Artigos

Natal e festas na Cetogênica: as 3 formas de cruzar eventos sociais na Keto [com receitas selecionadas!]

natal dieta fim de ano cetogênica low carb ceia reveillon emagrecer verão

Ceia, festas, réveillon. Eventos sociais na Dieta Cetogênica. Chega a dar um arrepio só de pensar, certo? Nem tanto. Li basicamente todos os artigos sobre isso na internet e compilei a essência das chamadas dicas da dieta Keto. São três abordagens diferentes. Hoje, vamos passar por elas.

Este post, como vocês podem ver no vídeo, é voltado à ceia do Natal, mas a verdade é que serve para todos os eventos sociais que, por ventura, você tenha que passar. Claro, se você tiver a mais ativa das vidas sociais, sugiro que jogue com as três formas. Vamos a elas!

Não perde a mais nova receita do site, que fiz para a minha ceia de Natal Cetogênica / Low Carb:

Te inscreve no site para garantir os novos conteúdos. Jamais te abandonaria nas férias. Ativa o sininho vermelho localizado no canto inferir direito do site ou cadastra teu e-mail para receber a newsletter a partir de 2019.

Quero me inscrever no Revolução Keto

Deixe seu email, que enviarei os melhores conteúdos para você!

Natal e festas na Cetogênica: as 3 formas de cruzar eventos sociais na Keto [com receitas selecionadas!] 1

De tudo que aprendi, há 3 formas de cruzar as festas na Dieta Cetogênica:

1 – Ignorar o açúcar

Não posso comer estes alimentos e deu. Nem estou vendo alimentos para ser honesta. Vim aqui celebrar com as pessoas e era isso.

2 – Adaptar a dieta

Vou levar um prato especial Keto, comer o que puder, fugir um pouquinho da dieta e era isso. Estou tranquila, não preciso mais do que isso. Este caminho do meio está ótimo para mim.

3 – Sair da dieta

Passei o ano comendo brócolis e carne. Nesta noite, eu vou sair da dieta e aproveitar. Amanhã, voltarei à Keto.

Todas as abordagens estão corretas. O que é incorreto é sofrer forçando estar em um momento que não é natural no seu caminho de evolução. Caso você tenha alguma doença grave, por favor, atenha-se ao “ignorar” (como eu).

Vamos analisar estas três abordagens?

Estratégia Cetogênica para 2019

Antes de decidir qual é o seu plano de ação, quero que você faça um exercício: escreva em um papel 5 coisas boas que mudaram na sua vida após a Dieta Cetogênica.

Não falo apenas de resultados diretos e mensuráveis. Eu falo de uma profunda reflexão de tudo que está mudando na sua vida como um todo. O que mais passou a mudar dentro de você desde que você começou. Isso também é resultado da Keto.

Escreva também 5 coisas que tinha na sua vida antes da Keto e que te entristeciam.

Mergulhe de verdade nesta reflexão. Volte para sua vida naquele tempo. Sinta. Escreva tudo. Não precisa escrever, apesar de ser muito mais eficiente. Saia para caminhar. Sente em um parque. Reflita sobre suas transformações.

Agora sim, você está pronta para decidir qual caminho seguir.

As 3 formas de cruzar as festas na Dieta Cetogênica

natal dieta fim de ano cetogênica low carb ceia reveillon emagrecer verão

1 – Ignorar o açúcar

Você está pronta para ignorar os pratos de Natal? Vamos lembrar que nada deve ser ruim. Nada deve gerar sofrimento. Se você já está na fase de amar a alimentação Keto, se a comida não é mais um foco ou uma tentação forte para você, você está pronta para ignorar.

Se for o seu caso, nem preciso dizer mais nada. Boa festa!

Se não for, sem culpas. Vamos ao próximo passo.

2 – Adaptar a dieta

Não sei onde você vai passar sua noite de Natal. Tampouco, o que é servido por lá. Mas, dificilmente o dono da casa impedirá você de levar algo.

Já deu uma olhada nas delícias de receitas Low Carb que existem? Deixarei alguns links com receitas Keto e Low Carb irresistíveis, capazes de vencer qualquer carboidrato. Dedique algumas horas à cozinha.

Este é o espírito de Natal. Construção real, reflexão sobre processos, botar a mão na massa da vida, oras.

Não foi fácil achar algo Keto em sites brasileiros. Aliás, me apavorei de ver coisas que se dizem Low Carb, mas que não são. Dediquei um tempo a analisar cada receita e indicar aquelas que estão na linha tênue entre as duas dietas. Aquelas que você pode comer feliz.

Melhores receitas para um Natal na Dieta Cetogênica e Low Carb

ATENÇÃO: recebi uma mensagem reclamando que abordo 3 itens que não são Keto. Alertei sobre isso, mas reforço: laranjas não são Keto. Maracujá não é Keto. Três quilos de carne em uma refeição não é Keto. Por isso, estes itens estão em “adaptar”. Minha opinião pessoal (e do Dr. Westman, que é meu professor também): se você não morrerá por sair de cetose e sente desejo de comer algo diferente nesta noite, seja feliz.

Vou te dizer que laranja e maracujá estão na lista de alimentos permitidos ocasionalmente pelo Dr. Westman. É a lista que ele entrega aos pacientes dele e que recebemos no curso da Fundação Noakes. Liberarei esta lista para você no próximo ano. Respire.

Ok, agora podemos prosseguir.

Receitas Keto / Low Carb de Natal!

  • Mousse de chocolate Keto / Low Carb. Dica minha: troquei o creme de leite por nata, mas não precisa. Esta receita também pode virar sorvete ou picolé. Minhas filhas (e eu) simplesmente falecemos ao comer qualquer uma das versões: mousse keto, picolé keto ou sorvete keto. P.s: 10min para fazer a receita. 20min, porque temos que lavar a louça.
  • Quindim Keto / Low Carb. Ainda não fiz, mas está nos planos de férias. Me parece muito simples e é muito keto. Ovos e Natal são irmãos siameses. Nada mais natalino do que uma sobremesa feita com ovos.
  • Cheesecake de limão Keto / Low Carb. Meu amigo, cheesecake sempre foi minha receita favorita. E a felicidade da Juliana de poder comê-lo sem culpa alguma na Keto? Cheesecake é a sobremesa Cetogênica por excelência. Aqui, na versão limão, mas pode ser de frutas vermelhas ou maracujá.
  • Torta alemã de maçã e nozes. Da maravilhosa Nutri das Panelas, Polyana Freitas. Se ela recomenda, é porque você deve fazer. Não consigo conceber um Natal sem Nozes. Não, maçã não é keto. Estamos abrindo uma exceção aqui, certo? Maçã está na lista das frutas ocasionais.
  • Falando em nozes, preciso comer isso: bombom de nozes com chocolate. Veja também a versão do bombom de nozes keto com conhaque e cream cheese.
  • Panetone Low Carb e chocotone Keto Low Carb. Dicas: no chocotone, eu usaria chocolate amargo de verdade, acima de 85%. No panetone, tenha cuidado com a farinha de amendoim. Se você tem problemas com amendoim, fique atento.
  • Farofa Low Carb com farinha de amêndoas. Da Polyana Freitas novamente. Ou farofa com farinha de coco para aliviar o bolso.
  • Molho de limão com vinho (use vinho seco, por favor). Não achei molho de laranja Low Carb. Eu acrescentaria suco de uma laranja e goma xantana ao molho de limão.

Breve pausa para refletirmos sobre o alimento mais perfeito que existe, o Peru. Peru é uma das coisas mais permitidas e lindas do Natal. Eu passo 364 dias por ano esperando o peru. Um dia, alguém me dirá porque não temos peru em outras épocas do ano.

Minha dificuldade é não comer as frutas que vêm com o Peru. Fazer o quê… Um molho com um ou dois limões e uma laranja fica divino! Engrosse o molho com uma pitada de goma xantana. Isso é mais do que maravilhoso para substituir as frutas. Faz uma farofa low carb para acompanhar.

Faça bolachinhas de coco com gotas de chocolate amargo para comer antes da ceia. Leve nuts, o que você preferir. Coma mais nuts nesta noite, relaxe.

Escolha uma receita ou duas e leve junto. Se não for possível, converse com o dono da casa, veja se haverá alternativas possíveis.

Bebidas alcoólicas na Dieta Cetogênica

Já te contei que você pode tomar álcool na Dieta Cetogênica? Não falo sobre isso, porque cortei o álcool assim que entrei na Keto. Isso é bom para nossa mente e para o emagrecimento.

Mesmo que algumas bebidas alcoólicas não tenham carboidratos, elas interferem na queima de gordura, porque o álcool precisa ser metabolizado antes. Ou seja, retarda tudo.

E tem o lado psicológico, certo? Impossível não falar da ressaca que você terá, que é pior do que a normal, ou como o álcool te leva a comer (e fazer) coisas que você não faria.

Me darei duas taças de espumante brut neste Natal.

Lembre-se que nossa tolerância alcoólica é mínima agora. Beba uma ou duas taças – ou acabará fazendo coisas que se arrependerá depois. Pode ser uísque, vodca, dry martini, rum. Novamente, relaxe!

3 – Sair da Dieta Cetogênica

Não, não enlouqueci. E fiquei muito feliz de ver grandes médicos Keto, como o Dr. Eric Westman, falando bastante sobre isso.

Por que você está na Keto? Emagrecimento? O que acontecerá com seu peso se ficar uma noite fora da dieta? 200g a mais?

Apenas duas coisas são proibidas aqui. Vamos fazer um acordo:

  1. Você não sentirá culpa.
  2. Você não abusará.

O equilíbrio é a base de tudo. Você está na Dieta da estabilidade mental. Traia o princípio do carboidrato, mas não traia o espírito da sua transformação.

Um pote pequeno de sorvete. Algumas frutas secas. Um molho que vai maisena. No dia seguinte, você volta.

Voltando para a Dieta

Há tantas pessoas que se sentem mais felizes de estarem em determinada dieta, justamente porque podem sair delas quando quiserem. Por que você vai esperar a vontade ficar tão, mas tão grande, que vai estourar no terrível dia do lixo?

Se você não tem uma doença grave, coma aquilo que mais te faz feliz nesta noite especial. Seja a torta da avó ou o pudim da sogra. Coma feliz. Coma sabendo que, no ano que vem, tem mais. Mantenha em mente que é uma noite especial, que aquilo é um ritual de congregação, não um hábito.

Eu também adoraria ganhar presentes todos os dias, mas a verdade é que não temos dinheiro para tornar isso um hábito. O mesmo serve para a comida, oras. Talvez, você adoraria comer pudim todos os dias, mas isso não é possível para ninguém.

Entenda a beleza das exceções. São elas que dão este prazer extraordinário à vida. Tudo que você tornar hábito perderá a magia.

Para voltar à Cetogênica no dia seguinte, é muito simples: não tenha nada na sua casa que te permita sair da Keto.

Aqui em casa, marquei um churrasco para o dia 25. É carne. Com carne. E carne.

O maior erro da Keto

Dizem que o maior erro da Keto é sair da dieta por duas refeições seguidas.

  1. Uma não tem problema.
  2. Duas é perigoso.
  3. Três é hábito.

A partir disso, fica bem difícil voltar.

É como dizem os norte-americanos… É transformar holiDAY (dia sagrado) em holiWEEK (semana) ou holiMONTH (mês). Ou seja, estender o dia fora da dieta para o mês fora da dieta.

Dr. Westman alerta sobre pacientes que engordaram tudo que haviam perdido em um ano neste único mês de férias. Eu achava que isso era exagero, mas, pelo jeito não.

Enfim, não faremos parte deste grupo.

Temos um grande sentido no que estamos fazendo. Escrevemos este sentido no papel lá no início do texto.

Você sabe que minha missão com a Cetogênica é séria. Tenho doenças reais para tratar. E você sabe que eu tive que dar uma pausa na Keto. E que minha vida está um lixo por isso.

Mas, saiba que estarei do teu lado nessa noite… Até porque coloquei aparelho nos dentes e não consigo comer absolutamente nada de tanta dor.

Mesmo que pudesse comer, eu comeria metade do Peru e deixaria todos na mão. É o que eu faço há anos: devoro o Peru de todos. Juro. Nunca me convidem para a ceia, porque só dou prejuízo.

Porém, neste Natal, graças ao aparelho (e meu medo de piorar as infecções que voltaram após eu sair da Keto), será apenas mousse keto para mim. Farei uma belíssima mousse de qualquer coisa e tomarei duas taças de champanhe brut.

Em homenagem a nós!

Feliz natal!

Siga meu canal e, por favor, ative as notificações. Não posto muitos vídeos e o YouTube certamente não te lembrará da minha existência por causa disso. É a forma do YouTube punir pessoas que não dedicam suas vidas a fazer vídeos

1 comentário

  1. Vc é mesmo uma jornalista Juliana, escreve bem demais e digo que jornalista especialista em dieta cetogênica!!!! Obrigada por nos oferecer todo seu conhecimento, humor e alegria!!!
    Com certeza este ano está sendo um ano de vitórias e cura prá vc!!!! Vamos em frente, pois embora tenha apenas uma semana de Keto, já posso sentir as transformações em meu corpo e mente!!!!
    Saúde e páz prá vc e sua família. sempre!!!
    Bjs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *