Artigos

Kefir na Dieta Cetogênica: tudo que você precisa saber

pote kefir cetogênica

Admite. Você ama Kefir. Você quer Kefir todos os dias. Mas, entrou na Dieta Cetogênica. E agora?

Primeira coisa a ser dita é que você tem razão. Os benefícios do Kefir são incontáveis e seguem sendo descobertos através de múltiplos estudos.

Não é porque você entrou na Keto que você vai parar de tomar Kefir.

Este conteúdo sobre o Kefir na Keto foi sugerido pelo grande Patrick, da @FamíliaCetogênica. Quero deixar um beijo cheio de carinho para as meninas do grupo. Sigam firme e fortes na Revolução Keto, meninas!

Seja membro do Revolução Keto
Entre para o grupo restrito no Telegram, receba conteúdos exclusivos e participe de lives e debates.

Primeiro, vamos falar brevemente sobre o Kefir de água e de leite na Keto. Depois, vamos ver uma dica preciosa para que você tome seu Kefir feliz na Cetogênica, a segunda fermentação. Mas, fique até o final, porque darei a grande dica do Kefir na Keto, o Kefir de leite de coco.

Kefir de água e Kefir de leite: posso tomar na Dieta Cetogênica?

Varia pelo tempo que você deixar fermentando e varia pelo tamanho da sua porção. A verdade é que Kefir de água leva açúcar (seja mascavo ou melado) e, por mais que nossos amados microorganismos comam muito deste açúcar, ainda fica alguma coisa.

O mesmo pode ser dito sobre o Kefir de leite. Sabemos que precisamos nos despedir do leite na Keto e sabemos que nossos queridos amiguinhos comem boa parte da lactose também. Mas, o quanto eles comem da lactose variará de acordo com seu modo de preparo.

Então, serei breve:

Deixe fermentando o máximo de tempo possível e tome porções sensatas.

Como sempre digo, todo alimento suspeito deve ser medido para avaliar a resposta individual. Clique aqui para aprender a fazer o teste: como saber se um alimento impacta na cetose?

Qual é o tempo máximo de fermentação para reduzir o açúcar do Kefir, Juliana?

O tempo de fermentação varia de acordo com o clima da sua região, mas a média é de 48h. O que importa é aguardar o ciclo fermentativo do Kefir terminar. Ou seja, quando o leite coagular por inteiro e o soro começar a aparecer na fermentação, é hora de tirar os grãos. Veja na foto para facilitar.

 

kefir low carb dieta cetogênica

Segunda fermentação do Kefir Cetogênico

Quer ficar tranquila tomando Kefir na Keto? Faça o processo de segunda fermentação. Além de reduzir o açúcar ainda mais, você terá uma nova gama de benefícios.

  • Menos açúcar
  • Menos acidez
  • Mais cremosidade
  • Chance de adicionar sabores ao Kefir
  • Mais efervescência gasosa (sensação de água com gás na boca)
  • Aumento nas vitaminas B1 e B12 e biotina
  • Aumento do cálcio e do magnésio
  • Aumento das bactérias probióticas

Vamos ver como fazer essa segunda fermentação? Também é bem simples.

Segunda Fermentação do Kefir

Passo 1: Cultivo do Kefir

Cultive seu Kefir durante o tempo desejado normalmente, como você sempre faz. Será algo entre 12h e 48h. Remova todos os grãos.

Passo 2: Coloque em um pote com tampa

pote kefir

Escolha um pote ou garrafa com tampa. O ideal são aqueles que vedam bem mesmo (foto). Mas, pode ser qualquer pote bem fechado.

Passo 3: Hora de acrescentar sabor (se quiser)

Aqui, abre-se a possibilidade de fazer diferentes sabores. Escolha temperos, ervas, chás, pauzinhos de canela, cravo, fatias de limão, alho, orégano, manjericão, o que quiser. Menta e hortelã no verão…! Hum!

Passo 4: Tampe o pote

Feche bem o pote e deixe ele paradinho por 24h ou 48h extras. O tempo, novamente, dependerá do calor ou frio da sua região. No alto do verão, até mesmo 8h ou 12h serão suficientes. No alto do inverno gaúcho (aqui onde moro, por exemplo), 72h podem ser necessárias.

Passo 5: saboreie seu Kefir tranquila.

Se você fez grandes quantidades, pode deixar o Kefir na geladeira por até mais uma semana. Se preferir, pode tirar os “temperos” para não ficar com sabor excessivo neste caso.

Como prometido, quero deixar a grande dica do Kefir na Dieta Cetogênica. É a forma de comer mais Kefir e ainda comer o Kefir mais gostoso da sua vida.

Kefir Keto – O Kefir de Leite de Coco

kefir leite coco

A receita é muito simples e os resultados vão te marcar para sempre.

O Kefir de Leite de Coco é superior em sabor e textura. Esqueça o gosto azedo ou aquele sabor típico do Kefir que sentimos na boca. A textura é macia e suave, um pouco mais líquida do que um iogurte.

Ingredientes do Kefir de Leite de Coco

  • 1 garrafa de leite de coco (500ml). Pode ser das menores também. (sugiro das marcas Ducoco e Sococo, pois não têm açúcar e são muito mais espessos)
  • grãos de Kefir

Modo de Preparo:

É o mesmo do Kefir de Leite.

  1. Agite a garrafinha de leite de coco. Coloque em um pote.
  2. Largue os grãos dentro do leite de coco.
  3. Cubra com uma toalha.
  4. Deixe em temperatura ambiente por 12h ou 24h (mais, se estiver muito frio por aí). A melhor temperatura para o Kefir é entre 22°C e 30°C.
  5. Quando o leite tiver engrossado e tiver um sabor azedinho, está pronto! Remova os grãos e saboreie. Acrescente adoçantes Keto (eritritol, xilitol, estévia e sucralose), um pouco de canela, frutas vermelhas, como preferir.

Ah! Sim, você pode fazer o processo de segunda fermentação aqui também 😊

Dicas do Kefir de Leite de Coco:

1 – A mais importante. Se você não for preparar mais Kefir de leite de coco, se você for guardar seus grãos, não os guarde no leite de coco, ok? Guarde-os no leite de vaca.

Quando for fazer mais Kefir de leite de coco, lave seus grãos e recomece o processo (coloque no leite de coco, tampe com um paninho etc). Se for preparar mais Kefir de Leite de Coco na hora, pegue três colheres de sopa da cultura e recomece o processo do passo 1.

2 – Guarde seu Kefir de Leite de Coco na geladeira por até três dias (pode variar segundo sua geladeira e a temperatura da sua região).

3 – Se seu Kefir de leite de coco não ficar mais durinho, não se preocupe. Pode levar três ou quatro tentativas até que os bichinhos se adaptem ao leite de coco. Faça mais vezes, deixe um tempinho a mais. Eles aprenderão a amar o leite de coco com o tempo.

4 – Você sabe que não deve usar nada de metal ao preparar o Kefir, certo? Use colheres de vidro, madeira ou plástico. Guarde em potes de vidro ou plástico.

5 – Se o Kefir não endureceu em 48h, jogue o leite de coco fora, lave os grãos e tente novamente.

6 – Seu Kefir terá cheiro de fermentado e uma leve sensação de água com gás na boca (efervescência). Mas, ele não pode cheirar mal, como se estivesse estragado.

Quantos carboidratos há no Kefir, afinal?

Na obra The Go-Diet, Dr. Goldberg afirma ter levado tanto kefir de leite quanto iogurte natural para seu laboratório. O intuito era medir o quanto do açúcar os amados bichinhos da fermentação ingeriam e quanto restava no produto final. A resposta de Goldberg foi precisa:

1 xícara de iogurte natural ou de kefir de leite teria de 2g a 4g de carbs. 

Teor de lactose em leites fermentados por grãos de Kefir

Temos um brasileiro que nos salva nesta história. É o Flávio Marques Terra, que também levou o kefir, o leite e o iogurte para o laboratório e, mesmo que ninguém mencione ele na internet, eu mencionarei.

Temos acesso ao estudo completo e aqui estão os resultados.

Qual foi o objetivo do Flávio? Ajudar pessoas com intolerância à lactose.

Para isso, ele fez diversos testes na Universidade de Brasília. Ele queria ver se era possível que o kefir comesse a lactose a tal ponto, que pessoas com intolerância poderiam consumir kefir.

Importante: no caso específico do leite sem lactose vendido nos supermercados, não é que haja menos açúcar no produto. O que a indústria faz é quebrar a lactose nos seus dois açúcares componentes, a glicose e a galactose. Ou seja, se um copo de leite sem lactose tem 9g de carboidratos, é porque ele tem 4,5g de glicose e 4,5g de galactose.

Se você caiu aqui no site buscando mais sobre informação sobre Kefir e intolerância à lactose, eu te sugiro que leia o estudo inteiro. Há muitos dados importantes para você ali.

Mas, no caso do Kefir na Dieta Cetogênica, o que mais nos importa é quanta lactose os bichinhos comem afinal. Quanto menos carbs, melhor para nós.

Vejamos os resultados do estudo sobre a queda do açúcar ao longo da fermentação.

KEFIR DIETA LOW CARB CETOGENICA

Vejamos o gráfico da queda de açúcar segundo o estudo. 

carboidratos kefir cetogênica low carb

Ok, o estudo não nos dá exatamente o número de açúcares no kefir final. Mas, podemos fazer um cálculo básico e termos valores bem próximos.

Vamos ao cálculo?

  1. O copo de leite integral tem 10g de açúcar.
  2. O Kefir fermentado por 72h reduz a quantidade total de açúcares do leite integral de 4% para 1%;
  3. Isso significa que tivemos uma redução de 75% do açúcar no produto final em 72h de fermentação.
  4. Lembrando que um copo de leite integral tem 10g de açúcar, 75% disso nos daria um copo de Kefir com 2,5g de carboidratos.

Este valor fecha com o que Dr. Jack Goldberg encontrou.

Última questão sobre o Kefir de leite: já há marcas vendendo o Kefir industrializado, pronto para beber. No Kefir industrializado, o tempo de fermentação é menor para evitar a produção de gás carbônico e o consequente estufamento da embalagem.

Conferi toda a lista de marcas nos Estados Unidos. Os valores variam entre 4g a 15g de carboidratos em uma xícara. Mas, novamente, são produtos industrializados com tempo menor de fermentação.

Sobre o Kefir de água, pouco encontrei.

O mais próximo de confiável que encontrei foi um rapaz norte-americano que está abrindo uma empresa de kefir industrializado.

Segundo os testes dele, os bichinhos podem comer de 30% a 50% do açúcar no Kefir de água. Leia o depoimento dele no Reddit. Lembre-se que se trata de um fórum. Vai com calma na confiança da informação. Se encontrarem algo de novo, me avisem, que atualizo.

Sobre o Kefir de leite de coco, duas questões:

1 – Sim, é possível fazer kefir com leite de coco feito em casa. O Dr. Axe dá algumas diretrizes sobre isso aqui. Lembre-se que os grãos, neste caso, são os mesmos usados no Kefir de leite. Caso você queira usar os grãos para Kefir de água, terá que fazer Kefir de água de coco.

2 – Quantos carbs ficam no kefir de leite de coco? Bem, a única fonte que encontrei foi a Martina, do ótimo site ketodietapp, em que confio bastante. Não sei como Martina chegou a este número, mas aqui está ele: 1 xícara de kefir de leite de coco = 3,8g de carbs líquidos ou totais (não há fibras). 

 

Receba notificações por email
Notificações de
guest
31 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Patrick
Patrick
1 ano atrás

Fantástico esse site, veio pra revolucionar e trazer evolução a cetogênica no Brasil, assuntos inéditos, maravilhosa, parabéns!

Liliane
Liliane
1 ano atrás

Amei. Obrigada.

Ivana
Ivana
1 ano atrás

Juliana, voce se refere ao leite de coco engarrafado? Eu prefiro sempre quebrar o coco mas é dificil remover a casca marrom. E fica diferente se nao remover. Entao faço o de leite e coloco lascas fina coco fresco

Flavia
Flavia
1 ano atrás

Boa tarde
Posso alternar a produção de kefir com leite de vaca e leite de coco, sem afetar os grãos?
Dizem que nunca se deve lavar os grãos, vc lava entre um leite e outro?
Comecei a usar o kefir tem 2 semana, estou amando. Nunca mais compro iogurte natural. A fermentação de 12 horas ajudou demais meu intestino que é muito preguiçoso. É tomar pela manhã e só esperar o efeito….rsrsrsr
Muito obrigada

Gustavo Lyra
Gustavo Lyra
1 ano atrás

OláJuliana,
Parabéns pela bela postagem. Já estou no estilo de vida cetogênico há um ano e tenho dúvidas no que comer durante minhas atividades físicas (longas corridas e longos trajetos de bike). Poderia, por obséquio, dar umas dicas no que leva?
Muito grato
Saudações
Gustavo Lyra

sandra fatima
1 ano atrás

Olá! estou feliz por achar seus artigos, quanta informações legais, que bom que está compartilhando, parabens.

Carol Amaro
1 ano atrás

Que maravilha! Amei o post! Que bom que não larguei o kefir mesmo no período cetogênico. 🙂

Heloísia
Heloísia
1 ano atrás

parabéns pelo excelente trabalho. estou encantada

Flávia Rodrigues Nunes
Flávia Rodrigues Nunes
11 meses atrás

Adoro suas postagens e informações mais precisas e técnicas sobre a Keto, parabéns!!!
Referência seria no assunto! Quando menciona uma copo de leite…
Lembrando que um copo de leite integral tem 10g de açúcar, 75% disso nos daria um copo de Kefir com 2,5g de carboidratos.
Seria de quantos MLS?

Patrícia Siqueroli
Patrícia Siqueroli
9 meses atrás

A sua disposição para a pesquisa é notável! Você se dará muito bem se optar por uma carreira acadêmica. Parabéns.

Monica Souza
Monica Souza
8 meses atrás

Juliana, encomendei a colônia de kefir de leite do site lojakefribr.com e lá informam que o kefir de leite de coco deve ser feito a partir dos grãos do kefir de água, e não do leite. Você saberia explicar? Além disso, fazendo conforme você orientou, no caso de usar o leite de coco como será feita a fermentação já que você não mencionou a necessidade de adicionar açúcar, seria usando a frutose do coco?

Geise
Geise
6 meses atrás

Realmente era esse conteúdo que eu estava precisando… obrigada por compartilhar conosco…a revolução keto está mudando a minha vida pra muito melhor… parabéns pelo excelente trabalho 😘

Leandro
Leandro
4 meses atrás

artigo gostoso de ler kkk. vou maratonar esse site igual fiz qdo descobri o do dr. souto.

Talita hass
Talita hass
3 meses atrás

Muito obrigada por suas dicas. Tenho kefir em casa e amo mais tinha duvidas de poder ingerir na cetogenica. Estou te acompanhando e estou amando, estou utilizando a cetogenica para perder peso, perdi 23 kilos com low carb e jejum intermitente e acabei engordando 15 novamente. Mais aqui estou, conhecendo melhor a cetogenica para me ajudar na compulsão alimentar e na perda de peso.

Magali
Magali
2 meses atrás

Olá Juliana! Amei o site! Estou tentando perder peso e de quebra estou descobrindo que a cetogênica pode ajudar no meu déficit de atenção. Uso o kefir de leite (amo o soro batido com morangos) e minha dúvida é se posso tomar só o soro do kefir, só a massa resultante da filtragem, ou devo usar sem filtrar.

Rafaela
Rafaela
1 mês atrás

Oiii, se tem média de 2 a no máximo 4 gramas de carbo por xícara de iogurte de kefir de leite depois de 72 horas de fermentação, ele pssa ser liberado com moderação na Keto! ?

Raquel
Raquel
26 dias atrás

A muito estava procurando saber sobre Kefir de leite de côco e aqui encontrei.
Muito grata

Gabriel
Gabriel
24 dias atrás

E o soro do kfir pode na cetogenica ?

Gisele Amanda Bergmann
Gisele Amanda Bergmann
23 dias atrás

Olá!! A retirada do soro do Kefir (coando em filtro de papel) reduz o carboidrato ou não? Você já viu algo a respeito? Eu só li em alguns lugares que o soro é rico em carboidrados, o que me faz pensar que o resíduo fica com menos…
Gosto de coar e deixar em consistência de iogurte grego e misturar alho e pimenta para comer com a salada ou fazer patê com sardinha. Para romar como iogurte líquido acho muito azedo.
Adorei seu artigo, vou experimentar fazer com leite de coco.
Abraço!!

Maria Neiva Nogueira
16 dias atrás

Excelente explicação muito grata