Artigos

Anemia, fadiga, homocisteína elevada e deficiência de folato (B9)

fadiga anemia cetogênica folato b9 b12 b6 exames médico

Quando falamos sobre deficiência de folato, tipicamente nos referimos a Anemias Megaloblásticas. São anemias causadas por uma série de distúrbios provocados pela síntese comprometida do DNA. Neste caso, há menos células vermelhas do que deveria haver e elas são maiores do que deveriam ser.

Isso pode gerar sintomas muito semelhantes à fadiga crônica: cansaço, fraqueza, respiração curta, palidez e frequência cardíaca alterada.

Nos exames, buscamos leves quedas de folato, que elevarão a homocisteína. Portanto, uma associação de ambos os marcadores neste quadro. Ao contrário da deficiência de B6, que eleva a homocisteína após a comida (está ligada ao que tu come, portanto), a deficiência de folato eleva a homocisteína enquanto tu jejua, por isso pode aparecer elevada nos exames – que exigem jejum, ficando mais fácil de detectar.

Me debrucei sobre diversos estudos para analisar o efeito das vitaminas B (B12, B6 e B9) sobre estes caminhos ligados à problemas vasculares e neurológicos. É certo que a suplementação das vitaminas B modifica marcadores, mas se têm resultados na prevenção das doenças relacionadas – demência, infarto, derrame etc – ainda está aberto.

De toda forma, deficiência destas 3 vitaminas B devem ser avaliadas em exames de saúde mental e cerebral. E um bom multivitamínico metilado deve sempre ser usado.

Neste caso, não me importa se tu come estas vitaminas na alimentação: teu corpo pode ter problemas em utilizá-las e precisamos consumi-las de forma a facilitar os processos de metilação prejudicados.

O folato, especialmente metilado (L-5 Metil Tetrahidrofolato de Cálcio), previne anemia, elevando a energia do sistema. A B12 colabora no processo. Colina ou betaína (trimetilglicina – TMG) também ajudam no sistema de metilação para que o folato possa prevenir a anemia.

Sempre, sempre, sempre me repito aqui: o multivitamínico para os leitores do Revolução Keto é o Two Per Day, da marca Life Extension. É o mais completo e metilado. Juro que não ganho absolutamente nada com isso: se indico, é porque é o melhor mesmo.

Compro meus potes sempre com 120 cápsulas no Mercado Livre, porque duram dois meses e o custo-benefício fica melhor do que os multivitamínicos baratos de farmácia.

Quando falamos de cansaço, fadiga, fraqueza, há incontáveis caminhos a se observar. Mas, sempre fiquem de olho nas questões vasculares, os formigamentos, extremidades frias, enxaquecas e auras. Vejam se isso acompanha o quadro e examinem os níveis de B12, B9 e B6, por favor. Além de ferro e ferritina, claro.

Mais leituras:

Receba notificações por email
Notificações de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments