Artigos

BulletProof Coffee: benefícios e malefícios do Café BulletProof

bulletproof coffee café com gorduras oleo de coco mct

Vamos falar sobre BulletProof Coffee um pouquinho? Cafés com gorduras. Consumo de gorduras puras, como chamamos. Trata-se de acrescentar MCT, manteiga e/ou óleo de coco no café para ter um boom de eficiência mental.

Vocês sabem que eu adoro ler “contras”. Leio veganos que odeiam Keto, leio fóruns e relatos sobre possíveis problemas na Keto, leio pessoas que saíram da Keto etc. É um passatempo necessário. Neste post, te colocarei dentro da minha mente.

Falarei contra o BulletProof e a favor do BulletProof. Você decide qual o melhor argumento para você, porque eu não tenho uma opinião formada. E é exatamente por isso que estou pronta para fazer este post.

O que é o Café BulletProof?

Em termos bem simples, é uma releitura de uma tradição tibetana e de outras culturas do Himalaia, que acrescentavam gordura de Iaque ao chá. O café BulletProof ocidental foi desenvolvido pelo David Asprey, criador da chamada “Dieta BulletProof”, que não é (ou não deveria ser) a Dieta Cetogênica.

Vale lembrar que o Café BulletProof do Asprey não é exatamente como o tomamos no Brasil. Tampouco, deve ser tomado por pessoas em dietas de alto carboidrato, como vemos na televisão.

Vou repetir: o café com gordura não deve ser tomado por pessoas em dietas de alto carboidrato.

Receita do Café BulletProof original

bulletproof coffee café gorduras manteiga mct

David Asprey indica a seguinte receita:

250ml de água + grãos especiais de café + 1 ou 2 colheres de Brain Octane + 2 ½ colheres de manteiga sem sal bem cheias

A marca de Brain Octane que ele recomenda é BulletProof, a marca criada por ele, é claro. É o produto que eu uso também. Resultado dessa caneca: 52g de gordura + 450 calorias.

Principais benefícios do Café BulletProof

Vamos aos pontos positivos primeiro. Quem toma Café BulletProof afirma sentir incontáveis benefícios. Eu fui uma delas e não posso negar isso. A sensação é algo inexplicável.

Atenção: ao longo do texto, fique de olho se o benefício é ligado ao bulletproof coffee ou ao MCT. Mantenha isso em mente o tempo todo.

1 – Corpos Cetônicos

Sim, seus corpos cetônicos subirão muito. Meus testes indicaram quase o dobro de corpos cetônicos com o uso do MCT. De 2 mmol/L para uma média de 3,5 ou 4 mmol/L.

Ainda não sabemos o poder dos corpos cetônicos no cérebro para diversas questões. O que sabemos é que eles entram para suprir o déficit energético que ocorre quando o cérebro perde a habilidade de usar o açúcar como combustível ao longo dos anos.

Abastecer o cérebro com corpos cetônicos é principalmente importante para a Terceira Idade e para pacientes que sofrem de Alzheimer e outras questões neurodegenerativas.

Vamos lembrar da grande associação de MCT no tratamento de epilepsia. Deixemos aberta a hipótese de que o que ajuda em questões neurodegenerativas ajuda em questões mentais diversas. 

2 – Poder cognitivo

Só quem adiciona o café com MCT à Keto sabe do que estou falando. Ao tomar um café com MCT, a ideia de foco, produtividade e estabilidade de humor é completamente transformada. Não sei sequer descrever o que o MCT faz na nossa mente, na Dieta Cetogênica. É algo de outro mundo mesmo.

Principalmente, se você sofre de transtornos e seu cérebro não consegue ter força para qualquer coisa.

3 – Poder antimicrobiano

Não é de hoje que sabemos sobre os benefícios do óleo de coco para matar micro-organismos prejudiciais ao corpo, como os patógenos resistentes, que não respondem a medicações.

Isso foi de interesse especial para mim, que sofro de graves problemas por causa de infecções geradas pelo maldito Staphylococcus aureus.  Será que foi por isso que não tive infecção alguma durante a Keto após anos de sofrimento e remédios? Hipóteses…

Veremos diversos estudos com outros benefícios do MCT ao final do texto.

Benefícios do BulletProof: relato pessoal

No primeiro mês de Dieta Cetogênica, eu usei muito o Brain Octane, o óleo de coco e a gordura de coco. Foi a primeira vez na vida em que senti a mente estável. Eu era, finalmente, uma pessoa “normal”.

Os corpos cetônicos eram altos. As infecções praticamente sumiram. As dores intensas e crônicas desapareceram. A mente funcionava. A vida funcionava. As coisas funcionavam.

Eu não tinha superpoderes, eu era apenas normal. Para um paciente com transtornos mentais ou físicos, normal é a grande utopia da vida. Nenhum remédio me deu 5% do que aqueles óleos me deram.

Esclareço: nenhum remédio me deu o que a Cetogênica Terapêutica me deu.

Porém… Eu comecei a cortar gorduras. Não apenas os MCTs, mas como manteiga, abacate, banha etc. Minha energia foi acabando. O poder da Keto foi se perdendo. A irritação voltou. As dores também. A fraqueza era intensa… E eu mantinha bons níveis de corpos cetônicos, entre 1,3 mmol/L e 1,7 mmol/L.

Foi como se todas as possibilidades que se abriram naquele mês de MCT estivessem sendo tiradas de mim. Foram dias de profunda tristeza. Têm sido, mas nada vai me derrubar.

Recapitulando: BulletProof Coffee é um café com gorduras específicas adicionadas. Ele provê foco, estabilidade emocional, energia constante e equilibrada, corpos cetônicos elevados, poderes antimicrobiais e, quem sabe, efeitos na estabilização do humor (por si só ou por elevar os corpos cetônicos). 

Meu próximo teste será trocar o MCT por sais de BHB. Ainda não posso falar sobre eles, porque apenas leio a respeito, nunca os usei.

Prejuízos do Café BulletProof 

Por que passei a reduzir o bulletproof, sendo que eu tinha tantos benefícios? Comecei a encontrar artigos de sites Keto e relatos pessoais que iam contra o café com gorduras. Passei a me questionar, a ler e a me aprofundar em alguns argumentos. Não estou dizendo que isso é correto, apenas que foi o que fiz.

Vamos ver alguns prejuízos do BulletProof.

1 – Ruim para a perda de peso

Isso você já sabia. Gorduras puras são hipercalóricas, claro. Facilmente, você ingere 1000 calorias por dia em duas ou três xícaras.

Para mim, isso não importava. Eu estava fazendo a Keto terapêutica para tratar doenças mentais – que estavam, finalmente, melhorando. Mesmo com estas gorduras, eu perdi nove quilos em 20 dias. E não os recuperei desde então… Cinco meses depois. Mente saudável gera corpo saudável.

2 – Ruim pela nula densidade nutricional

Trocar uma refeição por uma xícara de café com gorduras é tirar da sua alimentação uma chance de nutrir o corpo. Você pode fazer isso, mas tenha muito conhecimento sobre os próximos pratos que você comerá ao longo do dia.

Componha os pratos de forma inteligente, muito bem pensada, com grande conhecimento sobre nutrição. Se estiver começando a ter sintomas de fraqueza, repense essa substituição. Coma comida de verdade.

Observe: dietas que utilizam o MCT para tratamento de doenças não indicam o consumo frenético de gorduras puras em jejum. Pelo contrário. A quantidade de nutrientes necessária para recuperar um cérebro prejudicado é gigantesca.

Dedique alguns minutos a conhecer as receitas do site da Epilepsy Foundation para encontrar formas de usar o MCT aliado à alimentação, como o sorvete de abacate da Charlie Foundation que trouxe aqui para o site.

3 – Perfil lipídico enlouquecido

Já falaremos sobre ele.

4 – BulletProof PODE ser ruim para a estabilidade mental

Os argumentos 2 e 3 são bem sabidos. Vamos nos debruçar sobre os argumentos 3 e 4. Perfil lipídico enlouquecido e estabilidade mental.

MCT pode alterar seu perfil lipídico 

Minha busca começou com um relato de caso apresentado em um encontro da American Association of Clinical Endocrinologists. O rapaz, de 39 anos, viu o perfil lipídico piorar quando passou a integrar o BulletProof Coffee à dieta Paleo, que ele vinha seguindo com bons resultados em exames.

O médico, Nadolsky, atribuiu o aumento de marcadores, como o colesterol, ao café com gorduras. Ele disse que novos casos são esperados entre as pessoas que tomam o café BulletProof. Ainda, disse que é preferível comer coco do que acrescentar a gordura pura ao café.

Fui investigar.

Encontrei algumas coisas do Kris Gunnars, gosto muito do trabalho dele com o Tim Noakes, com o Healthline e com o Authority Nutrition.

“Sou um grande fã de manteiga, de gorduras saturadas e de café… Separadamente e em quantidades normais”, explica Gunnars, que menciona a questão do perfil lipídico.

Ele aponta como médicos Low Carb têm falado sobre pacientes que apresentam painel lipídico significativamente alterado (antes que você se desespere, falo de uma subida acima de 30% a 100%): são pacientes que tomam o café com gorduras.

Estes pacientes não têm apenas o LDL e o colesterol Total aumentados, marcadores que não indicam risco real direto. Estas pessoas veem sua APOB (apolipoproteína B), suas partículas pequenas de LDL aumentarem. Isso sim é um fator de risco real.

Estas pessoas… Sou eu.

Fui vasculhar o site do Dave Feldman atrás de uma explicação para meus triglicerídeos terem aumentado também, isso sim é bem atípico – porque a Keto é a dieta da redução de triglicerídeos!

Feldman está compilando centenas de relatos há alguns meses (todos expostos no site para que sejam lidos). Ele está buscando padrões e hipóteses para o aumento dos triglicerídeos na Cetogênica. Até agora, Feldman coletou algumas possíveis causas.

Causas para triglicerídeos altos na Keto

  • Sensibilidade à cafeína. Veja se você já tomava café e tinha triglicerídeos baixos, não será seu caso.
  • Vazamento de carboidratos. Você está comendo mais carbs do que imagina. Carboidratos estão escondidos em tudo que vem em embalagens. Mas, se você tem testado seus corpos cetônicos e está tudo em ordem, possivelmente esta não é sua causa.
  • Gorduras puras!!! Feldman nos diz: se seus triglicerídeos aumentaram depois da Cetogênica, “corte gorduras refinadas, líquidas e concentradas. Corte BulletProof Coffee, fat shakes, fat bombs etc. Mova-se em direção a alimentos verdadeiros com gorduras”.

A grande verdade é esta.

Por mais que eu mergulhe na linda história das gorduras nos livros do Dr. Stephen Phinney e nas aulas do Tim Noakes, nada é dito sobre o consumo de gorduras puras.

Não tenho conhecimento sobre o hábito tibetano do chá com gordura de Iaque. Darei uma olhada nisso. Mas, por aqui, ainda não vi registro de seres humanos bebendo gorduras puras como um hábito diário.

Não à toa, página após página lida contra o BulletProof, eu via “o ser humano nunca ingeriu esta quantidade massiva de gordura pura.” “Isso nunca foi da natureza humana”.

Se estamos em busca de uma alimentação ancestral, este argumento precisa provocar nosso questionamento.

BulletProof pode ser ruim para a estabilidade mental

Se você está apenas começando a tomar café com gorduras, este argumento pode parecer simplesmente insano. Nunca tive tanta estabilidade, Juliana! Nunca tive tanto foco! Tanta energia! Minha mente nunca foi tão perfeita!

Certamente. Mas, vamos alguns meses adiante.

Estamos falando de uma xícara com 50g de gordura pura e quase 500 calorias indo direto para o cérebro. Diariamente. Para alguns, até mais do que uma vez por dia.

Possivelmente, você está na Dieta Cetogênica porque teve algum tipo de transtorno ao longo da vida… Qualquer doença originada por um comportamento que te levou a comer açúcar demais, comida demais, sono de menos, ansiedade demais, depressão, bipolaridade, o que for. Você que sabe de você mesmo.

Agora, pergunte-se se você é mentalmente saudável o suficiente para pegar toda esta energia indescritivelmente intensa e utilizá-la com equilíbrio.

Se sim, tome BulletProof. Se não, repense o BulletProof.

Comecei a pensar nisso quando passei a perder o controle de tamanha energia.

mct brain octane
Juliana e seu então grande amigo, o Brain Octane da BulletProof

A primeira vez que vi este argumento foi de um médico vegano. Ele dizia que o ser humano não foi projetado para ter tanta energia no cérebro. Este era o argumento dele contra a Cetogênica para pessoas sem problemas neurológicos.

Na época, pensei que era apenas mais um vegano anti-tudo e anti-todos. Sério? Energia demais? Mas, passei a observar meu próprio comportamento ao longo do tempo.

Jejum + Bulletproof Coffee me deixavam com MUITA energia. Muita mesmo.

Repito: BulletProof + jejum

Acontece que eu, Juliana, não tinha estabilidade o suficiente para lidar com tudo isso. Notei que eu estava fissurada por jejum + bulletproof, bem como eu ficava na época em que comia ritalinas, efedrinas e/ou anfetaminas de café da manhã.

Afinal, o efeito era muito parecido! O efeito era quase o mesmo para ser honesta (não é nada difícil encontrar, seja em fóruns ou até no site do Peter Attia, pessoas comparando o efeito dos corpos cetônicos elevadíssimos ao de drogas estimulantes – principalmente, o uso de corpos cetônicos exógenos).

Durante a Keto + jejum + MCT, notei este padrão começando a acordar.  Até que, um dia, um dos meus canais favoritos no YouTube levantou exatamente a mesma questão.

Mike Mutzel dizia ter parado com Bulletproof pelo excesso de energia. Mutzel fez um exame de sangue logo após tomar o BulletProof e ficou horrorizado com a explosão dos triglicerídeos. Refletindo, ele concluiu:

“Não sei se é bom para mim tanta energia”, dizia Mutzel.

Mutzel é um biohacker há mais de uma década. Ele já entrevistou todos os especialistas em Keto, Jejum e Low Carb que existem. Ainda, ele é um semi-atleta, sem transtornos quaisquer. Uma pessoa verdadeiramente saudável. E eu sou uma mera amadora na direção da mente.

Quem sou eu para ir contra esta constatação. Resultado: parei com o BulletProof.

Benefícios do MCT: alguns estudos

Preciso falar sobre ele, o MCT. Vou te passar alguns estudos de forma breve. Clica nos links para ver as pesquisas. Devo dizer que mais estudos são necessários, principalmente em seres humanos.

ATENÇÃO: os estudos que apontarei aqui não foram sobre BULLETPROOF COFFEE, mas sim sobre MCT. É completamente diferente.

Minha opinião sobre esta parte: meu corpo respondeu de forma oposta à conclusão de tantos estudos randomizados que eu vou pela experiência individual.

Ainda, falarei a verdade: quando você tem uma doença real e passa a estudar os remédios que os médicos lhe dão, você fica simplesmente horrorizado com o que as pesquisas “aprovam”.

Mas, esta é minha opinião pessoal.

Se é algo que não vai te prejudicar, como o MCT, teste com bom senso, oras. Use uma ou duas colheres por dia, veja como se sente. Faça os exames e decida se é bom para você ou não. Simples assim. Mas, vamos aos estudos.

  1. MCT aumenta a liberação de dois hormônios que promovem a sensação de saciedade, peptídeo yy e leptina.
  2. MCT pode ajudar a reduzir o peso e a circunferência abdominal, um fator de risco importante. Aqui, aqui e aqui.
  3. MCT é um grande aliado da microbiota. Ele ajuda no crescimento dos bichinhos do bem e apoia a parede intestinal.
  4. Como MCTs entram nas células sem a necessidade de serem quebrados previamente, são uma fonte de energia imediata.
  5. Reduz os níveis de lactato em atletas, que sentem mais facilidade em se exercitar.
  6. Colabora na administração dos sintomas de condições como epilepsia, autismo e alzheimer.
  7. MCT tem resultado superior para reduzir convulsões do que um dos mais usados remédios para epilepsia. Será que para transtorno bipolar também? Note, o ácido cáprico (decanóico – C10) foi superior ao valpróico para a epilepsia. Saiba que o ácido valpróico é um dos mais usados estabilizadores de humor para pacientes de bipolaridade. Hipóteses…
  8. Melhora a cognição em pacientes com alzheimer (em pacientes negativos para APOE4) ao elevar o corpo cetônico beta-hidroxibutirato.
  9. Aliado à Cetogênica, melhora o comportamento de algumas crianças com autismo. Aqui novamente.
  10. Tem poderes antifúngicos e antimicrobianos. Aqui, aqui e aqui.
  11. Estes efeitos sobre bactérias e micro-organismos em geral podem se dar por causa dos ácidos presentes em maior quantidade no MCT, em comparação ao óleo de coco (caprílico, cáprico e láurico).
  12. Em hospitais, reduziu em 50% o crescimento de infecções fúngicas.
  13. ATENÇÃO PARA A IRONIA: estudo com 24 homens com histórico de desordens metabólicas concluiu que o MCT, combinado com fitoesteróis e óleo de linhaça reduziu o colesterol total em 12%. O LDL reduziu ainda mais quando o MCT foi acrescido à dieta dos homens.
  14. MCT ajuda a elevar o HDL, o bom colesterol.

Conclusão formal: devo tomar BulletProof?

café bulletproof gorduras manteiga mct

O café BulletProof funciona. Ele dá a energia que falta, principalmente para pessoas com transtornos neurológicos na Dieta Cetogênica ou pessoas com déficit energético, algo que um corpo movido por carboidratos não será capaz de consertar.

Na Keto, o MCT ajuda a ajustar o cérebro ao elevar o número de corpos cetônicos.

  1. Se você está extraindo os benefícios do café com gorduras e não sofreu nenhuma das alterações negativas apresentadas neste texto, por favor, continue!
  2. Se você não está na Keto ou em uma dieta de grande redução de carboidratos, por favor, pare de tomar MCT.
  3. Se você quiser prosseguir com o café BulletProof, faça seus exames de sangue regularmente. Tenha cautela quando fizer mudanças tão drásticas no seu corpo. Cuide-se. Faça o seu melhor.

Conclusão pessoal: devo tomar o BulletProof?

Eu não sei por que você entrou na Keto, certo? Eu entrei pela saúde mental que me levará à saúde física. Eu não entrei para ser uma super-mulher. Eu não quero estar acima dos outros, eu quero sentir o mundo como os outros.

Eu quero uma vida possível.

Tenho visto biohackers que relatam perda de controle por causa da energia excessiva e, assim, passam a testar o uso alternado deste café com gorduras. Tomam uma vez por semana, duas.

Testarei o uso alternado de MCT assim que consertar meu painel lipídico. 

Reflexões…

Peço desculpas a todos por não ter respostas definitivas para tudo. Sei que isso pode parecer confuso. E é. Provavelmente, mudarei de opinião sobre algumas coisas enquanto prosseguir caminhando nesta longa jornada. Tentarei ser sempre honesta e humana com vocês.

Existem dois lados em tudo que toca o ser humano: o número e o ser. O estudo e o comportamento. O exame e a vida.

Não somos guiados por estudos (apenas). Para muitos de nós, pode sair o que quiser no estudo, mas temos padrões, desejos, vícios e hábitos que um papel não mudará. E não tem problema ter limites pessoais, pelo contrário. Conhecê-los e acolhê-los são virtudes raras no mundo atual.

Também, há pessoas que tiveram benefícios tão imensos com o MCT, que não será um painel lipídico maluco que mudará sua certeza sobre uma felicidade nunca antes sentida (como eu, é claro).

É para você que eu escrevo. Um ser complexo, um ser humano.

Peço desculpas a quem vive para repetir conclusões de estudos, mas seu organismo não obedece a Lancet ou a Nature. Seu organismo obedece sua história.

Levarei estudos em conta, mas, não dou um passo sem levar os relatos diretos em conta. Eu quero ouvir as pessoas. Eu quero ver as transformações. Acompanhar as histórias, as dores, as conquistas de cada um.

É por este motivo que estou nessa jornada.

Acho muito belo o trabalho do veganismo na bandeira animal, sabe. Mesmo.

Mas, a Keto tem a mais bela das bandeiras, é a humana.

A Keto foi uma dieta criada para reduzir o sofrimento de crianças e famílias inteiras. Isso precisa ser honrado. É a dieta humana por excelência.

Por isso, eu quero que você seja humano. Observe-se. Todos os dias. Faça seus exames médicos. Tenha consciência da sua complexidade, do seu caminho, do seu tempo.

Acima de tudo, eu quero que você desenvolva uma autopercepção clara, honesta, tranquila e equilibrada sobre a sua trajetória de construção e de evolução.

É para isso que estamos todos vivos, afinal.

Final: caso você tenha experimentado os benefícios e os prejuízos do BulletProof Coffee ao mesmo tempo, como eu, sugiro o que o Kris Gunnars disse: todas as gorduras ali presentes são maravilhosas. Separadamente. Na comida. Como nossa natureza pede.

Um beijo com carinho a todos. Espero que tenha ajudado.

Links e referências

Dave Feldman: High Triglycerides on Low Carb – And What to Do About It

Gene Food: My experience with MCT oil: benefits vs. side effects

Gene Food: Is Bulletproof Coffee to blame for your high LDL?

Weston Price Foundation: More Good News on Coconut Oil

MedPage Today: Relato de caso do rapaz Paleo + BulletProof

Healthline | Kris Gunnars: What to Do If a Low-Carb Diet Raises Your Cholesterol

Healthline | Kris Gunnars: 3 Reasons Why Bulletproof Coffee is a Bad Idea

Mike Mutzel: Fasting Blood Work – Rethinking Cholesterol & Triglyceride Testing 

Bulletproof: David Asprey 

10
Deixe um comentário

Faça login para comentar
avatar
1000
5 Sequência de comentários
5 Respostas nesta sequência
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário mais bem avaliado
6 Quantos comentaram
Paulo Emílio de OliveiraClaudeteMaria Helenajose mauro dinizJuliana Szabluk Autores recentes
novos antigos mais votados
Gelvania
Visitante
Gelvania

Qual MCT é o melhor?

jose mauro diniz
Visitante
jose mauro diniz

Foi ótimo suas observações. Estou tomando bulletproof já algum tempo, com o óleo de coco e manteiga ghee.
Com MCT a dois meses. Meus triglicerídeos de 50 passaram p 100, mas quando fiz o exame de sangue não estava tomando o MCT
Obrigado
Abraço
José

Maria Helena
Visitante
Maria Helena

Comecei a tomar bullet proof há uma semana. O objetivo não é perder peso, por isso não substituo nenhuma refeição. Não uso MCT, só óleo de coco e manteiga (não é a ghee). Fiquei encantada com a possibilidade de tomar um café que me ajudasse a ter mais energia e concentração: meus dois grandes objetivos nesse momento da minha vida em que faço pós e preciso ler e interpretar muitos textos. Mas estou bem desapontada com o resultado. O tal bullet proof tem me dado muito sono. Acabo ficando com vontade de dormir durante a tarde, e não notei nenhuma diferença nos níveis de concentração.
Será que estou fazendo algo errado?
Abraço e obrigada por compartilhar sua experiência.

Claudete
Visitante
Claudete

Juliana, gosto muito de suas ponderações e até humildade ao orientar. Perfeito seu vídeo das 8dicas, parabéns. Minha dúvida é estou começando a cetogênica depois de tempo na LC para perda de peso e contando calorias, carb, etc (fat secret) . Poucos resultados (max de 50g de carb/dia). Por uma semana tirei queijos, perdi 2kg. Tenho que limitar ingeata em 1400 cal. Se fisse esse seu caso, tomaria MCT? Quanto? Frequência? Te agradeço imensamente suas observações.

Paulo Emílio de Oliveira
Visitante
Paulo Emílio de Oliveira

Boa tarde, Juliana. Acabei me deparando contigo. Pesquiso, há quase dez anos, essa “pegada” ancestral de vida. Comecei, em 2008, com barefoot running. Sou corredor de endurance, viciado em atividade física desde sempre. Sou assinante do Tim Noakes Foudation, tenho o livro do Stephen Finney como livro de cabeceira e recomendo a amigos que desejam melhor qualidade de vida. O grande problema que vejo é que muitos têm dificuldade em abandonar velhos hábitos alimentares e obterem os benefícios da Low Carb, Keto ou Paleo. Eu, particularmente, transito entre Low Carb e Paleo, faço uso do bulletproof coffe, diariamente, mas, destaco que vivo o jejum intermitente, diariamente, já é hábito e, depois de tomá-lo pela manhã, pedalo nos dias pares e corro nos dias ímpares (15 a 20 km), pratico biohaker, corro descalço, tomo sol e banho gelado todo dia. Tenho 60 anos, meus amigos bonzinhos dizem que pareço, no máximo 45, kkk, deve ser qualidade de vida. Dou esse “testemunho”… Ler tudo »