Artigos

Como começar a Dieta Cetogênica? [Dicas e passos para a sua revolução]

Como começar a Dieta Cetogênica? [Dicas e passos para a sua revolução] 1

Você precisa perder peso rapidamente. Você sente cansaço o tempo todo. Seu cérebro está falhando. Sua memória está se perdendo. A manta de gordura ao redor da barriga está imensa. Seus picos de humor estão inferindo na sua vida pessoal. Você tem diabetes.

Independentemente do que você busca aqui, a Dieta Cetogênica pode ser a sua solução.

Hoje, reúno para você as principais informações dos meus cursos de Cetogênica, livros e maiores profissionais de Keto no mundo. Antes de prosseguir, certifique-se de ler o grande GUIA CETOGÊNICO de alimentos permitidos e proibidos.

Uma verdadeira aula gratuita sobre Dieta Cetogênica com tudo que você precisa saber para começar a sua revolução. Clique na imagem abaixo para acessar o Guia Keto.

guia dieta cetogênica alimentos permitidos e proibidos pdf gratis

O que é cetose?

Em duas frases: é o estado em que seu corpo usa a gordura como combustível primordial (e não o açúcar, como é o caso da maioria da população atual). Neste processo, seu fígado fabricará os chamados corpos cetônicos, moléculas de energia que potencializarão seu organismo.

Quanto tempo levo para entrar em cetose?

O tempo variará conforme seu histórico: sua obesidade, problemas hormonais, fígado, insulina… Tudo isso fará o processo ser um pouco mais lento.

Pense da seguinte forma: seu corpo precisará “se consertar” para fabricar os corpos cetônicos. Quando você estiver pronto, você entrará em cetose.

Tempo médio: de três dias (para quem já estiver em Dietas Low Carb há algum tempo) a um mês.

O que sentirei na fase de adaptação?

Cansaço, cãibra, sono, formigamentos, dor de cabeça, irritação, fraqueza, dor no estômago, insônia, dores musculares, vontade de comer açúcar. Tempo: de uma semana a um mês.

Preciso sentir isso? Não.

Entenda que ler fontes confiáveis são fundamentais para seguir qualquer dieta. Na Keto, você estará trocando o combustível do seu corpo. Leve-se a sério e obtenha os melhores resultados.

Quando comecei, tive um episódio de cãibra e dois dias de formigamentos. Fui investigar tudo sobre os sintomas da adaptação à Dieta Cetogênica (gripe Keto) e acabei com os sintomas rapidamente apenas seguindo as diretrizes.

  • Reponha minerais e eletrólitos. Você precisa elevar ao máximo seu consumo de alimentos com potássio, cálcio, magnésio e sódio. Eles irão faltar – e muito – na sua dieta.
  • Aumente o consumo de sal. Seu corpo liberará imensas quantidades de água. Você deve repor seus sais. Começou a sentir algum dos sintomas? Aumente o consumo de sal.
  • Durma. Quando você estiver adaptado à Cetogênica, terá uma explosão de energia. Mas, na fase inicial, você precisa garantir de 7h a 8h de sono por dia. Uma boa qualidade de sono.
  • Evite estresse. Isso significa todo estresse possível no seu organismo. Seja um pico de açúcar no sangue, uma rotina enlouquecedora ou horas na academia.
  • Coma uma quantidade suficiente de proteínas. A Dieta Cetogênica não é uma dieta de restrição proteica. É uma dieta de adequação do consumo de proteínas. Se estiver sentindo sintomas, aumente o consumo de peixes, queijos, ovos, carnes.
  • Coma uma quantidade suficiente de gorduras. A Keto exige o consumo de boas gorduras e em quantidade elevada (em comparação à dieta tradicional ao menos). Refogue alimentos em manteiga e gordura de coco, coloque azeite de oliva na salada, utilize MCTs ou nata em seu café, aposte em um pequeno punhadinho de macadâmias por dia.
  • Se necessário for, suplemente vitaminas e minerais. Tente consumir os alimentos que farão isso por você. Caso não seja suficiente, procure seu médico.

Como saber se estou em cetose (adaptado à gordura como combustível)?

Depois de passar pelo período de adaptação, você começará a sentir os sintomas clássicos: boca seca, mau hálito, mais energia, fome quase inexistente.

Contudo, isso não é garantia de que você está em cetose ou de que seus corpos cetônicos atingiram um número ideal para o seu caso.

Por isso, insistirei: a melhor maneira de se certificar é comprar o aparelho de medição sanguínea. Use-o a partir do momento que começar a sentir os sintomas que mencionei acima.

Quantos corpos cetônicos preciso produzir?

Depende do seu objetivo com a Dieta Cetogênica. Responda as perguntas que fiz lá no início do texto.

Você busca otimização mental? Apenas emagrecer? Emagrecer e reverter doenças geradas pela obesidade? Tratar doenças neurológicas? Performance atlética?

Suas respostas definirão seus chamados “níveis ótimos” (ideais) de corpos cetônicos. Estes  resultados são os indicados após medir os níveis de BHB (corpo cetônico) no seu sangue:

Stephen Phinney e Jeff Volek indicam:

  • Cetose nutricional leve (emagrecimento): entre 0,5 mmol/L e 1.0 mmol/L
  • Cetose ótima (benefícios cognitivos e performance física): entre 1,0 mmol/L e 3,0 mmol/L

Dr. Thomas Seyfried, que usa a Dieta Cetogênica para tratamentos de doenças como câncer, dá a seguinte orientação:

  • Cetose terapêutica: entre 3,0 mmol/L e 6,0 mmol/L. Diz ele na obra The Complete Guide to Fasting: “A chave para o tratamento é a manutenção prolongada do estado de cetose, sendo que os níveis de corpos cetônicos podem variar de 3 a 6,0 mmol/L, com níveis de glicose variando entre 3 e 4 mM.”

Dominic D’Agostino:

  • Níveis ótimos de cetose: entre 1,5 mmol/L e 3,0 mmol/L

Por quanto tempo preciso fazer a Cetogênica?

Por quanto tempo você quer ficar saudável? Não existe comprovação científica alguma de malefícios da Keto em longo prazo.

Mesmo que você leia sobre suposta fadiga ou deficiência nutricional na Cetogênica, note que estes estudos são questionáveis. Além da alimentação cetogênica, eles introduziram restrição calórica em longo prazo. Restrição calórica na manutenção da cetogênica pode resultar em uma dieta mal feita, com deficiência nutricional.

A solução não é sair da Keto, mas melhorar sua Keto. Por isso, insisto tanto na qualidade dos alimentos. Faça a coisa bem feita e você desfrutará dos benefícios para sempre.

Como começar a Dieta Cetogênica?

O quanto você pode comer na Cetogênica? Leia o conteúdo para conhecer a quantidade de gorduras, proteínas e carboidratos que pode comer.

1 – Limpe sua cozinha de comidas não cetogênicas

Vamos nos despedir das seguintes coisas:

  • Lixo para farinhas e polvilho (trigo, milho e mandioca).
  • Adeus para açúcar, mel e frutas
  • Até nunca mais para grãos e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, quinua, milho, arroz)

2 – Vá ao supermercado e compre comidas Keto

Compre estes alimentos: manteiga, azeite de oliva, gordura e óleo de coco, bacon, banha, sardinhas (e outros peixes ricos em ômega-3), folhas verdes – muitas!! – (folhas de beterraba são minha dica especial na fase inicial, por sua alta concentração de nutrientes), brócolis, couve-flor, abacate, queijos, carnes gordas, nata, ovos, castanhas e nozes, vinagre de maçã, cogumelos e algum adoçante que não gere picos de açúcar no sangue (estévia, sucralose, xilitol etc).

3 – Jejum Intermitente

Se você vem de uma vida com muitos lanchinhos cheios de carboidratos, você não vai começar a comer duas vezes por dia instantaneamente.

Você vai começar comendo três vezes por dia: café-da-manhã, almoço e jantar. Sem lanches no meio. Jante cedo e tome seu café o mais tarde que puder. Este é o seu primeiro passo para introduzir o Jejum Intermitente.

Não force o Jejum, mesmo que precise emagrecer com rapidez.

Se prosseguir sentindo fome ao longo do dia, aumente as gorduras e as proteínas (tenha bom senso) nas refeições principais.

Se prosseguir com fome, aposte em lanches como abacate, queijo, fatias de bacon, ovos de codorna e algumas poucas castanhas e nozes (com muito, muito cuidado: cinco ou seis destas delícias por dia).

A mensagem final aqui é a seguinte: deixe o Jejum vir de forma natural ao longo das semanas ou até meses. Após passado este período, seu corpo não conseguirá comer como antes. Permita que isso aconteça gradativamente.

Não sinta fome. Nunca sinta fome na Keto.

Clique aqui para saber tudo sobre Dieta Cetogênica e Jejum Intermitente.

4 – Cardápio na Dieta Cetogênica: o que comer?

Refeições cheias de nutrientes. Veja alguns exemplos:

Café-da-manhã: omeletes, bacon, ovos cozidos com rolinhos de frios, cafés com gorduras saudáveis.

Almoços: não existe nada de especial em um almoço cetogênico. Você comerá carnes, vegetais refogados em manteiga ou gordura de coco, azeitonas, saladas com azeite de oliva. É um almoço comum, mas sem farinhas, grãos e leguminosas.

Jantar: você pode repetir o almoço ou o café-da-manhã. Faça cremes com nata, abacate, limão e coco se preferir algo doce.

Na fase inicial, você pode sim sentir desejo por doces.

Mas, perceba que um dos sintomas para saber se você está em cetose é justamente a falta de vontade de comer doce. Isso é biológico.

Quando seu corpo não for mais uma máquina movida a açúcar, ele não precisará mais do açúcar.

Você descobrirá que sua dependência ao doce era nada mais do que seu corpo pedindo combustível.

Na Keto, seu corpo é movido por gordura. Ou seja, em um ou dois meses, você começará a sentir vontade de comer queijo, salame, ovos, manteiga. Seu corpo pedirá gorduras e você dará com todo prazer.

5 – Não conte calorias, proteínas e gorduras. Foque nos carbs.

No início, controle sua dieta focando no que de fato importa: os baixíssimos carboidratos.

Não ultrapasse os 20g de carboidratos líquidos (ou 50g de carboidratos totais).

Utilize a Tabela Taco para planejar seu consumo ou um app como o Fat Secret.

Caso você não perca peso inicialmente, reduza os carboidratos ainda mais.

RELATO PESSOAL: como já disse no meu canal no YouTube, eu não conto nada. Estudei a Tabela Taco e criei meus planos alimentares com base nos melhores alimentos cetogênicos.

Resultado: altos níveis de corpos cetônicos sem precisar me estressar com números. Sem sintomas negativos. Alta energia. Emagrecimento inicial rápido (7 quilos em 15 dias). Emagrecimento posterior constante e estável.

Saiba que, com o passar das semanas, você vai aprender a medir sua proteína diária (comer o suficiente para garantir nutrientes e preservação da massa magra), a medir seu consumo de gorduras (comer o suficiente para seguir emagrecendo) e suas calorias.

Nunca contei calorias na Dieta Cetogênica. Vejo relatos de pessoas que contam. Porém, não existe consenso sobre o que de fato te tirará de uma possível estagnação no peso: reduzir os carboidratos ainda mais ou reduzir calorias.

Eu optei por reduzir carboidratos e sigo emagrecendo os quilos finais. Minha dica é sempre focar na redução de carboidratos, mas mantendo os nutrientes que determinados vegetais podem estar te fornecendo.

É importante dizer que você NÃO CONSEGUIRÁ comer calorias em excesso.

Apenas um experimento científico conseguiria ultrapassar o limite calórico individual na Dieta Cetogênica.

Com duas refeições por dia e alimentos Keto, você teria que colocar um pacote de manteiga para refogar uma única couve ou comer diversos potes de nata diariamente.

Como a vontade de comer some no primeiro ou no segundo mês, você não conseguirá fazer isso nem que queira.

Isso é algo que a Dieta Cetogênica faz por você com exclusividade. Mesmo que você seja muito dependente de comida atualmente.

Muitos autores falam sobre não adicionar gordura aos alimentos desnecessariamente.

Isso significa cortar as chamadas “fat bombs” – petiscos clássicos da Keto feitos basicamente com gorduras. Também, cortar o bulletproof coffee (cafés com gorduras saudáveis adicionadas).

Nunca fiz fat bombs, porque não sinto vontade alguma de comer fora de hora. Quando surge algo próximo de uma vontade, eu como chocolate 85%. É raro, mas vem – principalmente, na TPM.

Já meus cafés, são cheios de boas gorduras. Brain Octane, MCT e nata são constantes nos meus cafés ao longo do dia. Não posso dizer se estaria emagrecendo ainda mais se cortasse essas gorduras, mas posso dizer que estou satisfeita com a velocidade do meu emagrecimento.

Perceba que eu tenho histórico de obesidade pessoal e familiar, de compulsão alimentar gravíssima, tenho 36 anos, sou mulher e estou nos quilos mais difíceis: os quilos finais, que ficaram somados em mim por mais de 10 anos.

Enfim, eu sou a receita para a dificuldade de perder peso.

Ou melhor, eu era.

A Revolução Keto transformou tudo isso.

45 Comentários

  1. Ah! Fiquei com uma dúvida: eu tenho 1,73 de altura e pesava, até três dias, 75kg… Hoje estou com 73kg. Se eu comer mais que 150kg de proteína por dia, meu organismo pode transformar o excedente em carboidrato?

    1. Oi, Manoel! A gliconeogênese (quando o corpo converte compostos em açúcar) parece ser um pesadelo dos ceto-adaptados. Claro, todos “tememos” picos de açúcar e insulina no sangue, tememos que o corpo transforme a carne em açúcar. Mas, a verdade é que só deixando de comer evitaríamos isso por completo. Mais verdade ainda é que isso sequer é desejável.

      Precisamos da glicose para incontáveis questões no corpo e é por isso que o corpo fabrica o açúcar – não precisamos comer açúcar (há muitas células que não usam corpos cetônicos, apenas glicose). Ou seja, nada a temer na gliconeogênese. O corpo converterá o açúcar que precisa para as células e era isso.

      Gosto do que o Dr. Anthony Gustin tem defendido e vou te deixar o recado dele aqui, ok? Não tema a proteína. Tenha bom senso, claro. Mas, a proteína é o mais importante dos macros. É o que tem mais nutrientes e, portanto, é o que tu mais deve prestar atenção. Deficiência proteica pode ser um pesadelo. Isso sim deve ser uma preocupação tua.

      MAS, não sei se tu contou direitinho tuas proteínas, porque 150g de proteína é UM MONTE. Nossa, é uma churrascada e tanto por dia. Talvez, tu tenha contado gramas de carne, não? Note: não é o peso do alimento (não é colocar na balança a carne que tu está comendo). É a quantidade de proteínas naquela porção. Para saber isso, tu precisa dar uma olhada em tabelas de proteínas, ok? Eu recomendei a Taco para isso. Dá para ter uma boa ideia com ela.

      De qualquer forma, eu sequer olharia esta tabela. A não ser que tu esteja fazendo uma keto carnívora ou se esbaldando em carnes.

      Por isso, sigo dizendo que a melhor maneira de saber se tu está consumindo proteínas demais, o que eu duvido, é com o medidor de corpos cetônicos.

      Se não estiver entrando em cetose, reduza a quantidade de carboidratos. Provavelmente, é demais. Quando estiver comendo um mínimo absoluto de carboidratos (pouquíssimos vegetais, queijo, castanhas etc) e mesmo assim não estiver em cetose, bom, daí analisa as proteínas – em último caso.

      Deixo um vídeo bem, bem explicativo do Gustin pra ti. https://youtu.be/Z1dyhu-VZSs

      1. Juliana boa tarde querida. Amada não consigo saber quanto preciso em gramas para tingir meu peso ideal. Já perdi com a cetogenica 4 kilos em um mes mas agora, depois que te conheci, é que aprendi(um pouco) a fazer as proporções mais ou menos certas dos carboidratos. Mas, as proteinas não sei fazer o cálculo.
        Peso hoje 77.50 kilos e quero chegar a 70 kilos. Tenho 1.72 e como estou com 59 anos a perda de peso é muito mais difícil. Não estou fazendo por vaidade mas porque tive problemas com inflamações , artrose, artrite e outros problemas de memória etc…. e preciso baixar minha glicose urgente e meu colesterol total que é de 305. Agradeço se poder me dar uma média dessas gramas de proteinas para consumo por dia. Obrigado e que Deus te abençoe e continue te dando forças para alcançar seus objetivos.

        1. Meu falecido e saudoso pai te diria o seguinte: “o que tu não me pede sorrindo que eu não faço chorando”. Ele invertia a frase para nos entreter. Era um bom pai. Quero dizer que nunca daria números individuais sem te conhecer. Mas, falando dessa forma doce e querida, tu me venceu. Vou te passar um número das calculadoras padrão cetogênicas. Se tu precisaria seguir isso, eu não sei. Não as sigo cegamente. Possivelmente, tua quantidade diária de proteínas seria maior do que a prevista pela calculadora e a de carboidratos sim, seria reduzida ainda mais. Tu fala de inflamações. Eu cortaria as solanáceas, enlatados, álcool, cafeína, adoçantes artificiais, nozes, castanhas (amendoim jamais), soja, gorduras hidrogenadas e trans, grãos, laticínios (todos) antes de mexer nas proteínas. Ao mexer nas proteínas, aumentaria a qualidade delas – ovos orgânicos, carnes “verdes”. Aumentaria caldo de ossos, chás, temperos, peixes apenas selvagens, vegetais orgânicos e alimentos fermentados.

          MAS, a calculadora padrão te dá o seguinte número: 70g de proteínas diárias para 100g de gorduras e 30g de carboidratos líquidos (carboidratos totais menos fibras alimentares). Se tu estiver trabalhando com carboidratos totais, vá com 50g diárias de excelentes fontes de carbs. Lembre-se que as gorduras dos alimentos contam. Não é para acrescentar 100g de gorduras na comida – é para comer alimentos que somem 100g por dia.

    1. Ah, a nata é um problema das pessoas desde meus tempos de Low Carb. Sempre via nos fóruns que é difícil encontrar nata para vender mais para o norte do Brasil. Não sei se isso é verdade hoje em dia. Já li de usuários que há nata em São Paulo, Rio de Janeiro e outros estados atualmente. Aqui no Rio Grande do Sul, a nata é vendida em tudo que é mercadinho, supermercado, o que for. Até nas cafeterias eu consigo pedir que coloquem nata nos meus expressos. Coisa de gaúcho. De onde você está falando?

  2. Há 2 anos e meioeu tinha conseguido em apenas 3 meses perder todo o peso que eu queria (uns 10 kilos) com a low carb, depois de um luto na familia eu descompensei e desde entao estou tentando voltar. Parece que a segunda vez é mais dificil, não estou vendo os resultados rapidos que eu tive da primeira vez e isso desanima um pouco.
    Saber que vc esta conseguindo me da novo animo ja que temos quase a mesma idade.
    Parabéns pelo blog, obrigada pelas informações de qualidade.

    1. Queridona, a velocidade da Low Carb não é a mesma da Cetogênica, feliz ou infelizmente. Considero a Low Carb muito mais tranquila de se manter, principalmente para quem tem muitos eventos sociais e come fora o tempo inteiro. Porém, quando se trata de regulação do sistema ou perda de peso, o efeito da cetose é muito diferente da Low Carb. Diria que não há uma comparação com relação a isso. Fiz Low Carb por muitos anos. Mantinha meus 67kg (perdi 10kg após o parto e mantive 66, 67 depois com a Low Carb) e estava satisfeita com isso, não tenho fixação com peso, apenas com bem-estar. Abri o site justamente porque me espantei com a cetose. Vinha lendo sobre as diferenças, mas não acreditava tanto até experimentar. Rapidamente, perdi 10kg que eu nem sabia que existiam, mas o assustador é o sumiço da vontade de comer. Não defendo que ele é de todo positivo. Geralmente, preciso indicar que seguidores da cetogênica se lembrem de comer para não correrem risco de deficiência.

      Digo tudo isso, porque tu não deve se culpar de forma alguma pela morosidade nos resultados com a Low Carb. Temos o quê… Uns 50 anos pela frente? Tu pode sim dar uma acelerada no processo com a cetose, mas sempre se lembra que a virada se dá ao longo de décadas, é um longo caminho de manutenção de novos padrões sobre tudo.

      Caso tu queira acelerar a perda de peso com a Low Carb, o pessoal indica o jejum para estes casos. Pessoalmente, o jejum era muito difícil para mim na Low Carb – só consegui mantê-lo em cetose. Novamente, sem culpas.

  3. Ter diarreia também pode ser adaptação?

    Tô há um mês comendo carne, folhas e um pouco de azeite. Glicose continua mais de 115 e cetonas em 0.1. Apesar disso estava me sentindo otima na energia, a depressao sumiu e o raciocínio estava muito mais claro.
    Há 2 dias aumentei mais a quantidade de gordura, chegando a 70%. Hoje as cetonas subiram levemente para 0.3. Comecei a sentir fraqueza, sensação de desmaio eminente e taquicardia. Eu tinha esses sintomas quando estava em plena crise da fadiga adrenal e voltar a sentir isso me deixou muito em dúvida se devo continuar. Caprichei no sal e isso deu uma leve melhorada na sensação de desmaio, mas minha energia e hunor se esvairam compmetamente.
    Para coroar, comecei com diarreia típica de excesso de gordura na alimentação.
    Acha que isso pode ser só a adaptação?

    No meu esquema anterior meu médico tinha recomendado 10% carbo/40% proteina/ 50% gordura, e eu estava me sentindo muito bem em termos de energia, apesar de nao conseguir emagrecer. Vi no seu outro artigo sobre a Dr. Georgia Ede que a proporção de macros que ela recomenda para mulheres é bastante parecida, mas com só 5% de carboidrato. Você acha que ainda assim a proporcao que ela indica pode ser útil na depressão bipolar e para emagrecer?

  4. Olá Juliana,

    Estou curtindo muito teu blog, pretendo iniciar na cetogênica aliando ao jejum intermitente (esse já fiz um tempo e parei), não para perder peso mas para a saúde em geral.

    Mas como aliar a cetogênica ao veganismo? Pergunto porque vc diz que: “Até nunca mais para grãos e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, quinua, milho, arroz)”.

    Grato!

    1. É possível e muito disseminado nos EUA já. Os alimentos para os quais eu disse adeus seguirão na lista do adeus sim. Entrarão suplementos que veganos já teriam que tomar e cogumelos, tofu, muitas folhas, muitos vegetais, muitas nuts, fermentados, algas, gorduras etc. Sugiro que dê uma pesquisada em “vegan keto”, é uma dieta bastante popular, como disse antes. Nada impossível. Se eu indicaria? Não sei. Se você precisa da Cetogênica, sim. Mas, não considero uma dieta que precise de suplementação algo positivo. Inclusive para pessoas não veganas que encontram dificuldade em retenção de minerais em longo prazo, não acredito que a Cetogênica seja o melhor caminho.

  5. Oi Juliana, tenho que dizer que estou muito apaixonada pelo seu site. Parabéns e muito obrigada por ser dispor a dividir tanta informação de qualidade. Comecei na cetogênica na segunda e estou sentindo mais fome . E normal nessa fase de adaptação ? E gostaria de saber também quando você ira postar o segundo vídeo da serie da relação da keto e hormônios femininos. Desde já agradeço e deixo um abraço cheio de carinho.

    1. Não deveria sentir fome nunca, Aline. Nunca. Aumente a quantidade de proteínas nas refeições, ok? E faça lanches se necessário (ovos, salames, smoothies, legumes, rolinhos de peru com queijo, tiras de frango, nuts, leite de vegetais etc). Fome não. Fome é o primeiro aviso do corpo de que está faltando nutrientes para manter a rotina. Escute bem o corpo para dissociar fome de vontades e coma sempre que a fome vier.

      Sobre o segundo vídeo, não sei se farei. O que combinei com os leitores é que a segunda parte da série seria substituída pela entrevista com a Dra. Janaína Koenen, que está no site https://revolucaoketo.com/entrevista-janaina-koenen/

  6. Olá Juliana, tudo bem?? Estou com uma duvida procurei no seu site mas não encontrei. Existe limitação na quantidade de proteinas para ingerir? Eu sempre gostei muito de proteinas e sempre fui “carnivoro” estou fazendo a cetogenica e estou adorando, estou comendo coisas que nunca experimentei e que fosse gostosas como a Acelga Refogada junto com a Carne, ou comer pepino e Abobrinha com prazer junto com uma pimenta. Ju, me tira só essa duvida se existe uma limitação da quantidade de proteinas diárias ou posso comer uns 80g de carne no almoço e na janta. Obrigado seu canal e seu site são demais!!!!

  7. Gostaria de saber o seguinte: quando se fala em porcentagem de gorduras, refere-se a porcentagem física do prato ou porcentagem calórica do prato? Agradecido.

    1. Nem um nem outro. A gordura é o mais difícil dos macros, porque ela está entrelaçada com as proteínas, certo? Um pedaço grande de costela te garante metade das gorduras diárias e o mesmo tamanho de peito de frango te obrigaria a suplementar (com azeite de oliva, por exemplo).

      Eu sempre ensino a observação aos clientes. A leitura das tabelas de macros, aprendendo a dominar este entrelaçamento entre proteínas e gorduras. Afinal, grande parte da gordura deve vir dos alimentos, à exceção de casos específicos.

      Quando eu aponto os gramas diários de gordura, portanto, mostro nas tabelas os dados dos alimentos, para que ele entenda a diferença entre um salmão e uma tilápia, por exemplo, aprendendo a fazer essa integração entre gordura x proteína x caloria.

      Mas, em termos gerais, a medição de calorias não se faz necessária. Na minha prática, é mais normal eu pedir que se coma mais do que menos. Facilmente, o cliente entra em hipocalórica e estamos perdidos. Excede calorias quem passa o dia comendo nata e queijo. Lembrando que laticínios eu permito em casos específicos, quando se come comida de verdade é muito difícil exceder calorias em cetogênica.

    1. Dá uma lida no estudo conduzido por Volek com MILITARES na Cetogênica. Observe a média de perda de peso na dieta PARA O EXÉRCITO e pergunte-se o que é pouco.

      O próximo vídeo do canal falará sobre peso ideal. Esse comentário me deu uma ideia de inserir algo sobre a velocidade da perda de peso. Obrigada pelo insight.

      Estudo do volek (subi justamente para enviar a quem deseja saber a velocidade da perda de peso na cetogênica, mesmo que eu não conheça ninguém tão ativo quanto um militar) https://revolucaoketo.com/militares-na-dieta-cetogenica/

  8. Há 9 meses, meti o pé! Sou compulsiva também e, como você, fiquei estável por uns 3 anos. Tenho quase 59 anos e conheço-me bem, creio. São muitos anos de ioiô e vários gatilhos e experimentos. Consegui retirar alguns vícios e começar com a low carb e jejum intermitente, desesperei e comecei a atirar no pé uma após outra vez, conquistando 8 quilos a mais… Ouvi-la faz-me esperançar! Obrigada por seu trabalho! Você é estupenda! Vou estudar seu material, compulsivamente! rs…

    1. Eu adorava jejum, era uma das fãs cegas do método… Até começar a sentir uma frequência anoréxica em mim. Comecei a ler muito a respeito de transtornos emocionais e jejum. Resultado: quando há clientes que insistem muito, eu trabalho na redução de danos, colocando os alimentos e suplementos necessários para que a queda ocorra de forma tão sutil, que não impactará tanto.

      Jejum e compulsão (90% das pessoas que atendo) são palavras que não devem coexistir na mesma frase. Há casos em que o corte abrupto de tudo funciona, mas quero ver isso ao longo dos anos para ter uma posição definitiva.

      Meu lema é: três ovos no café da manhã. Quer jejuar? Permita que o corpo se adapte aos ciclos naturais e jante bem cedo.

  9. Uma dúvida
    Minha esposa está começando a fazer a dieta só que ela não sentir fome nos horários normais, tem que merenda as 10 caso não fazer iam refeição tipo as 12 ou as 18 pode atrapalha no desenvolvimento da dieta.
    Boa noite.

    1. Não sei o caso da sua esposa, não sei os níveis de insulina, o que ela quer tratar etc. Cetogênica e jejum intermitente andam juntos para diversos casos. Contudo, nos distúrbios alimentares (seja não querer comer ou ter episódios de compulsão), considero a ferramenta um tiro no pé. Tenho tratado clientes que maximizaram a compulsão com jejum apenas reajustando os horários das refeições e a densidade nutricional dos pratos. Claro, algumas suplementações de aminoácidos ajudam muito. Seria preciso avaliar o caso com mais cuidado.

      Mas, sendo bem direta, jejum não tira ninguém de cetose, pelo contrário.

  10. Boa tarde Juliana, comecei a dieta cetogénica no dia 20.06.2019 até hoje já perdi 8kg,estou muito contente mas contudo na terceira semana da dieta fiquei menstruada (mesmo tomando a pílula anticoncepcional ) e continuo tendo perda de sangue, embora agora praticamente só quando faço xixi. Já li que é normal isto acontecer. Mas o facto é que não estou perdendo peso e não me sinto tão bem como quando comecei (sinto a barriga inchada muitas vezes). se puder me aconselhar de alguma maneira agradeço. Adoro o site da revolução keto e já fiz algumas das suas receitas, deliciosas por sinal. Muito obrigada pela sua ajuda.

    1. Fertilidade eu sempre alerto: não existe pílula no início da Keto. Estamos todas férteis independentemente do que fizermos. Apenas camisinha salva.

      Barriga inchada? Rastreie todos os novos alimentos que tu inseriu: repolho e eritritol principalmente. Remova tudo que há de novo na lista e vá acrescentando um a um. Se for constipação (barriga inchada por não estar indo aos pés), tente as receitas anti-constipação.

      Também, pode ser um inchaço devido aos hormônios, fique de olho nisso.

  11. Faço uns três dias com carnes, ovos (como uns 4 por dia), pratos com saladas com folhas/talos, azeite de oliva, banha, sem receitinhas, comendo só quando tô com fome. Mas lá pelo dia 2 ou 3 me dá algo ruim, não é fome. Já fiz jejuns de 32 horas algumas vezes, sem o mesmo sofrimento do que tentar fazer cetogênica. Só sinto melhor depois de comer alguma coisa que me tenha bastante carboidrato tal como umas 250 g de batata doce cozida, ou mandioca, ou umas 70 g de aveia (só carbos limpos mesmo, eu não peso, mas como já pesei uma época atrás tenho uma boa noção). Acabo ficando mais pra uma dieta paleo, só com alimentos não processados (sem grãos, sem farinha). Eu gostaria de fazer um teste com cetogênica, pelo menos umas duas semanas. Nunca consegui hehe Alguma ideia do que falhei? Acho que não é tristeza ou ansiedade, pois comer omelete ou carne me dá grande satisfação, adoro carne (por dia devo comer em torno de 150 g de carne já pronta). Tenho 70 kg, 176 cm. Abraço, obrigado

  12. Boa tarde querida, primeiramente gratidão por todo o conhecimento que vc nos passa muito obrigada vc vem me ajudado muito.
    Bom eu venho da LC + JI, e a um mês estou na keto +JI, o que eu percebi que eu não tenho perdido tanto peso no jejum quanto eu perdia quando estava na LC ( fazendo protocolos de 20 e 24 horas), vendo a sua live que vc fez na serie de como sair do plato, vc disse justamente sobre o jejum que para quem faz keto ele é quase inútil ( não tenho problemas quanto a limites consigo seguir a risco o que eu determino ou o que me é determinado) mesmo tendo Hipotiroidismo ( esta bem controlado) eliminei nesse mes com a Keto e o JI 10 kilos, preciso perder mais 47 o caminho é bem longo, a minha pergunta como vou estar stressando menos o corpo corre o risco de eliminar mais peso do que perdi nesse ultimo mês? fiquei um mes na LC+JI e 1 na keto+JI

  13. Oi Juliana Bom Dia !!!tenho 54 anos , sou menopausada e faço reposição hormonal.
    Faz um videio sobre dieta cetogênica x menopausa …. para emagrecimento

  14. Minha duvida é saber a quantidade de alimentos por alimentação, cafe da manha pra mim é o puor nao consigo comer, ovo, bacon, cafe com gordura, nao danpra mim .

  15. Amei tudo que li, sofro a anos com obesidade, já tentei de tudo, entro e saio das academias, é perco pouco peso, muito agradecida.

  16. Amei encontrar vc por aqui,muitas dúvidas esclarecidas e amando me informar e conhecer cada vez.mais sobre a keto.

  17. Cai de paraquedas aqui, estou com meu pai com câncer em fase terminal, estamos cuidando dele em casa. Amanhã volto na psiquiatra, não durmo há muitos dias, sou muito ansiosa, estou nesse exato momento me entupindo de sorvetes. Sou viciada em doces. Já li tudo e mais um pouco sobre low carb e cetogênica, mas eu nunca consigo manter.
    Mas não aguento mais essa vida e essa tristeza e auto estima baixa.
    Sem contar que preciso melhorar se quiser ajudar meu pai nesse momento difícil. Amei suas dicas mas meu vício é muito forte…

    Tomando os medicamentos para ansiedade eu posso fazer essa dieta?

  18. Olá, eu tenho 50 anos recém completados. Parei de fumar então engordei muito, eu já estava com 94kg e agora estou com 106!!! Eu sou compulsiva por doces, estou diminuindo os carboidratos tanto quanto consigo já tirei todo o trigo, arroz, tubérculos e açúcar. Estou resistindo aos doces usando os métodos que usei para o cigarro. Mas ainda como iogurte pela manhã, adoçante e alguns legumes. Começando assim devagar na minha idade será que é possivel emagrecer?

    1. Ana, queria que lesse tua história com meus olhos. Cigarro é o vício mais letal e complexo de todos. Quando há desordens como déficit de atenção, bipolaridade ou esquizofrenia envolvidas, largá-lo é basicamente impossível ou contaremos com alguns tarja preta na equação. E tu vem me falar do iogurte, Ana. É assim que eu enxergo tua mensagem. Ana, adoro teu iogurte natural. Como à noite sempre que troco cetogênica por low carb. Misturo com frutas como maracujá ou kiwi e acrescento linhaça, chia, farelo de aveia. Fantástico. Legumes? Eu só cuidaria para, neste momento, não colocar batatas e beterrabas. De resto, acredito que tu deva começar a celebrar.

      Se tudo parecer impossível, meu lema é sempre o seguinte: para o açúcar refinado e farinha eu não volto. Cuido a quantidade de frutas e abraço legumes, folhas, sementes. A low carb é um paraíso quando feita com comida de verdade. O segredo é sempre a densidade dos alimentos. Foque em se nutrir, dormir, respirar e se mover. O maldito cigarro exige que o corpo esteja em movimento devido à dopamina. Não falo de exercícios intensos, por favor não. Falo de ir à aula de crochê a pé e dar risada com as amigas do yoga. Mínimo de tempo presa em casa possível.

    1. Não sei mais quais eram estes quilos finais, mas perdi peso demais na cetose e agora estou tentando recuperar os nutrientes e dar um tempo longo para o corpo. Após sair da cetose, claro, o corpo recupera alguns quilos – seja em água seja porque a insulina leva um tempo para regular. Inicialmente, 6 quilos a mais no inverno. O previsto são sempre 4 quilos (é a média de água que volta a ser segurada no organismo pela reintrodução dos carboidratos). Verão chegou, perdi dois quilos sem dieta. Então, 4 quilos a mais. É isso. Excelente. 4 meses fora da dieta, peso estável. Tudo dentro do esperado 🙂 Agora, é tempo.

  19. Bom dia, tenho dúvidas ainda sobre a cetose… meço 1x na semana com o aparelho e minha cetose varia de 0,7 á 1,7…mas quero entender, quanto maior este número = melhor? Vc por exemplo está acima de 3,0 conforme vi em alguns vídeos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *