Artigos

O café quebra meu jejum?

café quebra jejum dieta cetogênica jejum intermitente autofagia jejum emagrecimento keto

O café quebra meu jejum? A pergunta que não quer calar e que, possivelmente, tem uma resposta diferente para quem segue a Dieta Cetogênica. Bem, a resposta simples é: “depende”. O que você pode comer durante o jejum depende do porquê você está fazendo jejum intermitente.

Antes de mais nada, é crucial dizer que não aprovo jejum pela manhã em tratamentos de estabilização emocional. Nestes casos, quase todos que atendo, eu preciso dos aminoácidos em dia desde de manhã cedo.

Por isso, preciso de uma refeição matinal com proteínas de alta qualidade: para dar um boost nos neurotransmissores que possivelmente estão desequilibrados.

Ainda, teremos suplementos para tomar. Não tomaremos suplementos de estômago vazio.

Isso não significa que não trabalho com jejum intermitente. Isso significa que eu coloco o jejum onde ele deveria estar, à noite – é ali que preciso dos benefícios do jejum trabalhando ao máximo, enquanto você dorme. Isso é um jejum otimizado. É o clássico jantar cedo, algo que fazíamos antes de termos tantas doenças.

Se você não consegue não comer à noite, tranquilize-se. Ao longo do tempo, conseguirá com as alterações na rotina, o acompanhamento terapêutico e, claro, com os suplementos corretos. Não conclua o que você consegue ou não consegue fazer antes de colocar o cérebro em ordem através dos aminoácidos.

Dito isso, café em jejum.

O café quebra meu jejum?

Você está na Cetogênica apenas pelo emagrecimento ou está fazendo jejum por motivos como longevidade (e todos os benefícios da autofagia)?

Se for pelo emagrecimento, a conta é simples: o café não afetará seu jejum. Tome-o. Não há gorduras, calorias e a cafeína ainda ajuda na supressão do apetite (exatamente por isso que não o indico quando estou consertando seu cérebro através de nutrientes).

O bulletproof coffee, café com gorduras, já são outros 500. Eu espero que você tenha parado para medir a quantidade de gorduras e calorias em uma xícara dessas. E que tenha avaliado a péssima relação entre proteínas e gorduras que sua xícara tem (com sorte, 0,1g de proteína da manteiga para algo como 25 ou 30g de gorduras!). Para emagrecimento, café com gorduras não entraria por estes motivos óbvios.

Para autofagia, sabemos que o ideal é não ativar nenhum dos caminhos relacionados à “autolimpeza” do organismo (ampk, mtor, pi3k/akt etc). Neste caso, o ideal é o jejum de água e, se necessário, sal.

Contudo, sabemos que os macronutrientes ativam estes caminhos de formas diferentes. É clara a diferença entre a gordura pura e um pãozinho na disrupção da autofagia.

Por isso, se você precisa do seu Brain Octane (tipo de MCT / TCM que mais aumenta a produção de corpos cetônicos) pela manhã, tome-o. Sem culpas. Sem neuras. Seu corpo retomará a autofagia muito mais rapidamente após um café com Brain Octane ou MCT do que se fossem nozes ou castanhas na sua xícara.

Ainda, vale lembrar que não conhecemos o funcionamento do jejum em organismos em cetose constante – a vantagem metabólica de um sistema que está em estado catabólico através da cetogênica, uma dieta que mimetiza o jejum.

Em um futuro, falaremos sobre qual o tipo ideal de café para quem faz tratamentos de estabilização emocional. Indicarei marcas, onde comprar e os processos de fabricação que você deve escolher. Felizmente, o Brasil está na rota dos cafés para todos desde 2016 ou 2017. Infelizmente, a chance de você estar tomando um destes cafés é pequena.

Te inscreve no site para não perder os novos conteúdos. Clique no sininho vermelho ali no canto inferior direito e aceite as notificações.

Envie sua pergunta para a seção “Tudo sobre cetogênica”. Este conteúdo sobre café em jejum é uma resposta às perguntas que recebo.

 

Deixe um comentário

Faça login para comentar
avatar
1000