Artigos

Infertilidade e Síndrome dos Ovários Policísticos [Guia IDM – Jason Fung e Pateguana]

Infertilidade e Síndrome dos Ovários Policísticos [Guia IDM - Jason Fung e Pateguana] 1

Síndrome do ovários policísticos (SOP) é a condição hormonal mais comum em mulheres durante os anos reprodutivos. Afeta uma média de 1/3 das mulheres no mundo. A doença é diagnosticada com base em três fatores:

  • múltiplos cistos nos ovários
  • hiperandrogenismo (excesso de hormônios masculinos) – tanto nos exames, mas também de forma sintomática (exames imprecisos em alguns casos)
  • Menstruação e ovulação irregulares

A doença impacta a vida da paciente de diversas formas e aumenta a chance de mortalidade após a menopausa (diabetes, doenças do coração, obesidade, câncer etc).

Hoje, trago para vocês as informações que aprendemos nos cursos de especialização de Cetogênica com o pessoal de uma instituição que vocês amam, o IDM Program. Sim, a empresa do mestre do jejum intermitente, Jason Fung e Megan Ramos. A especialista em Síndrome dos Ovários Policísticos no IDM é a Dra. Nadia Pateguana.

Este conteúdo mistura dados, estudos e experiência clínica do IDM. Então, tem tudo que você precisa. Bem, vamos começar a fabricar estes belos nenês.

Olá, eu me chamo Juliana Szabluk e sou Consultora Nutricional certificada pela Fundação Tim Noakes/Nutrition Network, com especialização em aplicação profissional de Dieta Cetogênica e Low Carb. Inscreva-se no site (ative o sininho vermelho no canto inferior direito da página) e me siga nas mídias sociais! 

Síndrome dos Ovários Policísticos

Síndrome dos Ovários Policísticos é uma condição grave, que não recebe atenção suficiente da comunidade médica, tampouco estudos e pesquisas.

Atualmente, o tratamento para SOP é sintomático (ou seja, trata-se os sintomas): acne, aumento de pelos, calvície, dor, menstruação irregular, acanthosis nigricans (manchas escuras na pele, especialmente região do pescoço), problemas emocionais ligados ao desequilíbrio do sistema simpático, obesidade, metabolismo irregular da glicose etc.

Os métodos incluem remédios para acne, tratamentos de fertilidade, comer menos, exercitar-se mais, comer mais vezes ao dia, grãos integrais etc. A metformina, conhecido remédio para diabetes, começou a ser introduzida como tratamento para a SOP, o que nos remete à causa real da doença: a insulina.

No coração da Síndrome dos Ovários Policísticos está a Resistência à Insulina

síndrome dos ovários policísticos gravidez infertilidade tratamento cetogênica low carb

Na imagem, vemos como a hiperinsulinemia afeta a morfologia dos ovários, gera produção anormal dos hormônios, reduz a globulina de ligação de hormônios sexuais (SHBG) no fígado, aumenta os hormônios androgênios. Tudo isso leva ao crescimento de pelos, acne, menstruação irregular e problemas na ovulação.

Estas mudanças geram resposta nos tecidos adiposos, que passam por um aumento da resistência à insulina, obesidade e desequilíbrio do sistema simpático.

Como tocar na causa da resistência à insulina?

  • Dietas de baixo carboidrato e redução das refeições (jejum intermitente/janelas de alimentação).
  • Comer mais gordura para reduzir a resposta do corpo à insulina e, claro, garantir saciedade
  • Caso haja exercícios envolvidos, aumentar a quantidade calórica e a densidade das refeições para evitar deficiência calórica, que desregula o sistema endócrino ainda mais.

Ao reduzir a insulina e queimar mais gordura, reverteremos o ciclo vicioso da doença, reduzindo os andrógenos, regularizando a menstruação e a ovulação: o que nos leva à fertilidade.

Obesidade e Síndrome dos Ovários Policísticos

OBESIDADE INFERTILIDADE síndrome dos ovários policísticos gravidez infertilidade tratamento cetogênica low carb

Nem todas as mulheres com síndrome dos ovários policísticos são obesas, claro. Mas, mulheres magras com a síndrome tendem a ter uma resistência à insulina mais agravada. Quando há obesidade envolvida, os sintomas são agravados.

  • redução da globulina de ligação de hormônios sexuais (SHBG)
  • aumento dos hormônios masculinos
  • redução da fertilidade
  • aumento nas complicações da gravidez e pós-parto
  • aumento das complicações para o feto, para o nenê e para a mãe

Tratamento padrão para infertilidade na SOP

A SOP é causa de 80% da infertilidade por disfunções ovulatórias. Mesmo assim, o tratamento padrão não toca na questão. O tratamento para infertilidade é usualmente:

  • estimuladores da ovulação, como citrato de clomifeno
  • inseminação intrauterina
  • fertilização in vitro

O problema destas técnicas, além do preço, são os riscos envolvidos. Mulheres com SOP que passam pelo tratamento padrão podem desenvolver a Síndrome da Hiperestimulação Ovariana (SHO), uma complicação decorrente do estímulo ovariano com indutores de ovulação, que pode levar a quadros graves. Geralmente, a SHO é decorrente de uma resposta exacerbada dos ovários ao estímulo hormonal e resulta em um número grande de oócitos.

Fica claro que a causa do problema (ao menos para estes 80% dos casos) não está sendo observada: resistência à insulina e obesidade. Isso significa que há sim boas taxas de sucesso com os tratamentos padrão, mas os riscos para a mãe e para o bebê não são removidos.

Riscos da Síndrome dos Ovários Policísticos na gravidez

  • Mulheres com SOP têm risco aumentado de infertilidade, mas também de complicações na gravidez (aborto espontâneo, diabetes e hipertensão gestacional, pré-eclâmpsia, diabetes pós-parto)
  • Riscos ao feto: aborto espontâneo, tamanho anormal, mais visitas à unidade de tratamento intensivo, taxas elevadas de mortalidade neonatal, maior risco de desenvolver diabetes, obesidade e problemas cardíacos)
  • A metformina tem sido usada com sucesso para ajudar na fertilidade e a reduzir as complicações relacionadas. Estudos mostram que a utilização de metformina três meses antes da gravidez aumentou a chance da concepção e reduz riscos de complicações.

Este último item é importante de observar, porque, conhecendo o mecanismo de ação da metformina, somos capazes de usar esta informação para embasar o uso de uma Dieta de Baixo Carboidrato ou Cetogênica nestas mulheres.

Como deve ser o tratamento da infertilidade na SOP

TRATAMENTO INFERTILIDADE DIETA síndrome dos ovários policísticos gravidez infertilidade tratamento cetogênica low carb

  • Antes da gravidez, tratar a causa: hiperinsulinemia, resistência à insulina, obesidade.
  • Tratar a resistência à insulina com Cetogênica e/ou Jejum Intermitente. As taxas de sucesso da abordagem nutricional são maiores do que as do uso de metformina.
  • A Dieta Cetogênica, neste caso, será bem restrita e altamente densa.

O IDM sugere um máximo de 20g de carboidratos líquidos diários. Também, indica de duas a três refeições grandes por dia. Ou seja, você fará a mesma dieta que eu faço (comida de verdade com baixíssimos carboidratos – alimentos das listas verdes e gorduras de altíssima qualidade).

Lembre-se que, em Dieta Cetogênica, a fome é extremamente reduzida. Então, se você ainda não é adepta, tranquilize-se. Não projete a mulher de hoje neste protocolo. Entre e experimente a Keto por um mês. Daí sim, você poderá prever alguma coisa.

Jejum na gravidez e lactação: alerta do IDM

O IDM alerta que o jejum moderado (janelas de alimentação) pode ser usado apenas anteriormente à gravidez, caso haja necessidade de acelerar o processo de tratamento à síndrome.

Contudo, o jejum não pode ser usado durante a gravidez e a lactação. Lembremos que eles são os maiores especialistas em jejum no mundo. Ouça-os, por favor.

Uma palavra do especialista: Dr. Michael Fox

Michael Fox seria o maior especialista do mundo em Síndrome dos Ovários Policísticos. O endocrinologista especializado em reprodução tem uma clínica na Flórida, chamada Jacksonville Center for Reproductive Medicine. Passarei algumas diretrizes do Fox para você, porque agregam muito à fala do IDM:

  • Enquanto o IDM trabalha com uma boa taxa de carbs, até 20g de líquidos, Dr. Fox instrui as pacientes a se aproximarem o máximo de zero carbs. Segundo Fox, quanto mais próximo de zero, mais rapidamente o metabolismo se conserta. Em um ou dois ciclos, explica o médico, a SOP estará sob controle.
  • Fox ressalta a importância de aumentar as gorduras saturadas neste caso: elas promovem saciedade, energia e equilíbrio na dieta. Azeite de oliva, manteiga, nata, óleo de coco, etc.
  • O médico enfatiza que, mesmo sob estas diretrizes nutricionais, a utilização de metformina aumenta a eficiência do tratamento de fertilidade.
  • A atenção de Fox ao estresse, aos estimulantes e à cafeína são vitais. Veja mais na fala do especialista em reprodução logo abaixo.
  • Por último, não há efeitos colaterais. Pelo contrário: há redução de questões emocionais, náusea, obesidade ou baixo peso na gravidez, desejos por carbs e outras complicações.

Recursos e médicos que você deve acompanhar

Michael Fox (clínica de fertilidade na Flórida)

Dr. Fox no Diet Doctor (seja membro e assista aos vídeos)

Nadia Pateguana, especialista em SOP na IDM

Aproveite e assista à palestra de Jason Fung e Nadia Pateguana no melhor canal do YouTube, o Low Carb Under.

Assista ao Dr. Fox sobre Dieta Cetogênica e fertilidade no Adapt, canal do meu professor, Dr. Eric Westman: “recomendamos a todas as nossas pacientes que estão buscando a fertilidade que entrem na Dieta Cetogênica, porque é a melhor dieta para os seres humanos em todas as idades e momentos da vida˜.

15
Deixe um comentário

Faça login para comentar
avatar
1000
6 Sequência de comentários
9 Respostas nesta sequência
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário mais bem avaliado
7 Quantos comentaram
WylaCleber KujavoCassia PereiraGrazi SamoraIlde Casotti Autores recentes
novos antigos mais votados
Roberta Camelo
Visitante
Roberta Camelo

Muito obrigada por esse texto, Ju!
Não tenho SOP, mas já tive durante minha adolescência e minha menstruação é irregular. Estou na Keto quase 2 semanas, e só tive cólica no primeiro dia! Temos 1 filha de quase 2 anos e queremos engravidar até final do ano. Cheguei a 101kg e já perdi quase 5kg em 1 semana na Keto. Me sinto muito mais disposta. Estava curiosa para saber como fazer a Keto durante a gestação. Se puder postar mais textos assim. Ficarei muito grata ❤🌷 Beijos e Deus te abençoe!

Ilde Casotti
Visitante
Ilde Casotti

Olá, Juliana. Tambem nunca tive SOP mas muita colica quando menstruava. Ja estou na menopausa há 1 ano e meio mais ou menos e o que posso dizer sobre essa fase, na qual fazia lowcarb (na Keto ha 4 meses +-), é que nao tive os sintomas de calores tao comuns.
Tenho outros sintomas como ressecamento da pele etc pela queda dos hormonios.

Nas minhas buscas tambem encontrei e vi muitas pessoas se curarem da SOP e miomas usando a solucao de lugol mas como esse assunto é polemico, bem como o medico que aconselha seu uso, unido a uma alimentacao paleo, entendo que é necessario um acompanhamento especializado.

Tudo esta interligado. Somos corpo, mente e espirito. Gosto muito do seu trabalho justamente por cuidar nao so da parte fisica e cientifica mas tambem nos lembrando de cuidar da nossa parte que nos faz humanos, o vai dentro da nossa alma: nossa acoes e pensamentos.

Grazi Samora
Membro
Grazi Samora

Oi Ju. Gratidão pelo artigo.
Tenho SOP e estou tentando engravidar. Meu médico pediu para eu excluir o glúten mas já percebi que preciso ir além disso. Vou devorar o conteúdo aqui do seu site e começar a keto o quanto antes. Quem sabe meu positivo vem até o fim desse ano? Gratidão por tudo.

Cassia Pereira
Visitante
Cassia Pereira

Muito obrigada pelo excelente post tenho SOP e vou começar fazer Ceto para tratar, e pode engravidar. Achei super esperançoso qnd o Dr. Fox diz que uma dieta zero carb em 2 ciclos a sistema se regulariza novamente!!! Uma luz no fim do túnel que se eu fizer tudo certo, posso voltar a ter fertilidade estável e engravidar no próximo ano!!! Muito grata pelo excelente trabalho que vc faz, para quem não fala outro idioma como inglês ajuda muito…

Cleber Kujavo
Visitante

Juliana, tudo bem ?
Faço keto e OMAD.
Comprei BRAIN OCTANE OIL e KETO GENIUS pela Amazon.
Tô com dúvida de como usar…
O que você me sugere ?
Faço minha OMAD por volta das 19h00.
Obrigado!!!

Wyla
Visitante
Wyla

Oi Ju! Vim pela sua live no YouTube, você comentou que tinha um post sobre SOP e eu vim correndo KKK. Eu tenho SOP e a um ano eu simplesmente parei de menstruar, não tenho um diagnóstico de SOP por algum médico mas a maioria dos sintomas bate, então eu deduzi ( também pelo vício de carboidrato). Vi que tu comentou sobre a cafeína e queria saber se é uma boa tomar livremente? Eu sou compulsiva e estou tentando a keto para regular o peso , o emocional e a SOP. Tô fazendo jejum de 23 horas geralmente, as vezes faço de 18 horas ( 2 ou 3 dias da semana) e o café me salva muito, sou completamente apaixonada por café até porque fumo ( tabaco) e um acaba incentivando o outro. Neste caso acha interessante deixar o café no máximo duas vezes aos dias ? Ou é melhor ser radical e cortar de vez? Se sim, posso substituir… Ler tudo »