Artigos

Dieta Cetogênica: Alimentos Permitidos e Proibidos [COMO COMEÇAR]

guia dieta cetogênica alimentos permitidos e proibidos pdf gratis

Você quer começar a Dieta Cetogênica e não sabe como? Se você chegou até aqui, já deve ter uma ideia básica sobre o que é a Dieta Cetogênica, mas vamos relembrar:

A Dieta Cetogênica (Keto) é uma dieta de baixíssimos carboidratos, proteínas moderadas e, tradicionalmente, de alta gordura. Contudo, a quantidade ou o tipo de gordura utilizada será variável de acordo com seu objetivo final.

O que diferencia a Cetogênica das outras dietas de baixo carboidrato é que a Keto precisa levar seu corpo ao chamado estado de cetose. A cetose é uma troca metabólica, em que seu corpo para de usar glicose (açúcar) como combustível e passa a utilizar gorduras (corpos cetônicos). Por isso, a Cetogênica ficou popularmente conhecida como a Dieta da queima de gordura.

O número de corpos cetônicos ou até mesmo se você precisa ficar monitorando este número é totalmente dependente do que você busca na dieta.

Daqui para a frente, as coisas começam a ficar um pouco mais complicadas. Por isso, sugiro que assista ao vídeo abaixo, em que resumo da forma mais básica possível os três passos para você começar.

3 Passos fundamentais para começar a Dieta Cetogênica

Qual a diferença entre as Dietas Cetogênicas?

Em termos gerais, a Cetogênica usada para tratamento de desordens neurológicas, metabólicas e psiquiátricas buscará corpos cetônicos elevados (de 1,5 mmol/l a 3 mmol/l – os valores serão checados no aparelho Freesytyle Optium Neo). Para alcançar estes níveis, a redução de carboidratos é extrema (média de 10g ou 20g de carboidratos totais diários – Kossoff, 2004 e 2008).

Neste caso, o consumo de gorduras é alto, sendo também definidor para garantir elevada cetose nutricional. As proteínas são moderadas, variando de 1,2g a 2,2g do macronutriente para cada quilo do paciente. Veja como o pesquisador e médico Stephen Phinney calcula as proteínas da Cetogênica Bem-Formulada.

A Cetogênica para tratamento das desordens mencionadas acima também é chamada de Cetogênica Terapêutica. Atualmente, a versão da Cetogênica chamada de Atkins Modificada oferece uma liberdade maior de proteínas e carboidratos. Com o auxílio de um profissional, a Atkins Modificada bem-formulada pode sim ser usada no tratamento de Alzheimer, Epilepsia, Bipolaridade, Esquizofrenia, Depressão, Parkinson, Diabetes e doenças neurológicas raras. Esta dieta é utilizada no Johns Hopkins, por exemplo, com grande sucesso.

Já a Cetogênica para emagrecimento, tem foco na redução de gorduras ingeridas para acelerar a queima da gordura armazenada no corpo. A quantidade de carboidratos pode chegar a 40g de carboidratos totais diários e a proteína pode inclusive ser liberada. Aqui, o número de corpos cetônicos ajuda muito a monitorar o sucesso da Keto no emagrecimento, mas não é fundamental.

Isso significa que a Cetogênica Terapêutica não emagrece?

Pelo contrário. O maior problema da Cetogênica para tratamentos sempre foi o ganho de peso das crianças com epilepsia. O mesmo problema se manifesta nos adultos que seguem a dieta.

A teoria de que “gordura não engorda” deve sim ser levada a sério, pois um déficit calórico em um organismo debilitado pode levar a complicações graves. Ocorre que a Cetogênica Terapêutica é muito mais difícil de ser mantida para algumas pessoas, envolve riscos, e sua necessidade, caso o objetivo seja apenas o emagrecimento, deve ser questionada.

Da minha experiência com dezenas de atendimentos em ambos os tipos de dieta, é a saída da dieta (dias com carboidratos acima do limite) que leva ao engordar, não o consumo das gorduras adequadas para elevação de corpos cetônicos. Mantenha isso em mente.

Uma Cetogênica (terapêutica) eleva gorduras e reduz imensamente carboidratos. Outra Cetogênica (emagrecimento) reduz gorduras e permite mais carboidratos.

Agora, você já sabe que é virtualmente impossível criar um único guia para ambas as abordagens.

Quem sou eu para estar falando de Cetogênica assim?

Eu me chamo Juliana Szabluk e sou criadora do site revolucaoketo.com, pesquisadora, terapeuta e consultora nutricional certificada pela Fundação Tim Noakes / Nutrition Network. Por lá, fiz a especialização em aplicação profissional de Dieta Cetogênica e Low Carb, tendo experiência prática com centenas de atendimentos voltados a mulheres com transtornos alimentares, psiquiátricos e neurológicos.

Minha atuação une psicologia e cetose, sendo que faço parte da equipe de voluntários do Psiquiatra de Harvard, Dr. Chris Palmer, o principal nome da Cetogênica para doenças mentais e metabólicas. Meu trabalho é certificado pela Low Carb USA, uma das principais instituições para médicos e profissionais de Low Carb no mundo.

Criei este conteúdo como leitura básica pré-consulta para meus clientes, mas o criei de forma que todos possam se beneficiar das informações.

Clique aqui para conhecer o atendimento individual para saúde metabólico-mental com a Cetogênica

Inscreva-se para receber os novos conteúdos no seu celular assim que eu os postar: clique no sininho vermelho localizado no canto inferior direito aqui do site.

Fatores que influenciam a cetose

sono dieta cetogenica emagrecimento

Antes de entrarmos nos alimentos, considere estas duas leis para entrar e manter a cetose estável:

  • Durma no mínimo 7h por noite. Preferencialmente, esteja dormindo a partir das 20h.
  • Não deixe seu estresse tomar conta de você. Não ative seu cortisol desta forma. Professor Tim Noakes é conhecido pela frase “É a insulina, seu estúpido”, enfatizando que a chave das desordens metabólicas é a insulina. Contudo, quando falamos do mundo das desordens metabólico-mentais, a frase “É o cortisol, seu estúpido” tem ganhado espaço nas evidências. No primeiro mês de dieta, evite exercícios intensos, jejum, discussões, períodos extensos de trabalho etc. A chave é reduzir o estresse ao máximo, pois a cetose o elevará independentemente do que você fizer.

Respeite estas leis. Os riscos de quebrá-las são graves demais e não há nada que valha a pena.

Observação: nas mulheres, a fase lútea, período que vai da ovulação à menstruação, pode haver queda abrupta de corpos cetônicos – independentemente do que você comer.

Mulheres também devem atentar para o fator hiper-fertilidade que ocorre nos primeiros meses da cetogênica. Durante os três ou seis primeiros meses, use camisinha para frear a fertilidade (métodos contraceptivos com hormônios possivelmente falharão, sejam eles quais forem). A grande liberação de estrogênio no sistema também pode levar a longos períodos de ovulação, cãibras uterinas, TPM agravada, fluxo excessivo ou atrasado.

Como começar a Dieta Cetogênica [como funciona a lógica]

contar carboidratos low carb dieta cetogenica emagrecimento

Os carboidratos que você comerá são aqueles estritamente necessários para o bom funcionamento do seu corpo (não as receitinhas do instagram, cheias de queijo e farinhas, mas sim os melhores vegetais para ter os nutrientes e fibras necessários).

Melhores alimentos para a Cetogênica [lista de compras keto]

FOLHAS PREFERENCIAIS (mais ricas):

  • Saladas: rúcula, agrião, espinafre, acelga, chicória, repolho, chucrute, folhas de beterraba, salsa, alface romana, folhas de cenoura (chamada de rama).
  • Refogadas: repolho, couve de Bruxelas, couve (quanto mais escura melhor), folhas de beterraba, couve chinesa.

LEGUMES PREFERENCIAIS (mais ricos):

  • Alho, rabanete, brócolis, couve-flor, nabo, abobrinha, alho poró, aspargos, cogumelos, berinjelas.

GORDURAS PREFERENCIAIS:

  • Azeite de oliva: bom para cozinhar por não elevar tanto o colesterol, mas perde propriedades no fogo. Porém, não se torna tóxico e tolera bem altas temperaturas. Caso use-o, coloque-o novamente sobre o prato finalizado
  • Ghee, manteiga: têm ponto de queima baixo, não devem ser usados para frituras ou em altas temperaturas. Prefira-os para refogar
  • Banha, óleo de abacate, gordura de coco, óleo de coco: excelentes para todos os modos de preparo. Toleram bem altas temperaturas. Gorduras de coco são as melhores para elevar a cetose.

PROTEÍNAS PREFERENCIAIS:

A quantidade de proteínas é ilimitada para emagrecimento (especialmente, no caso de compulsão alimentar). No caso da Cetogênica Terapêutica, me repito, calcule de 1,2g a 2,2g do macronutriente para cada quilo que você pesar.

[Atenção: é muito comum o erro de contar proteínas com base no peso do alimento. Um bife tem 150g e isso seria a quantidade de proteínas. Não. Um bife de picanha que pesa 150g contém 28g de proteínas. Um ovo que pesa 50g tem 6,3g de proteínas. Aqui, estamos falando da quantidade de PROTEÍNAS, não do peso do alimento.]

Veja as melhores proteínas:

Vísceras e miúdos (coração, moela, rins, rabos, pés, miolo, tutano e língua – fígados devem ser consumidos com cautela, pois contêm quantidade significativa de carboidratos), ovos caipiras, peixes gordos (salmão, sardinhas e cavalinha), músculos (picanha, alcatra, filé, peito, coxa, sobrecoxa etc), bacon etc.

Dieta Cetogênica: quantidade diária de carboidratos

Como vimos, é impossível dizer o número universal de carboidratos. Isso variará de fatores como:

  • Exercícios físicos (pessoas que praticam exercícios devem comer mais carboidratos cetogênicos, especialmente após o treino). Para saber se está comendo o suficiente, observe os números de cetose: sua meta é não ultrapassar 3.0 mmol/l. Caso ultrapasse, eleve carbs e proteínas.
  • O porquê da Cetogênica: Terapêutica, máximo de 20g de carboidratos totais ao dia (algo como 10g de líquidos); para emagrecimento, entre 20g e 40g de carboidratos totais (entre 10 e 20g de carboidratos líquidos).

Como meu foco profissional é tratamento de desordens, presume-se que me dirijo a pessoas que não podem fazer grandes cargas de exercícios físicos – seja por debilitação física ou para não elevar a adrenalina e o estresse no organismo.

Como ler rótulos na Cetogênica

Ao optar por algum alimento industrializado, você deverá ler o rótulo. Observe sempre a quantidade de carboidratos indicada por porção.

Exemplo 1: de acordo com o rótulo abaixo, o potinho de iogurte natural da Nestlé (170g) contém 9,1g de carboidratos totais. Agora, você já sabe avaliar se deve se manter entre 10g e 20g (Keto Terapêutica) ou 20g a 40g (emagrecimento). Veja o rótulo original do iogurte:
 Dieta Cetogênica: Alimentos Permitidos e Proibidos [COMO COMEÇAR] 9
Exemplo 2: coco ralado da Copra. Aqui, o fabricante diz que a porção é de 10g, uma colher de sopa rasa (sempre leia a porção indicada na embalagem). Nesta colher de sopa, o fabricante indica que há 2,4g de carboidratos totais.

Dieta Cetogênica: Alimentos Permitidos e Proibidos [COMO COMEÇAR] 10

Pergunta: você pode comer iogurte natural na cetogênica?

A resposta: Se você pode comer entre 10g e 20g de carboidratos líquidos diariamente e seu potinho de iogurte tem 9g de carboidratos totais, é bem difícil encaixar um pote inteiro de iogurte. Contudo, eu gosto de acrescentar uma ou duas colheres em alguma mousse ou molho.

Já o coco ralado sem açúcar da Copra é bem-vindo: uma colher de sopa terá 2,4g de carboidratos.

Cetogênica é só cortar carboidratos?

Espero que isso já esteja mais ou menos respondido. Na Cetogênica para emagrecimento, sim. Na Cetogênica Terapêutica, há ampla introdução de gorduras específicas (uma média de 65% das calorias diárias virão de gorduras) e moderação de proteínas. Os carboidratos são sim extremamente reduzidos, mas apenas isso não basta.

Fases de adaptação à Dieta Cetogênica

Antes de falarmos sobre os alimentos, quero estruturar um pouco sua vida. Gosto de trabalhar com a Cetogênica em fases que respeitem a velocidade do cliente.

  • Na fase 1, apenas cortamos glúten e açúcar. A pessoa estará pronta para a próxima fase quando tiver reestruturado todo seu cotidiano para que não haja chance de dias de lixo. Isso implica mudar rotina familiar, saída com amigos etc. Não é nada fácil.
  • Na fase 2, vamos para a alimentação Low Carb restrita. Isso significa que vamos cortar frutas e legumes com alto carboidrato. É a liberação da lista verde de alimentos permitidos da Dieta Cetogênica.
  • Na fase 3, trabalhamos com a individualidade: cetose terapêutica seguirá cortando alimentos da lista verde e elevando as gorduras estratégicas para elevação dos corpos cetônicos. Cetogênica para emagrecimento reduzirá calorias e gorduras. Possivelmente, ambas as dietas entrarão com jejuns moderados. Isso é individual, pois o jejum tem que ser “pedido” pelo organismo, jamais forçado.

Lista de alimentos na Dieta Cetogênica

Antes, eu mostrei a lista dos alimentos preferenciais. Se você quiser manter apenas aqueles alimentos no seu cotidiano, excelente. Abaixo, coloco todos os alimentos permitidos, não apenas os ideais. Se o seu alimento não estiver na lista, pergunte nos comentários.

A meta desta lista é garantir que você entrará e ficará em cetose. Se algum alimento for “mais ou menos permitido”, o cortarei ou o colocarei na lista cinza, como é o caso da cenoura.

Se você for comer alimentos da lista cinza (indico isso apenas na manutenção), tente reduzir os carboidratos nas outras refeições. Jogue com seu cotidiano.

Alimentos permitidos na Dieta Cetogênica

Dieta Cetogênica: Alimentos Permitidos e Proibidos [COMO COMEÇAR] 11

Carnes permitidas na Dieta Cetogênica

  • Peixe
  • Porco
  • Carne de gado
  • Frango
  • Peru
  • Vísceras
  • Coelho
  • Ovelha
  • Frutos do mar

Enfim. Todas as carnes estão permitidas.

A proteína é a maior aliada contra a compulsão alimentar. Nos tratamentos de compulsão, eu libero proteínas, porque, geralmente, estas mulheres estão se privando deste macronutriente, bem como fechando seus dias com deficiência calórica perigosa. Experimente elevar suas proteínas neste caso e colocá-las algumas horas antes dos picos de fome.

Leia: Compulsão alimentar? Dr. Rodrigo Bomeny explica onde está o erro da sua dieta

Gorduras permitidas na Dieta Cetogênica

  • Manteiga
  • Banha
  • Sebo
  • Óleo de Coco
  • Óleo de Linhaça
  • Óleo de Gergelim
  • Ghee
  • Manteiga de Coco
  • Gordura de Coco
  • Nata, cream cheese e creme de leite
  • Azeite de Oliva

Notas importantes!

1 – Na fase de adaptação, sugiro que você não conte nada além de carboidratos. Corte carboidratos e eleve gorduras para não correr o risco de estressar o sistema ainda mais. Mantenha as proteínas moderadas.

2 – Uma vez adaptado, em cetose garantida através do aparelho de medição de corpos cetônicos Freestyle Optium Neo, chegará a fase de emagrecimento. A partir daqui, se você optar pela Cetogênica para Emagrecimento, as gorduras serão aquelas presentes naturalmente nos alimentos. Coma alimentos gordos, mas não há necessidade de adicionar grandes cargas de gordura ao prato. Use a gordura necessária para preparar a receita.

Obs.: uma quantidade significativa de pessoas não responde bem aos laticínios no emagrecimento. Considere cortá-los caso não esteja perdendo peso. 

3 – Azeite de oliva é bem-vindo para cozinhar, mas mantenha em mente que ele perde as propriedades quando aquecido. Ou seja, cozinhar com oliva não significa que você deixará de colocá-lo por cima dos alimentos quando estiverem prontos. Cozinhe com ele e coloque-o por cima do prato assim que for comer.

Queijos permitidos na Dieta Cetogênica

Em termos gerais, todos os queijos são permitidos. Existe sim uma diferença entre eles, mas não é algo que mudará sua vida. Os carbs são baixos: o que interessa é a alta quantidade de calorias e gorduras. Se você quiser queimar a gordura do próprio corpo, pare de injetar doses cavalares de queijo, nata, creme de leite diários.

Coloco os queijos em ordem de carboidratos (prefira os primeiros aos últimos):

  • Queijo de cabra
  • Brie
  • Suíço
  • Muçarela
  • Requeijão
  • Gouda
  • Feta
  • Parmesão
  • Ricota
  • Cottage

Bebidas permitidas na Dieta Cetogênica

  • Chás
  • Água
  • Erva Mate
  • Café
  • Suco com meio limão (1 colher de sopa de limão possui 1g de carboidrato: não abuse)

Frutas permitidas na Dieta Cetogênica

  • Abacate
  • Limão
  • Coco
  • Coco ralado (não adoçado)
  • Amora, framboesa, mirtilo, cereja, morango (um punhadinho… no fim de semana)

Castanhas e nozes permitidas na Dieta Cetogênica

Muito cuidado com os carboidratos das nuts. Na fase de emagrecimento, o ideal é cortá-las, especialmente na versão farinha. Aos meus clientes que precisam de cetose elevada para tratamentos com Cetogênica, eu corto todas as nuts. Certifique-se que você pode lidar com as toxinas contidas nas cascas. Veja as melhores nuts para a Keto, da melhor para a pior:

  • Macadâmias
  • Noz Pecã
  • Nozes
  • Castanha do Pará
  • Amêndoas

Vegetais permitidos na Dieta Cetogênica

Devo dizer que folhas verdes são grandes amigas na Cetogênica. Prefira folha de beterraba, espinafre, repolho e couve. Estas quatro são imbatíveis nos nutrientes e garantirão vitaminas e minerais que possivelmente ficarão deficientes na adaptação à keto se você não incorporar o hábito de ingeri-las diariamente.

Vamos aos vegetais:

  • Couve
  • Folha de beterraba
  • Espinafre
  • Couve-de-Bruxelas
  • Aspargos
  • Couve-flor
  • Brócolis
  • Alface
  • Rúcula
  • Vagem
  • Agrião
  • Acelga
  • Repolho
  • Salsa
  • Chicória
  • Quiabo
  • Chuchu
  • Pepino
  • Abobrinha
  • Couve Chinesa
  • Palmito
  • Berinjela
  • Rabanete
  • Nabo
  • Funcho
  • Pimenta
  • Pimentão
  • Cebola (com moderação)
  • Cenoura (com moderação)
  • Tomate (com moderação)
  • Alho
  • Radite
  • Escarola
  • Tomate
  • Bambu
  • Alcachofra

Alimentos gerais permitidos na Cetogênica

  • Ovos
  • Azeitonas
  • Linhaça*
  • Gergelim*
  • Semente de abóbora*
  • Tahine (pasta de gergelim)*
  • Leite de coco
  • Chia*
  • Psyllium*
  • Cogumelos

*Uma colher ao dia no máximo.

Melhores adoçantes na cetogênica

  • Estévia
  • Eritritol

Os adoçantes abaixo não são indicados por inúmeros motivos sérios. Mas, na falta de estévia e eritritol, estes não te tirarão de cetose (importante: utilize as versões líquidas, não em pó e lembre-se que adoçantes líquidos artificiais não devem ser aquecidos!).

  • Sucralose
  • Aspartame
  • Acesulfame-K

Alimentos proibidos na Dieta Cetogênica

Dieta Cetogênica: Alimentos Permitidos e Proibidos [COMO COMEÇAR] 12

Frutas proibidas na Dieta Cetogênica

Quase todas. Eu diria para esquecer as frutas. Se você precisa de corpos cetônicos elevados, peço que fique apenas com coco, meio limão e abacate. Na fase de manutenção, Dr. Westman e os outros médicos mencionados acima ampliam o leque. Faço o mesmo com meus clientes. Mas, é preciso acompanhar esta fase individualmente.

Corte as frutas (se não estiver na lista abaixo, é porque são apenas exemplos. Foque no que pode comer – abacate, coco e limão. O resto, corte):

  • Banana
  • Tangerina
  • Laranja
  • Maçã
  • Mamão
  • Melão
  • Uva
  • Manga
  • Abacaxi
  • Sucos de frutas (à exceção da limonada)

Vegetais proibidos na Dieta Cetogênica

  • Batata Doce
  • Inhame
  • Batata
  • Batata Yacon
  • Mandioca (sim, tapioca e polvilho estão proibidos também)
  • Pastinaca (chirívia ou mandioquinha)

Em termos gerais, tudo que nasce abaixo da terra deve ser cortado. Há exceções, como o rabanete e o amendoim, sobre o qual falaremos mais abaixo).

Grãos proibidos na Dieta Cetogênica

  • Trigo
  • Cevada
  • Aveia
  • Arroz
  • Quinoa
  • Sorgo
  • Milho
  • Trigo Sarraceno
  • Grão de bico
  • Feijão
  • Lentilha
  • Ervilha
  • Amaranto

Coisas óbvias proibidas na Dieta Cetogênica

  • Macarrão
  • Massas
  • Pães
  • Bolos
  • Biscoitos

Gorduras proibidas na Dieta Cetogênica

  • Óleo de Soja
  • Óleo de Canola
  • Óleo de Uva
  • Óleo de Milho
  • Margarina
  • Óleo de Algodão

Resumindo: corte totalmente as gorduras hidrogenadas.

Outras coisas proibidas na Dieta Cetogênica

  • Álcool: corte o álcool na fase de emagrecimento. Retome-o quando atingir o peso desejado – máximo de uma dose diária de vinho seco fino, destilados ou espumante nature ou extra brut. Cerveja, licores e outras bebidas alcoólicas estão banidas em todas as fases
  • Molhos prontos de salada
  • Refrigerantes (versões diet não afetarão a cetose, mas não são recomendadas pelas substâncias neles contidas)
  • Água de coco

Rótulos na Dieta Cetogênica | substâncias proibidas

rótulos dieta cetogênica permitidos proibidos

  • Maltodextrina
  • Sacarose
  • Agave
  • Mel
  • Polidextrose
  • Lactose
  • Xarope de malte
  • Açúcar de coco, demerara, mascavo
  • Amido
  • Néctar
  • Malte
  • Glucose
  • Melado
  • Açúcar invertido
  • Xarope de guaraná
  • Suco de fruta
  • Sorbitol
  • Maltitol
  • Frutose
  • Xarope de milho
  • Dextrose
  • Maltose
  • Galactose
  • Glicose

Chicletes diet na Cetogênica | Observação: muitas pessoas encontram nos chicletes diet uma forma de aliviar a ansiedade. Chicletes como mentos ou trident possuem sim sorbitol, xilitol, maltitol e outras substâncias proibidas na cetogênica.

Contudo, a quantidade por chicletes é ínfima. Se você não tem condições graves de saúde que proíbam estas substâncias, estes chicletes podem ser consumidos.

Zona Cinza: alimentos complicados na Dieta Cetogênica

Alimentos polêmicos, que exigem muita cautela e conhecimento sobre os processos de fabricação de cada marca para consumir. Na dúvida, não coma.

  • Iogurte natural:
    • altos carboidratos. Uma ou duas colheres em um molho de salada, ok. Mas, um potinho tem 9g de carboidratos. Para muitos, isso representa metade da cota diária.
  • Leites vegetais:
    • Leite de coco, amêndoas, castanhas, nozes etc. Eles não estão na zona cinza por serem ruins, mas sim porque suas versões industrializadas podem conter açúcar e outros alimentos com altos carboidratos adicionados (especialmente, arroz). Prepare em casa ou leia o rótulo antes de beber. Tome muito cuidado.
  • Kombucha:
    • cinza, porque quase todos os fermentados levam açúcar na receita. A quantidade final de açúcar, que restará após a fermentação, é impossível de ser universalmente medida. Variará conforme você fizer – quanto mais tempo de fermentação, menos açúcar restará.
  • Kefir:
    Mesma questão. É um fermentado que leva açúcar. A quantidade final variará conforme seu modo de preparo. Leia todas as dicas para fazer seu kefir na Dieta Cetogênica neste conteúdo especial.
  • Chocolate amargo (acima de 85%):
    • É excelente, se você conseguir comer com moderação. Se estiver buscando perda de peso, ainda mais. Na fase de emagrecimento, o ideal é cortá-lo ou moderar o consumo (máximo de 3 quadrados diários).
  • Amendoim, Manteiga de amendoim e Pasta de amendoim:
    • Amendoim não é recomendado pelas questões alergênicas ou pela aflatoxina, resultante da atividade metabólica de fungos (bolores, mofos), que pode gerar intoxicação. Ainda, possui uma quantidade significativa de carboidratos: 30g de amendoins (35 amendoins ou 1 xíc. de cafezinho cheia) têm 6,5g de carboidratos totais ou 3,5g de carboidratos líquidos. Lembrando que você deve comer de 20 a 25g de carboidratos líquidos no dia. Se preciso for, coma com moderação.
  • Leite de soja:
    • baixo em carboidratos, mas rejeitado pelos problemas que pode gerar no intestino e no sistema hormonal. Remova a soja da sua vida para sempre, especialmente as mulheres.

VÍDEOS >> Série platô e emagrecimento na Dieta Cetogênica

Nesta série especial de 04 vídeos sobre Platô e emagrecimento, vamos nos debruçar sobre fatores que envolvem a estagnação do peso, especificamente voltados para Dieta Cetogênica e Low Carb.

O domínio deste tema é importante não apenas para quem está ou estará em platô (fase em que a pessoa para de emagrecer), mas também para quem está tendo resultados muito abaixo da média e precisa dar uma acelerada na perda de peso – dentro dos limites possíveis.

A série é comporta por quatro vídeos – assista a todos!

1 – Estou em platô?

Como avaliar se você está em platô, o que medir, quando pesar, médias de perda de peso na Keto.

 

2 – Como quebrar o platô e emagrecer na cetogênica?

Nesta vídeo-aula sobre cetogênica, você vai aprender os passos exatos da quebra de platô e conhecer a realidade sobre carboidratos e gorduras na keto.

3 – Proteínas, jejum, estresse, exercícios

Falarei sobre pontos-chave do emagrecimento na dieta cetogênica, além da tragédia da hipocaloria. Também, explicarei como eu quebrei meu próprio platô e como procedo com meus clientes.

4 – Live perguntas mais frequentes!

Neste vídeo, tiro todas as dúvidas deixadas nos comentários da série: quanto de proteínas? Posso fazer jejum? Quanto de gordura? Quanto de exercício físico? Etc ao infinito.

 

Receba notificações por email
Notificações de
guest
338 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Manoel Felipe
Manoel Felipe
2 anos atrás

Oi Ju. Tenho acompanhado teus vídeos e lido teu site. Estou achando tudo muito bom! Ontem eu comecei a dieta cetogênica baseado nas tuas informações. Eu já fazia a dieta do low carb e também o jejum intermitente. Eu comecei porque nos últimos exames, minha glicose estava alta, não chegou a dar diabetes, mas bateu na trave. Também estava com esteatose, que diminuiu depois do low carb. Perdi uns kg, mas eu oscilo entre 69/75,km. O famoso efeito sanfona. Em fim, vou começar a dieta cetogênica. Pelo pouco que já li e pesquisei eu vi que tem fundamento! Obrigado por hora! Vou te contando as mudanças que forem ocorrendo no meu corpo.

Thais Zochi
Thais Zochi
Reply to  Juliana Szabluk
2 anos atrás

Vou adorar o post sobre as fontes! A gente se perde mesmo num mar de informação, eu estou num constante processo de avaliar o que é confiável e o que não é. Obrigada pelo ótimo trabalho 😉 Já virei sua fã.

karla
karla
Reply to  Thais Zochi
1 ano atrás

E sobre o bacon

Paula
Paula
2 anos atrás

Te conheci através do YouTube essa semana e estou amando tds os conteúdos. Já estudei a lista de permitidos e começo amanhã. Estou pensando em fazer um diário e analisar td o processo. Busco o emagrecimento e melhor qualidade de vida!

Osclimar Gomes Tavares
Osclimar Gomes Tavares
Reply to  Juliana Szabluk
1 ano atrás

Juliana Szabluk , adorei conhecer seus Antigos.
Querua muito poder te conhecer pessoalmente e trocar experiências valiosas para o meu objetivo de uma vida saudável e com longevidade.
Sou seu fã e procuro ler seus artigos e sempre buscar mais fontes confiáveis.
Por gentileza me passe essas fontes sempre que possivel .
Muito grato.
Abraço.

Christiany
Christiany
Reply to  Juliana Szabluk
6 meses atrás

Juliana, me encantó tu página, na verdade muita pessoas pensando que bacon e queijo. Como muitos post en YouTube faz pensar. Meu problema e que venho de uma dieta de comer un poquito cada 3 horas mesmo sem fome, e muita vezes nao tenho vontade e como. Todavía yo trabalhando isso. Más meus carbos están bem controlados. Talvez meu error era os adoçantes. Que solo lo necesito para o café. Apartir de hoje vou seguir tus conselhos. E vou contando. Muito obrigada. Chris

Rafaela
Rafaela
2 anos atrás

Ju, vc já testou o kefir de água, sabe se tira da cetose?

Rômulo
Rômulo
2 anos atrás

Parabéns pelo incrível trabalho Juliana. Porque a proibição dos mexilhões e liberação da abóbora?

Fernanda
Fernanda
Reply to  Juliana Szabluk
1 ano atrás

Me tira uma dúvida, cacau em pó pode?

Thairla
Thairla
Reply to  Juliana Szabluk
10 meses atrás

A fruta cacau pode ?

Gina
Gina
2 anos atrás

olá… Vi seu depoimento no evento Tribo Forte 2018, e depois pela @familiacetogenica cheguei até aqui. Aqui encontrei muitas informações que buscava e não encontrava em sites.
Procurava informações pois muitas pessoas são contrárias e dizem que não devemos fazer.
Venho de uma casa onde tudo é motivo pra comer carboidrato…. rsrs
Já passei pela lowcarb… mas estacionei. Comecei então a keto com fins de emagrecimento, em um desafio, mas algumas coisas mudaram nesse tempo, entre elas: sem vontade de comer doces após a refeição e saciedade que nunca tive, estava sempre com fome.
Me sinto ótima.
Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.

Priscilla Della Lucia
Priscilla Della Lucia
1 ano atrás

Oi Juliana
Você tem informações artigos ou já leu sobre dieta cetogênica para auxilio do tratamento de artrite reumatoide?

Fernanda Boriero dos Santos
Fernanda Boriero dos Santos
1 ano atrás

Vc não falou nada sobre o provolone…ou eu não achei ?
Rs…Pode ?
Sobre frituras com imersão..vi que o azeite não pode ser aquecido..quais outras opções ?
Obrigadaaa..estou amando o site

Brenda
Brenda
1 ano atrás

Olá, boa tarde! O amendoim é permitido? Outra dúvida são os queijos… prato, coalho, gorgonzola, bola são ok na cetogênica?!

Brenda Araújo
Brenda Araújo
1 ano atrás

Olá, boa tarde! O amendoim é permitido? Outra dúvida são os queijos… prato, bola, gorgonzola, coalho são ok na cetogênica?! Obrigada!

Evelyn Ferreira
Evelyn Ferreira
1 ano atrás

Olá Juliana. Tenho 33 anos e há uns 3 anos estava com uma recorrência de fungo ginecológico que estava me deixando doida (mês sim, mês não) . Procurar médicos o único que achava era prescrição de antibióticos e antifúngicos (zero exames). Fiquei tão doida que virei internet de cabeça pra baixo buscando ajuda e achei uma dieta especifica para esse meu problema e a segui por 90 dias (era o recomendado). Nem podia imaginar que existia Low Carb ou Cetogênica. Esses 90 dias fiz rigorosamente a dieta cetogênica sem saber e após esse tempo fiquei na low carb. Acabei furando em vários momentos, mas o fungo nunca mais voltou. Depois descobri (2018) que por ter SOP tinha resistência insulínica, mas com auxílio de médicos passei a vida toda usando anticoncepcionais (dos 14 aos 29 anos) e ganhei crises de enxaqueca e 3 nódulos no fígado (hiperplasia nodular focal). Com essa mudança alimentar eu melhorei como um todo e é fantástico… Ler tudo »

Felipe
Felipe
1 ano atrás

Oi, li sobre as folhas de beterraba, que são permitidas, mas não achei nos proibidos a própria beterraba.

É permitida ou proibida?

Luana
Luana
1 ano atrás

Nossa Ju!♡♡ Estou em crises de compulsão alimentares.. Estou comendo Tudo que veko pela frente..Já tentei entrar em cetose pela low carb mas não consegui. Estava pesquisando sobre dieta qual seguir ( low carb ou atkins ou a cetogênica) e ainda bem que te achei! Lendo teu blog inteiro… preciso emagrecer 17kg!! E também conter minha compulsão por açucar!! Juuu muito obrigada e socorro! Estou vendo teus videos tb! E ainda bem que vc está aqui nos mostrando o caminho em Português, porque como vc já disse e eu sempre vi (leio e pesquiso) encontrar conteúdo sobre keto de seriedade e informações completas é raro se não impossível (até você existir) obrigada por isso!

Sonia Correa
Sonia Correa
Reply to  Juliana Szabluk
1 ano atrás

Ah! Desculpa, meninas! Mas, entrei no abraço também! Estou no mesmo problema e sentindo-me perdida! Vou tentar trilhar a cetogênica, com toda esperança na flor da pele! Beijos!

Marillucy Santana
Marillucy Santana
1 ano atrás

Oi Ju!!!

Amei te conhecer pelas redes sociais!!! Estou iniciando a dieta Cetogenica e como a maioria das pessoas, cheia de dúvidas. Os teus conteúdos estão ajudando demais. Gratidão eterna!!
Tenho uma duvída (Para variar kkk) Tenho 41 anos e já estou na menopausa, minha vontade de doce diminuiu muito mas as vezes vem com intensidade… Não vi na lista de alimentos permitidos: Creme de leite, cacau em pó puro e leite de coco (garrafinha). No desespero, faço brigadeiro com esses ingredientes. Posso consumi-los na dieta cetogenica? e temperos como cominho, páprica, cúrcuma (todos em pó) posso consumir também? E vinagre de maça? Ufaaa. Agradeço e parabenizo pela pessoa que você é… estudiosa, esforçada, que vem disseminando esse estilo de vida com tanta propriedade. Gratidão mais uma vez!!

ANTUNES
ANTUNES
1 ano atrás

Tenho neuropatia periférica inflamatória auto-imune estou tomando rituximabe medicamento de AUTO custo você poderia pelo amor de DEUS uma ajuda por favor eu não leio inglês não consigo Fonte confiável me ajude ….

ANTUNES
ANTUNES
1 ano atrás

Gratidão eterna
Moro em MT
Nata séria o mesmo CREME DE LEITE
na caixinha tetrapark
BARRA DO GARÇAS MT

F Miranda
F Miranda
1 ano atrás

Depois de ler seu artigo, fiquei com uma duvida. Os vegetais têm de ser consumidos crus ou pode ser em sopa? Fazer uma sopa com vegetais em juliana e colocar um pouco de carne ou ovo cozido por exemplo. Para uma refeição mais leve ao jantar.
Obrigada pela sua ajuda.

Roberta Springer Pont
Roberta Springer Pont
1 ano atrás

Olá Juliana!
Gratidão por todas as informações disponibilizadas no site e no YouTube. Descobri seus videos neste domingo e tem acrescentado muiiiito seu material!!
Gosto muito de sua objetividade, honestidade, sinceridade e interesse pelo estudo sério sobre a keto.
Tenho duas dúvidas
a) o Whey Protein entra na Keto (Optimum Nutrition Gold Standard)?
b) Qual o medidor de cetose no sangue você indica (eu moro na Europa)?
Um abraço com muito carinho e gratidão,
Roberta

Gisele Mello
Gisele Mello
1 ano atrás

Olá, Juliana
Amei a sua página. São tantas informações libertadoras! Para mim, que estou há pouco descobrindo, conhecendo este mundo de alimentação que cura, o mais difícil está em me desfazer de meus hábitos alimentares já estabelecidos. Que cá entre nós, não me trouxe saúde. Obrigada por compartilhar conhecimento!
Na lista acima a cenoura consta como um alimento proibido. A beterraba também?
Abraço forte!

Gisele Mello
Gisele Mello
1 ano atrás

Olá, Juliana
Adoro sua página. As informações são excelentes. Parabéns!
Perdão pela minha ignorância: lendo a lista de alimentos permitidos, fiquei me perguntando se existe uma quantidade de alimentos indicados, ou se devo seguir minha saciedade?
Agradeço por seu esclarecimento.
Boa Páscoa!

Nadia Fernandes
Nadia Fernandes
Reply to  Juliana Szabluk
1 ano atrás

Ju, então meu primeiro prato deverá ser apenas de proteína a vontade (no meu caso frango ou peixe pois não como carne vermelha) ??? E depois caso “aguente”, eu comeria mais vegetais e legumes permitidos??? Sem quantidades específicas?? E ovos?? Qual a quantidade diária??? Fico na dúvida qto a tudo isso!

Vera Silva
1 ano atrás

Caramba!Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

Estela
Estela
1 ano atrás

Olá. Boa tarde. Acima nos comentários você disse a respeito do kefir de água.
Eu gostaria de saber sobre o kombuchá. Pode ser usado durante a dieta Cetogênica?
E em caso positivo. Uso apenas com a primeira fermentação, ou posso utilizar também a partir
da segunda fermentação. Como é sabido a segunda fermentação utiliza-se suco ou frutas para dar sabor a bebida. Desde já agradeço pelos esclarecimentos.

Daniela Pena
Daniela Pena
1 ano atrás

Ju, boa tarde! Me tira uma dúvida, com relação aos queijos, aqui em Recife é vendido um queijo chamado “Queijo Manteiga”, fiquei sabendo que os queijos amarelos são melhores para o estilo de vida cetogenico por apresentarem alto teor de gordura. Vou colocar aqui uma breve descrição do queijo: O queijo-manteiga, também conhecido como queijo de manteiga, requeijão do sertão ou requeijão do norte, é um queijo típico do sertão nordestino.[2] O queijo-manteiga é feito sem adição de coalho, já que a massa é obtida por desnaturação ácida, cozida no tacho à lenha junto com o soro desnatado por cerca de cinco horas. O leite utilizado geralmente é cru, sem processos de pasteurização. Após esse processo, ele se transforma em um queijo gorduroso, de massa amarelada e casca levemente rija que, geralmente, tem as iniciais de quem o produz marcadas com ferro em brasa. Fiquei sabendo que os queijos brancos são permitidos, mas apresentam menos gordura e mais calorias. O… Ler tudo »

daniela
daniela
Reply to  Juliana Szabluk
1 ano atrás

Compreendo.
Obrigada pela reposta, Ju!

Vitor da Cunha Baia
Vitor da Cunha Baia
1 ano atrás

Olá Juliana, faço suplementação com Whey Protein Isolado. Em sua composição consta (em 30 g): 27 g de Proteína e 0,9 g de Carboidratos. É permitido na Cetogênica?

Van Zyl
Van Zyl
1 ano atrás

Olá, Juliana, obrigado pelo site. Bastante esclarecedor. Tenho duas questões a te fazer, uma simples e outra um pouco ousada, mas acho que preciso de uma resposta antes de conhecer o resultado. A primeira é: pode leite na dieta? E a segunda… Comecei a dieta há 2 dias e sinto uma leve dor de garganta e um inchaço na barriga. Confesso que, sem saber, comi coisas que não se pode comer, como um pêssego e bastante castanha de caju (talvez tenha perdido 2 dias de dieta, mas tudo bem…). Minha pergunta é: minha dor de garganta e inchaço na barriga têm a ver com a dieta?

Telma Rute Ramos Silva
Telma Rute Ramos Silva
1 ano atrás

dia dia estou com 46 kg acima do meu peso estou fazendo a dieta cetogênica, estou sentindo um pouco de dor de cabeça e normal .

HELCIO FERNANDO BERNARDON
HELCIO FERNANDO BERNARDON
1 ano atrás

Ola.
Para os homens que estão iniciando a dieta cetogênica, você sugere dar uma cortada geral nos laticínios. Pelo que li nas tuas respostas, não é para se empanturrar de gordura e sim termos um controle muito rígido do que comemos. Eu faço jejum intermitente de 20 horas e pratico atividade física todos os dias, incluindo ai, corrida e musculação pesada, e mesmo assim, não estou com o corpo que queria, vou seguir os teus conselhos, dar uma segurada no queijo, no amendoim e no creme de leite.
Obrigado e te dou noticias.

Jéssica Silva
Jéssica Silva
1 ano atrás

Ju, estou te seguindo e estou amando!
Preciso emagrecer uns 10 quilos, já faço o jejum intermitente e fui a procura da dieta cetogênica e fiquei de cara com tantos benefícios..
Só me tire uma duvida, estou montando meu cardápio, e para consumir o abacate procurei formas de fazer uma vitamina que entrasse na cetogênica, vi que com leite de cocô esta ok, porem queria saber se eu posso estar consumindo aquele de garrafinha que compramos no mercado..
Mais uma vez muito obrigado por tanta dedicação para repassar seus conhecimentos!

Jéssica Silva
Jéssica Silva
Reply to  Juliana Szabluk
1 ano atrás

Fui ao mercado e achei da marca copra li atentamente aos ingredientes, e ao meu ver não tinha nada que pudesse comprometer. Muito obrigada por responder! Deus te abençoe..

Juliana Fatima da Silva Dornelas
Juliana Fatima da Silva Dornelas
1 ano atrás

Amo festa junina (junho) e julina (julho)!!!
Pelo que percebi das listas de alimentos permitidos e proibidos, não há nenhum prato típico que poderia consumir pela dieta cetogênica. Isso mesmo? (Muito triste isso)

Gosto muito de sair a noite e a vantagem é que não bebo, porém vejo muita dificuldade com relação a comidas já que as proteínas devem ser consumidas em quantidades pequenas (média de 120 gramas por dia pelo que entendi). Gostaria de sugestões de alimentos nessas ocasiões.

Os alimentos abaixo podem ser consumidos?
Torresmo frito na própria banha do porco e salaminho.

Elis Trainotti
Elis Trainotti
1 ano atrás

Oi Ju, Estou acompanhando vc! E adorando tudo! Mas menina, estou a 15 dias fazendo a dieta cetogênica, comprei o aparelhinho para medir no qual achei ótimo. Mas somente 1 dia consegui atingir 0,6 demais dias sempre abaixo e eu não sei pq. 🙁
Meus exames estão em dias, somente o colesterol bom que esta baixo. Mais um motivo para fazer a cetogênica!

o que eu posso fazer para melhorar e entrar em Cetose?

Kellen
Kellen
1 ano atrás

Boa noite,eu não tenho visicula , será que posso fazer essa dieta?

Kellen Nachibara Lima
Kellen Nachibara Lima
1 ano atrás

Bom dia ,eu não tenho visicula , será que posso fazer essa dieta.?

Priscila
Priscila
1 ano atrás

Preciso de ajuda para o efeito platô, comecei a Cetogênica a quase 3 meses perdi 13 kilos daí então a duas semanas meu peso istagnou não sei oque fazer? Vc pode me ajudar?

Silvio
Silvio
1 ano atrás

Oi Ju,

Castanha de caju salgada pode ?

Rosy Veloso
Rosy Veloso
1 ano atrás

Olá Juliana sou sua mais nova seguidora, te conheci por acaso o youtube gostei muito dos seus videos e vim conhecer o site. o que mais me chamou a atenção ao assistir seu videos é que você sofre com compulsão alimentar, no seu caso a anorexia e no meu caso como alem, como muito, muito mesmo e logo depois vem o arrependimento, o fracasso. Isso vem me acompanhando a muito tempo, tentei seguir a Low Carb, seguindo o Dr. Souto e o Rodrigo, porem consigo por um período, também consigo fazer jejum intermitente, porem ao quebrar o jejum não tenho controle sobre o que como, e depois de um certo tempo sem carboidrato ruins e doces entro em abstinência e fico louca, não aguento e como, engordo o que emagreci, a cabeça doe, fico me sentido um lixo, me sinto cansada de recomeçar. Você tem alguma dica quando der esta abstinência, o que devo fazer. Agradeço !!!

Patricia
Patricia
Reply to  Juliana Szabluk
9 meses atrás

Ola Ju, meu caso muito parecido a este q respondeu, estou na fila do seu atendimento, aguardando ansiosamente. Continuo com dúvidas de como calcular as proteínas das carnes p emagrecimento.
Obrigada por compartilhar conhecimento
Abs
Pat

Eunice
Eunice
1 ano atrás

Oi Ju vou começar a dieta cetogênica para perda de peso, gostaria de saber se a cetose só acontece se fizermos o jejum intermitente junto?

1 2 3 6