Artigos

Insônia? Conheça os melhores suplementos para finalmente dormir bem

melhores suplementos insônia dormir bem estresse ansiedade

Não consegue dormir, certo? O sono é o fundamento da saúde. De todos os eixos estudados das chamadas “Blue Zones” (zonas no mundo em que a saúde e a longevidade são excelentes), o sono – e a vida social – são constantes.

Mas, temos um problema crônico de sono no mundo contemporâneo e você é vítima disso também, claro. Sono ruim é o maior inimigo dos meus clientes e é a primeira questão a ser tratada. Sem redução de dor e bom sono, não conseguiremos ir muito longe na busca pela saúde.

Olá, eu me chamo Juliana Szabluk e sou Consultora Nutricional certificada pela Fundação Tim Noakes/Nutrition Network, com especialização em aplicação profissional de Dieta Cetogênica e Low Carb. Meu trabalho é certificado pela Low Carb USA.

Clique aqui para registrar seu interesse nos atendimentos individuais com Dieta Cetogênica e se inscreva no site (ative o sininho vermelho no canto inferior direito da página). Me siga nas mídias sociais! 

Causas e suplementos para curar sua insônia

Existem diversos fatores que podem estar causando sua insônia. Analiso tudo isso através de horas de consultas e conversas sobre os mais diversos sintomas, medos, traumas e desejos. Estes fatores são bem ilustrados pelos aminoácidos que suplemento com os clientes:

Deficiência de serotonina

A serotonina é um neurotransmissor capaz de regular o humor, o sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade a dor e outros fatores diretamente ligados à qualidade do sono.

Se o seu organismo não estiver produzindo serotonina suficiente, seu sono não será adequado. Se este for o seu caso, sugiro que tente 5HTP ou triptofano, além de uma boa alimentação e uma rotina prazerosa, repleta de natureza, sol, risadas e amor.

Outro excelente suplemento para estados depressivos ou ansiedade e insônia se chama Mood Support, da Now Foods, que reúne 5HTP, Gaba, Erva de São João (hipérico), Vitaminas B, magnésio, valeriana e vários outros elementos fundamentais neste caso.

Deficiência de melatonina

A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal. Durante o dia, ela fica inativa. Quando o sol começa a se pôr, e a luz é reduzida, por volta das 21h, a pineal inicia o processo de produção deste hormônio. Você começa a se sentir menos alerta e o sono se aproxima.

Se este for o seu caso, tente um suplemento de melatonina – mas não esqueça de tomar sol durante o dia e cortar telas e luzes à noite. Da minha prática clínica, a melatonina é um dos suplementos menos eficientes para o sono (mas, há alguns casos em que promove mudanças significativas).

Estresse

Um dos mais importantes fatores a ser considerado e que dificilmente surge na pauta. A chamada fadiga adrenal, uma das condições mais populares atualmente, tem como sintoma a inversão dos níveis de cortisol.

Em pessoas saudáveis, o cortisol é elevado pela manhã (não à toa, as pessoas infartam de manhã cedo) e é reduzido à noite. Na fadiga adrenal, este ciclo é invertido.

Se você tem a chamada “segunda onda” (fica mais desperto após 22h), acorda várias vezes durante a noite ou ainda desperta muito cedo e não consegue mais dormir (entre 1h e 4h), o cortisol pode ser o seu problema.

Neste caso, começamos a pensar no GABA e na Glicina, os dois mais importantes inibidores do sistema nervoso. A Dieta Cetogênica eleva o GABA consideravelmente em corpos cetoadaptados, e talvez seja por isso que o sono em cetose seja tão mais profundo.

Se o estresse é o que te pega, talvez seja útil pensar numa suplementação chamada True Calm, sobre a qual falo na mais recente live do Revolução Keto. O True Calm também lhe dará a valeriana e o magnésio, imprescindível para regular o sono.

Mas, como mencionei, talvez seu cortisol não esteja elevado por uma maldição cigana, mas sim porque você contribuiu para o seu estresse com tanta força, que sua fadiga adrenal precisa ser observada.

Ou seja, é interessante que você integre exercícios respiratórios que ativem o sistema parassimpático, bem como passeios tranquilos ao sol e redução de atividades intensas. Ainda, refeições leves à noite e uma excelente higiene de sono, com banho morno, aromaterapia (olíbano e lavanda) e distância de atividades intelectuais quaisquer.

Sempre indico os melhores exercícios, chás, óleos e práticas aos meus clientes. Você precisa estar integrado ao seu processo de melhoria.

Caso mudanças na sua rotina não surtam efeito, pense em um suplemento chamado Fosfatidilserina. Usualmente ligado à cognição, este fosfolipídio é utilizado para melhorar a memória – como nootrópico – ou até mesmo em tratamentos para doenças degenerativas cerebrais, como esclerose múltipla e Alzheimer.

Contudo, estudos recentes têm comprovado a eficácia da fosfatidilserina na redução dos níveis de estresse no corpo. Justamente por isso, ela tem sido incluída nos melhores suplementos para Fadiga Adrenal, aqueles que contêm Ashwaganda ou Ginkgo Biloba.

Não tome a fosfatidilserina se não estiver certo de que seu problema é nível elevado de cortisol à noite. Este redutor do estresse pode levar até 5h para agir no corpo. Planeje o melhor horário para tomar segundo seu cotidiano.

Por último, se o seu sono estiver prejudicado e você sofrer de dores crônicas, pense com carinho no escalda pés com Sal de Epson. Confira o conteúdo sobre Sal de Epson na Cetogênica aqui no site.

Ah! Por favor, corte a cafeína e os estimulantes à tarde e à noite, claro. 

Sempre consulte seu médico para ver como estes suplementos interferem nas suas medicações. Se você não toma medicações, todos os suplementos aqui mencionados têm se mostrado seguros quando tomados em doses moderadas (indicadas pelos fabricantes nas embalagens).

Não desista do seu sono. Mantenha em mente que dormir bem é o primeiro passo. Faça tudo que puder para garantir a base de vôo. Grande abraço da Juliana Szabluk!

15
Deixe um comentário

Faça login para comentar
avatar
1000
7 Sequência de comentários
8 Respostas nesta sequência
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário mais bem avaliado
8 Quantos comentaram
Simoni Bassani BirlemFrancieliCiscaGUSTAVOJuliana Szabluk Autores recentes
novos antigos mais votados
Ilde
Visitante
Ilde

Que materia maravilhosa, Juliana! Voce colocou varios aspectos para diversas questoes presentes na gente e melhor de tudo nos dando varias solucoes possiveis para cada uma das situacoes, atraves de suplementacoes que realmente tem comprovacao de eficacia e que a “industria da doença” nao nos deixa saber. Gratida e tudo vai dar certo na sua cirurgia e depois dela! Muita luz.

vanusa
Visitante
vanusa

Ju Obg pela linda contribuição, há anos não tenho um sono reparador, tenho 47 anos e desde os 40 só durmo com o indutor do sono (patz) e na maioria das vezes desperto repentinamente entre 3 e 5. Vou tentar entender em qual categoria me incluo nas citadas por ti nesta postagem. Faço low carb há 40 dias, e tentei dois dia de JI, não dormi uma gota mesmos com indutor, será que a cetogenica contribuiria para melhor meu sono?

Cristiana
Visitante
Cristiana

Quanta novidade! Esperançosa de melhorar meu sono com sua ajuda. Um beijoooo e obrigada.

GUSTAVO
Visitante
GUSTAVO

o que acha do suplemento chamado “Night Rest”? achei interessante. É uma mistura de melatonina (5mg), magnesio, GABA, taurina, Glicina, flor de camomila e outras ervas.

link https://br.iherb.com/pr/Source-Naturals-NightRest-With-Melatonin-100-Tablets/1358

Cisca
Visitante
Cisca

Obrigada por existir! Qual omega 3 você recomenda? Já estou encomendando o Lotus de Côco.

Francieli
Visitante
Francieli

Oi, Juliana! Qual fabricante você indica para o 5HTP? Obrigada por compartilhar tanto conhecimento

Simoni Bassani Birlem
Visitante
Simoni Bassani Birlem

Como sempre, muito esclarecedor !