Artigos

Eritritol e xilitol na Dieta Cetogênica

Posso comer eritritol e xilitol à vontade na Dieta Cetogênica? Existem ressalvas a estes dois adoçantes na keto e quero lhe explicar de forma digna.

Existem 5 abordagens cetogênicas terapêuticas diferentes:

  1. Cetogênica Clássica
  2. Cetogênica Modificada
  3. Dieta Cetogênica do MCT
  4. Dieta do Baixo Índice Glicêmico
  5. Dieta Cetogênica Atkins Modificada

A Atkins Modificada é a mais liberal e simples, pois foca apenas no número de carboidratos. Os outros macronutrientes não são estritamente calculados.

  • PROTEÍNAS: a recomendação é proteína com moderação, mas não há número ou porcentagem estabelecidos.
  • GORDURAS: são incentivadas, mas a quantidade final de gordura diária é resultado da observação do ganho/perda de peso do paciente relacionado ao número de corpos cetônicos. Eleva-se gorduras caso o número de corpos cetônicos não tenha atingido nível moderado a alto (de 0,6 até 3mmol/l). O número de corpos cetônicos é individual e avaliado com base na relação melhoria de sintomas x efeitos colaterais.
  • CARBOIDRATOS: em termos gerais, ninguém ultrapassará 20g de carbs líquidos ao dia. Alguns raros casos podem chegar a 30.

Na Atkins Modificada, as fibras não são contadas. Por isso, carboidratos líquidos são o padrão. Vamos aos números:

Crianças: no primeiro mês de dieta, 10g de carboidratos líquidos ao dia. Depois de um mês, 15g de carboidratos líquidos. No terceiro mês, de 20 a 30 líquidos. O fator definidor para saber o limite individual de carboidratos é o controle da doença. Se os sintomas retornarem, reduz-se a quantidade de carbs novamente.

Adultos: no primeiro mês, 15g de carboidratos líquidos ao dia. Após um mês, de 20 a raros 30g de carboidratos líquidos.

Adoçantes na Cetogênica Atkins Modificada: eritritol e xilitol

Fibras não importam na Atkins Modificada, mas álcoois de açúcar (eritritol, xilitol, isomalte, maltitol etc) devem SIM ser contados. Sabemos que eritritol e xilitol possuem impacto irrisório na glicose, sendo que eritritol pode até reduzir os números, mas a Atkins Modificada leva em conta números de carboidratos, não índice glicêmico ou insulinêmico.

No Brasil, rótulos não mostram quantos carboidratos vêm destes adoçantes. Ficamos no escuro e optar pela redução de produtos industrializados é sempre o ideal.

Veja quantos carboidratos eritritol e xilitol possuem:

  • 1 colher de chá de eritritol possui 4g de carboidratos líquidos.
  • 1 colher de chá de xilitol possui 4g de carboidratos líquidos.

E você pode comer até 20g de carboidratos líquidos ao dia. Com sorte e tempo de adaptação, 30g.

Pode ou não pode eritritol e xilitol na Dieta Cetogênica?

Depende da abordagem cetogênica que você utiliza. Se a sua cetogênica estiver mais para Atkins Modificada — foco apenas na redução de carbs, sem olhar tanto para o tipo de gordura usada ou quantidade de proteína –, fique de olho no adoçante escolhido e opte por fruta do monge, estévia e outros adoçantes com zero carboidratos, até mesmo a polêmica sucralose pura (ou misturada com estévia).

Receba notificações por email
Notificações de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments