Artigos

O que preciso saber sobre MCT

MCTs são poderosos parceiros na Dieta Cetogênica pela sua capacidade de elevar os corpos cetônicos, potencializando alguns dos benefícios da Keto (principalmente, se você tem questões neurológicas para tratar).

MCT significa triglicerídeos de cadeia média. Temos quatro componentes considerados MCTs: C6 (ácido capróico), C8 (ácido caprílico), C10 (ácido cáprico), C12 (ácido láurico).

Cada C significa o comprimento da cadeia de Carbonos (C). Quanto mais longa a cadeia, mais seu corpo precisará processá-la para gerar energia.

O óleo de coco, que é fantástico mesmo, é majoritariamente composto por ácido láurico (C12). Mas, a verdade é que o C12 é um triglicerídeo de cadeia longa, porque ele precisa ser processado pelo fígado. Isso não significa que você não deve tomar o C12, pelo contrário. O óleo de coco é cheio de benefícios, mas este conteúdo é sobre triglicerídeos de cadeia média.

Já o C6, é removido dos produtos para consumo, porque, além do gosto ruim, pode dar problemas gástricos e estomacais.

O que nos deixa com os dois campeões, o C8 e C10: fontes puras de energia e grandes potencializadores de corpos cetônicos.

Quando for comprar seu MCT para elevar os corpos cetônicos, observe:

  • o MCT precisa ter baixa quantidade de C12 (quanto mais C8 e C10, mais energia a jato)
  • o MCT que você comprou não pode ter cheiro ou gosto
  • precisa estar sempre líquido em temperatura ambiente (guarde no armário)
  • se você for alérgico a coco, não consuma ou procure MCT de outras fontes
  • cautela ao substituir refeições por MCT. Lembre-se que ele é apenas energia, não é nutricionalmente denso.

Leia o conteúdo sobre BulletProof Coffee antes de sair tomando gorduras puras. Não crucifico a prática, mas preciso que você saiba o que está fazendo. 

Qual o melhor MCT? 

Isso é muito pessoal. Particularmente, eu uso três tipos de óleo de coco separadamente.

O óleo de coco extra virgem em sorvetes cetogênicos e outras sobremesas que ficam deliciosas com o sabor de coco. A gordura de coco eu uso para cozinhar.

O MCT que utilizo é o Brain Octane, que duplica meus corpos cetônicos. Devido ao meu caso pessoal, preciso de altos níveis de corpos cetônicos para manter meu cérebro funcionando.

Brain Octane nada mais é do que o MCT composto 100% de C8.

Sempre utilizei o Brain Octane da marca BulletProof. Não posso falar de outras marcas.

O lugar onde compro varia. Pode ser Mercado Livre ou alguma loja na internet. Verifique se o vendedor é confiável e compare preços, porque o Brain Octane é caríssimo. Da última vez que comprei, optei pela loja Novidade Saudável, que tinha o melhor preço.

Comece a tomar o MCT aos poucos. Uma colher de chá uma vez ao dia, juntamente com o café da manhã. Perceba resultados. Aumente gradativamente até alcançar uma colher de sopa. Cautela com o excesso. A energia excessiva pode gerar insônia ou outras perturbações mentais complicadas de reequilibrar.

Cautela sempre. Encontre o equilíbrio entre densidade nutricional, energia e tranquilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *