Artigos

Como saber se estou em cetose?

Como saber se estou em cetose? 1

A produção de corpos cetônicos é um processo muito natural que pode ser medido em casa mesmo. No Brasil, temos o Freestyle, da Abbott.

Este aparelho mede tanto glicose quanto corpos cetônicos. Não há necessidade de adquirir aparelhos diferentes para isso.

Você precisará comprar tiras de medição específicas para o seu objetivo (há tiras para glicose e há tiras para corpos cetônicos). Quando você inserir a determinada tira no aparelho, ele automaticamente saberá o que você quer medir.

  • Clique aqui para assistir ao vídeo em que eu explico como usar o Freestyle e mostro onde comprar o aparelho e as tiras medidoras. 

Você usará o Freestyle para medir a quantidade de corpos cetônicos no sangue. A medição pelo sangue é a forma mais segura e confiável de garantir que você está em cetose (ao contrário da medição por urina ou hálito).

Estamos sempre produzindo corpos cetônicos, mas eles acabam sendo suprimidos pelo alto consumo de carboidratos – então, se você está constantamentecomendo carboidratos e medindo seus corpos cetônicos, você provavelmente terá um nível de 0 a 0,2mmol/L.

Se seus corpos cetônicos estiverem 0,5mmol/L ou mais, você estará na chamada cetose nutricional.

Importante: corpos cetônicos são muito sensíveis à dieta. Comer apenas um item fora da dieta com número moderado ou alto de carboidratos pode “te tirar” da cetose (bloquear a cetose) e levar seus níveis lá para baixo novamente, de 0 a 0,1mmol/L, níveis irrelevantes para quem busca os benefícios da Dieta Cetogênica.

Fonte: Virta Health

Leia mais na seção Guia Keto. Lá, você encontrará:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *