Artigos

Guia do Café: como tornar seu café uma bebida medicinal [+ receita café bulletproof indiano]

café cetogênico ghee bulletproof

Café, a bebida universalmente adorada foi ganhando adeptos ao longo de muitos, muitos séculos. Mas, também conquistou inimizades que prosseguem até hoje. O café é controverso e reúne estudos contra e a favor, como tudo que interessa na ciência.

Em termos bem gerais, o café pode agravar problemas de estresse e tudo que vem com ele, da depressão ao Alzheimer. O café também pode ajudar a evitar doenças cardiovasculares, circulatórias, diabetes tipo 2, doenças respiratórias e até câncer.

Bom ou mau, sejamos honestos: ninguém toma café para tratar o coração. Tomamos porque estamos viciados na bebida.

Por isso, o que importa dizer é que o café tem um efeito estimulante e ambíguo: em algumas pessoas, aumenta a energia e o foco. Em outras, gera insônia e aumenta a ansiedade e a irritação.

Em meio a tantas variáveis, uma única coisa é absoluta: nada em excesso e diariamente é positivo. O clima muda, o organismo muda, a rotina muda e, portanto, nada deve ser mantido exatamente igual, porque isso agravará os desequilíbrios.

O café entra nesta regra e deve ser usado com bom senso. Vamos ver alguns porquês?

Adrenalina: o café estimula as adrenais através das glândulas pituitárias, que liberam adrenalina (é esta a energia extra que a bebida dá). Não preciso dizer que não vivemos em um mundo com falta de adrenalina.

Dopamina: o café ajuda na liberação da dopamina, um hormônio responsável pelo prazer e pelo vício. Não pense que este vício fica restrito apenas ao café. Seu corpo entrará em um modo de adição que facilitará pequenas compulsões por diversos objetos. Não se culpe se você não consegue parar de pensar em fumar ou comer um docinho após o cafezinho.

DHEA: por último, o DHEA, aquele hormônio maravilhoso que você suplementa graças a vídeos populares no YouTube, é reduzido com a ação do café em excesso.

Contudo, nada é ruim em si. Depende da quantidade, da condição de saúde da pessoa, da forma de preparo e da hora em que você toma.  Vamos às dicas sobre o café.

Conheça as propriedades do café

O café é amargo. Ele aquece o sistema mente-corpo. Sua ação no aparelho digestivo é catabólica, por isso pode ser laxativo.

Devido ao seu poder de estressar o sistema hormonal, o café em excesso é considerado um problema para a energia vital do corpo – algo crucial para quem busca a cetogênica por fadiga, que é a redução da energia vital do sistema.

Para finalizar esta primeira parte, o ensinamento oriental é claro: o café não gera energia, mas sim realoca a energia do sistema para a mente. A energia do corpo sobe rapidamente para a cabeça, digamos assim.

Por isso, não vemos pessoas doentes ingerindo baldes de café para se recuperar. Um corpo debilitado precisa da energia nos locais da doença, não deslocada para a aceleração da mente. Reflita sobre este ensinamento para entender os pontos pelos quais passaremos agora.

Não perca o especial BulletProof Coffee: benefícios e malefícios do café com gorduras

Três dicas para tornar o café um hábito saudável

1 – Tome seu café entre 5am e 10am. A qualidade do ambiente ao seu redor e dentro de você, neste período, é fria e pesada. Note como tudo parece se mover lentamente neste horário. Portanto, as qualidades estimulantes do café entram para equilibrar as forças mentais e digestivas.

Admito que tomo um após o almoço também, ao meio-dia, que é quando nossa capacidade digestiva está no ápice. Deveria? Não. Tomo? Sim. Um beijo para minha terapeuta, que fica horrorizada 🙂

2 – Controle as porções. Uma a duas xícaras de café diária seria o máximo para o sistema. Além de enfraquecer o sistema pelas razões que já vimos acima, o café em excesso resseca o organismo e pode levar ao refluxo, acidez ou aceleração mental. Minha dica é dividir o café em porções menores e beber duas ou três vezes durante a manhã. Beba sempre um copo de água morna antes do café.

3 – Não consuma café de estômago vazio. O café preto como primeira “refeição” do dia aumenta a acidez do organismo. Vamos lembrar os incontáveis métodos para alcalinizar o sistema e evitar diversas doenças? Que tal começar apenas reduzindo a acidez?

Siga a seguinte rotina:

Acorde, faça sua higiene bucal (raspe sua língua e escove os dentes). Tome uma xícara de água morna. Coma uma porção de boas proteínas: kefir, ovo, linhaça, gergelim ou tahine, frango. Tome seu café com prazer. Adoce com adoçantes naturais (estévia), principalmente pela manhã para não sobrecarregar o fígado com produtos químicos justamente neste período do dia.

Eu sei que estévia é de chorar, mas é possível acostumar ao longo dos meses.

café bulletproof cetogenico ghee

Como tomar o café de acordo com seu organismo

Quero que você reflita rapidamente sobre você mesmo antes de seguir as últimas orientações.

Excesso de fogo: se você tem problemas de indigestão, azia, refluxo, erupções cutâneas e frequentemente se sente irritado, hipercrítico, bravo e agitado, evite o café o máximo que puder nesses momentos. Caso tome café, siga as seguintes orientações: adoce seu café com estévia, mas evite a nata e o creme de leite. Adicione leite de coco ou ghee se preferir.

Excesso de vento: se você sofre com desidratação, cabelos e pele secos, constipação, insônia, esquecimento, agitação e se sente aéreo e perdido ao longo do dia, evite o café nesses momentos, porque ele agravará estas questões. Caso beba café, siga as seguintes orientações: faça seu café o mais fraco possível. Adoce seu café com estévia e acrescente nata, creme de leite, leite de coco ou ghee, porque eles nutrirão o ressecamento.

Excesso de terra: se você se sente letárgico, se suas fezes demoram ou, quando saem parecem não sair completamente, se você é lento demais e calado demais e tem grande dificuldade em perder peso, o café é a sua bebida (finalmente!). Siga as seguintes orientações para beber o seu café: tome o café preto e sem adoçantes. Não use laticínios no café, especialmente em estações frias.

Como transformar o café em uma bebida medicinal

TEMPEROS. Isso mesmo. Até poucos anos, quando pensávamos em café, apenas nos ocorria o adoçante e o leite. De uns anos para cá, o bulletproof coffee agregou a tradição da gordura na bebida.

Mas, a mais antiga das culturas parece ainda não ter despontado por aqui, os temperos. Uma pena, porque são os temperos que equilibrarão o café para nós e evitarão todos os problemas que mencionamos acima.

Selecionei alguns temperos que servem para todos os desequilíbrios (fogo, terra e vento).

São os temperos que eu pessoalmente uso nos meus cafés diários. Tomo três cafés menores ao longo da manhã. Uso um tiquinho de leite de coco neles (às vezes, uma ou duas colheres de leite de amêndoas ou nozes também) e adoço com 1 terço de saquinho de estévia. E uso os seguintes temperos, os chamados antídotos do café.

Guia do Café: como tornar seu café uma bebida medicinal [+ receita café bulletproof indiano] 1

Antídotos do café – cafés equilibrados para corpos e mentes equilibrados

Cardamomo: resfriante e doce, este tempero ancestral tem um efeito anabólico (cria tecidos), o que equilibra com o efeito catabólico do café. É antiflatulento, diurético, expectorante, digestivo e ajuda no enjoo. É um excelente antídoto para reduzir a ação estressante do café.

Canela: também anabólica, destrói toxinas, aumenta o apetite, o movimento e a energia. É digestiva, antiespasmódica, expectorante. Também é usada no tratamento de distúrbios menstruais. Cuidado, porque ela pode aumentar o fogo.

Gengibre: com efeito anabólico e aquecedor, o gengibre destrói toxinas, aumenta o apetite, reduz a náusea e as dores. É expectorante, sudorífero, regenera tecidos. É usado em tratamentos variados para artritre e gripes. Também pode aumentar o fogo. Use com cautela.

Gorduras no café | as gorduras ajudam a reduzir a pancada de energia do café. A energia é entregue de forma mais equilibrada ao longo do tempo. Isso serve para MCT, Brain Octane, óleo de coco, ghee ou até mesmo comer nuts ou abacates antes de tomar o café.

Lembre-se: gorduras puras não são amigas de quem precisa emagrecer. Use as gorduras na fase de adaptação, pare gradativamente durante a fase de emagrecimento e retome a prática após alcançar o peso desejado.

Óleo de coco (MCT e Brain Octane entram no espectro): refrescante e anabólico, acalmará o calor do café, da canela e do gengibre. É doce e levemento gorduroso, o que ajuda no aspecto de ressecamento do café e protege as adrenais.

Com uma textura macia, o óleo de coco deixará o café denso, o que é ótimo para quem sofre com excesso de vento ou fogo. Porém, quem sofre com excesso de terra pode ter problemas com gorduras, fique atento.

Ghee: o grande remédio da medicina indiana, o ghee melhora a memória, fortalece o cérebro e o sistema nervoso (por isso, é tão bom para quem sofre de excesso de vento). Ainda, possui grande quantidade de butirato, o que colabora com inflamações (por isso, tão bom para o excesso de fogo).

Para você, que ama suplementar DHEA, lembre-se que o ghee fará o mesmo por você de forma natural. O consumo de ghee é uma ótima fonte de colesterol para a produção do DHEA. Por último, no oriente, o ghee é o alimento por excelência no aumento da energia vital – o grande remédio para quem sofre de fadiga crônica.

Receita do café bulletproof indiano

Ok, agora você está aprovado no conhecimento holístico sobre o café e já é capaz de pesar os prós e contras sutis da bebida. É hora de passarmos à prometida receita. 

Pegue tudo que você aprendeu neste guia e retire ou acrescente os ingredientes de acordo com a sua condição. Por favor, adapte a receita para o seu sistema.

Perceba que não há e jamais haverá uma receita universal. Daí, a beleza de nos interessarmos sobre nós mesmos. Se você não se conhecer, não conseguirá ser autônomo nesta linda caminhada rumo ao equilíbrio (saúde).

Como sempre digo aos clientes, minha meta é que tu não precise de mim. Mas, para isso, você precisa se interessar por si mesmo. O resto vem junto nesta busca, pode saber.

Por hoje é isso, pessoal! Grande beijo da Juliana Szabluk!

Ah, caso você não tenha assistido, não perde o vídeo sobre café bulletproof abaixo. 

https://www.youtube.com/watch?v=CGUwAFGebRY

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *