Artigos

O que aprendi após 20 anos de emagrecimento

emagrecimento cetogênica low carb paleo

Derramei uma lágrima hoje quando percebi o maior símbolo de evolução da última década na minha vida. Neste carnaval, eu usei uma roupa de banho na frente das pessoas. Um maiô.

Nunca tive coragem. Eu tinha vergonha do meu corpo. Vocês sabem, ou não, que eu perdi 80kg ao longo da vida. Mantenho esses 80kg a menos. Nunca quis fazer cirurgia plástica para remover o excesso de pele por incontáveis motivos que foram mudando neste tempo.

Inicialmente, eu temia fomentar os transtornos alimentares. Eu sabia que o emagrecimento gerava foco excessivo no corpo. Eu sabia que, após o emagrecimento, a mente buscaria mais foco no corpo. E mais foco no corpo. E eu sei que o ciclo não tem fim.

Vi pessoas morrendo de obesidade, claro. Mas, vi mais pessoas morrendo após perder peso. Isso mesmo. A morte pela mente doente é mais cruel do que a do corpo.

Há alguns anos, comecei a trabalhar a visão de corpo como ela é: um veículo para a mente, que é um veículo para o ser. A ideia de construção do corpo atingiu um novo patamar, um que a contemporaneidade infelizmente ignora.

Saúde para gerar energia equilibrada para gerar sabedoria. E a matéria no seu devido lugar, o de matéria apenas.

Foi aqui que eu testei minha grande terapia: a da mudança sem sofrimento. A do apenas deixar a mudança vir. No mundo da performance, esta ideia vai de impossível a abominável. Gostamos de sofrer e exibir nossa dor. No pain no gain. No brain, eu diria.

Ocorre que os mais elevados estudos randomizados apontam tempo de mudança ridículos. Em 1 ou 2 anos, a pessoa perde toda a transformação. Tanto esforço em vão, meu amigo. Vamos de um polo ao outro, é claro. Da obesidade ao corpo perfeito à obesidade. Da doença ao equilíbrio à explosão.

Tudo porque não construímos a estrutura que manteria este novo ser. Nossa ignorância sobre nossos processos permanece. Seguimos tão doentes quanto, mas temos um belo corpo para mostrar agora. Por dois anos. Depois, só deus sabe.

E gostaria de frisar o tempo: após 20 anos, usei uma roupa de banho na frente das pessoas. Não porque meu corpo está lindo. Não porque qualquer banalidade dessas. Eu expus meu corpo porque ele é apenas meu corpo. E eu estou livre disso finalmente.

O que fica desse post não é parabéns a mim, mas sim um pedido de que você reconheça seu próprio caminho. Saiba construir estrutura interna. Construa o universo que dará luz a quem você quer ser. E agradeça quando este dia chegar. Agradeça apenas.

8
Deixe um comentário

Faça login para comentar
avatar
1000
5 Sequência de comentários
3 Respostas nesta sequência
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário mais bem avaliado
6 Quantos comentaram
JulianaDaniela PenaBorges AGOSTINHOJuliana SzablukMARCIA CRISTINA DE SOUZA SICILIO ROCHA Autores recentes
novos antigos mais votados
WILIAM SANTINI
Visitante
WILIAM SANTINI

Nossa,fico feliz por vc,por sua luta e reconhecimento proprio!!!
Parabèns,texo exemplar e motivador
Adorei…

MARCIA CRISTINA DE SOUZA SICILIO ROCHA
Visitante
MARCIA CRISTINA DE SOUZA SICILIO ROCHA

Parabéns… Juliana… que o Senhor nos ajude a alcançarmos o que você alcançou…e que agora você é motivadora em saúde…bem estar…
Muitas felicidades… prossiga nesta linda missão que Deus te deu!!!😍😍😘

Borges AGOSTINHO
Visitante
Borges AGOSTINHO

Olá, caríssima Juliana! Espero que estejas bem sempre. Com base na sua história de vida eis realmente uma batalhadora e um exemplo a seguir vou seguir os seus passos para que eu possa copiar e obviamente melhor a minha saúde. Este é verdadeiramente o meu foco. Parabéns!

Daniela Pena
Visitante
Daniela Pena

Mulher, que relato!
Tu é uma guerreira!

Juliana
Visitante
Juliana

Fiquei na dúvida se comentava, mas lá vai.. eu estou fazendo a cetogênica por conta própria a 9 dias. Estou super feliz porque apesar de não me pesar é visível que emagreci uns 5kg ou mais (até meu pai percebeu e começou a se interessar também). Eu estava a um tempo tendo compulsão alimentar (não grave… mas de comer sem vontade e sem parar, em determinados momentos, alimentando as emoções como as pessoas dizem) e havia engordado mais de 10kg nos últimos 2 anos, talvez 15kg. Isso me abalou muito e emagrecer esses dias me deixou feliz. Então, hoje, fui provar uma calça jeans da época que já estava mais gordinha e ela ficou apertada.. e eu me dei conta que emagreci bem SIM mas não tanto como eu imaginava, e a partir daí toda vez que me via no espelho ficava feliz e triste ao mesmo tempo. Ao mesmo tempo estou numa fase de muita pressão (minha mesmo) para… Ler tudo »