Artigos

Não tenho vesícula: posso fazer a Cetogênica?

Uma das perguntas mais comuns que recebo e que me espanta, pois tenho vários clientes sem vesícula muito bem adaptados. Existe um erro de percepção de que a Dieta Cetogênica é formada por baldes de gordura e/ou carne gorda. Isso pode ocorrer na Cetogênica para epilepsia ou para doenças autoimunes, mas não é a regra geral.

Grandes porções de gordura poderiam sim ser um problema para quem removeu a vesícula, já que grandes doses de gordura são difíceis para estas pessoas. O mesmo se aplica aos protocolos de jejum, em que a pessoa teria que comer grandes porções de uma única vez, algo ruim para quem removeu a vesícula.

Entenda, a vesícula é um órgão que armazena a bile. A bile, entre outras funções, ajuda na digestão da gordura que comemos. Se você removeu sua vesícula, pode ser difícil digerir grandes cargas de gordura de uma única vez.

Meus clientes nunca passaram por problemas, porque isso já está previsto nas orientações individuais. Duas orientações, nestes casos, são fundamentais: comer mais vezes ao dia, em porções menores (especialmente de gordura – proteínas gordas também) e evitar jejum.

Dividindo as porções diárias em doses boas para o organismo, não haverá problema algum em estar adaptado à Cetogênica.

9 Comentários

    1. Excelente, Juliano. É o que tenho encontrado também, mas prudência é sempre importante quando falamos com um público tão grande, certo? Abração e obrigada pelo depoimento!

  1. Olá, eu e minha esposa (48 anos) começamos há um ano, primeiro low carb com jejum intermitente e agora seguimos mais a cetogenica, com jejum diário de 16 horas e um de 24 horas mensal, ela já perdeu 33 kg (1,59m e 89kg) e está com todos os exames excelentes inclusive pressão. Eu estou mais feliz do que nunca.
    Ela não tem vesícula mas vem tomando sais biliares (300mg) após o almoço depois de começar a sentir algum desconforto logo após o almoço e um pouco de diarreia.
    Depois de adotar os sais não teve mais problemas só que ela prefere a “carnívora”, pois verduras e legumes “soltam” seu intestino, folhas só no suco verde.

    1. Ao primeiro indício de problemas nestes casos, os sais entram. Tua esposa é fantástica e fez exatamente o correto. A ideia de que ela precisa das fibras dos verdinhos é bem questionável em cetose. O médico Paul Mason é o nome a se buscar neste caso, é a bandeira dele. Menos fibras, mais cetocarnívora.

  2. Olá primeiro quero te parabenizar e te agradecer por este site e seus vídeos incríveis, descobrir e estou viciada!
    Bom eu quero te perguntar o seguinte, não tenho vesícula, fiz bariátrica há 8 anos! E quando ganho peso recorro a dieta cetogênica e jejum de 16 há 18 hrs!
    Estou fazendo algo errado? Tenho que suplementar algo? Obrigada!

    1. Nara, minha questão aqui seria que tu observasse a capacidade do teu corpo de processar as gorduras da cetogênica, especialmente se tu faz jejum, porque o jejum implica uma carga de alimentos elevada de uma única vez e isso é bem ruim para o teu caso. Se tu estiver comendo pouco e fazendo jejum ao mesmo tempo, a situação é mais complexa ainda, porque, em curto ou médio prazo, tu pode passar por um processo de inanição mais chato, que terá consequências sobre teu organismo feminino. MAS, se tu consegue ingerir gorduras e está comendo direitinho com um jejum mais prolongado como este, teu corpo é o mestre.

      Não esqueça que, ao fazer jejum, cada refeição que tu pular é prudente no mínimo ingerir sal. Eu não trabalho com jejum de água em mulheres, porque vejo o estrago hormonal que pode gerar, sempre uso jejum com sal e gorduras puras ou jejum de carboidratos – um a dois dias sem carboidratos, mas nunca com janelas maiores de 12h, porque é estressante ao sistema feminino.

  3. Desde que tirei a vesícula (2017), minha digestão mudou bastante.
    O problema não foi com gordura e sim com fermento químico (bolo, pizza, alguns pães).
    Aliás, o intestino e o estômago passaram a rejeitar alimentos feitos em alguns restaurantes (até aqueles por quilo), provavelmente por algum tempero ou óleos vegetais (soja etc). Então abracei ainda mais as minhas marmitas com comida de verdade. Meu corpo agradece.

  4. Eu não tenho vesícula e pensei que estava fazendo o correto, comendo todos tipos de gorduras e muitas vezes em uma única refeição, será que por isso meu exame de colesterol deu alto depois de meses estando baixo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *