Artigos

Quais são os níveis ideais de glicose?

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) trabalha com o seguinte protocolo para avaliar resistência insulínica e alimentação:

Glicemia de jejum e pós-prandial: valores de referência

A Glicemia de jejum é considerada normal até 100 mg/dl. Para avaliar suas respostas individuais da chamada glicemia pós-prandial (após comer), coma seu alimento e aguarde 2h para medir a glicose. Você começa a contar o tempo após a primeira garfada, não após terminar a refeição toda. O número após este período de tempo não pode passar de 140 mg/dl.

Faça o download das Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes aqui

Contudo, a Dieta Cetogênica, com seu baixíssimo consumo de carboidratos, pode fazer este “normal” ser reduzido. Na internet, você encontrará que não existe hipoglicemia sem sintomas na cetogênica. Ou seja, você poderia ter níveis muito baixos de glicose (40, 50, 60) e, se não sentir sintomas, não haveria problemas.

Discordo fortemente desta constatação exposta na web. Nos cursos médicos, aprendemos que sim, a hipoglicemia é um dos maiores riscos da dieta e a glicose deve ser monitorada, especialmente nos três primeiros meses. Em prática, vejo respostas mais sutis à hipoglicemia, como baixo potássio e consequente aumento de adrenalina, passarem desapercebidos na correria cotidiana. Os efeitos da adrenalina elevada ou do baixo potássio surgirão meses depois, quando se torna mais difícil consertar os danos.

Portanto, indico que se siga com os valores de referência globais, que você confere logo abaixo.

Hipoglicemia: valores de referência

As diretrizes globais apontam que hipoglicemia começa a partir de uma glicose abaixo de 70 mg/dl. Caso caia para menos do que 54 mg/dl, alguma ação precisa ser tomada imediatamente.

Na cetogênica médica, é quando o consumo de uma pequena porção de suco de laranja entra. Não se trata da fruta inteira, vista que as fibras podem retardar o processo de elevação da glicose, é o suco mesmo. O suco, usualmente evitado justamente por gerar uma alta elevação na glicose, aqui surge como aliado: é justamente isso que queremos neste momento.

Como medir sua glicose

1 – Meça a glicose antes e depois de comer. Seus valores ideais ficarão entre 72 e 99 mg/dl.

2 – A variação entre pré e pós refeição não pode passar de 30.6 mg/dl. Ou seja, se estava 72 mg/dl antes de comer, não pode subir para mais do que 102 mg/dl. Se passar, este alimento ou esta porção de alimento foi demais para você.

3 – Siga estas diretrizes para, em alguns meses, alcançar uma hemoglobina glicada abaixo de 5,5.

Lembre-se: quanto maior forem os picos de glicose, maior será sua hemoglobina glicada, que é o melhor método para avaliar seu grau de síndrome metabólica ou diabetes. Leia mais sobre este exame aqui.

Melhores horários para medir a glicose

Meça antes de comer e depois de comer. Enquanto a Sociedade Brasileira de Diabetes indica um tempo de 2h após a primeira garfada, médicos low carb costumam indicar entre 45min a 1h após a primeira garfada. Indico que se siga as diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes para termos um padrão de comparação mais definido.

Sugestão: faça este teste com café preto, gorduras puras (MCT, manteiga e óleo de coco) e outros alimentos considerados low carb para saber sua resposta individual a eles. O “pode não pode” é altamente individual.

Receba notificações por email
Notificações de
guest
8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Cláudia Cláu
Cláudia Cláu
2 anos atrás

Ju bom dia! Ontem tive uma consulta com Dr. Souto, falei q assisti seus vídeos, e vc me ajudou a tomar essa decisão, fazer uma consulta com ele. Estou seguindo vc. Adoro td q vc pública. Fui usuária de anfetaminas, anfepramonas, feprenporex, xinical, cigarro, fui bariárica ( usei banda gástrica) micro para dentro do meu estômago tirei em 2017, fui bariárica durante 10 anos de 107kg fui a 45kg. Fui enternada usei sonda, alimentação parenteral, desnutrição crônica, bulimica e com aneroxia. Durante 1 ano e meio fiz low-carb. Assisti The Mágic Pill, assisti seus vídeos, e decidi mirar para cetogênica terapeuta. Fui na consulta com o Dr. Souto. Ontem. Estou em JI. Comprei o medidor de cetose e as fitinhas para medo cetose. Tenho transtorno alimentar, compulsão, depressão, síndrome do pânico, bipolaridade, insônia, ansiedade, TOC e etc…. Estou confiante, com esperança q no ano q vem eu seja sua paciente. Preciso de sua ajuda! Vou ler várias vezes este postado seu para entender bem. Bj

Celia Rossi
Celia Rossi
1 ano atrás

Juliana parabens pelos posts.
Quero comprar o glicosimero mas não sei escolher. Pode me indicar algum? Q nao muito caro mas eficiente. Grata

Geovana
1 ano atrás

Oi Juliana tudo bem. Quero dizer q estou muito feliz na keto. Nem acredito q perdi 10kg em 35 dias. Nesse tempo tive poucas vezes vontade de doce, nem acreditei q consegui ficar sem comer açúcar todo esse tempo. Muito obrigada por todas essas informações.

Lourdes
Lourdes
1 ano atrás

Ju bom dia primeiramente obg pelos seus conteúdos tem me ajudado muito.
Tenho aferido minha glicose em jejum, tomando somente café preto e está dando 90 mg/dL. Vc acha que deveria estar dando menos que isso por eu estar em jejum. Obg.
Estou com emagrecimento lento perdi 2 kg em 1 mês porém eliminei 5 cm de abdômen. Gostaria muito de saber a sua opinião. Gratidão.