Artigos

Dieta Cetogênica: Alimentos Permitidos e Proibidos [COMO COMEÇAR]

guia dieta cetogênica alimentos permitidos e proibidos pdf gratis

Você quer começar a Dieta Cetogênica e não sabe como? Se você chegou até aqui, já deve ter uma ideia básica sobre o que é a Dieta Cetogênica, mas vamos relembrar:

A Dieta Cetogênica (Keto) é uma dieta de baixíssimos carboidratos, proteínas moderadas e, tradicionalmente, de alta gordura. Contudo, a quantidade ou o tipo de gordura utilizada será variável de acordo com seu objetivo final.

O que diferencia a Cetogênica das outras dietas de baixo carboidrato é que a Keto precisa levar seu corpo ao chamado estado de cetose. A cetose é uma troca metabólica, em que seu corpo para de usar glicose (açúcar) como combustível e passa a utilizar gorduras (corpos cetônicos). Por isso, a Cetogênica ficou popularmente conhecida como a Dieta da queima de gordura.

O número de corpos cetônicos ou até mesmo se você precisa ficar monitorando este número é totalmente dependente do que você busca na dieta.

Daqui para a frente, as coisas começam a ficar um pouco mais complicadas. Por isso, sugiro que assista ao vídeo abaixo, em que resumo da forma mais básica possível os três passos para você começar.

3 Passos fundamentais para começar a Dieta Cetogênica

Qual a diferença entre as Dietas Cetogênicas?

Em termos gerais, a Cetogênica usada para tratamento de desordens neurológicas, metabólicas e psiquiátricas levará corpos cetônicos em conta. Os valores são altamente individuais e devem ser avaliados com base na MELHORIA DOS SINTOMAS e não de gráficos de internet.

Você pode medir seus corpos cetônicos atravésde fitas de urinaouatravés do sangue, mais seguro, no aparelho Freesytyle Optium Neo. Para alcançar níveis significativos de cetose medida no sangue, acima de 0,5mmol/l, a redução de carboidratos é maior (média de 10g ou 15g de carboidratos líquidos diários. Isso equivale a 20 ou 30g de  carboidratos totais diários – Kossoff, 2004 e 2008).

Neste caso, o consumo de gorduras é alto, sendo também definidor para garantir elevada cetose nutricional. As proteínas são moderadas, começando em 1,0g de proteína para cada quilo do paciente e subindo conforme idade e/ou atividade física.

Existem diversos tipos de terapias cetogênicas: Dieta do MCT, Dieta do MCT Modificada, Dieta Cetogênica Modificada, Dieta Cetogênica Clássica, Atkins Modificada, Dieta do Baixo Índice Glicêmico. Elas também são chamadas de Cetogênicas Terapêuticas.

Atualmente, a versão da Cetogênica chamada de Atkins Modificada oferece uma liberdade maior de proteínas e carboidratos. Já a versão Dieta do MCT permite mais carboidratos.

Já a Cetogênica para emagrecimento, tem foco na redução de gorduras ingeridas para acelerar a queima da gordura armazenada no corpo. A quantidade de carboidratos pode chegar a 50g de carboidratos totais diários e a proteína pode inclusive ser liberada, desde que fechem as necessidades calóricas do dia. Aqui, o número de corpos cetônicos ajuda muito a monitorar o sucesso da Keto no emagrecimento, mas não é fundamental.

Isso significa que a Cetogênica Terapêutica não emagrece?

Pelo contrário. O maior problema da Cetogênica para tratamentos sempre foi o ganho de peso das crianças com epilepsia. O mesmo problema se manifesta nos adultos que seguem a dieta.

A teoria de que “gordura não engorda” deve sim ser levada a sério, pois um déficit calórico em um organismo debilitado pode levar a complicações graves. Ocorre que a Cetogênica Terapêutica é muito mais radical e difícil de ser mantida para algumas pessoas, envolve riscos sérios, e sua necessidade, caso o objetivo seja apenas o emagrecimento, deve ser questionada.

Da minha experiência com centenas de atendimentos em diversos tipos destas dietas, é a saída da dieta (dias com carboidratos acima do limite) que leva ao engordar, não o consumo das gorduras adequadas para elevação de corpos cetônicos. Mantenha isso em mente. A saída é um dos passos mais importantes.

Uma Cetogênica (terapêutica) eleva gorduras e reduz imensamente carboidratos. Outra Cetogênica (emagrecimento) reduz gorduras e permite mais carboidratos.

Agora, você já sabe que é virtualmente impossível criar um único guia para ambas as abordagens.

Quem sou eu para estar falando de Cetogênica assim?

Eu me chamo Juliana Szabluk e sou criadora do site revolucaoketo.com, pesquisadora, psicoterapeuta e consultora nutricional certificada pela Fundação Tim Noakes / Nutrition Network. Por lá, fiz a especialização em aplicação profissional de Dieta Cetogênica e Low Carb. Tambémtenhoespecialização no curso médico de uma das maiores instituições cetogênicas do mundo, a Matthews Friends. Somo algumas centenas de atendimentos voltados a mulheres com transtornos alimentares, psiquiátricos e neurológicos.

Sou graduanda em Terapias Integrativas e Complementares, onde aprendemos como incontáveis terapias físicas e mentais atuam sobre o sistema. São as PICS, hoje tão utilizadas no SUS. Minha atuação une psicologia, cetose e outras terapias, sendo que faço parte da equipe de voluntários do Psiquiatra de Harvard, Dr. Chris Palmer, o principal nome da Cetogênica para doenças mentais e metabólicas. Meu trabalho é certificado pela Low Carb USA, uma das principais instituições para médicos e profissionais de Low Carb no mundo.

Criei este conteúdo como leitura básica pré-consulta para meus clientes, mas o criei de forma que todos possam se beneficiar das informações.

Clique aqui para conhecer o atendimento individual para saúde metabólico-mental com a Cetogênica

Inscreva-se para receber os novos conteúdos no seu celular assim que eu os postar: clique no sininho vermelho localizado no canto inferior direito aqui do site.

Fatores que influenciam a cetose

sono dieta cetogenica emagrecimento

Antes de entrarmos nos alimentos, considere estas duas leis para entrar e manter a cetose estável:

  • Durma no mínimo 7h por noite. Preferencialmente, esteja dormindo a partir das 20h.
  • Não deixe seu estresse tomar conta de você. Não ative seu cortisol desta forma. Professor Tim Noakes é conhecido pela frase “É a insulina, seu estúpido”, enfatizando que a chave das desordens metabólicas é a insulina. Contudo, quando falamos do mundo das desordens metabólico-mentais, a frase “É o cortisol, seu estúpido” tem ganhado espaço nas evidências. No primeiro mês de dieta, evite exercícios intensos, jejum, discussões, períodos extensos de trabalho etc. A chave é reduzir o estresse ao máximo, pois a cetose o elevará independentemente do que você fizer.

Respeite estas leis. Os riscos de quebrá-las são graves demais e não há nada que valha a pena.

Observação: nas mulheres, a fase lútea, período que vai da ovulação à menstruação, pode haver queda abrupta de corpos cetônicos – independentemente do que você comer.

Mulheres também devem atentar para o fator hiper-fertilidade que ocorre nos primeiros meses da cetogênica. Durante os três ou seis primeiros meses, use camisinha para frear a fertilidade (métodos contraceptivos com hormônios possivelmente falharão, sejam eles quais forem). A grande liberação de estrogênio no sistema também pode levar a longos períodos de ovulação, cãibras uterinas, TPM agravada, fluxo excessivo ou atrasado.

Como começar a Dieta Cetogênica [como funciona a lógica]

contar carboidratos low carb dieta cetogenica emagrecimento

Os carboidratos que você comerá são aqueles estritamente necessários para o bom funcionamento do seu corpo (não as receitinhas do instagram, cheias de queijo e farinhas, mas sim os melhores vegetais para ter os nutrientes e fibras necessários).

Melhores alimentos para a Cetogênica [lista de compras keto]

FOLHAS PREFERENCIAIS (mais ricas):

  • Saladas: opte pelas folhas verde-escuras e roxas! rúcula, tomate (com sementes), alho cru, agrião, espinafre, acelga, chicória, repolho, chucrute, folhas de beterraba, salsa, alface romana.
  • Refogadas: repolho, couve de Bruxelas, couve (quanto mais escura melhor), folhas de beterraba, couve chinesa.

LEGUMES PREFERENCIAIS (mais ricos):

  • Alho, rabanete, brócolis, couve-flor, nabo, abobrinha, alho-poró, aspargos, cogumelos, berinjelas.

SUPERFOODS CETOGÊNICAS:

Linhaça, chia, semente de girassol, cacau, canela, nozes, gergelim (tahine), coco, chá verde, gengibre, açafrão, ginko biloba, abacate, cogumelos, algas, açaí SEM AÇÚCAR (raríssimo de encontrar).

GORDURAS PREFERENCIAIS:

  • Azeite de oliva: bom para cozinhar por não elevar tanto o colesterol, mas perde propriedades no fogo. Porém, não se torna tóxico e tolera bem altas temperaturas. Caso use-o, coloque-o novamente sobre o prato finalizado.
  • Ghee, manteiga: têm ponto de queima baixo, não devem ser usados para frituras ou em altas temperaturas. Prefira-os para refogar rapidamente em fogo baixo.
  • Óleo de abacate: excelente para todos os modos de preparo. Tolera bem altas temperaturas.
  • Gordura de coco, óleo de coco: não devem ser usados para frituras ou em altas temperaturas. Prefira-os para refogar rapidamente em fogo baixo.
  • Gordura preferencial para elevação de corpos cetônicos: Gordura de coco e/ou óleo de coco para cozinhar. Óleo de coco para sobremesas. MCT suplementado. Fat bombs de coco.
  • Banha e outras gorduras animais: prefira não utilizá-las em excesso, tanto por ainda não haver consenso científico sobre elas, quanto porque já há gorduras animais suficientes nas proteínas da dieta. Também, porque são os chamados triglicerídeos de cadeia longa: são as gorduras menos eficientes para produção de corpos cetônicos, assim como laticínios. Você precisaria comer muito menos carboidratos e ingerir muito mais gorduras para chegar ao mesmo resultado. Emagrecimento comprometido, eficiência da cetose também.
Resumo sobre as melhores gorduras:
  • para fritar em imersão: banha (prefira não fazê-lo com frequência)
  • fritura rasa (não imerso): oliva e óleo de abacate
  • para refogar: coco extravirgem, coco sem sabor (marca copra), manteiga em pouca quantidade e ghee
  • para usar em sobremesas, comer pura ou como suplementos (fat bombs): óleo de coco extravirgem e MCT

PROTEÍNAS PREFERENCIAIS:

A quantidade de proteínas animais deve ser respeitada. Há casos de compulsão alimentar em que isso é revisto por um período, mas a substituição dos vegetais pelas proteínas animais estritas pode levar a problemas de microbiota que atingirão as questões cerebrais que busca tratar. Calcule de 1g a 2,2g do macronutriente para cada quilo que você pesar. Melhor ainda, utilize a calculadora cetogênica gratuita aqui do site.

[Atenção: é muito comum o erro de contar proteínas com base no peso do alimento. Um bife tem 150g e isso seria a quantidade de proteínas. Não. Um bife de picanha que pesa 150g contém 28g de proteínas. Um ovo que pesa 50g tem 6,3g de proteínas. Aqui, estamos falando da quantidade de PROTEÍNAS, não do peso do alimento.]

Veja as melhores proteínas:

OVOS, vísceras e miúdos (coração, moela, rins, rabos, pés, miolo, tutano, língua, fígados), peixes gordos (salmão, sardinhas e cavalinha), cogumelos, proteína de ervilha isolada, nuts, músculos (picanha, alcatra, filé, peito, coxa, sobrecoxa etc).

Dieta Cetogênica: quantidade diária de carboidratos

Como vimos, é impossível dizer o número universal de carboidratos. Isso variará de fatores como:

  • Exercícios físicos (pessoas que praticam exercícios devem comer mais carboidratos cetogênicos, especialmente após o treino). Para saber se está comendo o suficiente, observe os números de cetose: sua meta é não ultrapassar 3.0 mmol/l. Caso ultrapasse, eleve carbs e proteínas.
  • O porquê da Cetogênica: Terapêutica, máximo de 20g de carboidratos totais ao dia (algo como 10g de líquidos); para emagrecimento, entre 20g e 40g de carboidratos totais (entre 10 e 20g de carboidratos líquidos).

Como meu foco profissional é tratamento de desordens, presume-se que me dirijo a pessoas que não podem fazer grandes cargas de exercícios físicos – seja por debilitação física ou para não elevar a adrenalina e o estresse no organismo.

Como ler rótulos na Cetogênica

Ao optar por algum alimento industrializado, você deverá ler o rótulo. Observe sempre a quantidade de carboidratos indicada por porção.

Exemplo 1: de acordo com o rótulo abaixo, o potinho de iogurte natural da Nestlé (170g) contém 9,1g de carboidratos totais. Agora, você já sabe avaliar se deve se manter entre 10g e 20g (Keto Terapêutica) ou 20g a 40g (emagrecimento). Veja o rótulo original do iogurte:
 Dieta Cetogênica: Alimentos Permitidos e Proibidos [COMO COMEÇAR] 9
Exemplo 2: coco ralado da Copra. Aqui, o fabricante diz que a porção é de 10g, uma colher de sopa rasa (sempre leia a porção indicada na embalagem). Nesta colher de sopa, o fabricante indica que há 2,4g de carboidratos totais.

Dieta Cetogênica: Alimentos Permitidos e Proibidos [COMO COMEÇAR] 10

Pergunta: você pode comer iogurte natural na cetogênica?

A resposta: Se você pode comer entre 10g e 20g de carboidratos líquidos diariamente e seu potinho de iogurte tem 9g de carboidratos totais, é bem difícil encaixar um pote inteiro de iogurte. Contudo, eu gosto de acrescentar uma ou duas colheres em alguma mousse ou molho.

Já o coco ralado sem açúcar da Copra é bem-vindo: uma colher de sopa terá 2,4g de carboidratos.

Cetogênica é só cortar carboidratos?

Espero que isso já esteja mais ou menos respondido. Na Cetogênica para emagrecimento, sim. Na Cetogênica Terapêutica, há ampla introdução de gorduras específicas (uma média de 65% das calorias diárias virão de gorduras) e moderação de proteínas. Os carboidratos são sim extremamente reduzidos, mas apenas isso não basta.

Fases de adaptação à Dieta Cetogênica

Antes de falarmos sobre os alimentos, quero estruturar um pouco sua vida. Gosto de trabalhar com a Cetogênica em fases que respeitem a velocidade do cliente.

  • Na fase 1, apenas cortamos glúten e açúcar. A pessoa estará pronta para a próxima fase quando tiver reestruturado todo seu cotidiano para que não haja chance de dias de lixo. Isso implica mudar rotina familiar, saída com amigos etc. Não é nada fácil.
  • Na fase 2, vamos para a alimentação Low Carb restrita. Isso significa que vamos cortar frutas e legumes com alto carboidrato. É a liberação da lista verde de alimentos permitidos da Dieta Cetogênica.
  • Na fase 3, trabalhamos com a individualidade: cetose terapêutica seguirá cortando alimentos da lista verde e elevando as gorduras estratégicas para elevação dos corpos cetônicos. Cetogênica para emagrecimento reduzirá calorias e gorduras. Possivelmente, ambas as dietas entrarão com jejuns moderados. Isso é individual, pois o jejum tem que ser “pedido” pelo organismo, jamais forçado.

Lista de alimentos na Dieta Cetogênica

Antes, eu mostrei a lista dos alimentos preferenciais. Se você quiser manter apenas aqueles alimentos no seu cotidiano, excelente. Abaixo, coloco todos os alimentos permitidos, não apenas os ideais. Se o seu alimento não estiver na lista, pergunte nos comentários.

A meta desta lista é garantir que você entrará e ficará em cetose. Se algum alimento for “mais ou menos permitido”, o cortarei ou o colocarei na lista cinza, como é o caso da cenoura.

Se você for comer alimentos da lista cinza (indico isso apenas na manutenção), tente reduzir os carboidratos nas outras refeições. Jogue com seu cotidiano.

Alimentos permitidos na Dieta Cetogênica

Dieta Cetogênica: Alimentos Permitidos e Proibidos [COMO COMEÇAR] 11

Carnes permitidas na Dieta Cetogênica

  • Peixe
  • Porco
  • Carne de gado
  • Frango
  • Peru
  • Vísceras
  • Coelho
  • Ovelha
  • Frutos do mar

Enfim. Todas as carnes estão permitidas.

A proteína é a maior aliada contra a compulsão alimentar. Nos tratamentos de compulsão, eu libero proteínas, porque, geralmente, estas mulheres estão se privando deste macronutriente, bem como fechando seus dias com deficiência calórica perigosa. Experimente elevar suas proteínas neste caso e colocá-las algumas horas antes dos picos de fome.

Leia: Compulsão alimentar? Dr. Rodrigo Bomeny explica onde está o erro da sua dieta

Gorduras permitidas na Dieta Cetogênica

  • Manteiga
  • Banha
  • Sebo
  • Óleo de Coco
  • Óleo de Linhaça
  • Óleo de Gergelim
  • Ghee
  • Manteiga de Coco
  • Gordura de Coco
  • Nata, cream cheese e creme de leite
  • Azeite de Oliva

Notas importantes!

1 – Na fase de adaptação, sugiro que você não conte nada além de carboidratos. Corte carboidratos e eleve gorduras para não correr o risco de estressar o sistema ainda mais. Mantenha as proteínas moderadas.

2 – Uma vez adaptado, em cetose garantida através do aparelho de medição de corpos cetônicos Freestyle Optium Neo, chegará a fase de emagrecimento. A partir daqui, se você optar pela Cetogênica para Emagrecimento, as gorduras serão aquelas presentes naturalmente nos alimentos. Coma alimentos gordos, mas não há necessidade de adicionar grandes cargas de gordura ao prato. Use a gordura necessária para preparar a receita.

Obs.: uma quantidade significativa de pessoas não responde bem aos laticínios no emagrecimento. Considere cortá-los caso não esteja perdendo peso. 

3 – Azeite de oliva é bem-vindo para cozinhar, mas mantenha em mente que ele perde as propriedades quando aquecido. Ou seja, cozinhar com oliva não significa que você deixará de colocá-lo por cima dos alimentos quando estiverem prontos. Cozinhe com ele e coloque-o por cima do prato assim que for comer.

Queijos permitidos na Dieta Cetogênica

Em termos gerais, todos os queijos são permitidos. Existe sim uma diferença entre eles, mas não é algo que mudará sua vida. Os carbs são baixos: o que interessa é a alta quantidade de calorias e gorduras. Se você quiser queimar a gordura do próprio corpo, pare de injetar doses cavalares de queijo, nata, creme de leite diários.

Coloco os queijos em ordem de carboidratos (prefira os primeiros aos últimos):

  • Queijo de cabra
  • Brie
  • Suíço
  • Muçarela
  • Requeijão
  • Gouda
  • Feta
  • Parmesão
  • Ricota
  • Cottage

Bebidas permitidas na Dieta Cetogênica

  • Chás
  • Água
  • Erva Mate
  • Café
  • Suco com meio limão (1 colher de sopa de limão possui 1g de carboidrato: não abuse)

Frutas permitidas na Dieta Cetogênica

  • Abacate
  • Limão
  • Coco
  • Coco ralado (não adoçado)
  • Amora, framboesa, mirtilo, cereja, morango (um punhadinho… no fim de semana)

Castanhas e nozes permitidas na Dieta Cetogênica

Muito cuidado com os carboidratos das nuts. Na fase de emagrecimento, o ideal é cortá-las, especialmente na versão farinha. Aos meus clientes que precisam de cetose elevada para tratamentos com Cetogênica, eu corto todas as nuts. Certifique-se que você pode lidar com as toxinas contidas nas cascas. Veja as melhores nuts para a Keto, da melhor para a pior:

  • Macadâmias
  • Noz Pecã
  • Nozes
  • Castanha do Pará
  • Amêndoas

Vegetais permitidos na Dieta Cetogênica

Devo dizer que folhas verdes são grandes amigas na Cetogênica. Prefira folha de beterraba, espinafre, repolho e couve. Estas quatro são imbatíveis nos nutrientes e garantirão vitaminas e minerais que possivelmente ficarão deficientes na adaptação à keto se você não incorporar o hábito de ingeri-las diariamente.

Vamos aos vegetais:

  • Couve
  • Folha de beterraba
  • Espinafre
  • Couve-de-Bruxelas
  • Aspargos
  • Couve-flor
  • Brócolis
  • Alface
  • Rúcula
  • Vagem
  • Agrião
  • Acelga
  • Repolho
  • Salsa
  • Chicória
  • Quiabo
  • Chuchu
  • Pepino
  • Abobrinha
  • Couve Chinesa
  • Palmito
  • Berinjela
  • Rabanete
  • Nabo
  • Funcho
  • Pimenta
  • Pimentão
  • Cebola (com moderação)
  • Cenoura (com moderação)
  • Tomate (com moderação)
  • Alho
  • Radite
  • Escarola
  • Tomate
  • Bambu
  • Alcachofra

Alimentos gerais permitidos na Cetogênica

  • Ovos
  • Azeitonas
  • Linhaça*
  • Gergelim*
  • Semente de abóbora*
  • Tahine (pasta de gergelim)*
  • Leite de coco
  • Chia*
  • Psyllium*
  • Cogumelos

*Uma colher ao dia no máximo.

Melhores adoçantes na cetogênica

  • Estévia
  • Eritritol

Os adoçantes abaixo não são indicados por inúmeros motivos sérios. Mas, na falta de estévia e eritritol, estes não te tirarão de cetose (importante: utilize as versões líquidas, não em pó e lembre-se que adoçantes líquidos artificiais não devem ser aquecidos!).

  • Sucralose
  • Aspartame
  • Acesulfame-K

Alimentos proibidos na Dieta Cetogênica

Dieta Cetogênica: Alimentos Permitidos e Proibidos [COMO COMEÇAR] 12

Frutas proibidas na Dieta Cetogênica

Quase todas. Eu diria para esquecer as frutas. Se você precisa de corpos cetônicos elevados, peço que fique apenas com coco, meio limão e abacate. Na fase de manutenção, Dr. Westman e os outros médicos mencionados acima ampliam o leque. Faço o mesmo com meus clientes. Mas, é preciso acompanhar esta fase individualmente.

Corte as frutas (se não estiver na lista abaixo, é porque são apenas exemplos. Foque no que pode comer – abacate, coco e limão. O resto, corte):

  • Banana
  • Tangerina
  • Laranja
  • Maçã
  • Mamão
  • Melão
  • Uva
  • Manga
  • Abacaxi
  • Sucos de frutas (à exceção da limonada)

Vegetais proibidos na Dieta Cetogênica

  • Batata Doce
  • Inhame
  • Batata
  • Batata Yacon
  • Mandioca (sim, tapioca e polvilho estão proibidos também)
  • Pastinaca (chirívia ou mandioquinha)

Em termos gerais, tudo que nasce abaixo da terra deve ser cortado. Há exceções, como o rabanete e o amendoim, sobre o qual falaremos mais abaixo).

Grãos proibidos na Dieta Cetogênica

  • Trigo
  • Cevada
  • Aveia
  • Arroz
  • Quinoa
  • Sorgo
  • Milho
  • Trigo Sarraceno
  • Grão de bico
  • Feijão
  • Lentilha
  • Ervilha
  • Amaranto

Coisas óbvias proibidas na Dieta Cetogênica

  • Macarrão
  • Massas
  • Pães
  • Bolos
  • Biscoitos

Gorduras proibidas na Dieta Cetogênica

  • Óleo de Soja
  • Óleo de Canola
  • Óleo de Uva
  • Óleo de Milho
  • Margarina
  • Óleo de Algodão

Resumindo: corte totalmente as gorduras hidrogenadas.

Outras coisas proibidas na Dieta Cetogênica

  • Álcool: corte o álcool na fase de emagrecimento. Retome-o quando atingir o peso desejado – máximo de uma dose diária de vinho seco fino, destilados ou espumante nature ou extra brut. Cerveja, licores e outras bebidas alcoólicas estão banidas em todas as fases
  • Molhos prontos de salada
  • Refrigerantes (versões diet não afetarão a cetose, mas não são recomendadas pelas substâncias neles contidas)
  • Água de coco

Rótulos na Dieta Cetogênica | substâncias proibidas

rótulos dieta cetogênica permitidos proibidos

  • Maltodextrina
  • Sacarose
  • Agave
  • Mel
  • Polidextrose
  • Lactose
  • Xarope de malte
  • Açúcar de coco, demerara, mascavo
  • Amido
  • Néctar
  • Malte
  • Glucose
  • Melado
  • Açúcar invertido
  • Xarope de guaraná
  • Suco de fruta
  • Sorbitol
  • Maltitol
  • Frutose
  • Xarope de milho
  • Dextrose
  • Maltose
  • Galactose
  • Glicose

Chicletes diet na Cetogênica | Observação: muitas pessoas encontram nos chicletes diet uma forma de aliviar a ansiedade. Chicletes como mentos ou trident possuem sim sorbitol, xilitol, maltitol e outras substâncias proibidas na cetogênica.

Contudo, a quantidade por chicletes é ínfima. Se você não tem condições graves de saúde que proíbam estas substâncias, estes chicletes podem ser consumidos.

Zona Cinza: alimentos complicados na Dieta Cetogênica

Alimentos polêmicos, que exigem muita cautela e conhecimento sobre os processos de fabricação de cada marca para consumir. Na dúvida, não coma.

  • Iogurte natural:
    • altos carboidratos. Uma ou duas colheres em um molho de salada, ok. Mas, um potinho tem 9g de carboidratos. Para muitos, isso representa metade da cota diária.
  • Leites vegetais:
    • Leite de coco, amêndoas, castanhas, nozes etc. Eles não estão na zona cinza por serem ruins, mas sim porque suas versões industrializadas podem conter açúcar e outros alimentos com altos carboidratos adicionados (especialmente, arroz). Prepare em casa ou leia o rótulo antes de beber. Tome muito cuidado.
  • Kombucha:
    • cinza, porque quase todos os fermentados levam açúcar na receita. A quantidade final de açúcar, que restará após a fermentação, é impossível de ser universalmente medida. Variará conforme você fizer – quanto mais tempo de fermentação, menos açúcar restará.
  • Kefir:
    Mesma questão. É um fermentado que leva açúcar. A quantidade final variará conforme seu modo de preparo. Leia todas as dicas para fazer seu kefir na Dieta Cetogênica neste conteúdo especial.
  • Chocolate amargo (acima de 85%):
    • É excelente, se você conseguir comer com moderação. Se estiver buscando perda de peso, ainda mais. Na fase de emagrecimento, o ideal é cortá-lo ou moderar o consumo (máximo de 3 quadrados diários).
  • Amendoim, Manteiga de amendoim e Pasta de amendoim:
    • Amendoim não é recomendado pelas questões alergênicas ou pela aflatoxina, resultante da atividade metabólica de fungos (bolores, mofos), que pode gerar intoxicação. Ainda, possui uma quantidade significativa de carboidratos: 30g de amendoins (35 amendoins ou 1 xíc. de cafezinho cheia) têm 6,5g de carboidratos totais ou 3,5g de carboidratos líquidos. Lembrando que você deve comer de 20 a 25g de carboidratos líquidos no dia. Se preciso for, coma com moderação.
  • Leite de soja:
    • baixo em carboidratos, mas rejeitado pelos problemas que pode gerar no intestino e no sistema hormonal. Remova a soja da sua vida para sempre, especialmente as mulheres.

VÍDEOS >> Série platô e emagrecimento na Dieta Cetogênica

Nesta série especial de 04 vídeos sobre Platô e emagrecimento, vamos nos debruçar sobre fatores que envolvem a estagnação do peso, especificamente voltados para Dieta Cetogênica e Low Carb.

O domínio deste tema é importante não apenas para quem está ou estará em platô (fase em que a pessoa para de emagrecer), mas também para quem está tendo resultados muito abaixo da média e precisa dar uma acelerada na perda de peso – dentro dos limites possíveis.

A série é comporta por quatro vídeos – assista a todos!

1 – Estou em platô?

Como avaliar se você está em platô, o que medir, quando pesar, médias de perda de peso na Keto.

 

2 – Como quebrar o platô e emagrecer na cetogênica?

Nesta vídeo-aula sobre cetogênica, você vai aprender os passos exatos da quebra de platô e conhecer a realidade sobre carboidratos e gorduras na keto.

3 – Proteínas, jejum, estresse, exercícios

Falarei sobre pontos-chave do emagrecimento na dieta cetogênica, além da tragédia da hipocaloria. Também, explicarei como eu quebrei meu próprio platô e como procedo com meus clientes.

4 – Live perguntas mais frequentes!

Neste vídeo, tiro todas as dúvidas deixadas nos comentários da série: quanto de proteínas? Posso fazer jejum? Quanto de gordura? Quanto de exercício físico? Etc ao infinito.

 

384 Comentários

  1. Oi Ju. Tenho acompanhado teus vídeos e lido teu site. Estou achando tudo muito bom! Ontem eu comecei a dieta cetogênica baseado nas tuas informações. Eu já fazia a dieta do low carb e também o jejum intermitente. Eu comecei porque nos últimos exames, minha glicose estava alta, não chegou a dar diabetes, mas bateu na trave. Também estava com esteatose, que diminuiu depois do low carb. Perdi uns kg, mas eu oscilo entre 69/75,km. O famoso efeito sanfona. Em fim, vou começar a dieta cetogênica. Pelo pouco que já li e pesquisei eu vi que tem fundamento! Obrigado por hora! Vou te contando as mudanças que forem ocorrendo no meu corpo.

    1. Manoel, a única coisa que posso te dizer é que vou manter meu compromisso com a responsabilidade das fontes e com a seriedade da informação. Afinal, estudei justamente pra aprender a usar fontes confiáveis. Inclusive, teu comentário me deu a ideia de fazer um post com as fontes que utilizo. Não gosto de posts mais duros, em que tudo é referido o tempo todo. Então, vou fazer um adendo pra que as pessoas saibam quem são as cinco ou seis fontes em quem mais devemos confiar.

      No mais, vai nos repassando tudo sobre a esteatose (espero que melhore muito mais agora, a Keto é excelente, se não a melhor dieta, para gordura no fígado). O efeito sanfona dependerá de ti. Mantive meu peso com Low Carb por muitos anos. Aumentava conforme saía da dieta, simples assim. O mesmo se dará com a Cetogênica: se tu começar a comer pão todos os dias, engordará.

      Mas, percebo que, ao longo dos anos, a partir de relatos, as pessoas voltam a comer alguns carboidratos complexos de quando em quando sem grandes efeitos no emagrecimento. Sairemos de cetose, claro, mas voltaremos rapidamente se estivermos muito bem adaptados ao processo. Bom, o foco é consertar o organismo. Depois, vemos sobre as escapadas da Dieta ao longo dos meses.

      1. Vou adorar o post sobre as fontes! A gente se perde mesmo num mar de informação, eu estou num constante processo de avaliar o que é confiável e o que não é. Obrigada pelo ótimo trabalho 😉 Já virei sua fã.

          1. É uma carne. É uma carne de porco. Portanto, está dentro sim. Permitida. Contudo, bacon é uma carne processada, pode ter diversas substâncias adicionadas e não tem a qualidade nutricional de uma víscera, um peixe ou até ovos caipiras. Ainda, a alimentação dos porcos geralmente é composta de grãos, o que deixa a qualidade da carne ainda pior. Coma bacon ocasionalmente, claro, mas não caia no conto de que cetogênica é bacon e queijo.

  2. Te conheci através do YouTube essa semana e estou amando tds os conteúdos. Já estudei a lista de permitidos e começo amanhã. Estou pensando em fazer um diário e analisar td o processo. Busco o emagrecimento e melhor qualidade de vida!

    1. Emagrecimento, na Keto, é a mais bela das consequências. Teu primeiro objetivo é, como tenho dito, adaptar teu corpo à queima de gordura. Por isso, neste primeiro momento, não te preocupa com calorias. Come as gorduras com vontade, aumenta os corpos cetônicos e estabiliza um bom nível deles (mede para ter certeza). Faz isso por um, dois meses ou até três. Quando estiver bem confortável na dieta, quando já dominar os carboidratos e não tiver mais riscos de deficiências de minerais e nutrientes, comece a pensar na leve e gradativa redução das gorduras. Vamos falando por aqui se tu precisar de ajuda, ok?

      Sobre a lista, eu preciso é te pedir perdão pela bagunça que ficou. Ela está correta, mas, aos olhos de uma virginiana, precisa melhorar. Estou bolando o conteúdo “101 melhores alimentos Keto” (com número de carbs, proteínas e gorduras) e quero lançar na forma PDF também, para que vocês possam guardar no celular ou na geladeira. Vai ficar linda e será lançada no futuro breve.

      Mas, antes, vamos lançar algo ainda mais importante (principalmente para quem deseja emagrecer): a primeira calculadora da Dieta Cetogênica em português. Estamos finalizando a programação aqui e ajudará muito a evitar confusões de macros, calorias e tudo mais! Nela, tu vai poder colocar teu objetivo, a velocidade do emagrecimento, e calcular direitinho quanto tu vai poder comer. Estou adorando o produto final. Espero que goste também (se não gostar, já sabe: volta e me avisa sobre necessárias melhorias!)

      Um beijo grande!

      1. Juliana Szabluk , adorei conhecer seus Antigos.
        Querua muito poder te conhecer pessoalmente e trocar experiências valiosas para o meu objetivo de uma vida saudável e com longevidade.
        Sou seu fã e procuro ler seus artigos e sempre buscar mais fontes confiáveis.
        Por gentileza me passe essas fontes sempre que possivel .
        Muito grato.
        Abraço.

      2. Juliana, me encantó tu página, na verdade muita pessoas pensando que bacon e queijo. Como muitos post en YouTube faz pensar. Meu problema e que venho de uma dieta de comer un poquito cada 3 horas mesmo sem fome, e muita vezes nao tenho vontade e como. Todavía yo trabalhando isso. Más meus carbos están bem controlados. Talvez meu error era os adoçantes. Que solo lo necesito para o café. Apartir de hoje vou seguir tus conselhos. E vou contando. Muito obrigada. Chris

    1. Oi, Rafa! Tu me perguntou isso na live ontem e eu não soube dizer, certo? Que bom que perguntou por aqui também, porque me permite dar uma vasculhada nas melhores fontes e ver se há alguma resposta exata para a dúvida. Bom, neste caso, vi um relato dizendo que o kefir de água gerou pico de glicose e grande queda nos corpos cetônicos.

      Mas, há belas fontes afirmando que nossos amados bichinhos comerão o açúcar quanto mais tempo tu deixar fermentando. Não saberia dizer qual kefir seria o menos danoso em termos de carboidratos, sendo que o kefir de água usa açúcar de diferentes tipos e o de leite usa o açúcar do leite.

      Gostei muito da receita do kefir de leite de coco, já testou? Deixo aqui para ti no final do comentário.

      O que nos leva à ideia que eu coloquei ontem à noite, na live do instagram:

      1 – use o mínimo de açúcar possível na água ou o leite mais gordo possível.
      2 – deixe fermentar o máximo de tempo possível.
      3 – teste os níveis de açúcar e/ou corpos cetônicos 1h, 2h, 3h após ingerir cada um dos diferentes tipos e veja se tu é uma das premiadas na keto, capazes de tolerar números maiores de carboidratos.

      Eu gostei muito da ideia do kefir de leite de coco, porque a diferença nos carboidratos do leite de coco para o leite comum é substancial. Ainda mais que os amados bichinhos comerão boa parte deles. O de leite de coco seria praticamente garantido, mas teste para ver. Inclusive, a fonte que te passo é excelente. Dificilmente a Martina nos daria algo duvidável.

      Se quiser testar para nós e me avisar como fica… Se der tudo certo, já subimos aqui no site para ajudar as pessoas, o que acha? Um beijão grande!

      Kefir de Leite de coco https://ketodietapp.com/Blog/lchf/how-to-make-coconut-milk-kefir

    1. Pois então, Rômulo! Acho que a coisa que mais repito é meu débito com vocês com relação à lista oficial dos 101 melhores alimentos na Dieta Cetogênica, com os dados nutricionais dos alimentos, para que todos entendem o porquê de estarem ou não na lista. Começarei a lista na semana que vem. Agora, é uma promessa!

      Sobre os mexilhões, 100g contém 7g de carbs. Se pensarmos que, dependendo do caso, a pessoa, em fase de adaptação, pode ter que comer 10g de carbs totais por dia, complica muito a situação. Porém, na fase de manutenção do peso e já bem adaptado à gordura, é bem possível comer uma porção sensata sim. Na verdade, eu optei por tirar quase tudo que exigisse sensatez, entende? Porções pequenas no caso. 100g de mexilhões é bem pouco e a chance de passar é grande, não quis colocar ninguém em risco.

      Sobre a abóbora (cabotiá, no caso – vou alterar ali para especificar), eu particularmente não como. Mas, vamos pensar que a pessoa come uma ou duas colheres de sopa em uma refeição, aliada com frango ou um bife. Em uma colher de sopa, haverá 2,8 gramas de carbs totais. É algo possível de ser feito. Mas, você tem razão. Se eu coloco abóbora ali, há chance de que as pessoas saiam comendo pratos inteiros de creme de abóbora. Ela também exige cautela. Vou remover da lista até termos a lista com os dados nutricionais. Obrigada!

        1. Cacau 100% é um alimento divino. Pode sim 🙂 Pensa comigo: se pode chocolate amargo, como não poderia justamente o cacau puro, sem o açúcar, certo?

            1. O que encontrei é: uma colher de sopa da fruta cacau (15g) tem entre 2g e 3g de carboidratos totais. Dificilmente, uma xícara da fruta entraria. Mas, se, por algum motivo, uma colher de sopa lhe basta, apenas busque comê-la próximo de refeições com proteínas e gorduras para reduzir picos de glicose.

  3. olá… Vi seu depoimento no evento Tribo Forte 2018, e depois pela @familiacetogenica cheguei até aqui. Aqui encontrei muitas informações que buscava e não encontrava em sites.
    Procurava informações pois muitas pessoas são contrárias e dizem que não devemos fazer.
    Venho de uma casa onde tudo é motivo pra comer carboidrato…. rsrs
    Já passei pela lowcarb… mas estacionei. Comecei então a keto com fins de emagrecimento, em um desafio, mas algumas coisas mudaram nesse tempo, entre elas: sem vontade de comer doces após a refeição e saciedade que nunca tive, estava sempre com fome.
    Me sinto ótima.
    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.

    1. Gina, fico feliz que o Tribo Forte e o Patrick tenham nos unido. Também acreditava que eu jamais poderia dizer que não sinto falta de doces. Afinal, não cheguei aos 130 quilos comendo brócolis. Muito menos, era compulsiva alimentar roendo talos de aipo.

      Estou lendo a mais recente obra do Taubes, The Case Against Sugar, e cada vez mais fica claro como o açúcar é a mais difícil e danosa das drogas. Como mãe, meu coração se parte diariamente quando largo as meninas para passarem o dia na escola, comendo segundo as diretrizes padrão. O próprio Taubes, acredito que numa frase roubada do Pollan, nos fala como “a principal responsabilidade da pessoa madura é reduzir o açúcar das crianças”.

      Ah, se eles soubessem tudo que é açúcar… Se tivéssemos sabido e vivido desta forma. Nossa vida teria sido muito diferente, não é Gina? Muito menos sofrida. Por isso, o maior paradoxo do nosso tempo é a relação entre açúcar e felicidade. Hoje, até pode ser. Mas, o preço desta euforia instantânea chamada de felicidade é simplesmente alto demais para a humanidade.

      Muito obrigada pelo carinho. Volte sempre que quiser e precisar. Um abração!

    1. Resposta quase automática, né? Estou aqui trabalhando em um novo conteúdo e aproveito pra responder agora mesmo. NOSSA, eu SOU a informação. Por muitos anos, sofri da chamada Síndrome de Raynaud, comumente associada à artrite (a dor é muito similar, apesar de terem grandes diferenças). Adivinha se não sumiu, do absoluto nada, quando entrei de cabeça na Low Carb?

      Priscilla, a quantidade de artigos sobre artrite e baixo carboidrato é simplesmente gigantesca. Como é uma questão inflamatória que une todas essas doenças, o que eu vou te dizer… A Keto é a dieta anti-inflamatória. Não sei se tu lê em inglês, mas qualquer pesquisa rápida sobre “keto arthritis” vai te dar horas de lindas e esperançosas leituras.

      Estudos não faltam também:
      – Estudo no Jornal de Neurologia Infantil: cetogênica inibe caminhos inflamatórios associados à dor https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4124736/

      – Revisão: Keto, inflamação e imunidade. Keto reduz a dor reduzindo inflamações: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27168354
      – Estudo pequeno: 7 dias de Keto, pacientes com artrite reduzem estresse, emagrecem e sentem menos dor https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10812493

      Não é possível viver com inflamações, Priscilla. Te digo isso enquanto escrevo toda curvada, pela insuportável dor da fibromialgia, que voltou com tudo após uma semana fora da Cetogênica. Não é possível viver fora da Keto. Este é meu relato pra ti.

  4. Vc não falou nada sobre o provolone…ou eu não achei ?
    Rs…Pode ?
    Sobre frituras com imersão..vi que o azeite não pode ser aquecido..quais outras opções ?
    Obrigadaaa..estou amando o site

    1. Desculpa a demora, Fernanda… Demorarei mesmo para responder daqui para frente, peço desculpas. Contudo, nunca deixarei de responder. Bem, não especifiquei todos os tipos de queijo, porque a lei é a mesma para todos. Queijos são permitidos na cetogênica, porque têm baixos carboidratos. Contudo…

      Queijos engordam. Porém, você está em uma dieta que não pode comer muitas coisas, certo? Quem sou eu para dizer “corte o provolone”?

      Se você não tem problemas com laticínios e não está em uma busca frenética para virar uma modelo em 20 dias, seja feliz com seu queijo. O que deve ser de fato salientado é que queijos não são alimentos feitos para matar a fome. Seu almoço não pode ser provolone ou qualquer outro queijo. A nutricionista polyana freitas falou muito bem no guia de dietas low carb dela que postei aqui no site: queijos são a parte gourmet da cetogênica. Coma-os para ter prazer e nada mais. Com sabedoria e equilíbrio.

  5. Olá, boa tarde! O amendoim é permitido? Outra dúvida são os queijos… prato, bola, gorgonzola, coalho são ok na cetogênica?! Obrigada!

    1. Olá, Brenda! Dificilmente, você verá alguém dizendo “jamais coma amendoim na cetogênica”. Em termos bem gerais, alimentos proibidos na cetogênica são os que te tiram de cetose, certo? Contudo, há outras incontáveis variáveis que dependerão do seu bolso, dos seus problemas de saúde, das suas intolerâncias etc. O que devo dizer é que amendoim não entra no grupo das “nuts”, as nozes e castanhas. Ou seja, se você está comendo amendoins pensando nos benefícios das nozes e castanhas, infelizmente, isso não acontecerá. Se você está comendo amendoins porque os ama e não tem nenhuma questão de saúde que os restrinja, coma um pouco, em alguma receita, em um fim de semana especial ou algo do gênero.

      Queijos? Se você não tiver problemas com laticínios, coma-os com felicidade. Queijos não são exatamente indicados para quem busca imensa perda de peso rápida, mas eu jamais indicaria imensa perda de peso rápida para qualquer ser humano. Uma visão minha. O caminho sim precisa ser sustentável: tranquilo e feliz.

  6. Olá Juliana.
    Tenho 33 anos e há uns 3 anos estava com uma recorrência de fungo ginecológico que estava me deixando doida (mês sim, mês não) . Procurar médicos o único que achava era prescrição de antibióticos e antifúngicos (zero exames). Fiquei tão doida que virei internet de cabeça pra baixo buscando ajuda e achei uma dieta especifica para esse meu problema e a segui por 90 dias (era o recomendado). Nem podia imaginar que existia Low Carb ou Cetogênica. Esses 90 dias fiz rigorosamente a dieta cetogênica sem saber e após esse tempo fiquei na low carb. Acabei furando em vários momentos, mas o fungo nunca mais voltou. Depois descobri (2018) que por ter SOP tinha resistência insulínica, mas com auxílio de médicos passei a vida toda usando anticoncepcionais (dos 14 aos 29 anos) e ganhei crises de enxaqueca e 3 nódulos no fígado (hiperplasia nodular focal). Com essa mudança alimentar eu melhorei como um todo e é fantástico o resultado conquistado. Acabo de descri sua página por um store da DR JaninaKoenen e estou encantada com todo conteúdo disponibilizado gratuitamente. Muito obrigada por compartilhar seu rico conhecimento na área. Sobre a lista dos permitidos, fiquei com dúvida na parte de queijos: requeijão de corte (comum no nordeste) ou do copinho do mercado?

    1. A lista de alimentos oficial está pronta, acredite. Mas, me envolvi com as questões cardíacas e precisei parar o projeto da Cetogênica por um tempo, peço desculpas. Fico muito feliz pela tua busca. As trajetórias médicas que envolvem a Keto deveriam sair em uma antologia de casos. São histórias maravilhosas sobre todas as exceções que a medicina não consegue explicar. Ou seja, envolvem muitas emoções e, acima de tudo, resiliência. Apenas por isso, somos merecedoras de admiração.

      Bom, sobre o queijo, a lista oficial será publicada em algo como 10 dias. Mas, vamos refletir sobre a questão do requeijão na cetogênica agora. Sou do sul e desconheço todos os alimentos típicos do norte e nordeste, infelizmente. Mas, fui atrás do que seria a receita deste requeijão de corte. Nas receitas que encontrei, havia muita maizena (amido de milho). Seria preciso ficar atenta a este ingrediente especificamente. Pegue todos os ingredientes que você utilizar, coloque-os em alguma calculadora como o fatsecret.com.br e some os carboidratos de todos, dividindo-os pela quantidade de porções.

      Fui atrás, também, dos requeijões de corte prontos para vender. As embalagens oferecidas na internet são bem pequenas, quase ilegíveis, mas duas eram compreensíveis. Em uma, o valor de carboidratos era de 1,7 (pedaço de 30g, que é pequeno). Em outra, dizia 0 carboidratos (possivelmente, será algo entre 0,6 e 0,9 se eu bem conheço a indústria alimentar).

      Enfim, me parece que são tão bons (ou ruins) quanto qualquer outro queijo. Coma-os com sabedoria, para gerar momentos especiais de prazer. Na Cetogênica, eu comia um pedaço pequeno de queijo diariamente. Nunca alterou em nada meus corpos cetônicos (a piração com carboidratos reduzia mais meus corpos cetônicos do que o queijo).

      <3

  7. Nossa Ju!♡♡ Estou em crises de compulsão alimentares.. Estou comendo Tudo que veko pela frente..Já tentei entrar em cetose pela low carb mas não consegui. Estava pesquisando sobre dieta qual seguir ( low carb ou atkins ou a cetogênica) e ainda bem que te achei! Lendo teu blog inteiro… preciso emagrecer 17kg!! E também conter minha compulsão por açucar!! Juuu muito obrigada e socorro! Estou vendo teus videos tb! E ainda bem que vc está aqui nos mostrando o caminho em Português, porque como vc já disse e eu sempre vi (leio e pesquiso) encontrar conteúdo sobre keto de seriedade e informações completas é raro se não impossível (até você existir) obrigada por isso!

    1. Luana, fico muito feliz por tudo que tu escreveu. Tu sabe que sofro de compulsão também, certo? Não podemos nos dizer ex-compulsivos, sugerem os médicos. É uma doença que necessita de atenção pelo resto da vida, mesmo que não manifesta.

      Existem caminhos para controlá-la sim. Eu vaguei pelo mundo inteiro atrás de diferentes abordagens e os tratamentos convencionais (medicamentosos) me pareceram os menos eficazes, infelizmente. A nutrição ajuda, mas não é tudo. Ou seja, não se preocupe com a cetose em si. Ela tem resultados muito positivos no controle da compulsão, mas os casos de pessoas que pioraram o quadro na Keto também é relevante.

      Tudo isso se dá por uma mentalidade, que é a soma de práticas diárias e modo de perceber as coisas que nos rodeiam. Por isso, uma abordagem mais integrada é necessária no nosso caso. O foco não é nos rápidos 17kg, que são fáceis de perder. O foco é como criar uma Luana que manterá 17kg a menos pelo resto da vida com tranquilidade.

      Senão, meu site seria “emagreça 20kg em um mês”, eu estaria rica e me lixando para quando tu recuperasse o peso em um ano. Jamais faria isso. Compulsão “alimentar” (não é apenas alimentar, mas enfim) é algo sério e tem um caminho de cura que é simplesmente lindo. Hoje, posso me dizer abençoada pela doença, porque não teria trilhado uma vida tão bela não fosse por tudo isso.

      Deixo meu comentário de acolhimento a ti. Sinta-se abraçada.

      1. Ah! Desculpa, meninas! Mas, entrei no abraço também! Estou no mesmo problema e sentindo-me perdida! Vou tentar trilhar a cetogênica, com toda esperança na flor da pele! Beijos!

  8. Oi Ju!!!

    Amei te conhecer pelas redes sociais!!! Estou iniciando a dieta Cetogenica e como a maioria das pessoas, cheia de dúvidas. Os teus conteúdos estão ajudando demais. Gratidão eterna!!
    Tenho uma duvída (Para variar kkk) Tenho 41 anos e já estou na menopausa, minha vontade de doce diminuiu muito mas as vezes vem com intensidade… Não vi na lista de alimentos permitidos: Creme de leite, cacau em pó puro e leite de coco (garrafinha). No desespero, faço brigadeiro com esses ingredientes. Posso consumi-los na dieta cetogenica? e temperos como cominho, páprica, cúrcuma (todos em pó) posso consumir também? E vinagre de maça? Ufaaa. Agradeço e parabenizo pela pessoa que você é… estudiosa, esforçada, que vem disseminando esse estilo de vida com tanta propriedade. Gratidão mais uma vez!!

    1. Se tu está fazendo isso na menopausa, tu já é uma campeã. Não se sinta desesperada. Há tantos doces keto saudáveis para fazer. Sim, todos os ingredientes que tu mencionou são bons. Só come o creme de leite com cautela, ok? E o de lata, se possível.

      Temperos TU DEVE comer. Muita ênfase. Noz moscada, gengibre, cardamomo, cúrcuma principalmente nessa época da vida. Eles são excelentes para regularizar o sistema. Novamente, cuidado com o excesso, porque eles podem aquecer o corpo demais e, daí, aumentaremos a irritação, inflamações etc.

      Vinagre de maçã é uma bênção. Tente conseguir a versão feita em casa dele (orgânica ou não, mas não industrializada). Se não conseguir, tudo bem. Se conseguir, tu sentirá na língua a diferença. Parecem alimentos diferentes. Pode, inclusive, tomar como suco no almoço. Uma colher de vinagre de maçã orgânico e água em temperatura ambiente para fresca, nunca gelada.

  9. Tenho neuropatia periférica inflamatória auto-imune estou tomando rituximabe medicamento de AUTO custo você poderia pelo amor de DEUS uma ajuda por favor eu não leio inglês não consigo Fonte confiável me ajude ….

    1. Médicos confiáveis em Dieta Cetogênica? Dr. Souto, Dra. Janaína Koenen, Rodrigo Bomeny, há diversos. A minha sugestão é sempre olhar o blog de médicos Low Carb que o Dr. Souto criou. http://profissionaislowcarb.blogspot.com

      Devo te dizer que há esperanças. Estando tão atrelada à diabetes ou pré-diabetes, a Dieta Cetogênica é promissora e tem apresentado bons resultados na doença. Busque médicos, as medicações mudarão uma vez que você entrar em cetose. Tenha um bom acompanhamento médico neste caso, ok?

    1. Não, Antunes… Nata tem uma média de 50% de gordura. É um produto muito comum aqui no sul, mas que já está disponível nos outros estados brasileiros (procure nas maiores redes de supermercado por aí). Creme de leite, é preferível o de lata, mas reduza as porções, ok?

  10. Depois de ler seu artigo, fiquei com uma duvida. Os vegetais têm de ser consumidos crus ou pode ser em sopa? Fazer uma sopa com vegetais em juliana e colocar um pouco de carne ou ovo cozido por exemplo. Para uma refeição mais leve ao jantar.
    Obrigada pela sua ajuda.

    1. Maravilhoso. Sopas, ainda mais no frio, são excelentes. Sim, coloque bons ossos e carnes nela. Para noite, é melhor frango do que carne vermelha, mas fique à vontade para escolher a melhor proteína para você.

  11. Olá Juliana!
    Gratidão por todas as informações disponibilizadas no site e no YouTube. Descobri seus videos neste domingo e tem acrescentado muiiiito seu material!!
    Gosto muito de sua objetividade, honestidade, sinceridade e interesse pelo estudo sério sobre a keto.
    Tenho duas dúvidas
    a) o Whey Protein entra na Keto (Optimum Nutrition Gold Standard)?
    b) Qual o medidor de cetose no sangue você indica (eu moro na Europa)?
    Um abraço com muito carinho e gratidão,
    Roberta

    1. Olá novamente, Roberta! Sobre o aparelho de corpos cetônicos, eu vou copiar a resposta que te dei no outro post para ficar registrado para outras pessoas aqui também:

      Não recomendo o ketonix, Roberta. Pesquisei muuuuuito antes de comprar o meu e utilizei aparelhos de sopro no início. As cetonas no hálito são muito menos confiáveis e estáveis do que as cetonas no sangue. Vá com o de sangue. Na Europa, há outros aparelhos medidores de corpos cetônicos pelo sangue. Nos EUA, o mais recomendado é o keto mojo, não sei se há este na Europa. E há outros da marca Abbott por aí também, não apenas o freestyle. O mais usado por aí, acredito, é o Precision Xtra, da Abbott.

      Se for com o da Abbott, não esqueça que, na hora de comprar as fitas medidoras, deve estar escrito “CORPOS CETÔNICOS” (KETONES) na caixa. Se comprar as fitas de glicose, não conseguirá medir as cetonas 🙂

      Agora, sobre Whey. É um bendito pó, certo? É um dos poucos suplementos sobre os quais eu não defendo nada, porque não é comida de verdade, mas ele tem muitos benefícios. Vou deixar a resposta final contigo, ok? Apenas busque whey com baixos carboidratos e alto nível de lactoferrina. E que seja pagável, é claro 😀

  12. Olá, Juliana
    Amei a sua página. São tantas informações libertadoras! Para mim, que estou há pouco descobrindo, conhecendo este mundo de alimentação que cura, o mais difícil está em me desfazer de meus hábitos alimentares já estabelecidos. Que cá entre nós, não me trouxe saúde. Obrigada por compartilhar conhecimento!
    Na lista acima a cenoura consta como um alimento proibido. A beterraba também?
    Abraço forte!

    1. A cenoura não é proibida na maioria dos casos, Gisele. É muito, muito difícil criar uma lista universal de alimentos. Deixei claro ali que estaria proibindo tudo por eu não poder conversar com cada pessoa e observar as especificidades de cada um. Já a beterraba entraria sim na lista do jamais, do totalmente proibido para cetose (infelizmente!). Por isso, dou tanta ênfase às folhas de beterraba. Se possível, coma-as diariamente.

  13. Olá, Juliana
    Adoro sua página. As informações são excelentes. Parabéns!
    Perdão pela minha ignorância: lendo a lista de alimentos permitidos, fiquei me perguntando se existe uma quantidade de alimentos indicados, ou se devo seguir minha saciedade?
    Agradeço por seu esclarecimento.
    Boa Páscoa!

    1. Sempre saciedade, Gisele! Os estudos demonstram que seguir a saciedade, na Cetogênica, vai te levar a um emagrecimento maior do que contar calorias em dietas padrão. Contudo, sabemos que estudos não representam 100% das pessoas. Portanto, comece pela saciedade. Caso não perca peso, vá reduzindo gorduras gradativamente, começando pelos laticínios, ok? Não é para temer gorduras, muito menos passar fome. É ir reduzindo um pouco as gorduras (especialmente saturadas) conforme teu organismo se adapta a elas.

      Ah, pleaaase, fique de olho no que geralmente ocorre na Cetogênica (com Jejum principalmente): se tu sentir que está comendo cada vez menos e tem cada vez menos fome, use o bom senso e alimente o corpo mesmo assim. É muito comum a fome sumir na Cetogênica. Caso tu não coma, as deficiências nutricionais surgirão alguns meses depois. Não queremos isso.

      Receita final: alimentos cetogênicos até a saciedade. Nunca passar fome. Reduzir gorduras após adaptação à cetose. Ficar de olho nos nutrientes. Ter bom senso.

      1. Ju, então meu primeiro prato deverá ser apenas de proteína a vontade (no meu caso frango ou peixe pois não como carne vermelha) ??? E depois caso “aguente”, eu comeria mais vegetais e legumes permitidos??? Sem quantidades específicas?? E ovos?? Qual a quantidade diária??? Fico na dúvida qto a tudo isso!

        1. Respondo estas questões de forma bem objetiva na série sobre platô e emagrecimento, Nadia. Assista aos 4 vídeos integralmente e, se ficar dúvidas, me ativa novamente, ok?

  14. Olá. Boa tarde. Acima nos comentários você disse a respeito do kefir de água.
    Eu gostaria de saber sobre o kombuchá. Pode ser usado durante a dieta Cetogênica?
    E em caso positivo. Uso apenas com a primeira fermentação, ou posso utilizar também a partir
    da segunda fermentação. Como é sabido a segunda fermentação utiliza-se suco ou frutas para dar sabor a bebida. Desde já agradeço pelos esclarecimentos.

    1. O tipo de comentário necessário, mas que quebra minha cabeça. A resposta curta é que kombucha não é permitido na Cetogênica. Contudo, os bichinhos comem algo em torno de 95% do açúcar inicialmente adicionado. Em termos gerais, isso te deixará sim com uma redução de corpos cetônicos, mas ainda em cetose. A dica aqui é tomar o kombucha nada doce. Se o sabor ainda estiver doce, deixe fermentando mais tempo.

      Com relação à segunda fermentação, neste caso, pode ser mais problemática por causa das frutas adicionadas. A quantidade de carboidratos subirá demais e a chance de sair de cetose é alta. A indicação final é sempre a mesma: prepare o kombucha como você sempre faz. Mantenha sua rotina exatamente igual. Tome o kombucha e meça os corpos cetônicos no mesmo horário de sempre. Ao não mexer na rotina, você saberá se o agente de mudança foi o kombucha ou não.

      Outra indicação válida é: caso queira beber kombucha na cetogênica, retire outra coisa com número elevado de carboidratos: sejam legumes, nozes ou laticínios. A questão é equilibrar para manter os 20g ou 25g de carboidratos líquidos (40 ou 50 de totais) durante o dia.

  15. Ju, boa tarde!
    Me tira uma dúvida, com relação aos queijos, aqui em Recife é vendido um queijo chamado “Queijo Manteiga”, fiquei sabendo que os queijos amarelos são melhores para o estilo de vida cetogenico por apresentarem alto teor de gordura.
    Vou colocar aqui uma breve descrição do queijo:
    O queijo-manteiga, também conhecido como queijo de manteiga, requeijão do sertão ou requeijão do norte, é um queijo típico do sertão nordestino.[2]
    O queijo-manteiga é feito sem adição de coalho, já que a massa é obtida por desnaturação ácida, cozida no tacho à lenha junto com o soro desnatado por cerca de cinco horas. O leite utilizado geralmente é cru, sem processos de pasteurização. Após esse processo, ele se transforma em um queijo gorduroso, de massa amarelada e casca levemente rija que, geralmente, tem as iniciais de quem o produz marcadas com ferro em brasa.

    Fiquei sabendo que os queijos brancos são permitidos, mas apresentam menos gordura e mais calorias.
    O que você acha melhor para consumir tendo em vista a perca de peso?

    1. Dani, posso ser honesta? Só libero laticínios na Cetogênica para homens em fase de manutenção. Se você é mulher e/ou precisa perder peso, todos os laticínios estão fora. Se tu precisa comer queijo, coma qualquer um em pequenas quantidades, no fim de semana. Tu verá incontáveis receitas cetogênicas com ricota, por exemplo, que seria o oposto de Keto.

      Isso porque não existe esta necessidade de aumentar gorduras na cetogênica: o raciocínio de que queijos amarelos são melhores porque têm mais gordura é um tanto quanto falacioso. Eles possuem sim é menos carboidratos, mas o quão menos não é tão significativo assim. O que importa é manter em mente que, se tu comer duas fatias de queijo no sábado, pode ser qualquer um. Se tu comer muito mais do que isso, terá teu emagrecimento reduzido.

  16. Olá Juliana, faço suplementação com Whey Protein Isolado. Em sua composição consta (em 30 g): 27 g de Proteína e 0,9 g de Carboidratos. É permitido na Cetogênica?

    1. Sim, Vitor. Fique tranquilo. Observa a tua meta diária de carboidratos e ajuste os números de acordo com os alimentos que ingere. Mesmo se for um suplemento.

  17. Olá, Juliana, obrigado pelo site. Bastante esclarecedor. Tenho duas questões a te fazer, uma simples e outra um pouco ousada, mas acho que preciso de uma resposta antes de conhecer o resultado. A primeira é: pode leite na dieta? E a segunda… Comecei a dieta há 2 dias e sinto uma leve dor de garganta e um inchaço na barriga. Confesso que, sem saber, comi coisas que não se pode comer, como um pêssego e bastante castanha de caju (talvez tenha perdido 2 dias de dieta, mas tudo bem…). Minha pergunta é: minha dor de garganta e inchaço na barriga têm a ver com a dieta?

    1. Inchaço é fantástico. Creio que a maioria da população global sente isso e nunca nos demos conta do grave alerta que o sintoma é. Quando saí da Cetogênica para lidar com meu problema de colesterol, passei a ter inchaço quase que diário (muitos gases, barriga imensa, desconforto, é terrível mesmo). A principal razão do inchaço é um alerta do corpo avisando que você está comendo algum alimento que você é sensível. Também, pode ser alguma mistura de alimentos ou, ainda, algum grave problema de digestão – como permeabilidade. Mas, neste caso, você teria isso com relativa frequência.

      O caminho é eliminação. A melhor ferramenta para o inchaço é um diário alimentar. Você anota tudo que comeu, período do ciclo menstrual, quantidade de sono no dia. São fatores que interferem na digestão. Quando o inchaço ocorrer, você volta no diário e observa tudo que fez. Com o passar das semanas, começará a esboçar as causas. Meu médico me passou o exame Elisa para eu rastrear mais de 200 alimentos para os quais eu devo ter sensibilidade. Valor do exame: 2.500 reais. Farei? Não. Então, sugiro o diário e tranquilidade. Tranquilidade sempre, porque um corpo estressado vai parar o processo de digestão para lidar com o estresse. Isso gerará inchaço também.

      Dor de garganta eu nunca ouvi falar. Não duvido de nada nessa vida. As respostas individuais são fascinantes, mas acredito que seja uma coincidência. Siga observando.

      Ah, corte leite e castanhas de caju. Nenhum destes alimentos é cetogênico. Leite de amêndoas é uma boa substituição, mas leia bem o rótulo se for comprar pronto. Muitos adicionam outros alimentos com alto carboidrato ao produto. Eu sou alérgica a esses leites, começo a descobrir. Então, meu único caminho é café com nata mesmo. Uma pena, porque é bastante gordura. Então, tive que reduzir o café para me manter com uma colher de nata diária.

  18. dia dia estou com 46 kg acima do meu peso estou fazendo a dieta cetogênica, estou sentindo um pouco de dor de cabeça e normal .

    1. Normal na fase de adaptação. Normal entre aspas, porque há maneiras de abolir este sintoma, ok? Mas não, não é algo que esteja acontecendo apenas contigo. Muitos passam por isso 🙂 Aumente água, sódio, gorduras keto e muuuuuitos alimentos ricos em minerais. Isso é possivelmente a gripe low carb.

  19. Ola.
    Para os homens que estão iniciando a dieta cetogênica, você sugere dar uma cortada geral nos laticínios. Pelo que li nas tuas respostas, não é para se empanturrar de gordura e sim termos um controle muito rígido do que comemos. Eu faço jejum intermitente de 20 horas e pratico atividade física todos os dias, incluindo ai, corrida e musculação pesada, e mesmo assim, não estou com o corpo que queria, vou seguir os teus conselhos, dar uma segurada no queijo, no amendoim e no creme de leite.
    Obrigado e te dou noticias.

    1. Amendoim está fora da cetogênica, ok? Sempre fora. Laticínios são opcionais e mulheres devem ter mais cautela com eles por questão hormonal. Não digo cortá-los totalmente, mas laticínios são alimentos para sábado ou domingo em um mundo ideal. Eu os como diariamente, mas minha meta não é o corpo dos sonhos e sim tranquilidade interna.

      Quero que tu fique muito atento à energia, ok? Tu tem uma vida muuuito ativa e teu jejum diário está acima do recomendado. Há organismos que resistem, mas não é a maioria. Não estou indo contra, mas salientando que, sempre que passamos do limite indicado, devemos estar abertos a possíveis problemas individuais.

      O que eu te sugeriria: reduzir gorduras com bom senso (não é para temer gorduras, mas para reduzir um pouco). Teria que ver contigo o que está comendo etc, mas vou dar um palpite geral. E reduziria este jejum diário caso tu começasse a se sentir fraco ou com energia acelerada demais. Passaria para 16h diárias ou faria 24h duas vezes por semana. Não siga estas instruções cegamente, porque não tenho subsídios para indicar nada sem te ver. Apenas reflita sobre o que te digo.

  20. Ju, estou te seguindo e estou amando!
    Preciso emagrecer uns 10 quilos, já faço o jejum intermitente e fui a procura da dieta cetogênica e fiquei de cara com tantos benefícios..
    Só me tire uma duvida, estou montando meu cardápio, e para consumir o abacate procurei formas de fazer uma vitamina que entrasse na cetogênica, vi que com leite de cocô esta ok, porem queria saber se eu posso estar consumindo aquele de garrafinha que compramos no mercado..
    Mais uma vez muito obrigado por tanta dedicação para repassar seus conhecimentos!

    1. Maravilha abacate com leite de coco. Sim, pode ser o de supermercado, é claro. Só peço que, se possível em termos financeiros, observe o rótulo do leite de coco que consome. Compre aqueles mais puros que puder – Sococo, Ducoco etc. Serão os mais caros, infelizmente. De qualquer forma, todos são possíveis e bem-vindos sim. 🙂

      1. Fui ao mercado e achei da marca copra li atentamente aos ingredientes, e ao meu ver não tinha nada que pudesse comprometer. Muito obrigada por responder! Deus te abençoe..

        1. Sim, Copra é uma ótima marca para todos os produtos de coco, em termos de qualidade, digo (comprei a “bebida de coco” deles estes dias, pai amado, que coisa ruim ahahahahaha).

  21. Amo festa junina (junho) e julina (julho)!!!
    Pelo que percebi das listas de alimentos permitidos e proibidos, não há nenhum prato típico que poderia consumir pela dieta cetogênica. Isso mesmo? (Muito triste isso)

    Gosto muito de sair a noite e a vantagem é que não bebo, porém vejo muita dificuldade com relação a comidas já que as proteínas devem ser consumidas em quantidades pequenas (média de 120 gramas por dia pelo que entendi). Gostaria de sugestões de alimentos nessas ocasiões.

    Os alimentos abaixo podem ser consumidos?
    Torresmo frito na própria banha do porco e salaminho.

    1. Ju, acho que tu está confundindo algumas coisas básicas. Restringir proteínas? De onde teria vindo isso? Eu precisaria saber onde tu vai à noite e o que teus amigos comem para apontar os melhores caminhos. Mas, restringir proteínas não é uma resposta.

      Torresmo pode, mas precisaria saber por que tu está fazendo a Cetogênica. Se for para emagrecimento, o torresmo não é exatamente um aliado, mas é possível sim.

      Te indico muito que busque um acompanhamento para tirar estas dúvidas. Me parece que tu não pegou o mecanismo principal da dieta. Dá uma lida no site, estas informações que tu me perguntou estão nos conteúdos. Ainda, se quiser minha ajuda, vá até a seção “Atendimento”, lê e veja se te agrada.

      Sobre a festa junina, pois é. Eu faria uma paçoca de amêndoas e levaria comigo junto com vinho tinto seco em vez de quentão (que tal fazer testar um quentão com adoçante? Afinal, vinho seco e destilados são permitidos em ocasiões especiais, é só o açúcar que mata mesmo).

      No mais, festa junina não combina com NENHUMA dieta, sejamos honestos. Qual dieta permite alguma coisa desta época? Desconheço. 🙂

  22. Oi Ju, Estou acompanhando vc! E adorando tudo! Mas menina, estou a 15 dias fazendo a dieta cetogênica, comprei o aparelhinho para medir no qual achei ótimo. Mas somente 1 dia consegui atingir 0,6 demais dias sempre abaixo e eu não sei pq. 🙁
    Meus exames estão em dias, somente o colesterol bom que esta baixo. Mais um motivo para fazer a cetogênica!

    o que eu posso fazer para melhorar e entrar em Cetose?

    1. O mecanismo de cetose é bastante complexo, Elis. Eu não posso te sugerir vias exógenas sem conhecer tua alimentação, rotina e questões emocionais. Ainda, precisaria te conhecer para saber quantos corpos cetônicos tu precisaria e tua resposta a eles de acordo com teu ciclo menstrual. Há variados métodos, como corte de carboidratos, jejum, óleos e suplementação de cetonas.

      Não quero puxar a sardinha para o meu lado, mas, caso tu PRECISE de corpos cetônicos elevados, eu te sugeriria que nos encontrássemos para alinhar isso direitinho. Só que é isso, avalia se tu PRECISA deste número elevado, ok?

    1. É importante lembrar que, quem remove a vesícula, não perde a capacidade de produzir bile, apenas de armazenar bile. Ou seja, estaremos dependendo do fígado para produzir e quebrar as gorduras ingeridas. Neste caso, sejamos honestas, tu vai seguir uma cetogênica muito similar à que já proponho para emagrecimento, com gorduras reduzidas. Ainda, não terá jejum, algo que eu particularmente removo quando há questões emocionais em jogo (quase sempre). Ainda, sugiro que adicione fibras extras, algo também bem comum aqui no site: linhaça, psyllium, folhas etc, para ajudar a reduzir a velocidade da digestão (dar tempo para o fígado produzir esta bile que tu não tem estocada).

      Por último, e talvez mais importante, e esta é a diferença, é a utilização das gorduras, que não serão exatamente as mesmas. Tentaremos fugir das gorduras que exigem os sais biliares e passem reto pelo sistema digestivo e optaremos pelas gorduras rápidas (cadeia media e curta), chegando assim ao ponto ideal de corpos cetônicos sem depender da vesícula.

      por favor, faça refeições pequenas e mais vezes ao longo do dia.
      ainda, é possível dar uma ajuda com sais biliares, se for necessário de fato. 🙂
      se te empolgar com a possibilidade da cetogênica, me envia um email e vamos ver isso da forma certa, frente a frente.

  23. Preciso de ajuda para o efeito platô, comecei a Cetogênica a quase 3 meses perdi 13 kilos daí então a duas semanas meu peso istagnou não sei oque fazer? Vc pode me ajudar?

    1. Acredito que sim, Priscila! Platô é mais do que esperado, não? E, geralmente, encontra os mesmos culpados. Não é algo tão difícil assim de voltar, não precisa ficar tensa. Lembra até que a tensão é uma das principais chaves para travar emagrecimento (cortisol sobe, serotonina desce, insulina sobe, gordura e compulsão sobem). Dá uma lida na seção atendimentos do site e me envia uma mensagem por aqui, um email ou me chama nas mídias para combinarmos de nos encontrar. Só lembra que minha agenda está fechada até dia 06 de agosto (era dia 01, mas já estou marcando novos atendimentos para agosto).

    1. Varia do que tu come ao longo do dia, porque ela é bem mais alta em carbs. Vejamos. Em 50g (Algo como uma xícara de cafezinho bem, bem cheia de nuts):

      Pecã 2g de carboidratos líquidos
      Castanha do Pará: 2g de carboidratos líquidos
      Avelã: 3,5g de carboidratos líquidos
      Amendoim: 4g de carboidratos líquidos
      Amêndoas: 4,5 de carboidratos líquidos
      CASTANHA DE CAJU: 11g de carboidratos líquidos

      Ou seja, basicamente impossível colocá-las. Se tu me disser que come três ou quatro, ok, coma-as.

  24. Olá Juliana sou sua mais nova seguidora, te conheci por acaso o youtube gostei muito dos seus videos e vim conhecer o site. o que mais me chamou a atenção ao assistir seu videos é que você sofre com compulsão alimentar, no seu caso a anorexia e no meu caso como alem, como muito, muito mesmo e logo depois vem o arrependimento, o fracasso. Isso vem me acompanhando a muito tempo, tentei seguir a Low Carb, seguindo o Dr. Souto e o Rodrigo, porem consigo por um período, também consigo fazer jejum intermitente, porem ao quebrar o jejum não tenho controle sobre o que como, e depois de um certo tempo sem carboidrato ruins e doces entro em abstinência e fico louca, não aguento e como, engordo o que emagreci, a cabeça doe, fico me sentido um lixo, me sinto cansada de recomeçar. Você tem alguma dica quando der esta abstinência, o que devo fazer. Agradeço !!!

    1. a minha dica é a dica de todos os meus professores: jejum é o melhor caminho para transtornos alimentares a quem já possui tendência ou histórico familiar (98% dos meus pacientes).

      A gravidade da coisa é tamanha, que tenho “curado” compulsão alimentar (não era compulsão, obviamente) ao ensinar as pessoas a simplesmente comerem – e comerem alimentos densos, capazes de ajudar no reequilíbrio dos neurotransmissores que estão enlouquecidos.

      Digo isso para que tu una o que tu disse ao que eu disse: o jejum te gera instabilidade interna e eu estou te dizendo que o jejum gera instabilidade interna. Então, eu imploro: coma.

      Coma ovos. Gorduras saturadas. Vísceras. Peixes. Folhas verdes. Folhas verdes. Folhas verdes. Coma quando sentir fome. Coma no mínimo três vezes ao dia. Refeições de verdade. Com oliva, manteiga, gordura de coco. Caso não funcione, pense seriamente em suplementações (não faça isso sozinha).

      Te ouve e coloca teu corpo acima do que os outros dizem. Isso inclui o que eu estou dizendo. Não é que eles estejam errados, longe disso. É que é virtualmente impossível tu escrever um livro ou gravar um vídeo para todos. Cada pessoa tem uma questão: respeitar as próprias individualidades é de uma liberdade tão grande, porque é aí que a tua voz se torna mais forte do que a de qualquer autoridade sobre ti. Faça isso. Te conecta contigo, te ouve e tenha orgulho desta voz. Esta dica não é minha, a fala é do próprio Noakes. Eu assino embaixo e te envio muito carinho.

      Lembre-se: sempre há um caminho. A privação não é uma opção nestes casos.

      1. Ola Ju, meu caso muito parecido a este q respondeu, estou na fila do seu atendimento, aguardando ansiosamente. Continuo com dúvidas de como calcular as proteínas das carnes p emagrecimento.
        Obrigada por compartilhar conhecimento
        Abs
        Pat

  25. Oi Ju vou começar a dieta cetogênica para perda de peso, gostaria de saber se a cetose só acontece se fizermos o jejum intermitente junto?

    1. Uma pergunta complexa. Sigo na defesa do que há de mais recente sobre cetose: cetose mimetiza jejum no corpo humano. Estar em cetose é estar imitando os principais caminhos do jejum. Eles não são a mesma coisa na prática (tu pode comer em cetose), claro, mas ambos atingem efeitos similares no corpo (alto glucagon e baixa insulina, aumento de catabolismo).

      Tu não precisa fazer jejum para estar em cetose e o jejum pode te levar à cetose sim. Para estar em cetose, tu precisa de redução extrema de carboidratos. Apenas isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *