Artigos

O que preciso saber sobre MCT

MCTs são poderosos parceiros na Dieta Cetogênica pela sua capacidade de elevar os corpos cetônicos, potencializando alguns dos benefícios da Keto (principalmente, se você tem questões neurológicas para tratar).
 
MCT (TCM, em português) significa triglicerídeos de cadeia média. Temos quatro componentes nestes óleos para avaliarmos aqui: C6 (ácido capróico), C8 (ácido caprílico), C10 (ácido cáprico), C12 (ácido láurico).
 
Cada C significa o comprimento da cadeia de Carbonos (C). Quanto mais longa a cadeia, mais seu corpo precisará processá-la para gerar energia.
 
O óleo de coco, que é fantástico mesmo, é majoritariamente composto por ácido láurico (C12). Mas, a verdade é que o C12 é um triglicerídeo de cadeia longa, porque ele precisa ser processado pelo fígado. Isso não significa que você não deve tomar o C12, pelo contrário. O óleo de coco é cheio de benefícios, mas este conteúdo é sobre triglicerídeos de cadeia MÉDIA.
 
Já o C6, é removido dos produtos para consumo, porque, além do gosto ruim, pode dar problemas gástricos e estomacais.
 
O que nos deixa com os dois campeões, o C8 e C10: fontes puras de energia e grandes potencializadores de corpos cetônicos. Por isso, minha insistência com o Brain Octane da Bulletproof, que é puro C8.
 
Com meus clientes que podem consumir estes óleos, eu jogo com o tamanho das cadeias ao longo do dia: C8 para picos de energia, C10 e C12 para estabilização. É uma boa dica, que tem tido resultados excelentes.
 
Quando for comprar seu MCT para elevar os corpos cetônicos ou acelerar a cetose, observe:
 
🥥 o MCT precisa ter baixa quantidade de C12 (quanto mais C8 e C10, mais energia a jato)
🥥 o MCT que você comprou não pode ter cheiro ou gosto
precisa estar sempre líquido em temperatura ambiente (guarde no armário)
🥥 se você for alérgico a coco, não consuma ou procure MCT de outras fontes
🥥 não substitua refeições por MCT. Lembre-se que ele é apenas energia, não é nutricionalmente denso. Isso se aplica mais ainda se você sofre com questões de humor. Nestes casos, gosto do MCT próximo a proteínas de alta qualidade (ovos, por exemplo).
 
Ah, já me perguntaram nas mídias sobre o XCT. Bem, o XCT é o MCT da marca Bulletproof. Ele é composto apenas de C8 e C10. Vale dizer que outras marcas de MCT também têm esta mesma composição. Com base no que você aprendeu aqui hoje, já consegue entender que é um ótimo caminho do meio.

11
Deixe um comentário

Faça login para comentar
avatar
1000
5 Sequência de comentários
6 Respostas nesta sequência
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário mais bem avaliado
6 Quantos comentaram
ElisabethYasElianaEvelyn MendesJuliana Szabluk Autores recentes
novos antigos mais votados
Dani Nutrição
Membro
Dani Nutrição

Ju, tudo bem?
Mesmo precisando perder peso devo usar MCT?

Evelyn Mendes
Visitante
Evelyn Mendes

Olá juliana!

Contei um pouquinho da minha história no seu canal no YouTube (sem vesicula, adicta, medicamentos para depressão…) preciso perder uns 20kg.
Você disse pra eu não tomar o café bulletproof. Só café descafeinado com óleo de côco. Mas posso tomar Brain Octane no café da manhã?

Estou no 4° dia em dieta cetogênica e tenho sentido muita falta de energia.
Pretendo voltar pra academia na segunda.
Whey protein isolado, você indica? Se sim, qual o melhor horário?

Obrigada, beijos.

Eliana
Visitante
Eliana

Oi Juliana, conheci seu site há 2 dias, fiquei feliz em ver conteúdo sério e bastante didático em português. Tenho lido sobre MCT e quero fazer a compra certa. Tem muita oferta, precisa diversos, dá pra comprar no Brasil? Vi uma oferta da Americanas, mas são cápsulas, vc conhece, recomenda? Por enquanto, muito obrigada, vc tem me ajudado muito. ABS.

Yas
Visitante
Yas

Oi, Ju! Iniciei a dieta keto há alguns dias e estou com uma dúvida referente ao MCT. O foco principal da dieta, além de uma melhor qualidade de vida, é o emagrecimento. Porém sempre fui muito sedentária, com pouca disposição e energia, sinto muito sono durante o dia, etc. Caberia o uso do MCT para auxiliar na disposição e na dieta?

Elisabeth
Visitante
Elisabeth

Gostei muito das explicações osso conciliar jejum intermitente com essa dieta ?