Artigos

Suplemente seu magnésio na Cetogênica com Sal Amargo (de Epson)

suplementação dieta cetogenica low carb escalda pes sal de epson

Sabemos do problema da deficiência de minerais na fase de adaptação da Dieta Cetogênica (um a três meses). Existem diversas questões que adiciono aos planos dos clientes, como o uso do limão, do ketorade, do vinagre de maçã, da água mineral, para garantir que não sofreremos das graves consequências de uma deficiência mineral.

Hoje, quero agregar mais uma prática para evitar a gripe cetogênica, ou a deficiência de minerais: o escalda-pés com Sal de Epson (também chamado de Sal Amargo).

Sem tempo para escalda-pés?

Caso o escalda-pés seja muito difícil de fazer com frequência, outra forma que indico é a ingestão do sal amargo na receita do repositor de eletrólitos Ketorade II, que reúne diversos suplementos necessários para a Cetogênica, na fase inicial.

Contudo, especialmente se você sofre de fibromialgia, indico que faça o escalda-pés ao menos uma vez na semana ou que prepare compressas com água e sal amargo e aplique nas regiões doloridas.

Confira a receita do repositor de minerais Keto

Ainda, os dois suplementos que mais indico para repor minerais são o Cramp Block, da Atlhetica Nutrition, e o Hydrolift Elecrolytes, da Essential Nutrition. Vou colocar os links das pesquisas para que você compre o melhor preço.

Escalda-pés com Sal Amargo na Cetogênica

Nas civilizações antigas, como a chinesa ou a indiana, escalda-pés era uma prática diária. A Medicina Tradicional Chinesa e o Ayurveda, contudo, seguem recomendando o escalda-pés para melhorar a circulação do sangue e da energia vital, afastando o frio e as doenças, mais ainda durante o inverno.

Os médicos chineses costumavam comparar o corpo com uma árvore, sendo o torso como o tronco, os braços como os galhos e os pés como a raiz (raiz que está em falta atualmente na ansiosa população global). A árvore começa a morrer pela raiz fraca, é claro. Podemos ver isso pelo estado dos pés e das pernas em doenças crônicas ou na velhice em geral.

Não é nada raro eu indicar escalda-pés para clientes com ansiedade e insônia. Ainda, massagem com óleo de coco com alguma essência específica antes de dormir. Ambas as práticas promovem benefícios similares e funcionam ainda melhor quando feitas uma após a outra (escalda-pés seguido de massagem com óleo, seguido de cama).

Aqui, como falamos de Dieta Cetogênica, não abordaremos apenas o escalda-pés, mas sim sua versão ótima, uma suplementação de magnésio das mais eficientes: o escalda-pés com Sal de Epson (sal amargo).

Esta prática é contraindicada para diabéticos que tiveram problemas vasculares e circulares nos pés. Fique atento a isso e opte pela suplementação de magnésio oral se for este o seu caso.

Escalda-pés na Dieta Cetogênica: por que e como você precisa fazer?

suplementação dieta cetogenica low carb escalda pes sal de epson

O Sal de Epson é um componente mineral formado por magnésio, enxofre e oxigênio. Algumas farmácias o conhecem por “sulfato de magnésio” ou “sal amargo”.

Você encontrará os sachês de Sal Amargo em todas as farmácias locais. O sachê custa 1 ou 2 reais. Após comprar o Sal de Epson, guarde-o no armário, em temperatura ambiente, longe da umidade e do calor.

Benefícios do escalda-pés com Sal de Epson

A prática do banho ou escalda-pés com Sal de Epson na Dieta Cetogênica é bastante comum nos Estados Unidos e é recomendada por grandes proponentes da dieta, como Dr. Axe, excelente profissional que mistura medicina oriental e Cetogênica, e também Maria e Craig Emmerich, em seu livro Keto: The Complete Guide to Success on The Ketogenic Diet (se você lê em inglês, indico a leitura da obra para conhecer suplementos, práticas e pegar boas receitas).

A adição do Sal de Epson ao escalda-pés ajudará a:

– evitar a gripe low carb ou gripe cetogênica (sintomas da fase de adaptação)
– questões gástricas (ele solta o intestino, tome cuidado)
– síndrome do intestino permeável
– redução de toxinas
– redução de dores musculares e inflamações
– melhora níveis de açúcar no sangue
– melhora a asma e outras doenças respiratórias
– redução de estresse e ansiedade
– tratamento para fungos nos pés
– alívio da clássica constipação da Cetogênica
– regulação da pressão sanguínea
– limpeza do fígado
– fortalecimento de ligamentos e ossos

O magnésio regula algo como 300 reações bioquímicas do corpo e é antagonista da toxicidade de metais que mantemos em nossos tecidos. Isso significa que ele é um agente de liberação de toxinas para fora das células.

Um estudo investigou o efeito detox do sal de Epson com escalda-pés e concluiu que esta simples prática é comparável aos protocolos mais profundos de desintoxicação, geralmente recomendados por profissionais naturopatas. Os pesquisadores perceberam significativa desintoxicação celular usando magnésio e escalda-pés apenas duas vezes por semana.

Por que não indico a suplementação oral de magnésio?

Indico sim, mas apenas quando a pessoa não tem a menor chance de colocar os pés em um balde.

O que importa é que os estudos demonstram que a absorção oral do magnésio é ineficiente, já que precisa pelos ácidos estomacais, enzimas digestivas e fígado até chegar à corrente sanguínea. Já a absorção pela pele encurta os caminhos e potencializa a eficiência desta verdadeira suplementação via Sal Amargo no escalda-pés.

Receita: escalda-pés com sal de epson na Cetogênica

Escolha um balde relativamente profundo. 15cm das suas pernas precisarão estar submersas. A temperatura ideal da água é 40°C. Caso você não tenha um termômetro, coloque a mão na água e sinta se está agradável. Apenas isso.

Coloque um pedaço da água no balde e outro pedaço em uma garrafa térmica, pois você terá que ir acrescentando água quente conforme a do balde esfria.

Acrescente meia xícara ou uma xícara do sal de Epson à água. Mexa bem e coloque seus pés na bacia.

Repita a prática de 2x a 3x por semana antes de dormir durante o inverno ou sempre que sentir fraqueza muscular ou cãibras.

Questões importantes:

  1. Se você tiver uma banheira em casa, pode fazer o mesmo procedimento. Neste caso, despeje de uma a duas xícaras do sal de Epson na banheira.
  2. Caso você sinta tontura, palpitação ou aceleração cardíaca, reduza a quantidade de sal na água.
  3. Sempre hidrate seus pés após o escalda-pés com sal de Epson. Prefira óleo de gergelim no inverno. Sim, o mesmo que você usa para cozinhar: lembrando que tudo que vai na pele deve também ir à boca.
Receba notificações por email
Notificações de
guest
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo
Rodrigo
11 meses atrás

Deixar os pés nessa solução por quanto tempo?

Tais
Tais
1 mês atrás

Quando vc diz banheira posso submergir o corpo todo ou apenas os pés ?

Lara
Lara
20 dias atrás

Ola, posso misturar em agua e colocar em pontos doloridos? Tenho fibromilagia, trapézio e cervical sempre duros. A Água precisa ser quente pra fazer efeito? Pode deixar na pele ou tem que enxaguar? Obrigada!

Alexandre Fraceto
Alexandre Fraceto
13 dias atrás

Olá Jú,
Perguntei sobre o magnésio l-treonato, no grupo do Telegrama, e vc respondeu sobre custo (uma fortuna) citando o magtein…
Acabei descobrindo que eu estava pesquisando o Magnésio L-Treinato, de marcas nacionais (baratas) e o magtein é algo diferente (marca registrada), citando pesquisas de 10 anos pelo MIT, etc…
Pergunto: são produtos muito diferentes? Esses magnésio treonatos nacionais são muito inferiores (em composição e resultados) ao magtein?
Beijos de luz