Paleo, mas minha nutricionista e todos que eu conheço na nutrição esportiva são totalmente contra, alguns até mesmo pela falta de informação e interesse, você conhece o DR. Jacob Wilson? pretende fazer um post sobre o assunto? e que livros, sites, e canais do youtube você indica para quem quer conhecer mas sobre o assunto dieta Keto/Paleo. abs.

    1. Olá, Willian! A bíblia do esporte e da Low Carb seria a obra “The Art and Science of Low Carbohydrate Performance”, do Phinney e Volek (acompanhe de perto os estudos do Volek com o exército norte-americano): https://www.amazon.com/gp/product/0983490716/ref=dbs_a_def_rwt_bibl_vppi_i2

      Meu foco não é esporte e Low Carb, mas, dos livros e estudos que sigo, bem como dos congressos que fui, a ideia de que Paleo seria um problema é algo que não consigo compreender (não consigo sequer visualizar um argumento contra isso). No caso da Cetogênica, há alguns proponentes que chamam a atenção para os benefícios da Keto em esportes de resistência. Afinal, você está trocando um combustível de picos, o açúcar, por um combustível estável e de longa duração, que é a gordura. Já no caso de exercícios de explosão, de intensidade, é interessante avaliar sua performance e tempo de exercício (exercícios de intensidade por tempo muito extenso pode sim ser uma situação para adeptos da cetogênica).

      Vale apontar que há um estudo randomizado realizado pela james madison university com crossfit. Seis semanas de estudo, 27 pessoas. Atletas na cetogênica perderam 3,5kg – 3% de gordura corporal e 3kg de gordura. Com relação à performance, ambos os grupos melhoraram.

      Ah, o trabalho do professor Noakes é bastante interessante para isso também. Há inúmeras palestras dele sobre a relação entre esportes e Low Carb, apontando estudos e esclarecendo o tema.

      Atualmente, o que não faltam são canais no youtube salientando os benefícios da Low Carb para atletas. Livros também. Dá uma investigada, você só tem a ganhar. Agora, com relação à dieta paleolítica, creio que é o único estilo de vida que é indicado para absolutamente todos os seres humanos, desde o nascimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *