Artigos

Lista de tudo que você precisa neste dia das mães

Lista de tudo que você precisa neste dia das mães 1

Preciso trabalhar. Preciso estar bonita. Preciso cozinhar. Lavar. Passar. Não, preciso ser mãe. Preciso estar bem. Preciso estar presente.

Preciso lembrar que um único dia ruim reflete imensamente no universo sob minha responsabilidade. Um único momento ausente quando precisarem do meu olhar pode levar anos para ser recuperado.

Preciso observar. Preciso estar atenta. Preciso andar pelas ruas e ver as famílias destruídas. Preciso ouvir o que está acontecendo. Mulheres ansiosas. Pais perdidos. Filhos doentes.

O que houve com o senhor? O que houve com a senhora?

Preciso trabalhar. Preciso estar bonita. Preciso fazer tanta coisa.

Meus filhos estão doentes. Não param. Gritam. Não dormem. Estão indo mal no colégio. Meu casamento está se arruinando. Não temos mais tempo um para o outro. As contas se acumulam. Precisamos pagar médicos. As melhores escolas. Os cursos. Tratamentos.

Eles precisam de mim. Eu preciso de mim. Preciso silenciar. Preciso não precisar de mais nada.

Preciso estar aqui. Agora. Com vocês. Preciso respirar. Abraçar. Ver meus filhos dormirem. Sorrir. Preciso andar com o pé descalço. Subir na árvore. Agradecer.

Preciso ser o centro de todo este amor. Preciso transbordar segurança, carinho, compaixão.

Para tudo isso, preciso não precisar de tanta coisa.

Preciso olhar para o meu passado. Ver o que faltou na minha família. Quais foram os meus piores traumas? A Lol que eu não tive? O cabelo feio da minha mãe? A barriga do meu pai? Onde estava meu pai? Onde estava minha mãe? Onde eles estavam quando senti medo?

Como tenho medo.

Preciso olhar para tudo que faço hoje tentando preencher este buraco. Preciso não reproduzir este buraco naqueles que amo. Preciso não reproduzir este buraco em mim.

Não posso ser um buraco. Preciso preencher o vazio. Preciso ser mãe. Preciso estar aqui. Agora. Sorrir. Abraçar. Estar bem. Preciso não precisar de mais nada.

O coração de uma mãe é o único lugar seguro que existe. Ele é o eixo de um lar. Ele é o refúgio dos homens. A única experiência de plenitude que podemos sentir. É a formação do ser humano.

O coração de uma mãe é o único lugar em que sempre somos belos, amados, perfeitos como somos agora. Se você não teve uma mãe assim, agora é sua hora de ser este coração para você. Para eles.

É hora de escolher: você precisa precisar de tudo ou precisa apenas abrir espaço para enxergar seu coração?

Seus filhos estão crescendo sem você enquanto você está conquistando tudo que eles supostamente precisam. Você está aí, parada, esperando por você enquanto está indo atrás de tudo que supostamente precisa.

Construir um coração não é uma tarefa para os outros: é tudo que você sempre precisou. Apenas isso. Mais nada.

Neste dia das mães, eu desejo que você precise somente do que é de fato necessário, que ironicamente é tudo que você já tem e já é. Desejo que você apenas reconheça isso e agradeça.

Um único dia sem precisar de mais nada.

Um dia para caminhar na grama, olhar para o céu, fazer um cafuné nos seres que se formaram dentro de você – sejam eles seus filhos ou você mesma – um dia para lembrar que está tudo bem.

Está tudo bem.

Está tudo bem exatamente como você é.

Um feliz dia das mães.

Lista de tudo que você precisa neste dia das mães 2

3 Comentários

    1. Me repito isso diariamente. Muito amor, minha querida. Muito obrigada pelo carinho e pelo coração grande que veio me deixar essas belas palavras de apoio. Muito carinho para todas nós. Merecemos aprender a (nos) amar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *