Artigos

Militares na Dieta Cetogênica: novo estudo aponta resultados “surpreendentes”

dieta cetogenica militares emagrecimento

Um novo estudo conduzido por Jeff Volek comparou a Dieta Cetogênica e a dieta padrão na perda de peso e na melhoria física. Os resultados foram significativamente diferentes e mostram como a Keto pode contribuir para questões graves, como gordura visceral e resistência à insulina.

O pequeno estudo, que não foi randomizado, comparou 15 militares na Dieta Cetogênica e 14 militares na dieta padrão. Os grupos seguiram nas dietas por 12 semanas, enquanto passavam por um treinamento físico.

Em nenhum dos grupos havia restrição calórica. Os participantes foram orientados a comerem até se sentirem satisfeitos.

O grupo na Keto (média de 1,2 mmol/l de beta-hidroxibutirato durante o período) perdeu uma média de 7,5kg, 5% da gordura corporal, 44% da gordura visceral, e a sensibilidade à insulina melhorou 48%.

Não houve mudança no grupo que seguiu a dieta padrão.

Ambos os grupos mantiveram a mesma força, agilidade e resistência nos treinamentos.

Os pesquisadores comentam: “o mais surpreendente foi a consistente perda de peso, de gordura visceral e a melhoria na sensibilidade à insulina em basicamente todos os que passaram pela Dieta Cetogênica, mesmo sem restrição calórica. A performance física se manteve. Estes resultados são altamente relevantes considerando o problema da obesidade que afeta os militares”.

Os participantes do grupo cetogênico foram selecionados e, portanto, pode haver alguma tendência nos resultados. Contudo, Jeff Volek afirma que esta seleção garantiu a permanência dos participantes na dieta, que exige alto comprometimento pessoal.

Nota pessoal

7,5kg em três meses é um número que surpreendeu os pesquisadores. Ainda, é importante reforçar que eram militares, altamente ativos.

Digo isso porque as pessoas que me buscam para consultas podem vir com a ideia que muitos sites na internet oferecem: perca 10kg em um mês.

Possível é, desejável são outros 500. A perda muito rápida de peso vem não apenas com intensa redução calórica, mas pode gerar deficiências nutricionais e o clássico efeito sanfona, algo que é totalmente evitável.

Do que tenho observado na prática, uma perda de 3kg ou 5kg ao mês atinge um bom equilíbrio e uma boa saciedade. E o que mais me interessa nas pessoas que atendo, não desperta uma energia descontrolada – aquela que leva à insônia, ansiedade, batimentos cardíacos acelerados, intestino preso e deficiências minerais (além do agravamento de vícios e hábitos não ligados à alimentação).

Na Keto, ainda é importante compreender os diferentes resultados e efeitos colaterais dos variados números de beta-hidroxibutirato no aparelho medidor, o Freestyle, da Abbott. Nem todos podem ter altos corpos cetônicos. Nem todos precisam disso. Felizmente, é possível prever o número de corpos cetônicos ideal para cada indivíduo, bem como atingi-lo de forma regular.

Por fim, se a tua dieta está desequilibrando algum dos eixos da tua vida em nome da perda de peso, respire e repense como atingir o ponto ideal novamente. Existem diversas especificidades e alterações na Cetogênica que podem ser feitas para reequilibrar a dieta, o corpo e a mente. Ainda, há organismos que não se adaptam à cetose.

Lembre-se: todo desequilíbrio leva a doenças, cedo ou tarde. Todo.

Saúde é equilíbrio e isso deve levar em conta teu cotidiano, teu histórico, tua constituição físico-mental, teus padrões, vícios e metas.

Lembre-se sempre: saúde é integral (mente, corpo e ser) e deve ser para a vida toda.

3
Deixe um comentário

Faça login para comentar
avatar
1000
1 Sequência de comentários
2 Respostas nesta sequência
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário mais bem avaliado
2 Quantos comentaram
Juliana Szablukkeny Autores recentes
novos antigos mais votados
keny
Visitante
keny

Oi Ju, comecei cetogenica essa semada, acho que comecei kkk estava no lowcarb entao decidi pegar mais pesado com a cetose. Me fala uma coisa, se eu estiver fazendo uma cetogenica +- no final será apenas uma lowcarb certo? Eu nao quero mais ficar anotando tudo que como, pesando e lançando em aplicativos 🙁 isso cansa, mas sem fazer isso tenho medo de exagerar na gordura ou mesmo nos poucos carbos. Qual sua dica?