Artigos

Medidor de corpos cetônicos na urina funciona?

Sim, medidores de corpos cetônicos através da urina funcionam. Não os utilizo comumente com meus clientes, apenas porque as pesquisas científicas são quase sempre feitas com base no corpo cetônico chamado BHB (beta-hidroxibutirato), que é medido pelo sangue. Apenas saber que a pessoa está em cetose não significa muito para tratamentos específicos, cujos números de BHB são relevantes (para mais e para menos).

[O mesmo se aplica aos medidores de corpos cetônicos através do hálito, do sopro, que avaliam o corpo cetônico chamado acetona.] 

Contudo, as fitas de urina são suficientes sim para avaliar se há cetose e até, dependendo da marca, o grau de cetose da pessoa. Não à toa, medição através da urina é o método utilizado pelo grande nome da cetogênica para epilepsia, Eric Kossoff.

O corpo cetônico expelido pela urina se chama acetoacetato. É ele que você estará medindo com as fitas de urina.

É controversa a relação exata entre acetoacetato e BHB. Ou seja, não é possível traçar um gráfico preciso, dizendo que seu resultado na urina é equivalente a determinado resultado de BHB. Contudo, fica clara a eficácia de apontar ou não se você está em cetose. E, se está em cetose, algum grau de BHB há.

Como medir corpos cetônicos pela urina?

  1. Pegue a fita corretamente (há um quadradinho que indica onde encostar o xixi).
  2. Faça o xixi no copinho de coleta e encoste a fita na urina contida no copo ou encoste a fita direto no jato do xixi (não encoste a fita nos primeiros pingos do xixi, deixe o xixi inicial sair primeiro).
  3. Aguarde 15seg.
  4. Compare a cor da fita com os resultados na caixa. Tipicamente, quanto mais escuro, melhor.

Abaixo, coloco fotos de duas marcas diferentes para que veja como a interpretação é muito similar: negativo, traços, baixo, moderado, alto, muito alto.

medir corpos cetônicos urina

Qual a melhor fita de medição de corpos cetônicos na urina?

Comparei incontáveis avaliações nacionais e internacionais. A marca mais disponível no Mercado Livre (e em outras lojas) é URS-1K, com avaliações muito ruins. Fuja delas.

Ainda no Mercado Livre, há a marca Kiss my Keto, boa empresa para produtos cetogênicos. Há 200 fitas na caixinha por R$ 120. Havia poucas unidades no dia em que fiz a pesquisa. Então, conversei com o dono do perfil e pedi que mantivesse o estoque abastecido para os leitores do site. Não o conheço, mas tem boas avaliações no Mercado Livre, sendo um vendedor confiável.

Clique aqui para comprar as fitas de medição de corpos cetônicos na urina da Kiss My Keto

Por último, há a opção Confirme Teste de Glicose + Corpos Cetônicos. Acesse o site da empresa nacional, conhecida pelos testes de gravidez.

Qual o melhor horário para medir corpos cetônicos na urina?

Um estudo avaliou esta questão, chegando a resultados próximos aos do BHB. Os melhores horários seriam pela manhã, em jejum (primeiro xixi do dia, descartando os primeiros pingos da urina) ou à noite, 2h ou 3h após ter comido.

Quanto tempo para o corpo parar de excretar corpos cetônicos na urina?

A grande polêmica. O senso comum da internet é que, alguns meses após o organismo ter se adaptado à cetose, ele pararia de excretar acetoacetato pela urina.

Porém, estou há alguns meses investigando relatos de pessoas em cetose há mais de dois anos que seguem tendo bons resultados com as fitas de urina após todo este tempo.

O que pode ocorrer é uma mudança na cor do resultado na fita de urina, que acusaria uma cetose mais baixa. Isso seria devido à adaptação, não porque sua dieta está ruim ou a fita é ruim. Esta redução de corpos cetônicos com o tempo pode ocorrer com o próprio BHB (sangue), não é algo exclusivo do acetoacetato (urina).

Outra questão salientada pelos usuários destas fitas de urina é que é possível comer um número bastante elevado de carboidratos e mesmo assim ter cetose apontada na urina, algo muito difícil de ocorrer com a medição através do sangue.

Isso pode ter impacto no seu processo de emagrecimento com a Dieta Cetogênica. Você estaria comendo mais carboidratos do que o possível para o emagrecimento, mas confiando apenas nas fitas. Não faça isso.

Nestes casos, eu sugiro uma integração entre os valores das fitas, observação sobre a alimentação da pessoa e, acima de tudo, sobre os efeitos da cetose no organismo (redução de sintomas das patologias tratadas, falta de fome, aceleração, estabilidade, energia matinal etc).

É importante mencionar que, nos testes de corpos cetônicos através da urina, a sua hidratação influencia. Se você segue a boa lei dos 4 litros de água diários, seus resultados podem parecer mais baixos do que quando a urina estiver concentrada, com menos água.

Por último, medicações como captopril e NAC (compostos contendo grupo sulfidrila), tão utilizadas nas mesmas desordens tratadas pela cetogênica, podem alterar resultados, acusando falso negativo nestes testes de urina. O mesmo deve ocorrer com diversas outras medicações. Novamente, remédios impactam o BHB também, sendo fundamental acompanhar casos individuais.

Interessado no tema? Leia o teste individual comparativo entre as três formas de medir corpos cetônicos (urina, sangue e hálito), no site Diet Doctor.

Este conteúdo foi pedido pelos membros do Revolução Keto em nosso grupo exclusivo no Telegram. Seja membro do projeto e solucione suas dúvidas com o grupo.

Clique aqui para conhecer também o aparelho medidor de corpos cetônicos no sangue (BHB)

Seja membro do Revolução Keto
Entre para o grupo restrito no Telegram, receba conteúdos exclusivos e participe de lives e debates.
Receba notificações por email
Notificações de
guest
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
juan alves
juan alves
13 dias atrás

a grande vantagem da medição por urina é a questão econômica mesmo , fui ver o preço das fitas para medição de corpos cetônicos pelo sangue , aonde eu moro pelo menos é bastante caro na minha opinião , o único fornecedor que eu encontrei foi um com uma oferta de 10 fitas por 45 reais, já do da urina se encontra pela net com facilidade cerca de 100 fitas por 50 reais em media , estou me preparando para começar o acompanhamento com a ju 🙂

Last edited 13 dias atrás by juan alves